FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) disponibiliza em seu site um novo espaço para divulgação de eventos promovidos em Santa Catarina com recursos provenientes dos editais da área cultural realizados pelo Governo do Estado. Também estão aqui eventos viabilizados pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC). Para participar do Calendário de Eventos, basta enviar e-mail com as informações básicas e o cronograma do projeto para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

* ATENÇÃO: Os eventos estão sujeitos a alterações sem aviso prévio e a critério dos artistas/produtores envolvidos. A Fundação Catarinense de Cultura não se responsabiliza por informações incorretas enviadas pelos participantes.

 

Projeto Artes do Palco

Em julho, durante a celebração da quinta edição do projeto Artes do Palco, a Primeira Bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo, cumprirá agenda em Santa Catarina. No início do ano, mais de 500 bailarinos e bailarinas de diferentes partes do país e até do exterior encaminharam seus vídeos de aulas para análise da comissão de avaliação para participarem das masterclasses com Ana Botafogo, totalmente gratuitas. Desses, 80 foram classificados e farão parte da edição de 2024. "O sucesso de inscritos mostra a procura por projetos de dança e confirma a importância que os editais de arte e cultura têm para o estado”, afirma Darling Quadros, idealizador do projeto. O curso, que acontecerá de 15 a 20 de julho, no Teatro Harmonia Lyra, de Joinville, certamente atrairá os olhares também de diretores, coreógrafos e profissionais que ficam atentos aos novos talentos que participam da iniciativa.

O Projeto Artes do Palco é realizado através do PIC - Programa de Incentivo à Cultura da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina. Desde 2016, o projeto tem a proposta de formação e aperfeiçoamento de jovens estudantes por meio da dança, em especial o balé clássico. Ao longo desses anos, foram oferecidas aulas, oficinas, seminários, palestras, colocando o projeto catarinense como um dos mais bem realizados no país. Cecilia Kerche (2017), Aurea Hammerli (2018) e Paloma Herrera (2022) já deixaram suas contribuições nas edições anteriores. Para celebrar a quinta edição, Ana Botafogo volta a Joinville para aulas, sessão de autógrafos e uma palestra aberta ao público.

O que? Projeto Artes do Palco com Ana Botafogo

Quando?

Dias 16, 17, 18 e 19 de julho

Horário: das 13:30 às 17:30

Sessão de autógrafos com Ana Botafogo

Dia 19 de julho às 18h

Palestra "Vida de Bailarina" com Ana Botafogo

Dia 20 de julho às 15h

Onde? Teatro Harmonia Lyra

Quanto? Gratuito

Informações: www.sympla.com.br/evento/projeto-artes-do-palco-com-ana-botafogo/2253215

CENA_DOC Residência Artística e Incubadora de Projetos – 2ª edição

Com o objetivo de promover uma imersão formativa em criação e produção em artes da cena, a companhia Cia La Vaca, de Florianópolis, abre em 4 de julho de 2024, as inscrições gratuitas para o CENA_DOC Residência Artística e Incubadora de Projetos – 2ª edição. As inscrições podem ser feitas até 31 de julho no site cenadoc.com.

Assim como na primeira edição do projeto, realizada em 2023, 10 propostas de artistas de Santa Catarina, que utilizam procedimentos documentais em suas concepções, serão selecionadas para uma imersão formativa de cinco dias, com carga horária de 40h, com artistas da La Vaca, em Florianópolis.

O resultado será divulgado em 5 de agosto de 2024. Todas as pessoas selecionadas receberão uma bolsa, a título de ajuda de custo para participar dos encontros presenciais marcados para os dias 19 a 23 de agosto, no Teatro da Ubro e na Casa da Memória, no Centro de Florianópolis.

A proposta foi selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Mais informações: http://cenadoc.com/

Desterro Autoral

Um coletivo de ações que promoverá, ao longo dos próximos meses, o encontro entre a população de Florianópolis a rica produção musical catarinense. Artistas e bandas da cidade estarão em circulação seja nas ruas, teatros, palcos e rodas de conversas. 

