A Biblioteca Pública de Santa Catarina foi criada em 1854, quando o então presidente da província, João José Coutinho, sancionou a Lei nº 373, em 31 de maio, mas somente em 09 de Janeiro de 1855 é que foi oficialmente inaugurada. Com base na sua data de criação, é possível supor que seja uma das bibliotecas mais antigas do Brasil.
Operando no prédio atual desde 1979, a biblioteca conta, atualmente, com um acervo formado por títulos de diversas áreas do conhecimento, em suportes variados, além de uma coleção de periódicos e uma de obras raras. Sua missão consiste em manter, conservar e disponibilizar parte da memória cultural do Estado para a população catarinense e promover o hábito da leitura junto a ela.
Está localizada na área central da capital catarinense, na Rua Tenente Silveira, 343. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h e aos sábados, das 8h às 11h45min.
:: Linha do Tempo da Biblioteca Pública de Santa Catarina
************
Atenção: para fazer a carteirinha no período da pandemia de Covid-19, é necessário escrever para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..Para retirar livros é necessário:
Ter cadastro na Biblioteca Pública de Santa Catarina
Apresentar documento de identidade
Apresentar CPF
Menores de 16 anos precisam de autorização de pais ou responsáveis.
(Para fazer o cadastro é necessário apresentar carteira identidade, CPF ou certidão de nascimento, no caso de crianças que ainda não possuam outros documentos).
Também é necessário:
Apresentar documento de identificação no momento do empréstimo;
Solicitar o empréstimo de, no máximo, dois títulos diferentes,
Realizar a devolução conforme o prazo estabelecido.
A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) é signatária do Movimento Nacional ODS SC