FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) disponibiliza em seu site um novo espaço para divulgação de eventos promovidos em Santa Catarina com recursos provenientes dos editais da área cultural realizados pelo Governo do Estado. Também estão aqui eventos viabilizados pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC). Para participar do Calendário de Eventos, basta enviar e-mail com as informações básicas e o cronograma do projeto para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Clique no Programa ou Edital desejado e confira os eventos agendados: 

:: Programa de Incentivo à Cultura (PIC)
:: Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura
:: Lei Paulo Gustavo SC D+
:: Prêmio Catarinense de Cinema
:: Agenda Edital Circuito Catarinense de Cultura - PNAB 2024
:: Termos de Fomento e outros apoios

* ATENÇÃO: Os eventos estão sujeitos a alterações sem aviso prévio e a critério dos artistas/produtores envolvidos. A Fundação Catarinense de Cultura não se responsabiliza por informações incorretas enviadas pelos participantes.

 1

>>

Turnê Estadual da AMIMU

A Orquestra Catarina e solistas, às 20h apresentam os concertos da Turnê Estadual da AMIMU – Associação dos Amigos da Música. A entrada é gratuita, com acesso por ordem de chegada e estrutura acessível a todos os públicos.

Sob a direção artística e regência do maestro Patrick Cavalheiro, a Orquestra Catarina se apresentará ao lado das solistas Marília Oliveira (soprano) e Débora Almeida (mezzosoprano), com um repertório que contempla obras eruditas orquestrais e vocais, buscando valorizar a música como linguagem de sensibilidade, formação e inclusão.

A ação faz parte de uma série de doze apresentações realizadas em diferentes cidades catarinenses, com o objetivo de democratizar o acesso à música instrumental e vocal, promover a formação de novas plateias e fortalecer os vínculos entre a arte e as comunidades.

Cronograma:

3/7 - 19h30: Catedral Metropolitana de Florianópolis
5/7 - 19h: Teatro Domingos Venturini - Fundação Cultural de Rio do Sul
6/7 - 20h: Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau
8/7 - 14h30: Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva - Tubarão

Concerto Blumenau Filarmônica, com participação especial do violoncelista Rodrigo Andrade

No dia 5 de julho, a Blumenau Filarmônica (BLUFIL) apresenta obras dos compositores alemães Carl Maria von Weber, Robert Schumann e Johannes Brahms, no Teatro Carlos Gomes Blumenau (TCGB). A Filarmônica é idealizada e regida pelo maestro Lucas Araujo, que comanda mais de 50 instrumentistas em cima do palco, e o concerto da noite conta com a participação especial do violoncelista porto-alegrense Rodrigo Andrade. No programa da noite, serão apresentadas as obras “O Franco-Atirador”, abertura de Weber; "Concerto Para Violoncelo e Orquestra", de Schumann; e "Sinfonia n. 1”, de Brahms. A apresentação ocorre às 19h30, no Auditório Heinz Geyer, com entrada gratuita e retirada de ingressos antecipados pelo www.sympla.com.br/evento/grandes-compositores-alemaes-blumenau-filarmonica/3010698 

Espetáculo “Vozes e Memória”

O espetáculo teatral “Vozes e Memória”, que é um convite para vivenciar as histórias e tradições contadas por antigos moradores de cidades catarinenses, terá apresentações gratuitas em duas cidades do Vale do Itajaí no mês de junho. No dia 25, será em Blumenau, e no dia 26, em Brusque.

Com os atores Lieza Neves, Patricia Souza e Emiliano de Souza no elenco, o espetáculo criado em 2023 desvela, através de narrativas, memórias das paisagens, heranças culturais, figurinos e causas locais que conectam gerações.

Lieza explica que o espetáculo de contação de histórias busca valorizar a oralidade a fim de preservar e compartilhar o patrimônio imaterial presente nas memórias e experiências dos moradores antigos das comunidades catarinenses.

Com classificação livre, o projeto será apresentado na quarta-feira, dia 25, às 10h e às 14h, no Instituto Federal Catarinense (IFC), localizado na Rua Bernardino José de Oliveira, 81, bairro Badenfurt, em Blumenau. Já na quinta-feira, dia 26, as sessões acontecem às 15h45 e 19h no Instituto Federal Catarinense (IFC) de Brusque, na Av. Hugo Schlosser, 605, bairro Jardim Maluche.

As sessões são gratuitas, mas para assistir é necessário acessar o link disponível na bio do @vozesememoria ou no site vozesememoria.com . Durante a reserva dos ingressos, é possível solicitar tradução em Libras ou audiodescrição.


6ª edição do Projeto Cultura para Todos

A 6ª edição do Projeto Cultura para Todos do Teatro Carlos Gomes de Blumenau (TCGB) acaba de abrir as inscrições para bolsas de estudos gratuitas nas áreas de Teatro, Música e Dança. Nesta edição, serão 264 bolsas ofertadas; 35 na área de teatro, para pré-adolescente, adolescente, adulto, palhaçaria e núcleo de pesquisa; 35 na área de dança, para ballet kids I, ballet kids II, ballet infantil, ballet teen, sapateado pré-Junior; e 194 bolsas na área de música, com aulas na modalidade individual: violino, viola, clarinete, violoncelo, contrabaixo, violão clássico, flauta transversal, trompa, trompete, trombone de vara, saxofone e órgão; e na modalidade coletiva: grupo vocal, prática orquestral, violino, flauta doce, iniciação instrumental e vocal infanto juvenil, percussão, violão; apreciação musical: música para leigos, coro infanto juvenil, sopros, regência e master class órgão. As inscrições são gratuitas e seguem até dia 24 de junho. As aulas serão nas escolas sediadas pelo Teatro Carlos Gomes, com profissionais das áreas, e têm previsão de início em agosto deste ano.

