A exposição Art Journal leva ao hall de entrada da Biblioteca Pública de Santa Catarina os trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Oficina Art Journal, ministrada pela professora Vânia Franz, da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) entre setembro e outubro de 2024 no Espaço Maker da BPSC. A abertura será no dia 31 de outubro, às 15h, com visitação gratuita até 14 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

O projeto trata da produção artística na modalidade Art Journal, com técnicas variadas nas quais as alunas ilustram histórias de livros que leram, pensamentos, poemas e versos de alguns autores. Tudo remete à linguagem escrita, literária, porém ilustrada de modo inusitado. Além disso, há a questão do reaproveitamento de livros e agendas que iriam para o descarte, o que torna a proposta autossustentável. A parceria entre a BPSC e a FCEE resultou nesses trabalhos que têm a intenção de serem alusivos ao aniversário da Biblioteca, já que o tema trata sobre literatura em geral.

O quê: Exposição Art Journal
Abertura: 31/10/2024, às 15h.
Visitação: até 14/11/2024. De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
Local: Biblioteca Pública de Santa Catarina
Rua Tenente Silveira, 343 - Centro - Florianópolis
Entrada gratuita

A Biblioteca Pública de Santa Catarina recebe, de 22 a 29 de outubro, exposição fotográfica em comemoração ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, que mostra diversos momentos da história do município de Pomerode. São 13 banners que se somarão à atual exposição da Biblioteca Pública de Santa Catarina para homenagear o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, contando fatos desde o final do século XIX até os anos iniciais do século XXI.

O objetivo é evidenciar por meio de imagens a importância da cultura alemã no desenvolvimento do município localizado no Vale do Itajaí. A visitação à exposição é gratuita e fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Os banners retratam a ocupação do Vale do Rio do Testo, a partir de 1863, por imigrantes alemães, a maioria provenientes da Pomerânia. O desenvolvimento econômico do Vale do Rio do Testo ocasionou sua elevação a distrito em 1934 e, posteriormente, a município em 1959.

Por meio das fotografias aéreas percebe-se as transformações da paisagem com a abertura de novas ruas e a construção de novas residências e prédios. No aspecto econômico, observa-se a importância da extração da madeira e da produção de leite e seus derivados como vetores de desenvolvimento econômico, além do surgimento de indústrias de outros setores como a da fabricação de porcelanas.

A escola tem seu destaque quando se observa a preocupação da comunidade em proporcionar educação para as crianças desde o início da colonização. A religião também é um fator importante presente no cotidiano dos moradores, destacando-se as igrejas católica e de confissão luterana. Uma herança cultural trazida na imigração e preservada até os dias atuais é a reunião da comunidade nos Clubes de Caça e Tiro, compreendidos como espaços de tradição, esporte e lazer.

No ano em que completa uma década, o Clube de Leitura do Pelicano está promovendo vários eventos festivos para marcar a data. O grupo se dedica a ler e debater contos e crônicas com leituras dramatizadas e alegorias artísticas relativas ao tema dos textos. Nesta ocasião será também comemorado o aniversário de 20 anos da publicação do primeiro livro da escritora Ana Esther, "Terapia Ocupacional, Contos" (2004). Para celebrar o momento,o Clube de Leitura do Pelicano abre suas portas para o público em geral, com o apoio da Biblioteca Pública de Santa Catarina, realizando o encontro no Auditório da Biblioteca no dia 4 de novembro, às 15h.

Nesta terça-feira, 22 de outubro, às 17h30, o auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina recebe a palestra "Meditação e saúde da mulher", com Nani Rodrigues. A entrada é gratuita e a programação é alusiva do mês de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa.

Nani é estudante e praticante de Yoga há 25 anos, fundadora e coordenadora da Formação Livre em Yoga - curso de especialização pessoal e profissional em Yoga, formada em Yoga Integral, de Mirra Alfassa e Sri Aurobindo, filosofia da qual estuda até hoje. Também é pesquisadora das raízes e história sobre as mulheres à frente do ensino no Yoga. Formada em Educação Física Bacharelado (UFSC), tem especialização em anatomia e fisiologia aplicadas ao Yoga e é mestranda na área de Educação Física relacionada à Saúde com o foco de pesquisa sobre “A modulação do sistema nervoso autônomo em mulheres através da prática de Yoga”, na Universidade Federal de Santa Catarina.