Programação Desterro Autoral

Agosto - Giro Desterro Autoral I, com Grillo e os Mosquitos, Apocalypse Cùier, MC Versa e Groove Hunters (Data será anunciada em breve)
3 de agosto — Encontro Desterro Autoral II, com Alessio (Horário a confirmar) 11 de agosto — Desterro Autoral na Rua III com Skrotes
15 de agosto — Encontro Desterro Autoral III, com MC Versa
6 de setembro — Desterro Autoral na Rua IV com Exclusive os Cabides

Grupo Modão Sertanejo

Domingo dia 21 de julho 2024 a Caravana Musical do grupo Modão Sertanejo, “O Projeto Boa Música pelas Cidades Continua. A apresentação acontece na Praça Nicolau Kretzer, no centro de Angelina-SC a partir das 13h, e tem entrada gratuita. O show, que terá duas horas e meia de duração, contará com repertório formado por músicas autorais e regionais. Este projeto tem como finalidade levar cultura e boa música às cidades catarinenses em praça pública. A caravana já realizou shows gratuitos em cinco municípios no ano de 2023.

Sempre Amor, a Ilha em Bossa

A cantora e compositora catarinense Carolina Brum lança seu primeiro álbum autoral na temporada de shows “Sempre Amor, a Ilha em Bossa”, a partir do dia 9 de junho. O álbum "Sempre Amor" traz sete canções que dialogam com a trajetória pessoal e profissional da artista e com sua paixão pela música brasileira - em especial pela bossa nova. O EP estará disponível nas plataformas digitais no dia 27 de julho, data do último show da temporada.

O projeto "Sempre Amor, a Ilha em Bossa" foi selecionado pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Todos os shows terão ações de acessibilidade: tradução em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e/ou audiodescrição.

PROGRAMAÇÃO:

27/07 - 20h30 - São José
Show Sempre Amor- Lançamento EP Sempre Amor com Carolina Brum, Rafael Calegari ( baixo), Gustavo Lopes ( violão), Rafael Tomazoni ( piano), Richard Montano(bateria),
Alexandre Damaria (percussão) e participação especial: Neco e Lui Barbosa
*acessível em LIBRAS e audiodescrição
Teatro Adolpho Mello, rua Padre Macário, 10 - Centro
Gratuito, ingressos devem ser retirados no sympla a partir do dia 10.07

Projeto PraticArte

A Associação dos Amigos da Música (AMIMU), por intermédio do Prêmio Elisabete Anderle  de Estímulo à Cultura – Edição 2023, realiza o Projeto PraticArte e está está concluindo suas atividades em Caçador/SC com apresentações musicais. O PraticArte é uma iniciativa de relevância cultural e social para a comunidade de Caçador que proporcionou oportunidades de formação musical para todos, independentemente de sua  condição financeira. A apresentação de encerramento será realizada no dia 13 deste mês (sábado), às 17h, na sala  Verdi da AMIMU que fica na rua Conselheiro Mafra, 445, Centro. Outras duas apresentações sociais  serão realizadas, sendo uma na Casa Lar São José, voltada ao público de idosos residentes no espaço,  que será na terça-feira (09), às 11h, e a segunda apresentação será na Escola Wanda Krieger Gomes,  situada no bairro Martello, em Caçador, na sexta-feira (12) às 20h30. Ambas com entrada franca e acessíveis. 

ficina Literária a partir dos Sonhos acontece na cidade de Florianópolis, na Casa das Máquinas nos dias 19 e 20 de Julho.

Oficina Literária Sonhar Social

Durante os encontros, serão abordados os principais símbolos oníricos dos participantes, entendidos e ampliados a partir da psicologia analítica/junguiana e exercícios práticos para construções literárias a partir deste material. A técnica utilizada na oficina, será o Social Dreaming (o Sonhar Social, de Gordon Lawrence). Este método, por meio da associação livre (técnica criada por C.G.Jung), favorece expandir o significado e o conteúdo de um sonho relatado no interior de uma matriz grupal, aliado ao Dream--telling (Contar o Sonho). Ao final das oficinas, um livro inédito será publicado, contendo o resultado do material poético produzido nas oficinas, somados a um arcabouço histórico sobre obras literárias feitas a partir da matéria dos sonhos, de modo a ser uma leitura de consulta, estímulo e compreensão desta potente matéria prima. Projeto Cultural realizado com recursos do Governo de Santa Catarina pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) através do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2023.

