FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) disponibiliza em seu site um novo espaço para divulgação de eventos promovidos em Santa Catarina com recursos provenientes dos editais da área cultural realizados pelo Governo do Estado. Também estão aqui eventos viabilizados pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC). Para participar do Calendário de Eventos, basta enviar e-mail com as informações básicas e o cronograma do projeto para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

* ATENÇÃO: Os eventos estão sujeitos a alterações sem aviso prévio e a critério dos artistas/produtores envolvidos. A Fundação Catarinense de Cultura não se responsabiliza por informações incorretas enviadas pelos participantes.

Projeto Música e Comunicação na Praça

O projeto Música e Comunicação na Praça estará na cidade de Nova Trento, na praça Getúlio Vargas no centro, no dia 15 de setembro de 2024, às 15h. O objetivo é propagar a cultura da Música e Comunicação pelas cidades de Nova Trento, São Joao Batista, Canelinha, Tijucas e Major
Gercino de forma presencial em praça publica. Projeto voltada a crianças, jovens, adultos, pessoas com deficiência, idosos, músicos ou fazedores de cultura

O projeto é realizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. 

Oficinas de documentário: projeto Panorama

Estão abertas as inscrições para as para as Oficinas de documentário: projeto Panorama. Serão cinco encontros que abordarão o tema do documentário a partir do curta-metragem "Panorama". Pessoas interessadas e maiores de 18 anos podem se inscrever pelo link/formulário disponível em: https://tinyurl.com/yskdw8rn.

Os cinco encontros serão online e ocorrerão de 16 a 20 de setembro, sempre às 17h, com 50 minutos de duração cada. Não há limite de vagas, porém é necessário preencher o formulário até o dia 9 de setembro.

A oficina é gratuita e será ministrada por integrantes da equipe do filme: Amanda Rauber, Daniel Leão, Djuly Gava e Flávia Person. Esta oficina é uma contrapartida do projeto "Panorama" realizado através do Edital Prêmio Catarinense de Cinema - Edição 2022.

 
 

Recital “Palavra Percussiva”

Seguindo a temporada 2024, o Consonante Duo de Florianópolis leva o recital “Palavra Percussiva”, para mais sete cidades de Santa Catarina em setembro, com entrada franca. Todas as apresentações terão intérprete de Libras e audiodescrição de cena (10 minutos antes do início da apresentação)

O calendário 2024 do espetáculo literomusical, projeto que foi selecionado pelo edital do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023, realizado pela Fundação Catarinense de Cultura com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, encerra em outubro com apresentações nas cidades de Chapecó e Concórdia.

Classificação: 14 anos.

PROGRAMAÇÃO:

01/09 - 17h: Tijucas - Casarão Galotti (Rua Coronel Galotti, 183, no Centro)
03/09 - 12h: Laguna - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (Rua Cel. Fernandes Martins, 270, no bairro Progresso)
04/09 - 10h30: Tubarão - Sede do Cedup (Rua Júlio Boppré, 1280, no bairro Santo Antônio de Pádua)
05/09 - 19h30: Criciúma - SESC (Rua Pres. Kennedy, 850, no bairro Pio Corrêa)
24/09 - Lages
26/09 - Urubici

Oficinas do Grupo Cena 11

As oficinas fazem parte do Projeto "Grupo Cena 11 - 30 anos", proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023. E serão realizadas nas cidades de Criciúma, Blumenau, Joaçaba, Lages, Joinville e Florianópolis . Serão gratuitas, para interessados acima de 16 anos.

A inscrição deve ser feita através de formulário disponibilizado no Instagram do grupo Cena 11 e também neste link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdEJtjsRFRwHE1dCXMbkTJzeGu1E_40yl12-FZseToQH5pdNA/viewform?usp=sharing

As oficinas têm como objetivo realizar um encontro entre a pesquisa atual do Grupo (que é atravessada pela dança e a tecnologia), e pessoas que não necessariamente façam parte do circuito das artes da presença e áreas correlatas. São práticas para aproximar e colidir ideias que expõem não só o modo como o Cena 11 trabalha, mas também informações sobre como funciona uma cia. profissional de dança independente, quais técnicos e áreas se relacionam com os processos criativos, e o trânsito entre arte, ciência e tecnologia. O modo de estar junto e criar presença será conduzido através destas práticas, como técnica para lidar com o ato relacional e complementar entre corpos distintos, aumentando a percepção das singularidades envolvidas, fazendo da diferença uma ferramenta de expansão, e não de afirmação de fronteiras e separação.

A partir da dança, o Cena 11 aciona um circuito de informações, sempre em relação às questões trazidas por nosso tempo, direcionando o olhar para ações com a potência de implementar novas e outras realidades coletivas, onde a diversidade possa existir em sua plenitude.

