No próximo domingo (14), às 16h, o Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe o espetáculo "Os Três Porquinhos e o Lobo Mau", com direção e produção de Valdir Dutra. Ingressos à venda no site Blueticket.
As primeiras edições deste clássico conto da literatura infantil datam do século XVIII, mas imagina-se que esta seja uma história muito mais antiga. Este texto, adaptado pelo Grupo Teatral Independente, é sucesso de bilheteria no estado de Santa Catarina desde a estreia do espetáculo, em 1979.
A peça conta a aventura de três porquinhos irmãos que gostavam muito de música: Cícero, Heitor e Prático. Um dia, sua mãe já cansada, despediu-os de casa pois já não podia mais sustentá-los. Eles agora já estavam bem crescidinhos e poderiam lutar pela própria vida. Assim sendo, os três porquinhos chorando puseram seus instrumentos nos ombros e entraram pelo bosque a procura de um lugarzinho para morar — sem saber que ali por aquelas bandas rondava um perigoso e faminto Lobo Mau.
Combinaram, então, que cada um teria a sua própria casa e puseram-se a trabalhar. O primeiro porquinho era muito preguiçoso e resolveu construir a sua casinha de palhas. O segundo porquinho, muito malandro, construiu sua casinha de gravetos secos. E o terceiro porquinho? Bem, o terceiro porquinho e o desenrolar desta história nós contamos pra vocês lá no Teatro!
Classificação indicativa: livre
Confira o programa Miscuta desta segunda, 8 de junho, com mais informações sobre agenda da semana nos espaços administrados pela FCC e trilha sonora de Metallica.
O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), no Centro Integrado de Cultura (CIC), inaugura no dia 25 de junho, às 19h, o complexo expositivo "Presenças Negras: Memória, Território e Permanência". Reunindo as exposições "O Invisível Gaúcho Negro", de Eduardo Tavares; "O Invisível Catarinense Negro", de Rony Costa; e "Sociedade Kênia Clube: Histórias de Permanência", a iniciativa propõe uma reflexão sobre memória, pertencimento, ancestralidade e continuidade, evidenciando a presença negra como elemento fundamental na formação histórica, social e cultural do Sul do Brasil. A visitação é gratuita e seguirá aberta até 25 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
As três mostras dialogam entre si ao destacar trajetórias, territórios, instituições e personagens fundamentais para a compreensão das experiências negras no Sul do Brasil. Se as exposições fotográficas revelam trajetórias individuais e coletivas frequentemente ausentes das narrativas oficiais, a mostra dedicada à Sociedade Kênia Clube amplia essa perspectiva ao evidenciar a importância dos espaços comunitários na preservação da memória e na construção de legados compartilhados.
Em "O Invisível Gaúcho Negro", Eduardo Tavares apresenta imagens produzidas ao longo de décadas de atuação como fotógrafo e documentarista. Seus registros revelam personagens, manifestações culturais, espaços de convivência e experiências que evidenciam a contribuição da população negra para a constituição da identidade gaúcha.
Em diálogo com essa abordagem, "O Invisível Catarinense Negro", de Rony Costa, reúne fotografias que revelam a pluralidade das experiências negras em Santa Catarina. A exposição destaca sujeitos, comunidades, lideranças, práticas culturais e expressões de ancestralidade que participam ativamente da construção da história catarinense, reafirmando a presença negra como parte inseparável da identidade do estado.
Complementando esse percurso, "Sociedade Kênia Clube: Histórias de Permanência" apresenta a trajetória da Sociedade Kênia Clube, de Joinville, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do município. Ao longo de seus 65 anos de existência, o clube consolidou-se como um importante espaço de sociabilidade, cultura, celebração e fortalecimento comunitário, tornando-se referência na preservação da memória negra catarinense.
Por meio de fotografias, documentos, registros audiovisuais, depoimentos e objetos, a exposição evidencia a potência de uma instituição que transformou encontros em legado, cultura em patrimônio e convivência em memória coletiva. Sua história demonstra que a permanência não se constrói apenas pela lembrança do passado, mas pela capacidade de transmitir saberes, fortalecer vínculos e projetar futuros.
Mais do que um conjunto de exposições, "Presenças Negras: Memória, Território e Permanência" constitui um convite ao reconhecimento de trajetórias que ajudaram a construir o Sul do Brasil, de territórios marcados pela diversidade cultural e de comunidades que, por gerações, transformaram resistência em criação, pertencimento e legado. Ao reunir diferentes olhares, linguagens e experiências, o complexo expositivo reafirma que a presença negra não ocupa um lugar periférico na história regional. Ao contrário, constitui uma de suas dimensões essenciais, viva e atuante, cujas memórias seguem produzindo sentidos, fortalecendo identidades e inspirando futuros.
