EVENTO CANCELADO
O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) recebe no próximo dia 12 de dezembro, às 20h, o segundo de dois encontros da série "Conversas sobre Arte e Amor". Nesta edição, o arquiteto e urbanista e engenheiro Rodrigo Bastos irá abordar o tema "O amor como princípio criativo e a história da arte". A participação do público é gratuita, mediante inscrição prévia pelo formulário disponível clicando aqui.
Vários mitos antigos enunciam relações fundamentais entre o amor e a origem das artes. Eles foram referenciados e reinventados em inúmeros tratados de arte e arquitetura na história, em romances e poemas. A proposta deste encontro é ensaiar acepções do amor e do erotismo nesses domínios, especialmente em dois momentos: no renascimento e na contemporaneidade.
No dito “renascimento”, o amor é ainda um princípio cosmogônico, mágico, de atração universal, relacionado à noção transcendental do belo. Na contemporaneidade, alguns teóricos clamarão pelo impulso de uma experiência erótica vital do corpo na arte e nos espaços da arquitetura, que deveria contemplar melhor todos os sentidos, não privilegiando tanto o olhar ou a razão.
Afinidades e confrontos se evidenciam, em um território no qual está primordialmente em jogo a relação do homem com a vida e as coisas nela envolvidas, mediadas e engendradas pela arte e pela arquitetura. Uma pergunta crucial se coloca, então, e incontornável. O amor ainda pode, como invocavam os antigos e também várias obras modernas, guiar e envolver o ato criativo?
O palestrante da noite será Rodrigo Bastos. Arquiteto e Urbanista, Engenheiro, Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, com Doutorado Sanduíche no Departamento de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa; Livre-docente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado na School of Architecture da McGill University, Montréal, Canadá, e na FAUUSP, com estágio de pesquisador visitante no Centre Nationale de la Recherche Scientifique, Paris. Entre 2006 e 2012, integrou o corpo de professores do Curso de Especialização lato sensu em Cultura e Arte Barroca, do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente, é Professor Associado no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, onde leciona Estética e Arquitetura Brasileira. Foi conferencista convidado em várias instituições internacionais, como Sorbonne Université, Université de Montréal, Universidade de Coimbra, Universidade Autônoma de Lisboa, Centro Unesco de Arezzo, Itália. Em 2010, recebeu o Prêmio Marta Rossetti Batista, de História da Arte e da Arquitetura, pela tese: A maravilhosa fábrica de virtudes: o decoro na arquitetura religiosa de Vila Rica, Minas Gerais (1711-1822), publicada pela Edusp em 2013 e finalista do Prêmio Jabuti em 2014. É autor também de A arte do urbanismo conveniente, publicada pela Edufsc. Possui vários contos e poemas publicados em jornais e antologias de concursos literários, alguns dos quais premiados. Foi cantor do Coro Madrigale, de Belo Horizonte, entre 2004 e 2010. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR) entre 2021-2023.
Conversas sobre Arte e Amor
Tratam-se de dois encontros, cada um partindo de uma pergunta, destinados a abordar saberes e assuntos como história da arte, arquitetura, corpo, cidade, considerando obras do acervo do MASC, além de envolver um pouco de filosofia, literatura, música e cinema para ampliar o horizonte das conversas. Na edição anterior, realizada em novembro, o tema do encontro foi "O Amor na Sagração da Primavera de Doraci Girrulat". Na ocasião, abordou-se a temática do amor por meio da História da Arte, mas também considerando algumas aproximações com literatura, filosofia, psicanálise, música e cinema.
Serviço:
O quê: Encontro "O amor como princípio criativo e a história da arte" - Conversas sobre Arte e Amor
Quando: 12/12/2024, às 20h.
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis
Entrada gratuita - inscrições no link disponível clicando aqui
Classificação indicativa: 16 anos