Casa de CampoFacebook

Marca GOV 110px

 

Território conhecido pelos tropeiros vindos da região dos Campos de Lages desde o século XVIII, Rancho Queimado integrou o conjunto de linhas coloniais da Colônia Santa Isabel, formado por famílias de origem germânica e luxemburguesa, e que chegavam até o Distrito de Taquaras, ponto de encontro dos caminhos - antigo e novo - que levavam a Lages.

Casa de Campo

Localizado na Microrregião da Grande Florianópolis, a 70 km da Capital e a 8 km da sede municipal, o distrito de Taquaras tem o clima favorável ao aproveitamento do turismo.

Nele encontra-se uma bela edificação usada por alguns anos como residência de campo do Governador Hercílio Luz.

Edificação do início do século XX, apresenta arquitetura em tijolo aparente, telha plana e cobertura em duas águas. Em 1911, o então governador de Santa Catarina Hercílio Pedro da Luz, adquiriu a edificação para utilizá-la como residência de lazer e repouso, em função do clima e altitude amenos na região.

A edificação, que inicialmente apresentava apenas pavimento térreo, sofreu reformas com a instalação de um anexo em dois pavimentos com sótão. Mantiveram-se as características originais, com destaque para o balcão com guarda-corpo em tijolo aparente, lambrequins no acabamento do beiral e a cobertura com telha francesa em cimento.

O atual conjunto composto de casa e chácara num total de 184.413m2, foi adquirido pelo executivo estadual em 25 de fevereiro de 1985 e tombado pelo decreto nº 25.880. Na região, não deixe de apreciar a belíssima paisagem e se deliciar com a grande produção de geleias, doces e licores.