Foto: Eduardo Tavares / Divulgação
Serviço:
O quê: Complexo expositivo "Presenças Negras: Memória, Território e Permanência"
Com as exposições: "O Invisível Gaúcho Negro" – Eduardo Tavares, "O Invisível Catarinense Negro" – Rony Costa e "Sociedade Kênia Clube: Histórias de Permanência"
Abertura: 25 de junho de 2026, às 19h
Visitação: até 25 de agosto de 2026. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Onde: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica - Florianópolis – SC
Entrada gratuita
(Foto: Eduardo Tavares / Divulgação)
Começa na terça-feira (9) a etapa das audições regionais do Santa Catarina Canta - Festival da Música Brasileira. No total, 440 candidatos, entre cantores e duplas, subirão nos palcos de 23 cidades diferentes do estado para passar pelo crivo dos avaliadores. A primeira audição será em Curitibanos.
A abertura das seletivas será pelas regionais da Serra Catarinense. Depois de Curitibanos, virá Campos Novos (no dia 10) e Lages (11). Na sequência, o festival passará por cidades do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Sul, Extremo-Oeste, Meio-Oeste e Norte catarinense.
As apresentações serão abertas ao público, com entrada gratuita e começam sempre às 19h. Exceto em Florianópolis, que será às 20h. Durante as audições, os candidatos serão avaliados por uma comissão julgadora com base em critérios como técnica vocal, afinação, dicção, rítmica, originalidade, presença de palco e interação com o público. Os classificados avançarão para as semifinais regionais, previstas para os meses de agosto e setembro.
As seletivas acontecerão em 23 municípios catarinenses: Curitibanos, Campos Novos, Lages, Rio do Sul, Blumenau, Itajaí, Tijucas, Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz, Araranguá, Criciúma, Tubarão, São Miguel do Oeste, Maravilha, São Lourenço do Oeste, Chapecó, Videira, Joaçaba, Xanxerê, Concórdia, Mafra, Jaraguá do Sul e Joinville.
A grande final será realizada em 8 de novembro, no Trapiche da Beira-Mar Norte, em Florianópolis. Os finalistas se apresentarão acompanhados pela Camerata Florianópolis. Os vencedores das categorias Geral e Infantojuvenil receberão prêmio de R$22 mil e também participarão de um concerto da Camerata na temporada 2026/2027. Os segundos colocados receberão R$11 mil, os terceiros lugares R$5,5 mil, e todos os 21 finalistas terão uma ajuda de custo de R$2 mil.
O Santa Catarina Canta - Festival da Música Brasileira é uma realização do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com produção geral da Camerata Florianópolis.
SAIBA ONDE SERÃO AS SELETIVAS REGIONAIS
SERRA
9 de junho - Curitibanos - Auditório da Secretaria de Educação e Cultura
10 de junho - Campos Novos - Clube Aqua Camponovense
11 de junho - Lages - Teatro Marajoara
VALE DO ITAJAÍ
16 de junho - Rio do Sul - Teatro Municipal Domingos Venturini
17 de junho - Blumenau - Teatro Carlos Gomes
18 de junho - Itajaí - Auditório do Centreventos Gov. Luiz Henrique da Silveira
GRANDE FLORIANÓPOLIS
1 de julho - Tijucas - Anfiteatro Leda Regina de Souza
2 de julho - Florianópolis - Teatro Ademir Rosa (CIC)
3 de julho - Santo Amaro da Imperatriz - Sindicato dos Trabalhadores Rurais
SUL
6 de julho - Araranguá - Centro Multiuso Araranguá
7 de julho - Criciúma - Auditório Ruy Hulse Unesc
8 de julho - Tubarão - Teatro da Arena Multiuso Prefeito Estener Soratto
EXTREMO-OESTE
20 de julho - São Miguel do Oeste - Latitude Eventos
21 de julho - Maravilha - Centro Municipal Professor Francisco Gialdi
22 de julho - São Lourenço do Oeste - Local a confirmar
23 de julho - Chapecó - Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes
MEIO-OESTE
27 de julho - Videira - Centro de Convenções Benjamin Chimello
28 de julho - Joaçaba - Teatro Alfredo Sigwalt
29 de julho - Xanxerê - Anfiteatro Unoesc
30 de julho - Concórdia - Teatro Municipal Maria Luiza de Matos
NORTE
3 de agosto - Mafra - Cine Teatro Emacite
4 de agosto - Jaraguá do Sul - Teatro SCAR - Pequeno Teatro
5 de agosto - Joinville - Teatro da Liga
Serviço:
O quê: Audições regionais do Festival “Santa Catarina Canta”
Quando: de 9 de junho a 5 de agosto de 2026
Onde: 23 cidades de Santa Catarina
Mais informações: www.santacatarinacanta.com.br
O 15º Encontro dos Ilustradores, coordenado pelo professor Dimitri Camargo Martins, ocorrerá no dia 27 de junho de 2026, sábado, das 15h às 17h, na Casa da Literatura Catarinense. O evento, com entrada gratuita, terá palestra, troca de conversa, lançamento de livro em quadrinhos, com os autores, artistas, escritores, editoras e ilustradores.
Dimitre é um professor, ilustrador, quadrinista e pesquisador brasileiro com forte atuação na área de educação, economia criativa e cultura pop em Santa Catarina. Sua trajetória profissional se destaca principalmente por conectar o ensino técnico de artes e animação à valorização do folclore local.