FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Como contar histórias? Que recursos utilizar? Como despertar o interesse do leitor? Essas e outras perguntas serão respondidas durante a Oficina de Contação de História que a professora Rosane Cordeiro ministrará na Biblioteca Pública de Santa Catarina nos dias 18 e 25 de novembro, nos períodos matutino (das 10h às 11h) e vespertino (das 15h às 16h) em ambos os dias.

Inscrições gratuitas pelo link bit.ly/contahistoriasbpsc

Rosane é doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora aposentada e atua como contadora de histórias nas escolas. Seus livros mais recentes são "De espelhos, dores, cores" (2025); "Pedro Bola" (2025); "Zangão Zezé" (2024); "Em cada canto, um conto" (2023) e "(In)verso" (2022).

A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) está promovendo um desafio para reconhecer e premiar as escolas que demonstrarem o maior engajamento em conectar seus alunos ao vasto universo de livros do acervo da instituição. Chamada de "Desafio da Escola Catarinense com Maior Número de Alunos Cadastrados em 2025 na BPSC", a iniciativa é uma competição saudável para identificar e celebrar as três escolas que registraram o maior número de novos alunos cadastrados na Biblioteca durante este ano.

O objetivo é fortalecer o elo entre a escola e a biblioteca, garantindo que mais estudantes tenham acesso gratuito e facilitado a milhares de títulos, recursos de pesquisa e programação cultural. As escolas que alcançarem o pódio serão homenageadas com certificado de "Escola Parceira de Destaque", destaque em todas as mídias sociais e comunicados oficiais da BPSC e um kit de livros para o acervo da escola, além de uma sessão exclusiva de contação de histórias para os alunos.

Cronograma:

Período de contagem: 2025;
Análise e apuração: de janeiro a dezembro de 2025;
Anúncio dos vencedores: janeiro de 2026;
Entrega da premiação: na primeira semana da volta às aulas de 2026, em cerimônia especial.

Como a escola pode participar:

1. Motive os Alunos: Incentive os estudantes a se cadastrar. Lembre-se de que o cadastro é gratuito e pode ser realizado na recepção da Biblioteca.
2. Atenção Crucial: O aluno deve preencher o nome completo da sua escola no campo de identificação. Isso garante que o cadastro seja contabilizado corretamente para sua instituição.

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Isogravura e Poesia de Cordel que a Biblioteca Pública de Santa Catarina irá promover no dia 26 de novembro de 2025, das 9h às 11h, no Espaço Maker. A iniciativa gratuita é voltada ao público infantil, com idades entre 8 e 12 anos. 

Ministrada por Laura da Rosa Bourscheid, bibliotecária da BPSC, a oficina irá trabalhar a técnica da isogravura, uma adaptação da xilogravura, que utiliza o isopor para criar gravuras. As crianças participantes também irão compor uma poesia de cordel, para realizar seu próprio livro utilizando a técnica da isogravura para ilustração da capa.

Inscrições pelo formulário no link bit.ly/oficinaisogravura ou pelos telefones (48) 36656422 e 3665-6421. Serão oferecidas seis vagas, com fornecimento de certificado de participação. 

A partir do dia 5 de novembro, às 16h, a Biblioteca Pública de Santa Catarina recebe a exposição "Dezenove Traços Azuis", com obras do coletivo de artistas Gaue. A visitação é gratuita e segue aberta até o dia 28 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

O coletivo apresenta 19 pinturas com o objetivo de mostrar diferentes paisagens do Uruguai. Os artistas pintarão um quadro junto com artistas brasileiros e esse quadro será doado à Biblioteca em agradecimento.

O projeto cultural tem como objetivo estreitar os laços entre uruguaios e brasileiros por meio da arte. Apresentada pela artista Laura Frontini, Gestora Cultural do coletivo Gaue, a mostra conta com trabalhos de Alicia Chiesa, Ana Betina de Leonardis, Bettina Villaamil, Carmem Garcia, Cristina Sirer, Daniel Machado, Gabriela López, Ivian Nuñez, Laura Frontini, Mariella Testa, Monica Rossi, Monica Barro, Rafael Leites, Sucelin Moreno, Sylvia Monza e Susana Bruno.

No dia 29 de outubro, às 17h, como parte da programação da Semana da Criança, do Livro e das Bibliotecas, serão entregues pela Biblioteca Pública de Santa Catarina os prêmios Estrela da Leitura e Leitor Nota 10!. As iniciativas têm o objetivo de reconhecer os frequentadores que mais retiraram/emprestaram livros na Biblioteca em 2025.

Estrela da Leitura

Como forma de estimular a leitura entre os mais jovens, a Biblioteca Pública de Santa Catarina premia anualmente os leitores com idades entre 0 e 18 anos que mais fizeram empréstimos de obras no setor Infantojuvenil. Eles estão divididos em três categorias: Categoria A - 0 a 7 anos; Categoria B - 8 a 11 anos; e Categoria C - 12 a 18 anos.

Neste ano, serão contemplados os seguintes leitores:

Categoria 0 a 7 anos:

1º lugar: Ester Garibaldi Wagner (30 livros)
2º lugar: Breno Cisilotto Cabral (23 livros)
3º lugar: Thiana Lima de Souza Ramos (22 livros)

Categoria 8 a 11 anos:

1º lugar: Eleanor Bohnen (83 livros)
2º lugar: Benjamin Priester da Silva (69 livros)
3º lugar: Maria Sena do Amaral (55 livros)

Categoria 12 a 18 anos:

1º lugar: Stefany Fernandes de Mello (45 livros)
2º lugar: Vitória Regina Gabriel Freitas (31 livros)
3º lugar: Miguel Machado Ribeiro (8 livros)

Leitor Nota 10!

A Biblioteca Pública de Santa Catarina é reconhecida como patrimônio bibliográfico cultural catarinense com políticas públicas voltadas para o incentivo à leitura e à informação.  Em celebração ao Dia Nacional do Livro, comemorado no dia 29 de outubro, a BPSC lança o Prêmio Leitor nota 10!, pelo qual homenageia seus leitores adultos mais assíduos em 2025 com um kit de livros.

Para incentivar a leitura como um hábito para a vida toda, foram criadas as seguintes categorias: Categoria 1 - leitores de 19 a 40 anos; Categoria 2 - leitores de 41 a 60 anos;
Categoria 3 - leitores com mais de 60 anos; e Categoria 4 - livros em Braille. Serão premiados oa três leitores com maior número de empréstimos realizados em 2025.

Nesta primeira edição, serão contemplados os seguintes leitores:

Categoria 19 a 40 anos:

1º lugar: Juciliane Dias de Oliveira (42 livros)
2º lugar: Lucas Freire Maria (33 livros)
3º lugar: Matheus Pereira Pimentel (19 livros)

Categoria 41 a 60 anos:

1º lugar: Angelita Aparecida Melo (75 livros)
2º lugar: Ana Carolina de Oliveira Faria (69 livros)
3º lugar: Rosalba Amaral Aquino Menezes (59 livros)

Categoria 61+ anos:

1º lugar: Adriano Fernandes dos Santos (81 livros)
2º lugar: Marcos Rau (68 livros)
3º lugar: João Batista Simões Pires Neto (56 livros)

Categoria Braille:

1º lugar: Leoni Artmann (34 livros)