FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Nas tardes dos dias 28 de janeiro, 14 e 20 de fevereiro, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) recebeu as curadoras e algumas das artistas convidadas da exposição “Sou Catarina” para visitas guiadas e conversas com o público. Nestas três edições, que fazem parte do calendário de eventos da exposição em exibição no Museu, as curadoras guiaram o público pelo salão expositivo, explorando o tema e intercalando a conversa com as artistas presentes, que falaram sobre o processo criativo de suas obras presentes na mostra.

Os eventos contaram com a participação das curadoras da exposição, Luciane Garcez e Paula Gargioni, e das artistas visuais, Albertina Prates, Clara Fernandes, Cris Almeida, Elke Hülse, Giovana Nucci, Ilca Barcelos, Ingrid Thaler, Norma Bonilla, Osmarina e Paulo Villalva Patricia Di Loreto e Sara Ramos. Nestas ocasiões, as artistas tiveram a oportunidade de partilhar com o público a poética e a inspiração por trás dos trabalhos produzidos por elas, além de revelarem detalhes sobre as técnicas envolvidas na produção destas obras de arte inéditas.

Na próxima quarta (26), às 19h30, o MASC promoverá uma nova edição da visita com as curadoras de “Sou Catarina”. O evento é uma oportunidade para que o espectador mergulhe no universo da exposição por meio do olhar curatorial.

Sobre a exposição

A exposição "Sou Catarina" conta a história de Catarina de Alexandria, que dá nome ao estado, por meio de peças inéditas criadas por artistas convidados, obras do acervo do MASC, poemas, livros, objetos sagrados e músicas. Os visitantes têm a oportunidade de viajar pelo mundo de Catarina e aprender a história desta princesa egípcia, reconhecida por sua beleza, inteligência e coragem – uma jovem capaz de morrer por seus princípios e por sua fé.

A reabertura do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), no centro de Florianópolis, ocorrerá nos dias 14 e 15 de março. Para marcar a retomada, será apresentado o espetáculo de circulação nacional “Yentl em Concerto”, protagonizado pela atriz Alessandra Maestrini. No primeiro dia, o evento é restrito a convidados. Já no dia 15, o público poderá conferir a peça, mediante a retirada de ingressos gratuitos. Em breve, serão divulgados detalhes sobre a distribuição.

Além disso, para as semanas seguintes, está sendo montada uma programação especial até o fim de março, com a participação de grupos que tradicionalmente se apresentam no TAC. Alguns deles serão gratuitos, outros terão ingressos a preços populares. 

A obra

Esta foi a maior intervenção já realizada no TAC. Foram investidos aproximadamente R$ 5 milhões. "Estamos entregando um teatro moderno e que será referência para outros espaços culturais de Santa Catarina", comemora o governador Jorginho Mello.

Ao longo do último ano, o Teatro passou por reforma elétrica (troca de fiação e da estrutura, instalação de subestação externa); substituição das poltronas; pintura interna e externa; recuperação do pavimento de madeira; troca da vestimenta cênica (cortinas, passadeiras e carpete); modernização dos sistemas de som, de iluminação e de climatização; instalação de paineis de led; reforma do telhado; entre outras melhorias. "A reabertura do TAC representa a celebração do espaço físico renovado e, mais do que tudo, a valorização da cultura e da arte de Santa Catarina", completa a presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Maria Teresinha Debatin.

Além disso, os vitrais históricos do TAC foram restaurados, bem como lustres e outras peças antigas. "Em breve o TAC estará de aniversário e completará 150 anos. Nada mais justo do que revitalizá-lo neste momento", comenta a administradora do espaço, Carla Zonatto.

Sobre a peça de reabertura 

A peça "Yentl em Concerto" conta a história da jovem Yentl, que perde seu pai, Rebbe Mendel, que secretamente lhe ensinava o Talmud e a Torah, estudos proibidos às mulheres. A partir dessa situação, precisa descobrir até que ponto está disposta a abrir mão de sua identidade. Em "Yentl em Concerto", Alessandra Maestrini e João Carlos Coutinho traduzem para o formato voz e piano a magia do drama. Entre uma música e outra, a atriz interpreta todos os personagens e conta com humor, sensibilidade e questionamento, a história de Yentl em busca de um céu que abrigue suas asas.

A atriz Alessandra Maestrini assina roteiro, direção e produção do espetáculo, além de protagonizá-lo. Soprano absoluta, 4 oitavas de tessitura e crossover singer de alto naipe, ficou conhecida do grande público como comediante no papel da empregada Bozena, em "Toma Lá Dá Cá", de Miguel Falabella. Protagonizou a novela "Tempos Modernos" e as séries "Tempero Secreto", "As Canalhas", "Sexo e as Negas" e "Eu, a Vó e a Boi". Tem vasta e sólida carreira no teatro. No cinema, suas participações incluem indicações a prêmios no Brasil e a aclamação da crítica internacional como atriz ao protagonizar o curta "ATO", de Bárbara Paz, que integra, na categoria hors concours, a Seleção Especial do Festival de Cinema de Veneza 2021. Protagonizou os musicais "Les Misérables", "New York, New York", "Ópera do Malandro", "7 – O Musical" e "Rent". 

