FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) disponibiliza em seu site um novo espaço para divulgação de eventos promovidos em Santa Catarina com recursos provenientes dos editais da área cultural realizados pelo Governo do Estado. Também estão aqui eventos viabilizados pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC). Para participar do Calendário de Eventos, basta enviar e-mail com as informações básicas e o cronograma do projeto para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

* ATENÇÃO: Os eventos estão sujeitos a alterações sem aviso prévio e a critério dos artistas/produtores envolvidos. A Fundação Catarinense de Cultura não se responsabiliza por informações incorretas enviadas pelos participantes.

 

Festival de Dança de Joinville

A programação competitiva ainda inclui o Festival 40+, dedicado a bailarinos com mais de 40 anos; o Festival Meia Ponta, que premia os pequenos bailarinos de 10 a 12 anos; e o Festival da Sapatilha, com premiações diárias em oito diferentes gêneros.

 A agenda do Festival de Dança conta com apresentações gratuitas em Palcos Abertos em Joinville, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul, programação didática com cursos, workshops, masterclasses e oficinas, além de atrações que valorizam a inclusão e os diferentes gêneros da dança.

Santa Catarina no Festival de Dança de Joinville:

25 grupos nas principais programações competitivas

49 coreografias nas principais programações competitivas

* Quando: 15 a 27 de julho de 2024

* Onde: Complexo Centreventos Cau Hansen, localizado na avenida José Vieira, 315, América, Joinville; e palcos espalhados por Joinville e região

* Mais informações: https://festivaldedancadejoinville.com.br

 Os ingressos para as noites especiais e a programação competitiva do Festival de Dança de Joinville, que vai de 15 a 27 de julho, estão disponíveis online, no site Ticket Center (https://www.eticketcenter.com.br/).

Livro-objeto “Imagenações”

Publicação escrita por seis artistas será lançada em Florianópolis e em Itajaí no mês de julho; obra será entregue gratuitamente.

Construído por meio de ficções artístico-narrativas breves e mistas, dentre as quais estão a prosa, o verso, a fotografia, a cianotipia, a ilustração, a colagem e a história em quadrinhos, o livro-objeto “Imagenações” será lançado no dia 19 de julho em Florianópolis e no dia 26 de julho em Itajaí. Além da sessão de autógrafos, haverá leitura dramática e exibição de vídeos durante os eventos. A entrada é gratuita.

O livro-objeto foi realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023, que tornou possível não apenas a materialização das “Imagenações”, mas o oferecimento de 12 oficinas de criação artística como contrapartida cultural.

Datas de lançamento

Durante o mês de julho os seis artistas participam de dois eventos de lançamento da obra. Dia 19 de julho, a partir das 19h, na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, e na sexta-feira, dia 26, às 19h, na a|Livraria, no BravaMall, em Itajaí. Os dois eventos são com entrada gratuita.

Desterro Autoral

Um coletivo de ações que promoverá, ao longo dos próximos meses, o encontro entre a população de Florianópolis a rica produção musical catarinense. Artistas e bandas da cidade estarão em circulação seja nas ruas, teatros, palcos e rodas de conversas. 

Programação Desterro Autoral

Agosto - Giro Desterro Autoral I, com Grillo e os Mosquitos, Apocalypse Cùier, MC Versa e Groove Hunters (Data será anunciada em breve)
3 de agosto — Encontro Desterro Autoral II, com Alessio (Horário a confirmar) 11 de agosto — Desterro Autoral na Rua III com Skrotes
15 de agosto — Encontro Desterro Autoral III, com MC Versa
6 de setembro — Desterro Autoral na Rua IV com Exclusive os Cabides

Grupo Modão Sertanejo

A Caravana Musical do grupo Modão Sertanejo, “O Projeto Boa Música" passará por São João Batista no domingo, dia 28 de julho. A apresentação acontece na Praça Capitão Amorim em frente à Igreja Matriz de São João Batista no centro, a partir das 15h, e tem entrada gratuita. A apresentação, que terá duas horas e meia de duração, contará com boa comunicação e muita música regional.

Sempre Amor, a Ilha em Bossa

A cantora e compositora catarinense Carolina Brum lança seu primeiro álbum autoral na temporada de shows “Sempre Amor, a Ilha em Bossa”, a partir do dia 9 de junho. O álbum "Sempre Amor" traz sete canções que dialogam com a trajetória pessoal e profissional da artista e com sua paixão pela música brasileira - em especial pela bossa nova. O EP estará disponível nas plataformas digitais no dia 27 de julho, data do último show da temporada.

O projeto "Sempre Amor, a Ilha em Bossa" foi selecionado pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Todos os shows terão ações de acessibilidade: tradução em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e/ou audiodescrição.

