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EVENTO CANCELADO

 

O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) recebe no próximo dia 12 de dezembro, às 20h, o segundo de dois encontros da série "Conversas sobre Arte e Amor". Nesta edição, o arquiteto e urbanista e engenheiro Rodrigo Bastos irá abordar o tema "O amor como princípio criativo e a história da arte". A participação do público é gratuita, mediante inscrição prévia pelo formulário disponível clicando aqui.

Vários mitos antigos enunciam relações fundamentais entre o amor e a origem das artes. Eles foram referenciados e reinventados em inúmeros tratados de arte e arquitetura na história, em romances e poemas. A proposta deste encontro é ensaiar acepções do amor e do erotismo nesses domínios, especialmente em dois momentos: no renascimento e na contemporaneidade.

No dito “renascimento”, o amor é ainda um princípio cosmogônico, mágico, de atração universal, relacionado à noção transcendental do belo. Na contemporaneidade, alguns teóricos clamarão pelo impulso de uma experiência erótica vital do corpo na arte e nos espaços da arquitetura, que deveria contemplar melhor todos os sentidos, não privilegiando tanto o olhar ou a razão.

Afinidades e confrontos se evidenciam, em um território no qual está primordialmente em jogo a relação do homem com a vida e as coisas nela envolvidas, mediadas e engendradas pela arte e pela arquitetura. Uma pergunta crucial se coloca, então, e incontornável. O amor ainda pode, como invocavam os antigos e também várias obras modernas, guiar e envolver o ato criativo?

O palestrante da noite será Rodrigo Bastos. Arquiteto e Urbanista, Engenheiro, Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, com Doutorado Sanduíche no Departamento de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa; Livre-docente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado na School of Architecture da McGill University, Montréal, Canadá, e na FAUUSP, com estágio de pesquisador visitante no Centre Nationale de la Recherche Scientifique, Paris. Entre 2006 e 2012, integrou o corpo de professores do Curso de Especialização lato sensu em Cultura e Arte Barroca, do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente, é Professor Associado no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, onde leciona Estética e Arquitetura Brasileira. Foi conferencista convidado em várias instituições internacionais, como Sorbonne Université, Université de Montréal, Universidade de Coimbra, Universidade Autônoma de Lisboa, Centro Unesco de Arezzo, Itália. Em 2010, recebeu o Prêmio Marta Rossetti Batista, de História da Arte e da Arquitetura, pela tese: A maravilhosa fábrica de virtudes: o decoro na arquitetura religiosa de Vila Rica, Minas Gerais (1711-1822), publicada pela Edusp em 2013 e finalista do Prêmio Jabuti em 2014. É autor também de A arte do urbanismo conveniente, publicada pela Edufsc. Possui vários contos e poemas publicados em jornais e antologias de concursos literários, alguns dos quais premiados. Foi cantor do Coro Madrigale, de Belo Horizonte, entre 2004 e 2010. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR) entre 2021-2023.

Conversas sobre Arte e Amor

Tratam-se de dois encontros, cada um partindo de uma pergunta, destinados a abordar saberes e assuntos como história da arte, arquitetura, corpo, cidade, considerando obras do acervo do MASC, além de envolver um pouco de filosofia, literatura, música e cinema para ampliar o horizonte das conversas. Na edição anterior, realizada em novembro, o tema do encontro foi "O Amor na Sagração da Primavera de Doraci Girrulat". Na ocasião, abordou-se a temática do amor por meio da História da Arte, mas também considerando algumas aproximações com literatura, filosofia, psicanálise, música e cinema.

Serviço:

O quê: Encontro "O amor como princípio criativo e a história da arte" - Conversas sobre Arte e Amor
Quando: 12/12/2024, às 20h.
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis
Entrada gratuita - inscrições no link disponível clicando aqui
Classificação indicativa: 16 anos

A programação especial relacionada à Exposição Sou Catarina, no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) inicia com uma Live Painting (Pintura ao Vivo) nesta terça-feira (26), às 19h, com o artista e muralista Canato. Além da pintura ao vivo, o artista convidado fará um bate-papo sobre o seu trabalho, técnica e desafios.
 
Além de, em frente ao público, o artista trabalhar na última camada pictórica de sua obra que estará em exibição no MASC, “A Jovem Santa Catarina”, ele dará prosseguimento na finalização de outra obra a ser revelada na data do evento.
 