A 6ª edição do Projeto Cultura para Todos também está com inscrições abertas para a seleção de espetáculos e artistas catarinenses para compor o 2º Festival Cultura para Todos, evento gratuito que ocorre em agosto de 2025, no Teatro Carlos Gomes de Blumenau. Podem participar da chamada Pessoas Jurídicas, com ou sem fins lucrativos, com atuação nas áreas de Música, Dança, Teatro, e Artes Visuais com sede e atuantes no estado de Santa Catarina. Para a área de artes visuais será permitida a inscrição de pessoas físicas. Serão selecionados nove espetáculos ao total, sendo 3 de teatro, 3 de dança e 3 de música, e até 10 artistas para exposição coletiva de artes visuais no festival. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 17 de junho. Todas as propostas serão analisadas pela Comissão Avaliadora do Projeto Cultura Para Todos, composta por cinco profissionais da área cultural, sendo três da sociedade civil e dois representantes do Teatro Carlos Gomes de Blumenau.

Inscrições gratuitas nas áreas de Teatro, Música e Dança
Bolsas para Teatro: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSegPb7xc2GINQ4IjWNvVU35qoJ481YDEaHan-e0VV5RfjPq8A/viewform
Bolsas para Música: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc-bdQ6SbsHL4aB_7Eme16tYEW_dKQ9uiLoUPG1n4phfgZH-Q/viewform
Bolsas para Dança: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdD9B6GZ33tkGOReYPzJ2gWRUSWmg_TNtdKYiGjfR9Kvz2U9Q/viewform
Prazo de inscrições até 24 de junho de 2025
Início das aulas no dia 4 de agosto de 2025.

CHAMADA PARA COMPOR O FESTIVAL CULTURA PARA TODOS 2025
Áreas de Teatro, Música e Dança e obras para exposição coletiva de Artes Visuais
Inscrições gratuitas pelo https://forms.gle/iooscvSYNPkD3L556
Seleção de 9 espetáculos sendo: 3 de teatro, 3 de dança e 3 de música, e seleção de até 10 artistas para exposição coletiva de artes visuais

O Velho Lobo do Mar - Literatura e Teatro 

A Trip Teatro fará entre maio e agosto uma jornada de bate-papo literário, apresentação de livro e artes cênicas pelo Alto Vale do Itajaí. O projeto O Velho Lobo do Mar - Literatura e Teatro vai circular por escolas públicas e espaços comunitários de doze cidades com menos de 6 mil habitantes. Nesses locais, a escritora e atriz Tati Mileide Danna fará uma roda de conversa sobre a história que dá nome ao livro e ao espetáculo. É nela que Charlie, o personagem que acaba perdido em uma ilha esquecida no Atlântico, mostra aos leitores que para tudo na vida tem uma saída, basta inteligência, amizades e uma boa dose de sorte.

Além do bate-papo, haverá doação de livros e duas apresentações do espetáculo em cada cidade que recebe o projeto. Toda a programação é gratuita para proporcionar o contato do público com o teatro e a literatura, em especial crianças e adolescentes de 6 a 12 anos, estudantes do Ensino Fundamental. 

Quatro etapas do projeto serão realizadas com acessibilidade em Libras em cidades com demanda comprovada, promovendo difusão cultural para pessoas surdas ou com outras deficiências auditivas. O projeto vai atingir um público estimado de 4,8 mil pessoas e foi pensado justamente para cidades que têm pouco acesso a expressões artísticas desses gêneros.

Programação: 

 22/05 - José Boiteux
10h e 14h - Centro Municipal de Eventos Independente (Rua 26 de Julho)

23/05 - Agronômica
10h e 13h - Clube do Idoso (Rua Ilda Claudino dos Santos, Centro)

 29/05 - Imbuia
10h30 e 13h20 - Escola de Educação Básica Profª. Umbelina Lorenzi (Avenida Bernardino de Andrade, 890 - Centro)

30/05 - Atalanta
10h e 13h30  - Clube de Idosos Renascer (Rua José Paglioli)

18/06 - Chapadão do Lageado
10h20 e 13h30 - C.E.E.F. Prof. Verny Passig (Rua Erinete de Souza Machado, s/nº, Centro)

02/07 - Vitor Meireles
09h30 e 14h - Escola Municipal Vitor Meireles (Rua João Francisco Coser - Palmitos)

03/07 - Braço do Trombudo
10h30 e 13h - Clube de Idosos Amigos para Sempre (Rua dos Atiradores, 234)

Álbum Samba do Largo

O Samba do Largo é uma iniciativa cultural que preserva a tradição autêntica do samba de Florianópolis, conectando artistas locais com o público, no Largo da Alfândega, há quase três anos. Com raízes na rica herança musical da cidade, o projeto busca perpetuar esse legado e compartilhar o samba com as novas gerações, sempre valorizando a diversidade e a criatividade dos compositores da região. O álbum homônimo contém 10 canções inteiramente originais, e já está disponível em todas as plataformas de streaming.

Ouça: https://share.amuse.io/album/samba-do-largo-samba-do-largo
Assista ao vídeo “Canção do Regresso”: https://www.youtube.com/watch?v=tCLMaPRTRcU

Catálogo digital do FAM 2024

A Panvision disponibiliza o catálogo digital da 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2024, realizado entre os dias 5 e 11 de setembro. O evento contou com 88 atividades, como sessões de cinema, presencial e on-line, oficinas de formação, palestras e debates no Encontro de Mercado do Mercosul - ECM+LAB, o Fórum Audiovisual e lançamento de livro.

