FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Confira o programa Miscuta desta segunda, 23 de dezembro, com mais informações sobre agenda da semana nos espaços administrados pela FCC e trilha sonora que faz uma retrospectiva de 2024.

Entre os dias 9 de dezembro de 2024 e 28 de fevereiro de 2025, a Biblioteca Pública de Santa Catarina suspenderá temporariamente o recebimento de doações de livros e outros materiais. A ação ocorre sempre no início de cada ano e visa à readequação do acervo.

A Biblioteca Pública está localizada na rua Tenente Silveira, nº 343, no Centro de Florianópolis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3665-6422.

No fim de ano e início de 2025, os espaços culturais administrados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) estão com diversas exposições, com diferentes linguagens artísticas e temas, abertas à visitação gratuita de moradores e turistas que visitarem Florianópolis. Os horários de visitação sofrem alterações entre os dias 23/12/2024 e 05/01/2025 (confira aqui), e voltam ao normal a partir de 06/01/2025. Confira mais detalhes sobre cada uma delas e planeje sua visita:

Exposição: Cenas do Cotidiano

Visitação: até 14/01/2025. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Espaço Oficinas - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita
Mais informações: https://cultura.sc.gov.br/programacao/3026-exposicao-cenas-do-cotidiano
Sobre: A exposição apresenta "temas da vida diária, com interpretações visuais que capturam a simplicidade e a complexidade dos pequenos momentos". A mostra é o resultado do trabalho realizado pelos alunos da Oficina de Gravura do CIC, ministrada pelo Professor Bebeto, que também é o curador da exposição.

Exposição: Todo momento de achar é um perder-se a si próprio

Visitação: até 02/02/2025. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita
Mais informações: https://cultura.sc.gov.br/programacao/3023-exposicao-todo-momento-de-achar-e-um-perder-se-a-si-proprio-da-artista-ruchita
Sobre: A artista Ruchita, com curadoria de Kamilla Nunes, se inspira na emblemática frase do livro "A paixão segundo G.H.", de Clarice Lispector, para convidar o público a uma experiência imersiva que transita entre a introspecção e o coletivo. A mostra reúne obras produzidas entre 2018 e 2024, que exploram linguagens diversas como videoarte, instalação, fotografia e performance. Em cada trabalho, a artista entrelaça tempos, espaços e materialidades, criando vazios que paradoxalmente se revelam plenos de significado. As questões abordadas – a memória, o esquecimento, a fragilidade e a ressonância – dialogam com as inquietações filosóficas presentes na narrativa espiralada e sensorial de Clarice.

Exposição: Sujeitos Materiais - Arte em Madeira

Visitação: até 02/01/2025. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Sala Lindolf Bell 1 – No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita
Mais informações: https://cultura.sc.gov.br/programacao/2979-exposicao-sujeitos-materiais-arte-em-madeira
Sobre: Com trabahos de Marcelo Baptista e Walney Barbi, a mostra apresenta obras em madeira, nas quais os artistas expressam seu amor pela vida, religando cultura e natureza. Cada um, do seu jeito, celebra o poder de transformar o mundo através da criação de "sujeitos materiais" feitos com restos de árvores coletados entre os que se encontram na terra e os que vêm do mar.

Exposição: Rendas de Léfkara

Visitação: até 02/01/2025. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Sala Lindolf Bell 2 – No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita
Mais informações: https://cultura.sc.gov.br/programacao/3002-exposicao-rendas-de-lefkara
Sobre: Esta exposição oferece uma oportunidade única de conhecer essa tradição cipriota que foi inscrita na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Com técnicas artesanais transmitidas por gerações, as rendas refletem a criatividade, o talento e a herança cultural do Chipre.

Exposição: Sou Catarina

Visitação: até 25/02/2025. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita
Mais informações: https://cultura.sc.gov.br/programacao/3011-exposicao-sou-catarina
Sobre: Por meio de peças inéditas criadas por artistas convidados, obras do acervo do MASC, poemas, livros, objetos sagrados e músicas, os visitantes terão a oportunidade de viajar pelo mundo de Catarina de Alexandria e aprender a história desta princesa egípcia, reconhecida por sua beleza, inteligência e coragem – uma jovem capaz de morrer por seus princípios e por sua fé.