A mostra Sou Catarina seguirá em cartaz até 25 de fevereiro de 2025 e, através da arte, pretende contar a história de Catarina de Alexandria, que dá nome ao estado. Com peças inéditas criadas por artistas convidados, obras do acervo do MASC, poemas, livros, objetos sagrados e músicas, os visitantes terão a oportunidade de viajar pelo mundo de Catarina e aprender a história desta jovem egípcia, reconhecida por sua beleza, inteligência e coragem – uma mulher capaz de morrer por seus princípios e por sua fé.
 
Durante os três meses de duração acontecerão diversos eventos, tais como esta de pintura ao vivo (live performance), conversa com artistas, conversa com curadoras, palestras, mediações com grupos, visitas guiadas, ações educativas e apresentações musicais. A direção geral é de Ana Paula Weschenfelder e a curadoria de Luciane Garcez e Paula Gargioni. Uma das idealizadoras é a vice-governadora, Marilisa Boehm.
 
 
SOBRE O ARTISTA CANATO

Nasceu em São Paulo, Brasil, em 1965. Formou-se em Comunicação Visual pela Universidade Mackenzie em 1986. De 1984 a 1986, freqüentou o atelier de João Rossi desenvolvendo pesquisas no âmbito da gravura e da aquarela. De 2000 a 2004, lecionou desenho e pintura no Atelier Lecy Beltran. De 2006 a 2008, foi membro do Conselho das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Desde 2011, leciona desenho e pintura no Colégio Dante Alighieri. Foi membro do júri de vários Salões de Arte no Estado de São Paulo. Realizou diversas exposições e ganhou vários prêmios no Brasile no exterior, incluindo a Medalha de Ouro - Salon International “Le Monde de la Culture et dês Arts”, Cannes Azur, na França, a grande medalha de ouro no Salão Paulista de Belas Artes e a grande medalha de ouro no “Salon International M.C.A”, em Marseille, na França.
 
 
 

O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) reabre seu salão expositivo com a exposição inédita “Sou Catarina”. A mostra seguirá até 25 de fevereiro de 2025 e, através da arte, pretende contar a história de Catarina de Alexandria, que dá nome ao estado.

Por meio de peças inéditas criadas por artistas convidados, obras do acervo do MASC, poemas, livros, objetos sagrados e músicas, os visitantes terão a oportunidade de viajar pelo mundo de Catarina e aprender a história desta princesa egípcia, reconhecida por sua beleza, inteligência e coragem – uma jovem capaz de morrer por seus princípios e por sua fé.

A data escolhida para reabertura do salão do espaço, 25 de novembro, é dia de Santa Catarina de Alexandria. O MASC é administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e está localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

Durante os três meses de duração acontecerão diversos eventos, tais como pintura ao vivo (live performance), conversa com artista, conversa com curadoras, palestras, mediações com grupos, visitas guiadas, ações educativas e apresentações musicais. A direção geral é de Ana Paula Weschenfelder e a curadoria de Luciane Garcez e Paula Gargioni. Uma das idealizadoras é a vice-governadora (governadora em exercício), Marilisa Boehm. "É muito gratificante ver um museu tão importante para a cultura de Santa Catarina recebendo uma exposição sobre a padroeira do estado. Além da justa homenagem, encanta os olhares de quem aprecia a arte", comenta. "O MASC tem uma trajetória de 75 anos. Por isso, entendemos que esta é uma mostra grandiosa para celebrar este momento de reabertura do espaço", completa a presidente da FCC, Maria Teresinha Debatin.

Agendamentos

O MASC, por meio do seu Núcleo de Ação Educativa (NAE), realiza gratuitamente o atendimento a escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior, Educação Especial, Associações, ONGs, grupos de professores, grupos de profissionais de outras instituições e/ou grupos de amigos, por meio de visitas mediadas à exposição. 

Para o agendamento de visitas mediadas com grupos de 10 a 30 pessoas, é necessário entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A duração da visita mediada à exposição "Sou Catarina" é de uma hora a uma hora e trinta minutos, dependendo da faixa etária, do nível de escolaridade e dos objetivos do grupo.

