FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Confira o programa Miscuta desta segunda, 14 de abril, com mais informações sobre agenda da semana nos espaços administrados pela FCC e trilha sonora da banda Vlad V.

Estão disponíveis os resultados da etapa de Habilitação dos editais Conexão Cultural e Pontos de Cultura, lançados pela Fundação Catarinense de Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2024. Os resultados estão disponíveis nas respectivas plataformas de inscrições:

:: Edital Conexão Cultural: conexaocultural.fepese.org.br 
:: Edital Pontos de Cultura: pontosdecultura.fepese.org.br

O prazo para envio de recursos sobre a Etapa de Habilitação vai da 00h01 de 15/04/2025 às 23h59 do dia 17/04/2025, por meio das plataformas de cada edital. Dúvidas e informações podem ser esclarecidas e/ou obtidas junto à FCC, por meio do endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

No dia 22 de abril, às 19h, a Sala Multimídia do MIS/SC, no Centro Integrado de Cultura  (CIC), recebe a programação do Cineclube África no Cinema. Nesta edição será exibido  o filme " Vuta N’Kuvute" (Tug of War), com entrada gratuita.

O Cineclube África no Cinema é uma das atividades de extensão universitária  promovidas pelo Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da Universidade  Federal de Santa Catarina (UFSC). O projeto tem por objetivo geral a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção  africana e com filmagens em África. Visa divulgar a riqueza artística e cultural do  continente africano através da exibição de filmes e promover conversas e debates  sobre a produção cinematográfica africana e também sobre as representações da  África no cinema. Os encontros são mensais e abertos ao público em geral. 

África no Cinema tem curadoria dos pesquisadores Alex Brandão, Leonardo Breda e  Renata Dariva do LEHAf/UFSC, laboratório coordenado pelo Prof.Dr. Sílvio Marcus de  Souza Correa. O cineclube tem apoio institucional da Aliança Francesa de Florianópolis  e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som  de Santa Catarina (MIS/SC). Após a exibição, a equipe que conduz o projeto realiza uma roda de conversa sobre o filme e temas correlatos. 

Sobre o filme: 

Adaptação do primeiro romance de Adam Shafi, que se passa em 1950 em Zanzibar:  um romance que perdura durante a dominação britânica e o ativismo local pela  liberdade. Denge, um jovem combatente da liberdade, conhece Yasmine, uma jovem  fugitiva indo-zanzibarita de um casamento arranjado opressor. Paz e revolução. 

Cabo-de-guerra (Vuta N’Kuvute) 

Direção: Amil Shivji 

País: Tanzânia / Ano: 2022 

Gênero: Drama / Duração: 1h32 min.  

Classificação: 14 anos 

Data: 22/04/2025 

Horário da sessão: 19h 

Local: Sala Multimídia do MIS/SC (CIC) 

Gratuito.

 
 

A Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA) une forças com a Banda X em um espetáculo único: Sinfônica X, no dia 19 de abril, às 20h, no palco do Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Serão 64 músicos sob a regência do maestro José Nilo Valle, acompanhados pela Banda X — um grupo formado por músicos, maestros, poetas, filósofos e professores que levam a música muito além das melodias, convidando-nos a refletir sobre ética, amor e espiritualidade.

O repertório especial, escolhido com carinho por professores e alunos das escolas da Filosofia X espalhadas pelo mundo, passeia por diferentes estilos: do rock-pop à MPB. A noite terá participações especiais de Mércia Maruk (voz), Márcio Soares (voz), Márcio Pacher (guitarra, "Primavera Nos Dentes"), Richard Bondan (bateria, "Primavera Nos Dentes") e backing vocals.

Ingressos à venda no site Pensa no Evento

Classificação indicativa: Livre

 

A Casa dos Açores Museu Etnográfico, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em Biguaçu, na Grande Florianópolis, recebe a partir deste sábado (12), às 19h, a exposição "Entre a História e a Arte Açoriana", com obras da artista biguaçuense Márcia Cardoso e seus alunos. A visitação é gratuita e segue aberta até o dia 11 de maio, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h30; também aos sábados e domingos, das 10h às 12h e das 13h às 17h30.

A exposição reúne arte e memória ao levar o público a um mergulho no universo da cultura açoriana através das cores e formas. A mostra apresenta telas que exploram com sensibilidade a memória e o legado da diáspora açoriana.

Serviço:

O quê: Exposição "Entre a História e a Arte Açoriana"
Abertura: 12/4/2025, às 19h.
Visitação: até 11/5/2025. De terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h30; aos sábados e domingos, das 10h às 12h e das 13h às 17h30.
Local: Casa dos Açores Museu Etnográfico
Rod. Gov. Mário Covas (BE-101), s/n - Balneário São Miguel - Biguaçu
Localização: https://g.co/kgs/ipdg9u5
Entrada gratuita