Exposição: BPSC 170 Anos de História

Visitação: até 30/05/2024. De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
Local: Biblioteca Pública de Santa Catarina
Entrada gratuita
Mais informações: https://cultura.sc.gov.br/programacao/3028-exposicao-bpsc-170-anos-de-historia
Sobre: A exposição apresenta ao público uma linha do tempo que perpassa os principais momentos da rica história da Biblioteca Pública de Santa Catarina. Nos painéis é possível ver fotografias, documentos e notícias sobre fatos marcantes da história da mais antiga instituição cultural do estado. Também há livros recebidos, que fazem parte das primeiras doações à BPSC, e documentos históricos pertencentes ao fundo arquivístico do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (APESC).

Exposição: D. Pedro II - 200 anos

Visitação: até 15/03/2025. De terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; sábado, das 10h às 13h30.
Local: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Souza
Entrada gratuita
Mais informaçõeshttps://cultura.sc.gov.br/programacao/3029-exposicao-d-pedro-ii-200-anos
Sobre: O objetivo da exposição é despertar a consciência e fazer com que o visitante conheça um pouco mais sobre a trajetória do imperador Dom Pedo II, seja por meio de itens que buscam rememorar os principais momentos de seu reinado e também de sua vida. Conforme o curador da exposição, Roberto Michetti Moreira, a iniciativa marca a abertura das celebrações do bicentenário do nascimento de D. Pedro II, comemorado em 2025. A mostra conta com itens itens do acervo pessoal do curador que reúne documentos, gravuras, jornais, livros, curiosidades, memorabilias, entre outras peças. 

Exposição: Federalismo – A Revolução Que Abalou Santa Catarina

Visitação: até novembro de 2025. De terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; sábado, das 10h às 13h30.
Local: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Souza
Entrada gratuita
Mais informações:
 https://cultura.sc.gov.br/programacao/2983-exposicao-federalismo-a-revolucao-que-abalou-santa-catarina
Sobre: A exposição se utiliza de mapas, documento, fotos, maquetes, quadros a óleo, armas de época, entre outros materiais, para contar a história do fato ocorrido há 130 anos, que transformou Santa Catarina e tornou a então pacata cidade de Desterro capital da provisória República dos Estados Unidos do Brasil. O Palácio Cruz e Sousa, no qual o Museu está situado, fez parte deste momento histórico, quando era ainda Palácio do Governo, servindo de sede do governo provisório durante sete meses (de outubro de 1893 a abril de 1894). A curadoria é da museóloga Lúcia Valente, baseada na pesquisa histórica de Jeff Franco e Marli Cristina Scomazzon.

O ano de 2024 chega ao fim com um saldo positivo de realizações para a Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Ao longo dos últimos doze meses, a instituição realizou diversas ações de revitalização e preservação de espaços culturais, destacando-se a restauração do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) e a reforma do telhado do Centro Integrado de Cultura (CIC), culminando na tão aguardada reabertura do espaço expositivo do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC).

Além disso, a FCC foi responsável pela realização do Santa Catarina Canta - Festival Sertanejo, uma iniciativa inédita do Governo do Estado que percorreu todas as regiões, revelando talentos musicais. A FCC também lançou importantes editais com investimentos em diferentes áreas culturais. O órgão aperfeiçoou o Programa de Incentivo à Cultura (PIC), dando mais transparência, e ampliou os registros de preservação do patrimônio imaterial catarinense. Em paralelo, atuou na promoção de eventos como a Conferência Estadual de Cultura e o início das celebrações do Bicentenário da Imigração Alemã.

Obras nos espaços culturais

Em 2024, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) iniciou um trabalho de revitalização e reparos nas casas sob sua administração, abrangendo diversos aspectos das instalações físicas dos imóveis que abrigam os equipamentos culturais e estabelecendo as medidas prioritárias para a preservação destes bens. Destaque para a restauração do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC). Ao longo do ano, foi realizada a reforma elétrica completa do edifício histórico, com a troca de fiação e da estrutura, instalação de subestação externa; além da substituição das poltronas, pintura interna e externa, recuperação do pavimento de madeira, reforma do telhado, troca da vestimenta cênica (cortinas, passadeiras e carpete), modernização dos sistemas de som, de iluminação e de climatização, entre outras melhorias. O espaço será reaberto para receber espetáculos no início de 2025.

Além do TAC, o Centro Integrado de Cultura (CIC) também teve seu telhado reformado ao longo do ano, com investimento de R$ 1,2 milhão. No mês de novembro, iniciou-se ainda a revitalização da Sala de Cinema Gilberto Gerlach, onde será feita a troca dos revestimentos, o restauro das poltronas, a reforma do palco e o isolamento acústico, além da modernização da parte técnica (sonorização, projeção e iluminação), com investimento de R$ 500 mil. Também no CIC, destaque para a reabertura do espaço expositivo do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) com a mostra “Sou Catarina”, que segue aberta com visitação gratuita até fevereiro de 2025 contando, por meio da arte, a história da padroeira do estado: Catarina de Alexandria.