Dias e horários disponíveis para agendamento de grupos: 
Terça-feira: das 13h às 19h;
Quarta-feira: das 10h às 12h e das 13h às 19h;
Quinta-feira: das 13h às 19h; 
Sexta-feira: das 10h às 12h e das 13h às 19h.

Serviço:

Exposição Sou Catarina
Visitação: até 25/02/2025, de terça a domingo, das 10h às 21h
Local: MASC, localizado no CIC (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis)
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita.

 

 

O quarto e último encontro do ano do Ciclo de Conferências "Do Museu do Outro ao Museu de Si", realizado pelo Laboratório de Estudos de História da África (LEHAf), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sobre o Museu de Arte de Santa Catarina, terá como tema "O modelo negro no atelier de Martinho de Haro". O evento ocorrerá no próximo dia 28 de novembro, às 19h, na Sala Multimídia do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), no Centro Integrado de Cultura (CIC).

:: Entrada gratuita mediante inscrição clicando aqui

Conforme o Prof. Dr. Sílvio Marcus de Souza Correa, palestrante do evento, a partir de uma nova perspectiva em história da arte (VERGÈS, 2023; LAFONT, 2022), busca-se problematizar o anonimato do modelo negro no atelier do artista Martinho de Haro. A partir de cronotopos (BAKHTIN, 2014) que remetem não só às origens socioeconômicas da ilha de Santa Catarina, notadamente à escravidão insular, mas também ao período pós-emancipação e à redemocratização do país, desloca-se o foco da análise do artista para o seu modelo, da história local e insular para o mito da “democracia racial” brasileira. Resulta dessa análise uma nova interpretação para dezenas de obras de Martinho de Haro e para uma história da arte a partir do estudo sobre os modelos negros.

Serviço:

Ciclo de Conferências "Do Museu do Outro ao Museu de Si" 
Tema: "O modelo negro no acervo do MASC
Palestrante: Prof. Dr. Sílvio Marcus de Souza Correa (UFSC)
Mediadora: Dra. Maria Helena Barbosa (MASC)
Data: 23/10/2024, às 19h
Local: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) 

Cronograma do Ciclo de Conferências:

Data: 29/08 (quinta-feira), às 19h JÁ REALIZADO
Local: Cinema do CIC
Tema: Do museu do outro ao museu de si
As coleções africanas em museus do Brasil
Palestrante: Prof. Dr. Sílvio Marcus de Souza Correa (UFSC)
Mediadora: Profa. Dra. Karine Lima da Costa (UFSC)
Sobre: Objetos de arte africana foram, geralmente, considerados "objetos etnográficos"; e muitas coleções africanas se encontram em museus da era dos impérios coloniais. Outrora vistos no "museu do outro", esses objetos passam a ser reivindicados por países africanos para integrar coleções do "museu de si". No Brasil, uma dezena de museus conta com objetos de arte africana tradicional. Restituição ou permanência no patrimônio cultural da diáspora africana pode ser um dilema para a nova museologia.

Data: 25/09 (quarta-feira), às 19h JÁ REALIZADO
Local: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC)
Tema: Matrioshka ou da história de encaixes do MASC
Palestrante: Prof. Dr. Sílvio Marcus de Souza Correa (UFSC)
Mediadora: Dra. Maria Helena Barbosa (MASC)
Sobre: As bonecas russas conhecidas pelo nome de Matrioshka formam, tradicionalmente, um conjunto de algumas peças que se encaixam uma nas outras, da pequena à maior delas. Segundo Prof. Sílvio, a história do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) tem sido reproduzida em encaixes de poucas partes – como uma Matrioshka. Desde o primeiro espaço onde ocorreu a Exposição de Arte Contemporânea em Florianópolis em 1948 até a atual sede do MASC, ele discorrerá sobre seus pensamentos decorrentes de sua pesquisa.

Data: 23/10 (quarta-feira), às 19h JÁ  REALIZADO
Local: Cinema do CIC
Tema: O modelo negro no acervo do MASC
Palestrante: Prof. Dr. Sílvio Marcus de Souza Correa (UFSC)
Mediadora: Dra. Maria Helena Barbosa (MASC)
Sobre: O modelo negro no acervo do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) tem sua melhor expressão em cinco retratos. Em apenas um deles, o modelo é conhecido. Somente um deles é datado. Seus autores são Eduardo Dias, Alberto da Veiga Guignard, Alice Soares e Elizabeth Catlett. Esses retratos remetem a diferentes períodos da história da arte moderna e contemporânea. A partir desses cinco exemplos, busca-se analisar e problematizar a questão do modelo negro no acervo do MASC.