A curadoria selecionou 52 filmes para o FAM 2024, sendo 47 para as Mostras Competitivas e 14 para a Mostra Convidada, incluindo o curta-metragem Ritinha, exibido na Cerimônia de Abertura. O filme foi escrito e dirigido por Antonio Celso dos Santos, fundador do FAM, falecido no ano passado. No total, 66 obras de 14 países foram exibidas este ano, contando com cinco filmes produzidos durante o Festival no Projeto Rally Panvision. Nesta 28ª edição, sete Mostras Competitivas fizeram parte da programação do festival: Work In Progress (filmes em processo de finalização), Mostra Infantojuvenil, Mostra Videoclipe, Mostra Curtas, Mostra Curtas Catarinense, Mostra Longas e a novidade deste ano, a Mostra On-line com obras disponibilizados pelo canal do FAM no YouTube. Na Mostra WIP e na Mostra Curtas Catarinenses, todas as produções foram inéditas.

Os filmes das Mostras Competitivas concorreram a mais de 100 mil reais em produtos e serviços de empresas apoiadoras da Panvision: Aktoro, CoolTunes, DOT, JLS, Link Digital, Media Mundus, Mistika, Naymovie e PluralTec. O FAM 2024 teve ainda o Prêmio do Canal Brasil, no valor de R$ 15 mil, para o filme brasileiro escolhido entre os integrantes das Mostras Curtas e Curtas Catarinenses e o Prêmio RECAM , que além do certificado, incluiu 250 dólares, legenda em espanhol ou português, cópia acessível para pessoas cegas e surdas, e um convite para circular na rede de salas digitais do Mercosul e circuito comercial RECAM durante o ano de 2024.

O 28º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 é um projeto cultural que foi produzido através da lei de incentivo à cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura - PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina aprovado pela Fundac?a?o Catarinense de Cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através do Programa de Fomento ao Audiovisual, edital 2023 e do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Lei Paulo Gustavo, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina. Tem o incentivo do Grupo Krona. Patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

:: Baixe aqui o Catálogo FAM 2024

 

3

>>

Álbum "Passeio Musical" - Seiferts

Neste álbum são apresentados temas instrumentais autorais que recebem o nome de alguns bairros de São Joaquim (SC) como: Subestação, Jardim Caiçara, Martorano, Centro, Bandeira, Três Pedrinhas, Cohab II, São José, Minuano, Bela Vista e Madre Paulina. No final o ouvinte terá concluído, de portal a portal, o itinerário musical, passeando ao mesmo tempo por uma trilha sonora de ritmos e estilos diversos, tendo como guia turístico o acordeon, o piano, a guitarra, o violão, o baixo e a bateria.

Ficha Técnica
Acordeon e Piano: Guilherme Seifert
Bateria e Percussão: Rafael Seifert
Contrabaixo: Alexandre Vicente
Guitarra: Jeferson Seifert
Violões: Nelson Faria e Jeferson Seifert
Arranjos: Nelson Faria e Seiferts
Produção Musical: Nelson Faria
Mixagem e Masterização: Luiz Tornaghi
Estúdio de Gravação: The Magic Place
Engenheiro de Gravação: Renato Pimentel
Auxiliar Técnico de Gravação: Léo Guedes
Estúdio de Ensaio: Neimar Luiz "Garagem Bistrô"
Foto de Capa: Amanda Sartor
Design de Capa: Pietro Domiciano
Marketing: Letícia Bombo
Distribuidora: XpandMusic
Realização: Edital Elisabete Anderle, FCC, Governo do Estado de Santa Catarina

Acesse o álbum nas plataformas:
:: Spotify https://open.spotify.com/intl-pt/album/5vj0inBIz1JaLQDaw1dYwq
:: Apple Music https://music.apple.com/br/album/passeio-musical/1763561492
:: Deezer https://www.deezer.com/br/album/631344851
:: YouTube https://www.youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_mcwzeAmTA1d7kDOHEuezWHnwTiosd11VQ

 

Oriri - Uma Viagem Pela História da Dança do Século 18 e 19
E-book gratuito sobre história da dança do século 18 e 19. Parte do Projeto Oriri, possui informações únicas em língua portuguesa sobre 4 mulheres que foram muito inpostantes para a história da dança, mas tiveram seus legados apagados: Françoise Prévost, Marie Sallé, Thérèse Elssler e Maria Baderna. Para mais informações acesse nosso site: www.projetooriri.com.br
Projeto Cultural selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. Processo FCC 2920 / 2022.
Link para acesso: https://pt.scribd.com/document/663499679/Oriri-Uma-Viagem-Pela-Historia-da-Danca-do-Seculo-18-e-19#

 

Vídeo Edino Menino e seu Violino
O vídeo fala sobre a infância do maestro Edino Krieger, revelando um panorama dos costumes, brincadeiras infantis e aspectos sociais da cidade de Brusque nos anos 30. O vídeo tem cerca de 30 minutos de duração, com recursos de audiodescrição e Libras. O vídeo está publicado no canal do YouTube do Consonante Duo e no do projeto Vozes e Memória, que trata sobre Patrimônio Imaterial de Brusque e região: https://www.youtube.com/watch?v=ajyfZPrwVpA&t=31s

 

Projeto Audiovisual de Música Tradicional Guarani na Terra Indígena Toldo Chimbangue
Por meio do projeto, foi produzido um EP contendo cinco músicas autorais e tradicionais do grupo Djakaira, com um videoclipe do processo de realização do projeto e, ainda, a transcrição em partitura, a transcrição da letra em língua Guarani Mbyá e a tradução para português da música Onhemupuã Imavy. A ação cultural buscou mobilizar e incentivar as práticas tradicionais dos fazeres musicais do grupo Guarani Mbya de Araça’í na Terra Indígena Toldo Chimbangue em Chapecó. 