Sobre o Teatro Álvaro de Carvalho 

O Teatro Álvaro de Carvalho teve sua pedra fundamental lançada em 29 de julho de 1857, mas a inauguração oficial só ocorreu em 7 de setembro de 1875. Mesmo antes disso, entre 1871 e 1872, o Teatro já era utilizado e tinha o nome de Santa Isabel - em homenagem à Princesa Isabel. A partir de 1894, o prédio foi batizado com o nome de Álvaro de Carvalho, tenente e comandante da Marinha Brasileira, considerado o primeiro dramaturgo catarinense. Álvaro de Carvalho foi uma personalidade relevante do cenário cultural, falecendo aos 36 anos em Buenos Aires. É patrono da Cadeira nº1 da Academia Catarinense de Letras, criada em sua homenagem.

O TAC teve, ao longo do tempo, diversos usos. Em outubro de 1893, o prédio foi designado como quartel da Guarda Nacional, opositora ao governo provisório da nova República do Brasil. Mais tarde, com a retomada do poder pelo Exército, muitos presos políticos do General Moreira Cesar foram levados e detidos no prédio. 

O espaço foi, também, o lugar da primeira exibição de cinema em Florianópolis e, nos anos 1920 e 1930, o Teatro virou Cine Odeon e Royal.

Mágicos, ventríloquos, ilusionistas e telepatas também subiram ao palco do TAC em bailes oferecidos por governantes. Também ocorreram festas de aniversário e bailes de debutantes. Como houve tempos em que não havia cadeiras fixas, seu amplo salão era ideal para esses eventos. Reuniões políticas, leitura de manifestos, festivais beneficentes e até visitas de presidentes ocuparam o espaço.

Muito tempo se passou e, desde a década de 1970, o TAC é palco de espetáculos artísticos e culturais que celebram o melhor da produção catarinense. Atualmente, o espaço é administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), órgão do Governo do Estado. 

 

 

 

O Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Sousa, e a Galeria do Artesanato, na Casa da Alfândega, sofrerão alterações de funcionamento a partir desta sexta-feira (21) devido ao início dos festejos de Carnaval na região central de Florianópolis, onde estão localizados.

A Galeria do Artesanato, na Casa da Alfândega, estará fechada na sexta-feira (21), devido à passagem do bloco Berbigão do Boca, que abre o Carnaval ilhéu.

Já o Museu Histórico de Santa Catarina está com duas entradas abertas ao público até o dia 4 de março: para o Jardim pela rua Tenente Silveira; e para o prédio pela frente da Praça XV/Catedral. As demais entradas estão temporariamente fechadas devido aos tapumes colocados para o período do Carnaval. Os horários de visitação seguem os mesmos: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; sábados, das 10h às 13h30.

Estão abertas as inscrições para o primeiro Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran-SC), realizado a partir de uma parceria entre o Detran/SC e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Catarina, com o apoio institucional da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O Fetran tem o objetivo de ensinar e sensibilizar crianças e jovens sobre a importância da segurança no trânsito, por meio do teatro, para que os estudantes compreendam, de forma lúdica e reflexiva, o impacto de suas atitudes no trânsito.

As inscrições começaram nesta segunda, 17, e vão até o dia 17 de março no site detran.sc.gov.br.

Nesta primeira edição, podem se inscrever escolas públicas municipais e estaduais, escolas particulares e escolas de educação especial dos 22 municípios da Grande Florianópolis. A ideia é ampliar o festival para todo o estado a partir do ano que vem.

A Escolinha de Arte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) divulga a lista dos alunos contemplados para frequentar as aulas que ocorrerão no primeiro semestre de 2025 no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A Escolinha atende gratuitamente crianças de 5 a 12 anos com atividades de Teatro e Artes Visuais.

Os pais ou responsáveis dos alunos contemplados no sorteio deverão efetuar a matrícula na Escolinha de Arte nos dias 24 de fevereiro (segunda-feira), das 13h às 17h; ou no dia 25 de fevereiro (terça-feira), das 8h às 12h, apresentando fotocópia do documento da criança, certidão de nascimento ou carteira de identidade. Caso não compareça, perderá automaticamente a vaga.

