FCC FacebookTwitterYoutube

Logo GOV SC 2019 Colorido

No Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril), a Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) lança a III Edição do “Desafio da BPSC: Desenho do Livro que eu Li - Inclusivo". O concurso é voltado a crianças e adolescentes com idades entre 0 e 14 anos, que tenham ou não algum tipo de deficiência (física, visual, intelectual, auditiva ou múltipla), residentes em Santa Catarina.

Os participantes podem se inspirar em algum livro que leram e que gostariam de representar em forma de desenho. A inscrição é gratuita.

: Clique e confira regulamento 

O desafio está dividido em quatro categorias:

Categoria A – de 0 a 9 anos completos ou a completar no ano de 2022.
Categoria B – de 10 a 14 anos completos ou a completar no ano de 2022.
Categoria C – de 0 a 9 anos completos ou a completar no ano de 2022, com deficiência.

As inscrições devem ser feitas por meio do formulário: https://forms.gle/PCytZHdGgCsGb82L9, entre 0h01 do dia 18 de abril e 23h59 do dia 7 de setembro de 2022, ou até o limite de 500 inscrições. Apenas o representante legal do participante poderá fazer a inscrição e cada uma poderá inscrever apenas um (01) desenho.

Serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria. Cada vencedor receberá um kit de livros. Os primeiros lugares de cada categoria receberão também três ingressos para o Parque Beto Carrero World, sendo dois para o vencedor e seu responsável e um para o professor.  A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da BPSC, também entregará um kit de livros à Biblioteca da escola onde cada vencedor estuda.

Em caso de dúvida, basta entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

:: Clique no link abaixo para ouvir o regulamento:

:: Clique no link abaixo para ouvir o conteúdo desta matéria:

De 11 a 18 de abril, a Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) está com uma programação especial voltada à Semana do Livro Infantil. Durante todo o período, das 8h às 19h, a Geladeira Literária estará instalada na entrada da BPSC com livros de literatura infantojuvenil doados pela prefeitura de Florianópolis e disponíveis gratuitamente no local.

Confira a programação completa:

11/04/2022 (segunda-feira):

9h30: Bate-papo com a autora de livros infantojuvenis Rosana Ouríques 
A autora falará de seus livros, comentando sobre as experiências na criação de cada uma de suas histórias, tais como: “No fantástico mundo dos contos de fadas”, “A sociedade planetária e os garotos intrometidos” e a “A fantástica livraria dos livros vivos”.

13h30: Intervenção Artística “Essa menina Neide Mariarrosa” 
Apresentação com Eloisa Gonzaga, Wagner Segura e Claudia Oliveira (40 minutos). Narrativas e canções em memória da cantora e compositora, Neide Mariarrosa, que teve notoriedade em Florianópolis. O projeto pretende retirar o nome de Neide do esquecimento e da invisibilidade e foi contemplado no Edital Aldir Blanc do Governo do Estado de SC.

13/04/2022 (quarta-feira):

14h: Lançamento da 3ª Edição do Desafio da BPSC – O desenho do livro que li - Inclusivo
Projeto inclusivo infantojuvenil da BPSC com o objetivo de premiar crianças de até 14 anos com desenhos inspirados nas histórias que leram. O público-alvo são crianças e adolescentes que tenham ou não algum tipo de deficiência (física, visual, intelectual, auditiva ou múltipla), residentes em Santa Catarina. O desafio é gratuito.

14h30: Mediação de leitura animada
Oficina para preparação de mediadores de leitura com a presidente-fundadora da Associação Artístico-Cultural “Mãos que Tecem Histórias” e idealizadora e fundadora da Academia Brasileira de Contadores de Histórias (matriz/SC), Claudete da Mata.

19h: Intervenção lúdica pedagógica: “Plante sonhos e colha alegrias” - Tânia Maria da Silva
Sensibilização para a descoberta dos signos e caminhos através da leitura e suas abordagens, utilizando como ferramenta os bordados do livro da autora “A bordadeira de sonhos” – uma proposta dirigida especialmente aos mediadores de leitura e contadores de histórias. 

