O Cadastro de Registro de Eventos, Grupos e Pesquisas das Culturas Tradicionais de Santa Catarina é uma ferramenta que dá visibilidade ao calendário dessas atividades e ficará disponível ao público em geral no site da FCC.
Para consultar:
:: Acesse o calendário de eventos
:: Acesse o painel de registro de grupos
:: Acesse o painel de registro de pesquisas
:: Acesse o painel de eventos
O objetivo é de que todos os grupos, eventos e pesquisas estejam centrados em um único espaço, no qual o público possa consultar quando quiser identificar os evento que estão acontecendo no estado. A plataforma está disponível a todos os grupos tradicionais de Santa Catarina.
:: Confira o tutorial para preenchimeto dos dados na plataforma
O Programa de Incentivo à Cultura (PIC) visa ao fomento a projetos culturais catarinenses, por meio de renúncia fiscal do imposto de Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).
O PIC permite que as empresas contribuintes do ICMS possam patrocinar projetos culturais aprovados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e abater o valor investido do imposto devido, mensalmente, na forma e nos limites estabelecidos pela Lei nº 17.762, de 7 de agosto de 2019, regulamentada pelo Decreto nº 1.269 de 04 de maio de 2021.
Para que possam receber patrocínios via PIC, os empreendedores culturais catarinenses devem encaminhar seus projetos para a FCC, por meio da Plataforma Prosas, para serem analisados por uma comissão especializada. Os projetos que atendam aos requisitos estabelecidos na Lei nº 17.762/2019, receberão uma Autorização de Captação.
A empresa contribuinte que deseje apoiar financeiramente um projeto que obteve Autorização de Captação, precisa estar com as obrigações fiscais em dia, estar sediada em Santa Catarina e se habilitar como incentivadora no Sistema de Administração Tributária (SAT), na página da Secretaria de Estado da Fazenda.
Com a instituição do PIC, o Governo do Estado atende a uma importante demanda do Setor Cultural Catarinense, destinando até 0,5% da arrecadação estadual do ICMS, aproximadamente R$ 75 milhões (em 2021), para a promoção, valorização e preservação da memória e da produção artística no estado.
É uma iniciativa do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC). Com o ciclo de discussão Conversando sobre Museu são promovidos encontros para refletir sobre temas diversos de interesse do campo museológico catarinense, assim como discutir novas perspectivas e diferentes concepções de trabalho para o setor.
Os encontros, em formato de mesa redonda, são realizados em diferentes regiões de Santa Catarina, de forma gratuita, compreendidos entre palestras e debates entre os participantes.
Saiba mais sobre o SEM/SC clicando aqui.
A Lei Nº 14.017, de 29 de junho de 2020, chamada Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo no 6, de 20 de março de 2020; e dá outras providências.
De acordo com o Art. 2º da Lei Aldir Blanc, os recursos devem ser aplicados nas seguintes ações: I - Renda emergencial mensal aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura; II - Subsídio mensal para manutenção de espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias que tiveram as suas atividades interrompidas por força das medidas de isolamento social; III - Editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural e outros instrumentos destinados à manutenção de agentes, de espaços, de iniciativas, de cursos, de produções, de desenvolvimento de atividades de economia criativa e de economia solidária, de produções audiovisuais, de manifestações culturais, bem como para a realização de atividades artísticas e culturais que possam ser transmitidas pela internet ou disponibilizadas por meio de redes sociais e outras plataformas digitais.
Notícias:
Inscrições abertas para o Edital Aldir Blanc SC 2021
Edital Aldir Blanc SC 2021 será lançado pelo governador Carlos Moisés
Realizado na última sexta-feira e no último sábado de cada mês, o objetivo do projeto Troca-Troca é incentivar o intercâmbio de livros.
Ao chegar à Biblioteca, o leitor irá assinar seu nome na lista de presença e entregar os exemplares que trouxe ao bibliotecário, que fará a análise dos livros. Depois, o leitor poderá escolher entre as obras disponibilizadas pela Biblioteca a que for de sua preferência e realizar a troca.
Regras:
- Apenas serão aceitos livros de literatura infantojuvenis e adultos;
- Não serão aceitos: livros de bolso, gibis, impressos em papel jornal e/ou danificados (rasgados, riscados, molhados, etc);
- Serão aceitos até cinco livros por troca, por pessoa;
- Exceções serão analisadas.
A Biblioteca Pública é administrada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e funciona na Rua Tenente Silveira, 343, Centro de Florianópolis.
Saiba mais notícias sobre a Biblioteca Pública clicando aqui.
Conheça melhor a Fundação Catarinense de Cultura
Confira o programa Miscuta desta segunda, 18 de novembro, com mais informações sobre agenda da semana nos espaços administrados pela FCC e trilha sonora de Alcione.
Confira o programa Miscuta desta segunda, 11 de novembro, com mais informações sobre agenda da semana nos espaços administrados pela FCC e trilha sonora de Dorival Caymmi.
Confira o programa Miscuta desta segunda, 4 de novembro, com mais informações sobre agenda da semana nos espaços administrados pela FCC e trilha sonora de Beto Guedes.