Está disponível para acesso no Youtube no canal: Coletivo Cultural Guarani Mbyá.

Links para acesso:
Videoclipe:https://youtu.be/3HaOiELOkNg
Ep digital: https://youtu.be/PaKK5TcBuIY
Página de divulgação do Coletivo Cultural Guarani Mbya: https://www.instagram.com/coletivoculturalguaranimbya/

 

E-book Ofícios da morte: os saberes tradicionais de agentes funerários e sepultadores
Autoria de Elisiana Trilha Castro e Michelangelo Giampaoli 
O e-book apresenta reflexões sobre os resultados do projeto de mesmo nome que foi contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/2020. O projeto contou  ainda com a parceria do Memorial Funerário Mathias Haas e da Editora Cruz e Sousa. Para acessar gratuitamente o e-book é só clicar em: https://www.editoracruzesousa.com.br/product-page/of%C3%ADcios-da-morte-os-saberes-tradicionais-de-agentes-funer%C3%A1rios-e-sepultadores

 

Projeto Acordai, Irmão das Almas
A recomendação ou recomenda de almas é um ritual caboclo da cultura de tradição oral, que acontece nas noites que por vezes adentram as madrugadas das quartas e sextas-feiras da quaresma. Seu objetivo é aliviar as dores dos necessitados, e encaminhar as almas que andam pelo mundo. Ela é uma espécie de procissão, uma penitência onde seus praticantes vão de casa em casa, os do lado de fora, entoando rezas cantadas, os de dentro rezando. Ela percorre pontos ou locais sempre em número ímpar, sejam casas, ou sítios sagrados, capelas, grutas, pousos do Monge Profeta São João Maria ou cemitérios, onde sempre o ritual termina. A recomenda obedece a dinâmica própria de cada comunidade, grupo e Capelão, criando uma pluralidade nas maneiras de fazer e na organização comunitária.

Álbum de rezas cantadas dos grupos de Recomendação das Almas de Santa Catarina. O projeto foi viabilizado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2022, do Governo de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Link para acesso: https://matakiterani.org/acoes-e-projetos/acordai-irmao-das-almas/

 

Acervo Multimídia do Coral Villa-Lobos
O Acervo Multimídia do Coral Villa-Lobos está disponível em www.coral-villa-lobos.com, com versões em português, espanhol e inglês. O documentário  "Vidas e Vozes: a história do Coral Villa-Lobos" está na seção "Mídias" do portal e disponível com diferentes recursos de acessibilidade (Libras, LSE e audiodescrição) e com legendas em espanhol e inglês.  Além de recuperar, catalogar e digitalizar todo o acervo com partituras antigas, registros fotográficos de apresentações e ensaios e documentos do dia-a-dia da Associação Coral Villa-Lobos de Itajaí, o projeto contemplou ainda outras ações, como a produção do documentário já citado, a remasterização e disponibilização online do CD "Associação Coral Villa-Lobos - 34 Anos".

 

Pesquisa Memória e Tradição dos Circos Itinerantes
Esta pesquisa teve como objetivo registrar a memória e a tradição dos circos de lona itinerantes do Estado de Santa Catarina, por meio de entrevistas, fortalecendo a identidade e a cultura circense como forma de expressão e transmissão de saberes. O resultado desta pesquisa pode ser acessado por meio de plataformas digitais, e é uma ferramenta importante de salvaguarda das histórias, a tradição e a transmissão de saberes e notavelmente um patrimônio imaterial cultural da nossa história.
Instagram: @tradicaodocirco
Para acessar a pesquisa: https://portaldocircocatarinense.com/

 

Zooarquelogia: Fauna em Sambaquis - Livreto para Entender e Jog
Com uma abordagem educacional diferenciada, este livreto/jogo valoriza o estudo científico, fortalece a importância da existência dos museus e estimula a assimilação de conteúdo relacionado à formação de jovens. A possibilidade de ler e transformar o livro em um jogo de cartas faz com que o aprendizado se torne uma brincadeira, que crie múltiplas oportunidades de interação entre as pessoas. Baixe a versão em PDF para imprimir e jogar.
Links de acesso: https://www.facebook.com/zooarqueologia
https://www.tiktok.com/@zooarqueologia
Classificação indicativa: 10 a 14 anos

 

O guia de receitas manezinhas
Florianópolis é considerada pela UNESCO uma das Cidades Criativas da Gastronomia. O título valoriza a comida como patrimônio cultural. Esse foi o ponto de partida para que as jornalistas Catarina Duarte e Lívia Schumacher desenvolvessem o livro “O guia de receitas manezinhas”, lançado neste ano. A ideia foi contar o modo de preparo de pratos típicos e também dos cozinheiros por trás das criações. Os personagens variam de renomados chefs manezinhos até pessoas comuns que dividiram com as autoras suas receitas familiares. O guia será distribuído de forma gratuita para bibliotecas de instituições públicas como a UFSC, IFSC e a biblioteca estadual. A versão online do livro está disponível para acesso.
Link: https://www.instagram.com/receitasmanezinhas/ 
Classificação indicativa: Livre

