MASCFacebookInstagram

Marca GOV 110px

16082018 masc mhm 0963 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Núcleo de Ação Educativa (NAE) teve origem em 28 de julho de 1987, por meio do projeto piloto de implantação do Setor de Serviços Educativos do Museu de Arte de Santa Catarina (SEMASC). Foi elaborado pela Prof.ª Teresinha Sueli Franz e aprovado em 20 de agosto de 1987 pelo então Diretor do Museu, Harry Laus, e Lygia Roussenq Neves, na época Superintendente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

O Núcleo de Ação Educativa do MASC, no entanto, deu início oficialmente às atividades de forma sistematizada com as escolas em março de 1988. Assim, desde sua criação, o NAE é responsável pelas ações educativas e culturais direcionadas para públicos escolares e não escolares, como as visitas mediadas nas exposições, o desenvolvimento de projetos com distintos parceiros e a organização de eventos para o público em geral e para educadores, como encontros com os artistas, palestras, cursos e debates no espaço do Museu.

Objetivos do NAE:

• Possibilitar uma relação de empatia dos diferentes públicos com o Museu, de modo a consolidá-lo como um espaço de acessibilidade, de experiências e aprendizagem, bem como de troca de saberes;
• Oportunizar o acesso ao patrimônio artístico e cultural por meio de ações educativas e culturais que contribuam para o conhecimento das obras de arte do acervo do MASC e para a apreciação e compreensão das linguagens artísticas.

Programa de Visita Mediada:

O Núcleo de Ação Educativa realiza, gratuitamente, atendimento às escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e Ténico, Ensino Superior, Educação Especial, Associações, ONGs, grupos de professores e/ou grupos de profissionais de outras instituições por meio de visitas mediadas às exposições.

A equipe do NAE prioriza o diálogo na mediação entre os diferentes públicos e as obras de arte, a fim de que o processo de compreensão da arte se dê de forma mais participativa e reflexiva. A duração da visita mediada é de aproximadamente uma hora e meia (dependendo do ciclo expositivo e da faixa etária do grupo) nos períodos matutino e vespertino. A visita mediada se destina a grupos organizados de 10 a 40 pessoas e deve ser agendada com antecedência.

Mais informações para agendamento de visitas mediadas, acessar: http://www.cultura.sc.gov.br/espacos/masc/agendamento