FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

No dia 19 de março de 2025, às 18h , o Auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina recebe o lançamento do livro "Entre Sombras e Livros - uma jornada inusitada", de Adriana Martins Tijs. A entrada é gratuita

“Entre Sombras e Livros: uma jornada inusitada” é uma viagem aos anos 1980, quando a vida pulsava sem as distrações da tecnologia moderna e adolescentes como Johanna descobriam o mundo nas páginas dos livros e nas trocas humanas que moldavam seus dias. Após um acidente que lhe deixa marcas físicas e emocionais, Johanna encontra refúgio na fotografia e nos mistérios de sua imaginação, transformando as lentes da câmera em uma forma de explorar tanto o mundo quanto as próprias sombras.

Em meio a esse percurso, Silvinho, seu irmão caçula, uma pessoa com deficiência auditiva, é uma presença doce e fundamental. A relação entre os irmãos revela uma cumplicidade que vai além das palavras, em uma época em que o afeto e a paciência eram os principais meios de conexão.

Contudo, o destino de Johanna ganha um tom ainda mais enigmático quando, em um sonho vívido, ela é transportada ao Monte Shasta, um local mítico envolto em mistérios
e segredos ancestrais. Neste lugar imaginário e assombroso, ela sente que cada sombra esconde uma verdade a ser descoberta, como se os ecos de eras passadas tivessem algo a lhe revelar sobre quem ela é e sobre as marcas que carrega. O Monte Shasta se torna um símbolo de sua resistência e de seu desejo de enfrentar as adversidades e seguir em frente.

Sobre a autora

Adriana Martins Tijs é escritora, membro ativa da Academia de Letras de Palhoça (ALP), da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Seccional Santa Catarina
(AJEB-SC), da Academia Catarinense de Cordel (ACC) e da Rede Sem Fronteiras e membro amiga da Academia de Letras do brasil seccional Águas Mornas. Sua jornada literária
começou aos 11 anos, inspirada pelo fascínio pela literatura clássica, e desde então, ela se destaca por sua versatilidade e paixão pelas palavras.

É autora de duas obras poéticas: “Poema ao Poente” e “Devaneios do Tempo”, que exploram temas universais com sensibilidade. No romance histórico “Legado de uma Bruxa”, ela transporta os leitores para um universo rico em mistérios; enquanto em “Entre Sombras e Livros: uma jornada inusitada”, cativa o público infantojuvenil com uma narrativa leve e encantadora. Além disso, no universo do cordel, Adriana assina as obras “Maestro das Palavras” e “O Som do Silêncio”, reafirmando sua conexão com a cultura popular brasileira e sua habilidade de contar histórias com lirismo e criatividade.

No dia 13 de março, das 18h às 20h,  o Auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina recebe o lançamento do livro “Orquídeas Nativas de Florianópolis” – 3ª edição, com palestra do autor Marcelo Vieira Nascimento. A entrada é gratuita.

Nascimento é natural de Florianópolis, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Planejamento Urbano e Meio Ambiente pela mesma instituição e em Botânica de Plantas Ornamentais pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestre em Engenharia Civil pela UFSC e servidor aposentado da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Membro emérito do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, ex-presidente da Federação Catarinense de Orquidofilia (2014/2017), professor de cursos de cultivo de orquídeas em vários estados/municípios, do Brasil e alguns países da América Latina. Possui mais de 50 Trabalhos científicos dedicados à Família Orchidaceae. É autor dos livros
"Orquídeas para Iniciantes" (2000/2001), "A Família Orchidaceae da Ilha do Campeche" (2020) e "Fritz Müller Desterro (1822/1897) Um Ser Humano e sua Ciência - 3 Tomos" (2023).

O livro "Orquídeas Nativas de Florianópolis (Conhecimento, Educação e Conservação)" chega à sua terceira edição, esta dedicada aos 350 anos de Florianópolis e aos 275 anos da colonização açoriana em Santa Catarina. Além das 287 orquídeas e dois híbridos naturais que ocorrem naturalmente em Florianópolis, onde são registradas por meio de fotos, há também informações botânicas. Um capítulo é dedicado à Rainha das Orquídeas do Brasil: a Laelia purpurata, Flor Símbolo de Santa Catarina, de Florianópolis e, na variedade sanguínea, do Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc). Além da história da planta, o livro apresenta 27 ilustrações naturalistas dela. O livro é composto de 16 capítulos — totalizando 560 páginas.

 

A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC), espaço cultural administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) divulgou informações sobre a movimentação no espaço em 2024.

Conforme o relatório, 51.292 livros foram emprestados ou renovados pelos usuários da BPSC durante o ano de 2024. Em 2023, haviam sido 44.483 e, no ano anterior, 31.435.

Mais de 3 mil obras raras foram inventariadas e 914 obras raras foram catalogadas e incluídas no acervo.

Outro número que impressiona é o de visitantes: mais de 94 mil pessoas acessaram o prédio da BPSC.

Confira as informações:

 

1 BPSC 24

 

2 bpsc 2024

 

 

Entre os dias 9 de dezembro de 2024 e 28 de fevereiro de 2025, a Biblioteca Pública de Santa Catarina suspenderá temporariamente o recebimento de doações de livros e outros materiais. A ação ocorre sempre no início de cada ano e visa à readequação do acervo.

A Biblioteca Pública está localizada na rua Tenente Silveira, nº 343, no Centro de Florianópolis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3665-6422.

Está de volta à Biblioteca Pública de Santa Catarina a exposição "BPSC 170 Anos de História", que apresenta ao público uma linha do tempo que perpassa os principais momentos de sua rica história. A mostra fica aberta de 17 de dezembro de 2024 a 30 de maio de 2025, no hall de entrada da instituição localizada no centro de Florianópolis.

Nos painéis é possível ver fotografias, documentos e notícias sobre fatos marcantes da história da mais antiga instituição cultural do estado. Também há livros recebidos, que fazem parte das primeiras doações à BPSC, e documentos históricos pertencentes ao fundo arquivístico do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (APESC).

Sobre a Biblioteca Pública de Santa Catarina

Sua missão consiste em manter, conservar a memória cultural do Estado e promover a divulgação da cultura em geral, criar e fortalecer o hábito da leitura nas crianças desde a primeira infância, e a escrita, contribuir para o desenvolvimento da sociedade e o exercício pleno da cidadania, com base na igualdade de acesso para todos.

Com um acervo aproximado de 125 mil volumes, entre material bibliográfico (livros, jornais, obras raras) e multimeios, a BPSC possui uma localização privilegiada no Centro da capital catarinense, um amplo espaço e a disponibilização de serviços que auxiliam os usuários a suprir suas necessidades educativas, de lazer e de informação.

Serviço:

O quê: Exposição "BPSC 170 Anos de História"
Visitação: de 17/12/2024 a 30/05/2025. De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
Local: Biblioteca Pública de Santa Catarina
Rua Tenente Silveira, 343 - Centro - Florianópolis
Entrada gratuita