Alunos não contemplados no sorteio ficaram na lista de espera e devem aguardar o contato da Escolinha de Arte. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira os contemplados:

PERÍODO VESPERTINO

SEGUNDA-FEIRA – 14H ÀS 15H – 5 E 6 ANOS
Ana Luiza Filomeno Arantes
Eric Rauta Pagani
Manoel Finger de Barros
Nina Oppitz Graf
Oto Maduque Vieira Pinho
Stefania Levkova
Theo Bunn Ferreira da Silva
Thiago Costa Veiga Sant’anna Rieper

SEGUNDA-FEIRA – 14H ÀS 15H – 7 E 8 ANOS
Beatriz Doberstein Ferreira Junqueira da Rosa
Carmela Campos Genovese
Catarina Coronet Renz
Gabriela Finger de Barros
Igor Bunn Ferreira da Silva
Isabella Malavazzi Lima
José Lemos Passos
Luisa S.A.P. Queiroz

SEGUNDA-FEIRA – 15H30 ÀS 16H30 – 9 E 10 ANOS
Cecília Haendchen Boareto
Gustavo de Carvalho Pelachini
Lucas Shiraiwa Rodrigues
Luma Lemos Passos
Olga Faust Marinho
Paloma Gazes
Samuel Sartor Floriani
Sofia Correa de Souza Formentão

SEGUNDA-FEIRA – 15H30 ÀS 16H30 – 11 E 12 ANOS
André Brunato Ferreira
Antônio Mizrani  Burigo
Davi Port Lovato
Henrique Israel Haendchen Boareto
Letícia Adão Verza
Manuela S. A. P. Queiroz
Sofia Moreira Coura
Theo Rauta Pagani

QUARTA-FEIRA – 15H30 ÀS 16H30 – 5 E 6 ANOS
Dana Correa de Souza Formentão
Francisco Farias Aguiar
Joana Melilo Philippi
João Motta Schmitz
Julia de Paula Tavares Harbe
Leon Moreira Coura
Mahao Scaringella Armondi
Maria de Fátima Gaspar Silva

QUARTA-FEIRA – 15H30 ÀS 16H30 – 7 E 8 ANOS
Betina Brunato Ferreira
Carlos Eduardo de A. Raven Neto
Cecília Manfredini Maes Costa Lima
Clara Martelli de Souza
João Pedro dos Santos Sambati
Lina Moreira Coura
Marie Moser Mongconãn Demarchi
Milena Gouveia Godinho

QUARTA-FEIRA – 14H ÀS 15H – 10 A 12 ANOS
Catarina Honorato Loch
Felipe Flôres Dias
Francisco Bahia Mata
Isabella Kusama Franco da Luz Fabiano
Maria Lúcia Batista Mota
Milena Oliveira Nunes 

PERÍODO MATUTINO

TERÇA-FEIRA – 9H ÀS 10H – 5 E 6 ANOS 
Andrei Luis Adielovitch Mittmann
Bruna Carvalho
Flávia Keller da Costa
Helena Tridapalli Schvartzmn
João Miguel Bernardo Severino
Laura Petricci
Leonardo Soares Candido Couto Barroso
Mariana Campos Melo

TERÇA-FEIRA – 9H ÀS 10H – 7 E 8 ANOS
Alexander Daniel Adielovitch Mittmann
Ana Clara Böing Tonello
Ayla Vitória Conceição da Silva
Beatriz Castro Tavares
Gabriel Petricci
Maria Júlia Bernardo Severino
Maria Luiza Soares Candido Couto Barroso
Simon Andrés Varela Burgos

TERÇA-FEIRA – 10H30 ÀS 11H30 – 9 E 10 ANOS
Amelié Collaço de Lima
Benjamin Rauann da Silva
Dora Broering
Isabella Maria Giuriatti
Lucas dos Santos Vivan
Marina Missel Futado
Melissa Miranda Abati
Sofia Pedrosos Spillere Andrade

TERÇA- FEIRA – 10H30 ÀS 11H30 – 11 E 12 ANOS
Helena Merísio Chiotti
Laura Manfé
Laura Simon Tavares Pereira
Marcela Amorim
Maria Luísa Boing Tonello
Pietra Detoni da Costa Pereira
Rafael dos Santos Vivan
Romeu R. Kirchke Neto

QUINTA-FEIRA - 10H30 ÀS 11H30 -  5 E 6 ANOS
Aurora Coelho Prazeres Schultz
Ayla Koettker Heberle
Benício Santos Keller Do Valle
Catarina Machado Risso
Heitor Oliveira Zago
Lorena Tomazoni Bianco
Lucca Kunrath Meira
Marina Batalha Medeiros de Lucena

QUINTA-FEIRA - 10H30 ÀS 11H30 - 7 E 8 ANOS
Alice Kruger Wagner
Cecília de Oliveira Rosa
Davi Kunrath Meira
Laís Oliveira Zago
Lara Carlsson Silva
Luca Koerich Kazaqevicius
Sofia Varella Varella
Valentina Birolo Lochs

QUINTA-FEIRA – 9H ÀS 10H – 10 A 12 ANOS
Beatriz Nath Vicari
Catarina Baldança
Henrique Oliveira do Valle
Isadora Aplevicz Chaves
João Alexandre Oliveira da Silva
Laura de Oliveira Moritz
Marina Vaz Rodrigues
Rafael Vieira Machado