Neste 31 de março de 2022 celebram-se os 200 anos de nascimento do naturalista Fritz Müller. E como parte das comemorações pela data, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC), disponibiliza ao público para download o Levantamento Bibliográfico Fritz Müller (1858-1897).

:: Acesse o arquivo aqui

A pesquisa, realizada nos jornais catarinenses que fazem parte do acervo da Biblioteca e foram digitalizados pela Hemeroteca Digital Catarinense e Biblioteca Nacional, tem por objetivo auxiliar pesquisadores, facilitando a localização de matérias e notas disponíveis sobre a passagem de Müller por Desterro e Blumenau, veiculadas na imprensa da época.

Sobre Fritz Müller

Johann Friedrich Theodor Müller (1822-1897), conhecido como Fritz Müller, era biólogo, médico e naturalista nascido em Erfurt, na Alemanha. Em 1852 mudou-se com a família para a Colônia Blumenau (Blumenau-SC). Posteriormente, por meio do Presidente da Província de Santa Catharina João José Coutinho, passou a residir em Desterro (atual Florianópolis) para lecionar no Lyceo Provincial.

Durante sua passagem por Desterro (1856-1867), Fritz Müller foi um assíduo frequentador da Bibliotheca Pública da Província de Santa Catharina (atual Biblioteca Pública de Santa Catarina). As visitas de Fritz estão registradas no “Livro de Frequência de Consulentes de 1867”. Ele e seus colegas professores do Lyceo eram, na maioria das vezes, os primeiros a chegar à Biblioteca, e realizavam pesquisas em materiais variados como jornais, livros e mapas.

A rotina de Fritz no espaço está registrada no livro de frequência que foi digitalizado pela Hemeroteca Digital Catarinense. Também está disponível ao público o livro “Artigos Publicados na Europa”, de 1861. Trata-se de um compilado de estudos realizados por Fritz Müller e veiculados em revistas científicas da Europa, ricamente ilustrado.

 

Os agendamentos e atendimentos presenciais e remotos estarão temporariamente suspensos a partir de hoje, 07 de março, na Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC). A suspensão ocorre porque o Setor de Santa Catarina irá ganhar estantes novas e mais modernas para o acervo de jornais e livros catarinenses e, para isso, será necessária a reorganização do espaço.

Durante este período, é possível pesquisar de forma virtual os jornais digitalizados da Hemeroteca Digital Catarinense.

Para mais informações, é possível entrar em contato pelo e-mail
 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  ou pelos telefones
 (48) 3665-6420 / (48) 3665-6429.

Estão abertas as inscrições para o Curso Virtual de Formação de Ledores Mirins de Audiolivros, oferecido por meio de uma parceria entre a Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) e o Projeto Releituras. 

A atividade é gratuita e é direcionada a crianças e adolescentes interessados em leitura, com idades entre 06 e 14 anos, bem como escritores mirins. O curso contará com o acompanhamento de um adulto responsável pelos inscritos. Serão oferecidas 15 vagas. 

Os temas propostos são:

- Leitura Corrida
- Literatura Infantil Catarinense e Brasileira
- Contação de Histórias
- Preparação Vocal e Cuidados com a Voz
- Voluntariado Mirim

A duração de cada aula expositiva é de duas horas, ao vivo, pelo Google Meet. A interação entre alunos, professores e pais (ou responsáveis) será feita de forma síncrona aos sábados, e assíncronas por meio de fóruns de discussão (para tirar dúvidas das atividades de aula). Durante as aulas, haverá tempo para conversas entre os participantes. O conteúdo do curso será enviado apenas aos participantes, via e-mail, após a comprovação da inscrição do curso. Será necessário que pais e/ou responsáveis enviem as autorizações de uso de Voz e Imagem, pois serão objeto de divulgação das atividades de avaliação do curso, tanto para efeito do relatório (que será enviado para a Biblioteca Santa Catarina), como nas redes sociais do Projeto Releituras.

As aulas serão realizadas nos dias 26/3/22 e 02/04/22, das 9h às 11h45. Depois da aula haverá um tempo para um bate papo com os pais para avaliação da atividade. 

Formulário para inscrições: https://forms.gle/YJwbUw6jqrcMq7vo7

Dúvidas adicionais poderão ser esclarecidas via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..