Recentemente, foi aberta a licitação para a obra de restauro do Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, num valor de R$ 10,9 milhões, oriundos do Governo do Estado de Santa Catarina (R$ 3 milhões) e do Governo Federal por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura - PRONAC (R$ 7,9 milhões). Por ser uma edificação histórica e possuir uma grande área, o projeto para restauro é complexo e envolve diversas etapas. Entre os principais serviços a serem executados, estão a restauração das alvenarias, das esquadrias e dos pisos e a reforma completa dos sistemas prediais (elétrico, hidráulico, de lógica e preventivo de combate a incêndio).

Para 2025, a FCC prevê, ainda, obras no Teatro Pedro Ivo, Casa da Literatura Catarinense e Biblioteca Pública de Santa Catarina. Além disso, está prevista uma reforma mais ampla do CIC e revitalização dos jardins.

Eventos 

Logo no início do ano, em janeiro, a FCC realizou a 4ª Conferência Estadual de Cultura, que reuniu mais de mil participantes de todas as regiões do estado no Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis, com o objetivo de debater políticas culturais com ampla participação popular, propor diretrizes para os Planos de Cultura e definir orientações prioritárias para a área.

Como parte das comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil (1824 - 2024), a FCC, por meio da Comissão do Programa de Comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã, vem promovendo  diversos eventos, como exposições e apresentações culturais. Também iniciou as tratativas para as comemorações de 150 anos da imigração italiana.

Ainda, como forma de salvaguardar e apresentar ao público uma passagem importante da história de nosso estado, o Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, passou a sediar em novembro a exposição de longa duração “Federalismo - A Revolução que abalou Santa Catarina". A mostra tem entrada gratuita e segue aberta à visitação até novembro de 2025 com mapas, documento, fotos, maquetes, quadros a óleo, armas de época, entre outros materiais. 

O Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) estabeleceu parcerias com a Secretaria de Estado do Planejamento e com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia para realização de mostras e outras atividades. Lançou a ação cultural Pontos do MIS-SC, uma proposta de regionalização que prevê parcerias com municípios para disponibilização de material audiovisual, oficinas e capacitações. A partir do preenchimento de formulário e envio de dados, os municípios recebem uma pontuação para serem um serem um Ponto do MIS-SC. Além disso, foi criada uma sala multimídia para ofertar um espaço para eventos, ensaios e apresentações.

O site da FCC teve crescimento expressivo: conforme o Google Analytics, foram 162 mil visualizações em 2023 e, em 2024, foram 280 mil visualizações, representando um crescimento de aproximadamente 75%.

Santa Catarina Canta -  Festival Sertanejo

Novidade no cenário musical, o Santa Catarina Canta -  Festival Sertanejo, surgiu com o objetivo de descobrir, impulsionar e dar oportunidades a novos talentos da música catarinense. Para a realização do evento, foram promovidas 21 etapas regionais e seis mesorregionais, nas quais foram selecionados cantores que participaram de uma grande final na capital, com show de Michel Teló e Camerata Florianópolis. No encerramento, que ocorreu no dia 10 de novembro na Avenida Beira-Mar, foram revelados 19 talentos catarinenses (13 adultos e 6 crianças), sendo três vencedores em cada uma das categorias (Geral e Infantojuvenil), com premiação para 1º, 2º e 3º lugares. Cerca de 50 mil pessoas passaram pelo evento, entre inscritos, organização e plateia.

Editais

Ao longo de 2024 a FCC lançou as edições de 2024 do Prêmio Catarinense de Cinema e do Edital Elisabete Anderle. Cada um dos editais distribuirá R$ 8 milhões ao setor cultural, com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina. Além dos já tradicionais editais de fomento, após seis anos, a FCC voltou a abrir o concurso para aquisição de obras dos gêneros literatura, literatura infantojuvenil, biografia e história, publicadas em formato impresso ou digital, de autores catarinenses ou residentes há mais de dez anos em Santa Catarina, conhecido como Edital Cocali (Comissão Catarinense do Livro). Foram contemplados 20 vencedores, sendo 18 obras impressas e 2 obras digitais.