 

Publicação Fortalezas para além das muralhas: dos fragmentos aos monumentos
Visando promover a difusão do conhecimento arqueológico e histórico de Santa Catarina, o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina apresenta publicação elaborada no âmbito do projeto Fortalezas para além das muralhas: dos fragmentos aos monumentos, concebido pelo setor de Arqueologia em parceria com a arqueóloga Ana Cristina de Oliveira Sampaio. O projeto chama atenção para os acervos das fortalezas sob a guarda do museu e o potencial que oferecem para pesquisas no campo da arqueologia histórica e cultura material. A publicação disponibiliza o trabalho de análise, identificação, contextualização e registro fotográfico de fragmentos e peças em faiança, faiança fina, grés, vidro, cerâmica, fivelas, botões, munições de chumbo e pederneiras, e que fazem parte acervo da Fortaleza São José da Ponta Grossa. 
As informações obtidas a partir deste processo de pesquisa revelam novas abordagens e trazem à tona outras narrativas que vão além dos aspectos apresentados por documentos históricos e de
ações de restauro arquitetônico das fortalezas.
Link de acesso: https://arquivos.ufsc.br/f/5b2c48e62343464bab83/?dl=1
Classificação indicativa: Livre

 

Minidocumentário Resgate Cultural de Carnaval
O documentário resgata a história e a memória do Carnaval de Laguna, com entrevistas de carnavalescos das escolas de samba da cidade
Link: https://www.youtube.com/watch?v=03ikcWOaZ64
 
Livro "Tesouros e Maldições", de Rafael Hoffmann
"Tesouros e Maldições" é o primeiro romance do professor universitário Rafael Hoffmann. Ambientado em diferentes períodos da história catarinense, o livro começou a ser produzido em 2018 e necessitou de um resgate de conteúdos e obras históricas para que o autor construísse uma narrativa verossímil, mesclando acontecimentos reais e ficcionais.

Sinopse:
1756: No desfecho das Guerras Guaraníticas, um jovem guarani e um padre de passado misterioso são encarregados de proteger os tesouros dos Sete Povos das Missões. Em seu encalço, além das tropas de demarcação de território, está um grupo de mercenários em busca de ouro e sangue.
1970: Um jovem universitário carioca, atormentado pelo desaparecimento do avô na Serra Catarinense, parte para a cidade de Orleans em busca de respostas e de um tesouro mítico sem saber que olhos gananciosos vigiam seus passos.
Durante suas jornadas, esses personagens serão arremessados em um redemoinho de memórias e sentimentos em busca de seu maior tesouro, a autodescoberta. Tesouros e Maldições é uma viagem pelas histórias e lendas da nossa terra e, mais que contar a jornada de seus personagens, tenta resgatar algumas páginas esquecidas ou apagadas e apresentá-las às novas gerações.
Link de acesso: http://tesourosemaldicoes.com.br/
 

Concerto Incurso Ao Vivo, da banda Entrevero Instrumental
Neste concerto, a banda apresenta as composições do disco Incurso, gravado durante uma residência artística em Portugal, trazendo a música instrumental brasileira com sotaque sulista e grande influência da música de vanguarda. A apresentação foi realizada no dia 27 de agosto de 2021 no Arthousebc, em Balneário Camboriú.
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=7MgRddG9htY
Classificação indicativa: Livre

Livro “A origem da vida”, de Fritz Plaumann
Disponível em:
https://cemac.coop.br/wp-content/uploads/2024/02/Livro-A-Origem-da-vida_2_edicao.pdf 

Artes de pesca: saberes e fazeres dos pescadores tradicionais da Costeira do Pirajubaé
O projeto tem como objetivo mapear os saberes e fazeres dos pescadores artesanais tradicionais beneficiários da Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé, tendo como metodologia a história oral.
Link de acesso: https://artesdepescaresex.wordpress.com/

Podcast Serão na Roça
Depois de edições presenciais no interior de Chapecó e apresentações online, o projeto Serão na Roça vira podcast, estimulando a aproximação das histórias com a comunidade. Idealizado pela Cia Contacausos, o projeto tem como objetivo preservar e divulgar histórias que compõem a cultura popular. Estão disponíveis quatro episódios que trazem a pesquisa em oralidades de quatro companhias de teatro, de diferentes regiões do Estado: Cia Contacausos, de Chapecó, La Luna Cia de Teatro, de Canelinha, Cia Matakiterani, de Lages e Dona Bilica de Florianópolis.
Link de acesso: https://open.spotify.com/show/058BX0oAHSoDmU6ePHohuj
Classificação indicativa: Livre

 

Memória Rendeira - Acervo de entrevistas com rendeiras na internet
Registrado na Freguesia do Ribeirão da Ilha no ano de 2011, durante uma oficina audiovisual, o conteúdo deste encontro pode agora ser acessado na íntegra, facilitando o trabalho de pesquisadoras e comunidade interessada na cultura, trabalho, oralidade, histórias de vida e cotidiano na capital catarinense. Na página é possível ver e baixar textos, fotografias e vídeos de 15 entrevistas realizadas por Tati Costa, Daniel Choma e colaboradores entre os anos de 2011 e 2018 junto a mulheres rendeiras (e cantadeiras), em sua maioria nascidas no sul da Ilha de Santa Catarina. As ações viabilizaram o tratamento documental, produção e difusão cultural deste material que soma mais de 40 horas de conteúdo. A maior parte estava inédita para o público até então, e se encontrava sob salvaguarda do Instituto Câmara Clara. Realizou-se também a edição audiovisual das entrevistas, resultando em uma web série documental com quinze vídeos de aproximadamente 18 minutos, um sobre cada rendeira, para livre circulação na Internet. Enquanto a renda é feita, elas tecem comentários sobre a arte de fazer renda de bilro, as técnicas, pontos, tramas e instrumentos de trabalho – almofada, bilros, agulha, linhas, alfinetes etc. Lembranças da infância e adolescência também são ponteadas, revelando versos de ratoeira, brincadeiras, festas e cotidianos.
Link de acesso: www.camaraclara.org.br/memoriarendeira