PROGRAMAÇÃO:

27/07 - 20h30 - São José
Show Sempre Amor- Lançamento EP Sempre Amor com Carolina Brum, Rafael Calegari ( baixo), Gustavo Lopes ( violão), Rafael Tomazoni ( piano), Richard Montano(bateria),
Alexandre Damaria (percussão) e participação especial: Neco e Lui Barbosa
*acessível em LIBRAS e audiodescrição
Teatro Adolpho Mello, rua Padre Macário, 10 - Centro
Gratuito, ingressos devem ser retirados no sympla a partir do dia 10.07

 

Exposição Povos Indígenas: registros dos povos Xoklengs em Orleans e região sul catarinense
Visitação: de 13/06 a 12/08/2024. Das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30, de terça a sexta. Aos sábados, domingos e feriados, sem fechar ao meio dia, das 9h às 17h30.
Local: primeiro piso da Casa de Pedra do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel - Orleans
A exposição “Povos Indígenas: registros dos povos Xoklengs em Orleans e região sul catarinense” apresenta uma exposição sobre o povo Xokleng, que foi dizimado com o processo de colonização no território de Orleans e região sul catarinense, utilizando de parte do acervo documental, etnográfico e arqueológico existente no Museu.

A exposição é resultado do projeto contemplado pela Fundação Educacional Barriga Verde (Febave), por meio de sua mantida, o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, e desenvolvida pelos seus colaboradores. A proposta foi selecionada pelo Edital da Lei Paulo Gustavo (LPG) D+ SC/2023, está sendo executada com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Apresentação performática e táctil do projeto Bonecos Gigantes
Data: 31/07/2024, às 9h30
Local: Associação de Cegos do Vale do Itajaí - ACEVALI (R. Londrina, 30, Velha, Blumenau/SC)
Evento gratuito, voltado para pessoas da instituição e ao público interessado.

Blumenau recebe a primeira apresentação oficial do projeto Bonecos Gigantes Performances, com mostra e ação de quatro personagens, de até três metros e meio de altura, produzidos e apresentados pela Cia Macadame. Segundo a artista e produtora cultural da Cia, Priscila Gilinski, os bonecos gigantes foram produzidos com a intenção de impressionar as crianças e colorir ainda mais os espaços em Blumenau e região, com performances em eventos e feiras da cidade e no Vale do Itajaí.

O Projeto Bonecos Gigantes e Performances é selecionado pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 - executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Palhaçada à la CARTE

Uma maratona de quatro apresentações do espetáculo “Palhaçada à la CARTE” irá celebrar os 23 anos da Traço Cia. Em “Palhaçada à la CARTE”, agentes colocam em teste uma inovadora receita palhacística que erradicará as toxinas que sufocam a humanidade. Após muitas tentativas e ajustes, eles descobrem os ingredientes perfeitos para desintoxicar a vida. Ao final, o público leva a receita individualmente para casa em formato de ímã. Em cena, a chefe Malagueta (Paula Bittencourt), a gerente Gretta Panschetta (Greice Miotello) e o estagiário Jubi (Egon Seidler), com direção de Débora de Matos.

O espetáculo de palhaçaria brincante é dinâmico e abraça grupos de diferentes idades. Estruturado para o ambiente da rua, tem classificação livre e duração de 48 minutos. Contará com interpretação em LIBRAS.

Quem não puder estar presencialmente, poderá assistir ao espetáculo online no canal da companhia: https://www.youtube.com/c/tracoteatro/. Uma gravação realizada no Centro da cidade em 2021 e exibida ao vivo naquele ano estará disponível para acesso por três meses a partir do dia 12 de agosto.

As apresentações serão subsidiadas por projeto realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo.

PROGRAMAÇÃO:

03/08 (sábado) – 10h30: Pátio da Igreja de Pedra – Capela São Luiz Gonzaga (Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 1525 – Rio Tavares)
Em caso de chuva: Salão Paroquial da Capela São Luiz Gonzaga.

04/08 (domingo) – 15h: Praça Bento Silvério (Rua Henrique Veras do Nascimento, s/n – Lagoa da Conceição)
Em caso de chuva: interior do espaço Casa das Máquinas.

10/08 (sábado) – 15h: Parque de Coqueiros (Avenida Engenheiro Max de Souza, s/n – Coqueiros)
Em caso de chuva: a apresentação será transferida.

11/08 (domingo) – 15h: Unidade Cultural Mauro Souza da Costa (Avenida Red Park, 617 – São João do Rio Vermelho)
Em caso de chuva: interior da Unidade Cultural.