FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) recebeu a doação de 420 exemplares do livro “150 anos da grande Imigração italiana em Santa Catarina”, apresentado para a comunidade da capital durante evento realizado na Biblioteca Pública de Santa Catarina no último dia 3 de julho. Na ocasião, o organizador da obra, Andrey José Taffner Fraga, a reitora da UNIFEBE e autora de um dos capítulos do livro, Rosemari Glatz, assim como alguns dos autores dos demais capítulos, como Norberto Dallabrida, Malcon Tonini e Silvia Kita, conversaram com o público sobre a pesquisa realizada e sobre o panorama da imigração italiana no estado.

Na mesma noite, foi assinado o termo oficializando a doação de 420 exemplares do livro para o Governo do Estado, com o objetivo de distribuição a todas as bibliotecas públicas do Estado, cadastradas junto à FCC. Essa doação é etapa fundamental do projeto do livro, pois visa democratizar o acesso à obra, disponibilizando-a para todo o estado.

Sobre o livro “150 anos da grande imigração italiana em Santa Catarina”

O livro “150 anos da grande imigração italiana em Santa Catarina”, organizado por Andrey José Taffner Fraga e editado pela UNIFEBE, reuniu pesquisadores da imigração italiana de todas as regiões do Estado e tem o objetivo de fornecer, aos leitores, um panorama completo sobre a presença italiana no estado, em uma edição especial comemorativa pelo sesquicentenário da grande imigração italiana. A obra foi um dos projetos abraços pela Comissão estadual dos festejos dos 150 anos da grande imigração italiana em SC.

O livro aborda as questões históricas, ao mesmo tempo em que trata da presença contemporânea dos italianos e seus descendentes em toda Santa Catarina. O prefácio foi escrito pela Cônsul-geral da Itália para os estados do Paraná e Santa Catarina, Eugenia Tiziana Berti, e será disponibilizado nas versões online e impressa. Todo o trabalho de pesquisa e escrita foi realizado voluntariamente por todos os pesquisadores e pelo organizador. O trabalho editorial completo foi realizado também de forma voluntária pela Editora do Centro Universitário da Fundação Educacional de Brusque (UNIFEBE), parceira do projeto.

Além do livro físico, a obra também foi lançada em versão virtual, podendo ser acessada gratuitamente no site da UNIFEBE: https://www.unifebe.edu.br/site/wp-content/uploads/150-anos-da-grande-imigracao-italiana-em-santa-catarina-1.pdf. A obra contou com o patrocínio das empresas Nidec – Acim e da Aurora Coop.

A comissão

A Comissão Organizadora dos Festejos dos "150 Anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina - 1875-2025" foi formada a partir da Frente Parlamentar Santa Catarina– Itália (ALESC) e se propõe a desenvolver projetos e engajar a comunidade nas celebrações que marcarão esta importante efeméride, destacando a contribuição dos imigrantes italianos para o desenvolvimento do nosso estado.

A comissão reúne representantes de diversos segmentos, de todas as regiões de Santa Catarina, desde as associações, empresariado, meio universitário, grupos folclóricos, representantes de órgãos governamentais (catarinenses e italianos). Tal comissão tem o papel chave de interagir, de modo mais estreito, com toda a comunidade ítalo-catarinense, em seus vários interesses e em seus vários segmentos. 

Dentre os projetos abraçados pela comissão, desde as primeiras reuniões, está a edição do livro “150 anos da grande imigração italiana em Santa Catarina”.