 

2

>>

Cineclube Catarina Fantástica

O Cineclube exibe no dia 24 de junho, às 19h, no Largo da Antonieta - Bugio Centro, em Florianópolis, o filme "Retratos Fantasmas", do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, recentemente premiado no Festival de Cannes pelo filme "O Agente Secreto". O documentário "Retratos Fantamas", produção anterior do diretor, foi representado no Brasil para corrida do Oscar. O filme é um documentário híbrido com o gênero de ficção fantástica.

Para o debate o tema escolhido foi "O desaparecimento dos cinemas de rua e das políticas culturais em Florianópolis", com a presença confirmada do jornalista cultural Marquinhos Espíndola.

Curadoria, produção e direção artística de Pedro MC e cooperativa Cris Villar.

Entrada gratuita.
Classificação Indicativa: 12 anos



Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul - FALA São Chico 2025

A 4ª edição do Festival, que será realizada de 25 a 28 de junho, além de exibir 29 filmes nas novas sessões de cinema, prêmio até cinco obras com o Troféu Panvision de Melhor Filme e mais de 30 mil reais em serviços e formação, concedidos por empresas especializadas em parceiros audiovisuais da Associação Cultural Panvision.

Todas as três mostras competitivas do Festival — Mostra Curtas Catarinenses e Latinos, Mostra Infantojuvenil e Mostra Projeto Rally Panvision — serão assistidas pelo Júri Oficial, formado por cinco nomes de destaque nas áreas de audiovisual e jornalismo, além de uma autoridade da cidade de São Francisco do Sul. O Time de Jurados elege o Melhor Filme em cada exibição, que além do Troféu Panvision, recebe o prêmio apoiador.

Na Mostra Curtas Catarinenses e Latinos , o vencedor pelo Júri Oficial leva R$ 3.000,00 em serviços de tradução, legendas e processamento, pela Media Mundus; codificar DCP de uma curta-metragem pela LinkDigital; duas diárias de Correção de Cor, pelo DOT; R$ 8.000,00 em contratação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria, pela NAYMOVIE; e R$ 5.000,00 em serviços de pós-produção de imagem, pela Mistika.

Já na Mostra Infantojuvenil , o Melhor Filme escolhido pelos jurados tem como prêmio apoiado R$ 5.000,00 em serviços de pós-produção de imagem pela Mistika; duas diárias de Correção de Cor, pelo DOT; e R$ 6.000,00 em contratação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria, pela NAYMOVIE.

A 4ª edição do Festival será realizada no Centro Histórico de São Francisco do Sul, com as exibições dos filmes sendo no Cine Teatro X de Novembro. A programação começa no dia 25 e vai até 28 de junho. Os detalhes podem ser acessados em www.falasaochico.com.br e nas redes sociais @falasaochico.

Portal do projeto Santa Catarina de Film Commission
Resumo: O Portal do projeto Santa Catarina de Film Commission, neste primeiro momento em fase de alimentação de dados, está disponível aos responsáveis por setores públicos e ou privados ligados ao turismo e à produção audiovisual, para que nele possam disponibilizar informações sobre possíveis locações com potencial e disponíveis como cenário para produções cinematográficas; assim como lista de fornecedores, parceiros e profissionais.
Link de acesso: www.scfilmcommission.com
Classificação indicativa: Livre


Produção de Curta-metragem: C
açadores de Lendas
Sinopse: Lucas, seu melhor amigo Guto e sua prima Iara, resolvem explorar o sótão de sua avó, dentre os vários objetos exóticos eles encontram um misterioso jarro e acabam libertando os monstros aprisionados no seu interior. Acompanhados da vovó Yolanda e sua Kombi velha, eles partem em busca dos monstros em uma floresta para aprisioná-los novamente no jarro. Caçadores de lendas é um curta metragem financiado pelo prêmio Catarinense de Cinema de 2019.
Link para o filme disponibilizado de forma online: https://www.youtube.com/watch?v=rmC7gs2HEqA

Imagens calendário editais e pic

 >>

:: Acesse neste link a agenda completa do Edital Circuito Catarinense de Cultura - PNAB 2024

Projeto Imigração Italiana: Oficinas de Arte, História e Cultura Regional.

