Integrando a programação que marcará as comemorações dos 150 anos da grande imigração italiana em Santa Catarina, que a Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) irá sediar entre julho e agosto, no dia 23 de julho, às 19h, tem roda de conversa com os temas “Cidadania Italiana, suas transformações e implicações”, com o Dr. Mauro Virgilio Barzotto; e “Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina”, com Júlio Cesar Cancellier de Olivo. O evento, cuja entrada é gratuita, terá mediação do servidor da FCC/BPSC/HDC, pesquisador e historiador, Celso Barbui Guzzi.
“Cidadania Italiana, suas transformações e implicações”
O polêmico assunto da cidadania italiana será abordado pelo Dr. Mauro Virgílio Barzotto. Ele nasceu em Rio das Antas (SC) e é filho de agricultores de origem italiana, oriundos do Rio Grande do Sul (RS). Médico veterinário formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), vive em Florianópolis e se dedica à área clínica e cirúrgica em pequenos animais há 25 anos.
Membro-fundador e atual vice-presidente da Associação Trevisani nel Mondo de Florianópolis, entidade civil apartidária e sem fins lucrativos, fundada em 2014, é também escritor. Desde 2022 desenvolve a atividade de Conselheiro do Comitê dos Italianos Residentes no Exterior junto ao Consulado Italiano de Curitiba, cargo pelo qual foi eleito pela comunidade italiana da circunscrição PR/SC para um mandato de 5 anos. É autor dos livros "Familia Barzotto - 1879 a 2019" e "Memória Ferida - Três anos Prisioneiro Sob o Domínio dos Ingleses (sobre a vida do Padre Ermenegildo Bortolato)".
“Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina”
O jornalista e mestre em Cinema Digital e Produção Televisiva Júlio Cesar Cancellier de Olivo, atua nas áreas de Comunicação e Artes, com ênfase em roteiro e direção cinematográfica, jornalismo digital, fotografia, vídeo, assessoria de imprensa e produção de conteúdos digitais. É criador do premiado Metaverso, apresentado na reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que integrou iniciativas inovadoras de divulgação científica.
Pesquisador associado ao Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI), apresentou recentemente em Perúgia, na Itália, o artigo “Genealogia e Inteligência Artificial: desafios da Era Digital para a elaboração de um onomástico dos imigrantes italianos que desenvolveram o Sul do Estado de Santa Catarina de 1877 a 1897”, base do projeto do Museu Digital da Imigração. Dirigiu diversos documentários sobre a imigração italiana no Sul catarinense e mantém um canal no YouTube dedicado ao tema.
Fornecido por iCagenda