No âmbito da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), a FCC abriu inscrições para seis editais e um chamamento público, disponibilizando ao setor cultural aproximadamente R$ 44 milhões, distribuídos da seguinte forma: 
:: Edital Circuito Catarinense de Cultura - R$ 22.220.000,00
:: Prêmio Pontos de Cultura - R$ 4.950.000,00
:: Edital Conexão Cultural - R$ 900.000,00
:: Edital Expressões Culturais dos Povos Indígenas, Quilombolas e Tradicionais de Santa Catarina - R$ 3.150.000,00
:: Prêmio Mestres da Cultura Popular - R$ 1.050.000,00
:: Edital Revitaliza SC - R$ 9.600.000,00
:: Chamamento Público para seleção de Organização da Sociedade Civil para operacionalização da PNAB - até R$ 1.000.000,00

Ainda como oportunidade para o setor cultural, foi sancionada a lei que institui o Programa Cem Cópias Sem Custo, cujo objetivo é incentivar a produção literária e cultural no Estado a partir da publicação mínima de 100 exemplares de livros ou trabalhos acadêmicos sem custo para os autores. 

Programa de Incentivo à Cultura - PIC

O Programa de Incentivo à Cultura (PIC), que visa ao fomento de projetos culturais catarinenses por meio de renúncia fiscal do imposto de Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) teve, em 2024, o número recorde de 209 cartas de captação aprovadas.

Cumprindo com o dever de garantir a transparência dos dados relativos do PIC, a FCC foi uma das vencedoras do Selo Ouro do 1º Prêmio CGE-SC - Práticas Inovadoras. O órgão foi condecorado na categoria "Governo Aberto e Transparência", em cerimônia realizada em outubro em Florianópolis (SC).

Patrimônio Imaterial

A FCC desempenha um papel fundamental na preservação e valorização do patrimônio imaterial de Santa Catarina, sendo responsável pelo registro das manifestações culturais que compõem a identidade e a diversidade do nosso estado. Dessa forma, a FCC garante que saberes, festas, danças, culinária, músicas e outros elementos culturais, transmitidos por gerações, sejam reconhecidos oficialmente e protegidos. Esse trabalho contribui não apenas para o fortalecimento da memória cultural de Santa Catarina, mas também para a manutenção e o respeito às diversas manifestações que fazem parte da história e do cotidiano dos catarinenses.

No ano que se encerra, juntaram-se às outras seis manifestações já registradas como Patrimônio Imaterial do Estado, as dos saberes tradicionais associados aos engenhos de farinha de Santa Catarina e as práticas culturais associadas à produção tradicional do recheio alemão (São Pedro de Alcântara).

Número de visitantes das Casas administradas pela FCC (até o início de dezembro):

Teatro Ademir Rosa: 162.500

Museu da Imagem e do Som: 12.900

Museu Histórico de Santa Catarina: 48.300

Casa dos Açores - Museu Etnográfico: 9.800

Casa de Campo Governador Hercílio Luz: 7.200

Cinema do CIC (Sala Gilberto Gerlach) 13.500

Biblioteca Pública de Santa Catarina: 105.000

Biblioteca de Arte & Cultura: 2005

Galeria do Artesanato: 48.550

MASC: 3.700

Teatro Pedro Ivo: 1.250 (fechado desde março para obras)

** TAC, Museu do Mar e Casa da Literatura: fechados para restauro

 

 

Está aberto o período de solicitação de pautas para realização de espetáculos e eventos em 2025 no Teatro Ademir Rosa, localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC). A Comissão de Pauta do teatro analisará os pedidos e os solicitantes receberão retorno por e-mail com mais informações sobre datas e demais procedimentos.

:: ACESSE O FORMULÁRIO DE PAUTAS

As propostas serão avaliadas obedecendo critérios definidos no Regulamento para ocupação dos teatros administrados pela FCC (disponível na íntegra abaixo desta matéria), tais como: cumprimento das normas de apresentação da proposta e preenchimento correto do formulário; adequação do evento às características físicas e técnicas do teatro solicitado; qualificação técnica do proponente; mérito técnico, artístico e cultural da proposta; originalidade da concepção artística; quantidade de propostas previamente aprovadas neste ano para a mesma companhia/artista; e diversidade de linguagens.

É fundamental observar o regulamento para ocupação dos teatros que, além dos critérios, especifica ainda as etapas para a assinatura dos contratos de uso e as regras de uso do espaço cultural. As taxas de utilização dos teatros também foram atualizadas para o próximo ano e podem ser conferidas aqui.

Mais informações podem ser obtidas diretamente com a Comissão de Pautas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

::   Regulamento para ocupação dos teatros administrados pela FCC - Ano 2025

::  Portaria nº 165, de 24/10/2024 - taxas de utilização dos teatros administrados pela FCC