 O objetivo é valorizar a história dos imigrantes italianos e fortalecer a cultura regional entre as crianças. As oficinas combinarão contação de histórias, artes visuais e conhecimento histórico, apresentando de forma lúdica e educativa a memória da imigração italiana no Sul do Brasil. O projeto é contemplado pelo edital da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e integra as ações da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Cronograma:

Itá - SC
Escola Municipal Básica João Henrique Pille
Endereço: Linha Nova Santa Cruz, S/N, Interior
Data: 19/05/2025
Horário: das 8h às 11h

Ipumirim - SC
Núcleo Educacional Municipal Professor Claudino Locatelli
Endereço: Av. Assis Brasil, 346, Centro
Data: 22/05/2025
Horário: das 8h às 11h

Concórdia - SC
Escola Básica Municipal Frei Cipriano Chardon (Comunidade de Cachimbo, Interior)
Data: 26/05/2025
Horários: das 10h às 11h e das 13h às 14h

Projeto “Mulheres de Cinema – iniciações cinematográficas (online)”

Em 2025 o projeto “Mulheres de Cinema – iniciações cinematográficas (online)”, contemplado pelo PNAB SC 2024, oferecerá 10 oficinas virtuais, sendo 5 em cada semestre, apresentando 5 cineastas fundamentais para a construção da linguagem cinematográfica: Alice Guy, Lotte Reiniger, Maya Deren, Agnès Varda e Estela Renner. As oficinas serão virtuais, pelo Google Meet, com link enviado próximo à data, se dirigem às mulheres, a partir de 16 anos, com 30 vagas cada oficina, recebendo inscrições do público em geral, sujeitas à sorteio. A confirmação da vaga se dará por email e haverá emissão de certificado. 

Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

Confira a programação do semestre 2025:

Oficina 01 - 14/05/25 quarta-feira - 19h-21h
A madame tem desejos: o nascimento da ficção com Alice Guy
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfjHjTgZQxBDLEbUByP1YTk4p5bzca0Lk6lMdbIzX2RgaDvLA/viewform
 
Oficina 02 - 15/05/25 quinta-feira - 19h-21h
Animação de silhuetas: conhecendo a pioneira Lotte Reiniger
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScBkqAhBVDWoj98JEpR42sNjzGoOLsXFbPSuFTxEprleo9qZg/viewform
 
Oficina 03 - 05/06/25 quinta-feira - 19h-21h
O uso criativo da realidade: a montagem no cinema de Maya Deren
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfVX3_oGJj9PW56-uWefAaUG0f3GGuF3Pidy1H7bhTiG8IzHg/viewform
 
Oficina 04 - 03/07/25 quinta-feira - 19h-21h
O limiar entre ficção e documentário: o cinema de Agnès Varda
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf24wPnsffyFrQswt8wfaB3YHnpYWiYgzDkeN4y-onBnZ17Dg/viewform
 
Oficina 05 - 10/07/25 quinta-feira - 19h-21h
Documentário brasileiro voltado à infância: conhecendo Estela Renner
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdP_BXbirTJIUE2Ffm6Xbd6ehtCTM3OqG6cSu6bB_dJ5ztl6A/viewform
 

Encontro Catarinense de Iluminação “Bastidores da Cena” 

Nos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2025, Jaraguá do Sul será palco do Encontro Catarinense de Iluminação “Bastidores da Cena”. Um espaço dedicado ao debate e à troca de experiências sobre o papel dos profissionais das artes cênicas que atuam atrás da cena. Com participação gratuita, o Encontro convida iluminadores, designers de som, técnicos, montadores, diretores, cenógrafos, estudantes e demais interessados para discutir as perspectivas, os desafios e as tecnologias que moldam o futuro da cena teatral. Os debatedores Beto Bruel, Nadia Luciani, Luiz Nobre, Jair Moraes Lacerda, Iraci Seefeldt e Jaqueline de Moura conduzirão os painéis e debates, com mediação de Gilberto Amaro. As atividades acontecerão nos períodos vespertino e noturno, promovendo um ambiente de discussão e troca de experiências.

Chamada para apresentação de painéis: Além da programação com os debatores acima, no dia 26 de agosto, às 19h, a programação abre espaço para a apresentação de painéis selecionados de outros profissionais e estudantes residentes em Santa Catarina. Serão escolhidos 03 painéis de até 30 minutos cada.

Prazos importantes:

Esta proposta é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

Projeto Travessias literárias

No próximo dia 5 de junho, a partir das 19h, o Auditório da Biblioteca da FURB (Campus 1, Rua Antônio da Veiga, 140, Itoupava Seca, 89030, Blumenau, SC) recebe um trio de escritores/as catarinenses para debater processos e linguagens. O acesso é livre e gratuito. “Travessias literárias” é um projeto contemplado pelo Circuito Catarinense de Cultura PNAB SC-2024 e uma realização do Governo do Estado de Santa, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

Travessias literárias é um projeto de difusão e circulação que leva escritores/as de Santa Catarina para circular e debater com o público. São quatro debates, um por bimestre (de abril a novembro), com acesso livre e linguagem acessível, em quatro cidades diferentes. Os encontros começam pela pergunta: Qual sua travessia? Depois de cada um responder essa questão, fazem perguntas entre si, sobre seus livros e trajetórias, e tudo culmina em uma troca com a plateia.  “Não é à toa que a palavra travessia aparece vinte vezes no clássico Grande Sertão: Veredas e que também seja a última do livro. Travessia. Essa é a outra forma que Guimarães Rosa encontrou de nos ensinar a dizer a palavra vida” diz o coordenador do projeto, João Luís Chiodini, da Design Cinema & Literatura, que continua: “Escolhemos esses autores pela bibliodiversidade: Guilherme Karsten é ilustrador e o grande nome da literatura para as infâncias, Carlos Henrique Schroeder escreve livros que dialogam com a fotografia, o teatro,  e é roteirista de cinema, e a Patrícia Galelli se tenciona entre a literatura adulta e para as infâncias e é uma pesquisadora das artes visuais”.