CRONOGRAMA

Criciúma - 9/08 às 18h - ASDC-Associação Dança Criciúma
Rua Antônio Rossi, 51 - Vila Zuleima

Blumenau - 10/08 às 14h - FURB/Laboratório de Espetáculos- Campus 1 - Sala S113.
Rua Antônio da Veiga, 140 - Itoupava Seca

Joaçaba - 16/08 às 15h - Espaço Bela Dança
Rua Cruz e Souza,144 - Centro.

Lages - 17/08 às 14h - Centro Cultural Vidal Ramos SESC
Rua Vidal Ramos Júnior,152 - Centro

Joinville - 06/09 às 14h - Galpão de Teatro AJOTE
Rua XV de Novembro, 1383 - América

Florianópolis - 14/09 às 15h - JUSC - Jurerê Sports Center
Avenida dos Dourados, 481 - Jurerê Internacional

Projeto de contação de história Sussurros

O projeto de contação de história “Sussurros”, conduzido pela atriz Débora de Matos  (palhaça Esmeralda), realizará dez apresentações em Centros de Educação de Jovens e  Adultos (CEJAs) de seis cidades catarinenses. A estreia será dia 02 de setembro em  Florianópolis e passará por cinco regiões da Ilha até o dia 09: Norte, Sul, Leste, Centro e  Continente. A palhaça Esmeralda, uma guardiã de sussurros, percorre caminhos coletando histórias da mata, do povo de  areia e de seus seres de proteção. São sussurros que se iluminam pelos mistérios da vida  e que mantém acesa as histórias, memórias e invenções.

Confira abaixo o cronograma:

02/09 - Norte da Ilha; 

03/09 - Sul da Ilha; 

04/09 – Centro; 

06/09 – Leste; 

09/09 – Continente. 

Datas e locais nas demais cidades de Santa Catarina: 

10/09 – São Francisco do Sul; 

11/09 – Penha; 

12/09 – Lages; 

13/09 – Campos Novos;

16/09 - Laguna.

Lançamento do livro fotográfico “Viés das Raízes Negras: Memórias da comunidade afrodescendente de São Sebastião da Várzea”

Data: 15/09/2024, 15h
Local: Salão da Comunidade de São Sebastião da Várzea - São Joaquim (SC)
Entrada ao evento gratuita
Distribuição gratuita dos exemplares

O livro visa perpetuar histórias e memórias como um material que conecta gerações, utilizando as fontes de imagens dos acervos das famílias negras que vivem nessa comunidade. Através de pesquisa fotográfica e entrevistas, ele colabora com a construção da identidade individual e coletiva da população afrodescendente que reside, ainda hoje, em São Joaquim (SC).

Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023.

Caravana Musical do Grupo Modão Sertanejo

Guabiruba (SC) recebe a Caravana Musical do Grupo Modão Sertanejo, no sábado, dia 21 de setembro 2024, a partir das 15h,na Praça Theodoro Debatin, ao lado da prefeitura no centro. A entrada é gratuita. 

O show, que terá duas horas e meia de duração, contará com repertório formado por músicas autorais e regionais. Criado em 2016, com sede em São João Batista-SC, o grupo Modão Sertanejo é formado pelo quarteto Claudio, Fabrício, Vandinho e Wendel. A Caravana Musical, além da cidade de Guabiruba, será levada ao município de Brusque nos próximo mês.

A Caravana Musical do Grupo Modão Sertanejo, "Projeto Boa Música pelas Cidades Continua", é um projeto cultural realizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura e conta com o incentivo do Komprão Koch Atacadista.

Workshop Dança Criativa: Explorando o Potencial Lúdico de Jovens e Adultos
Datas: 28 e 29/09/2024; 05 e 06/10/2024.
Local: Sesc Prainha (Tv. Siríaco Atherino, 100 - Centro, Florianópolis - SC)
Classificação indicativa: 18 anos
Acessibilidade: Interpretação em LIBRAS disponível sob demanda (informe a necessidade no formulário de inscrição).
Inscrições: https://forms.gle/yG3uo1FD76dHBLwc6

Estão abertas até o dia 15/09/2024 as inscrições para o workshop Dança Criativa: Explorando o Potencial Lúdico de Jovens e Adultos, que terá quatro aulas. A participação no workshop é gratuita e destinada a capacitar profissionais que ensinam ou desejam ensinar dança a crianças. Com foco em técnicas lúdicas e pedagógicas, a oficina busca aprimorar a qualidade do ensino da dança infantil, promovendo a criatividade, a expressão individual e o desenvolvimento motor dos alunos.

As aulas serão conduzidas pelo professor e coreógrafo Jackson Patric, especialista em ballet e jazz, com vasta experiência em ensino infantil. Serão 8 horas de capacitação divididas em quatro etapas, abordando desde a teoria até práticas lúdicas e desenvolvimento de aulas para crianças.