28/11 (quinta-feira), às 19h
Local: Sala Multimídia do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), no Centro Integrado de Cultura (CIC).
Tema: O modelo negro no atelier de Martinho de Haro
Palestrante: Prof. Dr. Sílvio Marcus de Souza Correa (UFSC)
Mediadora: Dra. Maria Helena Barbosa (MASC)
Sobre: A partir de uma nova perspectiva em história da arte (VERGÈS, 2023; LAFONT, 2022), busca-se problematizar o anonimato do modelo negro no atelier do artista Martinho de Haro. A partir de cronotopos (BAKHTIN, 2014) que remetem não só às origens socioeconômicas da ilha de Santa Catarina, notadamente à escravidão insular, mas também ao período pós-emancipação e à redemocratização do país, desloca-se o foco da análise do artista para o seu modelo, da história local e insular para o mito da “democracia racial” brasileira. Resulta dessa análise uma nova interpretação para dezenas de obras de Martinho de Haro e para uma história da arte a partir do estudo sobre os modelos negros.

SOBRE O CONFERENCISTA

Sílvio Marcus de Souza Correa é historiador e professor associado do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em sociologia pela Westfälische Wilhelms-Universität de Münster (Alemanha) e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, foi pesquisador visitante em várias instituições estrangeiras como o CNRS do Canadá, o Instituto de Estudos Avançados de Paris e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Coordenador do Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da UFSC e do Grupo de Pesquisa História da África e Cultura Visual junto ao CNPq. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre as coleções africanas em museus do Brasil e prepara o seu próximo estágio no exterior como pesquisador visitante no Instituto Nacional de História da Arte de Paris (França).

 

O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) recebe no próximo dia 6 de novembro, às 20h, o primeiro de dois encontros da série "Conversas sobre Arte e Amor". Nesta edição, o tema é "O Amor na Sagração da Primavera de Doraci Girrulat". A entrada é gratuita, com inscrições no link disponível clicando aqui.

Tratam-se de dois encontros, cada um partindo de uma pergunta, destinados a abordar saberes e assuntos como história da arte, arquitetura, corpo, cidade, considerando obras do acervo do MASC, além de envolver um pouco de filosofia, literatura, música e cinema para ampliar o horizonte das conversas.

Na primeira edição, a partir da obra "A Sagração da Primavera", da artista Doraci Girrulat, pertencente ao acervo do MASC, pretende-se abordar a temática do amor por meio da História da Arte, mas também considerando algumas aproximações com literatura, filosofia, psicanálise, música e cinema. Consideremos a pergunta formulada por Fedro, antes de ter início um banquete entre amigos: sobre o que vamos falar? Falemos daquele deus de que ninguém fala, responde Euriximaco (in: O banquete de Platão). Ocorre que não se trata mais de repetir nem a pergunta nem a resposta que deram os comensais naquela memorável ocasião, pois nosso tempo é bastante diverso daquele.

Hoje todos falam do deus Eros: a indústria cinematográfica e fonográfica, as fórmulas de redes sociais e de autoajuda… todos parecem ter algo a dizer sobre o assunto. Então, a pergunta que não quer calar parece ser a seguinte: O que resta para falar sobre este deus de que todos falam? Em um mundo com tantas urgências, por que este assunto ainda encontra um lugar tão privilegiado no imaginário afetivo e simbólico?

A palestrante da noite será Rosangela Miranda Cherem. Doutora em História pela USP (1998) e Doutora em Literatura pela UFSC (2006); Profa. aposentada como Titular de História e Teoria da Arte no Curso Artes Visuais e Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no CEART- UDESC; possui orientações, pesquisas e publicações sobre História das Sensibilidades e Percepções Modernas e Contemporâneas. Atualmente desenvolve pesquisa sobre Gestos e Arquivos Artísticos em Santa Catarina.

Serviço:

O quê: Encontro "O Amor na Sagração da Primavera de Doraci Girrulat" - Conversas sobre Arte e Amor
Quando: 06/11/2024, às 20h.
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis
Entrada gratuita - inscrições no link disponível clicando aqui