 SERVIÇO:

 Oficina Florianópolis (com acessibilidade em Libras)

Datas: 19 e 20 de Julho

Horários: Sexta das 18:00hs às 22:00hs e Sábado das 09:00hs às 13:00hs

Local: Casa das Máquinas

Vagas limitadas. Informações no site: www.sandracoelho.com.br/oficinas

EU, UMA OUTRA

É um projeto de experimentação e criação artística, com proposta de linha performativa e contemporânea, que investiga e discute a figura da mulher, em suas complexas relações de identidade e alteridade. O projeto da artista Ana Paula Beling (Avessa Produções) reúne um coletivo de mulheridades, em nome de um feminismo que contemple a diversidade do “ser/tornar-se mulher”, tendo em sua equipe mulheres brancas, negras, transgênero, cisgênero, lésbicas, heterossexuais, PCD, mães, não-mães e madrastas. Sendo dividido em duas fases (I e II) e composto por quatro diferentes experimentos cênicos, o trabalho estabelece seu primeiro contato com o público com o Experimento Cênico nº 1: Eu, criança, sob a provocação criativa da artista da dança, Lídia Abreu.

Data: 20 de julho/2024
Horário: 20h
Local: Casa da Cultura Dide Brandão
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita – Ingressos limitados e distribuídos 1h antes, no local
Projeto EU, UMA OUTRA – Experimentação Artística I – Proposta selecionada pelo Edital
Lei Paulo Gustavo LPG D+ SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei
Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC)
e do Governo do Estado de Santa Catarina.

Exposição Povos Indígenas: registros dos povos Xoklengs em Orleans e região sul catarinense
Visitação: de 13/06 a 12/08/2024. Das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30, de terça a sexta. Aos sábados, domingos e feriados, sem fechar ao meio dia, das 9h às 17h30.
Local: primeiro piso da Casa de Pedra do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel - Orleans
A exposição “Povos Indígenas: registros dos povos Xoklengs em Orleans e região sul catarinense” apresenta uma exposição sobre o povo Xokleng, que foi dizimado com o processo de colonização no território de Orleans e região sul catarinense, utilizando de parte do acervo documental, etnográfico e arqueológico existente no Museu.

A exposição é resultado do projeto contemplado pela Fundação Educacional Barriga Verde (Febave), por meio de sua mantida, o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, e desenvolvida pelos seus colaboradores. A proposta foi selecionada pelo Edital da Lei Paulo Gustavo (LPG) D+ SC/2023, está sendo executada com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Oficina Literária Poéticas Oníricas do Sonhar Social - mas afinal o que sonham os catarinenses?

A artista e psicóloga Sandra Coelho realiza a “Oficina Literária Poéticas Oníricas do Sonhar Social - mas afinal o que sonham os catarinenses?”, de forma gratuita. A oficina em cada cidade tem carga horária total de 12hs, sendo de 8h presencial e 4hs online. Será realizada em Itajaí (dias 04 e 11 de maio), Canelinha (01 e 02 de junho), Içara (21 e 22 de junho), Jaraguá do Sul (14 e 15 de junho) e Florianópolis (19 e 20 de julho). O projeto objetiva proporcionar uma imersão aos conteúdos individuais dos sonhos dos participantes e sua poesia particular e inédita. Aberta ao público a partir de 16 anos, as vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever através do link: https://sandracoelho.com.br/
 
Durante os encontros, serão abordados os principais símbolos oníricos dos participantes, entendidos e ampliados a partir da psicologia analítica/junguiana e exercícios práticos para construções literárias a partir deste material. A técnica utilizada na oficina, será o Social Dreaming (o Sonhar Social, de Gordon Lawrence). Este método, por meio da associação livre (técnica criada por C.G.Jung), favorece expandir o significado e o conteúdo de um sonho relatado no interior de uma matriz grupal, aliado ao Dream--telling (Contar o Sonho). Ao final das oficinas, um livro inédito será publicado, contendo o resultado do material poético produzido nas oficinas, somados a um arcabouço histórico sobre obras literárias feitas a partir da matéria dos sonhos, de modo a ser uma leitura de consulta, estímulo e compreensão desta potente matéria prima.

Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023.

Apresentação performática e táctil do projeto Bonecos Gigantes
Data: 31/07/2024, às 9h30
Local: Associação de Cegos do Vale do Itajaí - ACEVALI (R. Londrina, 30, Velha, Blumenau/SC)
Evento gratuito, voltado para pessoas da instituição e ao público interessado.

Blumenau recebe a primeira apresentação oficial do projeto Bonecos Gigantes Performances, com mostra e ação de quatro personagens, de até três metros e meio de altura, produzidos e apresentados pela Cia Macadame. Segundo a artista e produtora cultural da Cia, Priscila Gilinski, os bonecos gigantes foram produzidos com a intenção de impressionar as crianças e colorir ainda mais os espaços em Blumenau e região, com performances em eventos e feiras da cidade e no Vale do Itajaí.

O Projeto Bonecos Gigantes e Performances é selecionado pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 - executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.