Rede social do projeto: instagram.com/travessiasliterarias2025 

Autores/as:

Carlos Henrique Schroeder escreveu os livros “As certezas e as palavras” (Prêmio Clarice Lispector, da Biblioteca Nacional), “As fantasias eletivas” (indicado nos vestibulares UFSC/UDESC/ACAFE e prêmio de romance do ano pela Academia Catarinense de Letras),“História da Chuva” (Bolsa Petrobras Cultural) e “Aranhas” (prêmio de livro de contos do ano pela Academia Catarinense de Letras). Schroeder já falou sobre seus livros na França (Sorbonne),México (FIL Guadalajara) e Espanha (Casa Catalunya), e já deu oficinas de criação em cinco estados brasileiros. É roteirista do longa-metragem “A primeira música” (estreia em 2026) e dos curtas “O que resta” (Prêmio Catarinense de Cinema 2021) e "Anônima (Prêmio de Público do FAM, 2022).

Guilherme Karsten é escritor e ilustrador de livros infantis que já ilustrou mais de 30 livros de autores brasileiros e internacionais. “Carona” foi seu primeiro livro como autor e ilustrador, e ganhou menção honrosa no Serpa International Picture Book Prize 2017 (Planeta Tangerina, Portugal). A obra de Guilherme é publicada em mais de 15 idiomas e seus livros ganharam reconhecimento mundial com prêmios como a Placa de Ouro da Bienal de Ilustrações de Bratislava (Eslováquia) em 2019, o Golden Pinwheel Grand Award (China) em 2019 e o Prêmio Jabuti de “Melhor Livro Ilustrado” (Brasil) em 2021. “Cabo de guerra” (Santillana), com Ilan Brenman,  venceu o prêmio Jabuti 2024 em duas categorias: melhor ilustração e melhor livro infantil. Tem dois cursos na Domestika, a rede mundial de cursos.

Patrícia Galelli é Mestre em Processos Artísticos Contemporâneos pela Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), pesquisa procedimentos de escrita que abordam a desescrita, o apagamento e o inconcluso, por meio de experimentações de listas, manuscritos, desenhos, escritas inventadas e literatura.  Publicou os livros “Carne falsa” (Editora da Casa, 2013), “Cabeça de José” (Editora Nave, 2014) – Prêmio Elisabete Anderle 2013, “Um bicho que” (miríade edições, 2015/2016), o infantil “Gato-átomo” (Editora Nave/Selo Nave-nina, 2020) e a plaquete em tipografia “Cena de vigília” (Papel do mato, 2020). Participou da coleção “Formas Breves” (2014), da e-galáxia, com o conto “Gávea”. Coordena a Cosmo Escritas e Culturas, que oferece experiências em mediação de leitura, encontros literários, experimentações artísticas e projetos culturais em Literatura e Artes Visuais.

 


4

>>

 

Encontros Mercado Audiovisual e Pesquisa Acadêmica

A proposta dos encontros Mercado Audiovisual e Pesquisa Acadêmica é conversar sobre as possibilidades que a produção de artigos acadêmicos apresenta para impulsionarmos as pesquisas sobre o setor audiovisual brasileiro. Os eventos foram viabilizados no contexto da pesquisa "A aplicação da Lei Paulo Gustavo pelos entes federativos: uma análise exploratória de dados", contemplada no Edital D+ com recursos da Lei Paulo Gustavo, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura.

Cronograma:
Escrita Acadêmica e Setor Audiovisual: 05/06, quinta, 17h-19h
As cotas na LPG: um percurso de pesquisa, 11/06, quarta, 17h-19h
A distribuição de recursos na LPG: algumas questões, 12/06, 17h-19h

Para participar dos encontros, faça sua inscrição pelo link: https://shre.ink/eMLg Haverá emissão de certificado para participantes dos três encontros - lembre-se de assinar a lista de presença. Evento com acessibilidade em Libras.


Projeto Palhaçaria Científica: Mulheres Na Ciência

O projeto Palhaçaria Científica: Mulheres Na Ciência, idealizado pela atriz Márcia Gonzaga (Palhaça Cachaça) acaba de lançar os últimos capítulos da série de quatro episódios de criação de espetáculo em vídeo pelo canal www.youtube.com/@PalhacaCachaca A série é um experimento artístico que dialoga a palhaçaria e a ciência na figura de uma mulher. De forma sutil e humorada, se levantam questões sobre os espaços ocupados pela mulher na sociedade, na comicidade e na ciência.

FICHA TÉCNICA DO PROJETO
Palhaça e produtora executiva: Márcia Gonzaga
Orientação e direção artística: Ana Acácia
Fotografia e vídeo: Ruth Rodrigues
Audiodescritora: Mara Rubian Matteussi Garcia Kortelt
Divulgação cultural/AI: Nane Pereira Comunicação e Arte.

Projeto Recortes Criativos em Composição de Música Popular

Está disponível para visualização o vídeo oficial do Projeto Recortes Criativos em Composição de Música Popular, Experimentação Artística contemplada na área da música no Edital da Lei Paulo Gustavo Demais Áreas 2023 pela Fundação Catarinense de Cultura, executado pelo Ateliê Rio do Poeta - Garopaba. Estrelado pelo artista Txaka Amaral, o vídeo traz acessibilidade em interpretação de linguagem de sinais e videodescrição, demonstrando a experimentação realizada integrando linguagens de literatura, música e artes visuais com base no Método da Tesoura, que tem origem nos Movimentos Surrealista e Dadaista. Na experimentação são sorteados recortes de trechos de frases formando a letra e elementos de notação musical formando uma nova canção em cada oficina realizada com diferentes públicos no primeiro semestre de 2024, em uma adaptação criada pelo artista especialmente para o edital.
Link do vídeo do projeto: https://youtu.be/CoJElFDH2aA
Classificação indicativa: Livre