[o corpo político da mulher no processo de identificação do espectro autista] 

As irmãs Ana Carolina e Andréia Peres convidam para fruição da videoperformance nomeada diagnóstico [o corpo político da mulher no processo de identificação do espectro autista], coautoria contemplada no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. Registrada por Andréia [artista-pesquisadora] com um smartphone, a performance de Ana Carolina [atriz e escritora autista] é reproduzida em loop na televisão durante todo o período de instalação, entre agosto e outubro, nas universidades UNIVALI, UFSC, UNIVILLE e FURB, nas cidades de Itajaí, Florianópolis, Joinville e Blumenau.  

Programação:

_ UNIVILLE _ até 04 de setembro

_ Corredor do Bloco C [Espaço Cidadania]

_ UNIVALI _ até 03 de setembro

_ Biblioteca Comunitária

_ UFSC _ até 04 de setembro

_ Centro de Cultura e Eventos

_ FURB _ a partir de 06 de setembro

_ Biblioteca Central [Campus I]

_ até 04 de outubro

 A videoperformance tem Classificação Indicativa Livre, instalada temporariamente para visitações gratuitas, com audiodescrição [AD], sistema de sinalização tátil [Braille] e monitorias. Proposta cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023.   

Mais informações e contatos: https://cutt.ly/convite_diagnostico

Histórias para Avoá – Circuito no Vale do Rio do Peixe

A contadora de histórias Jaqueline Silveira apresentará o espetáculo “Histórias para Avoá”, nas cidades de Joaçaba, Herval d’Oeste, Luzerna, Água Doce, Tangará e Pinheiro Preto. Em seis encontros, entre 28 e 30 de agosto, o projeto promove o acesso à literatura de tradição de oral, incentiva o gosto pela leitura e celebra o encontro pelas histórias. As apresentações são abertas a crianças, estudantes do ensino fundamental e professores das redes públicas de ensino.

A apresentação é entremeada por cantigas tocadas ao ukulele e ao asalato. Histórias para Avoá é um convite para pousar o corpo e dar novos impulsos para a imaginação.

O projeto foi selecionado pelo Edital da Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

CRONOGRAMA:

Qua. 28/09
Em Joaçaba, às 10h, no Núcleo Pedagógico Rural - Nuperajo
Em Herval d’Oeste, às 14h, na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima

Qui. 29/09
Em Luzerna, às 10h, na Escola Municipal São Francisco
Em Água Doce, às 15h, Centro Educacional Municipal do Campo Cultivando o
Saber

Sex. 30/09
Em Tangará, às 10h30, na Escola Municipal Crescer e Aprender
Em Pinheiro Preto, às 15h, no Centro Educacional Municipal Padre Trudo
Plessers

Oficina de Escrita e Encenação Autorais

Estão abertas as inscrições para a "Oficina de Escrita e Encenação Autorais", que será realizada no dia 5 de outubro, das 14h às 18h, no MESC - Museu da Escola Catarinense, em Florianópolis. A oficina, conduzida por Paulo Ramon, doutorando em Literatura pela UFSC, oferece uma experiência imersiva em processos de criação cênica, partindo de ideias que contemplam desde as condições físicas do corpo até estados emocionais - ou mesmo sociais - de reclusão e privação.

Os participantes irão explorar a escrita autoral e transformar suas palavras em cena, trabalhando aspectos corporais, cênicos e cenográficos. A oficina oferece um espaço para explorar a relação entre corpo, palavra e cena e integra as ações de contrapartida social do projeto OCO.

As vagas são limitadas e gratuitas.
Para se inscrever, acesse: https://forms.gle/BsBs6wDpASmCysHCA
Classificação Indicativa: 18 anos
Mais informações em: https://www.instagram.com/p/C_bbEHCvrc3/?img_index=1

Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023, executada com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Feira do Livro de Rio do Sul
Data: de 7 a 12/10/2024
Programação gratuita: https://www.feiradolivrorsl.com/ e @fundacaocultural
Local: Fundação Cultural de Rio do Sul (Rua Ruy Barbosa, 204 - bairro Budag)
Comércio de livros: de segunda a sexta-feira (8h às 22h) e sábado (9h às 18h)
Agendamento de turmas de estudantes: (47) 3521-7702
Os dias e horários das atividades estão disponíveis no www.feiradolivrorsl.com

Mais de 100 atividades: lançamentos e bate-papos literários, teatro, música, contação de histórias, palestras, saraus, exposições e atividades de formação

A Feira do Livro de Rio do Sul 2024 é um projeto cultural realizado pela Associação dos Pais, Professores e Amigos da Fundação Cultural (Asfuc), por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com apoio da Associação dos Escritores do Alto Vale do Itajaí, Biblioteca Pública Municipal Nereu Ramos, LM Café e Prefeitura, o patrocínio da Fundação Cultural, Minha Casa Assistência Técnica, Rio Som e Viacredi Alto Vale - cooperativa Ailos, e o incentivo da Celesc.