Nas tardes dos dias 28 de janeiro, 14 e 20 de fevereiro, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) recebeu as curadoras e algumas das artistas convidadas da exposição “Sou Catarina” para visitas guiadas e conversas com o público. Nestas três edições, que fazem parte do calendário de eventos da exposição em exibição no Museu, as curadoras guiaram o público pelo salão expositivo, explorando o tema e intercalando a conversa com as artistas presentes, que falaram sobre o processo criativo de suas obras presentes na mostra.
Os eventos contaram com a participação das curadoras da exposição, Luciane Garcez e Paula Gargioni, e das artistas visuais, Albertina Prates, Clara Fernandes, Cris Almeida, Elke Hülse, Giovana Nucci, Ilca Barcelos, Ingrid Thaler, Norma Bonilla, Osmarina e Paulo Villalva Patricia Di Loreto e Sara Ramos. Nestas ocasiões, as artistas tiveram a oportunidade de partilhar com o público a poética e a inspiração por trás dos trabalhos produzidos por elas, além de revelarem detalhes sobre as técnicas envolvidas na produção destas obras de arte inéditas.
Na próxima quarta (26), às 19h30, o MASC promoverá uma nova edição da visita com as curadoras de “Sou Catarina”. O evento é uma oportunidade para que o espectador mergulhe no universo da exposição por meio do olhar curatorial.
Sobre a exposição
A exposição "Sou Catarina" conta a história de Catarina de Alexandria, que dá nome ao estado, por meio de peças inéditas criadas por artistas convidados, obras do acervo do MASC, poemas, livros, objetos sagrados e músicas. Os visitantes têm a oportunidade de viajar pelo mundo de Catarina e aprender a história desta princesa egípcia, reconhecida por sua beleza, inteligência e coragem – uma jovem capaz de morrer por seus princípios e por sua fé.
O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), promoverá na próxima terça-feira, 18 de fevereiro, às 14h, uma palestra com Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Nesta ocasião, serão apresentados brevemente os processos de restauro da escultura "Santa Catarina", pertencente à capela São Sebastião do Campeche, e da pintura "Ponte Hercílio Luz", de Eduardo Dias - duas obras que compõem a exposição "Sou Catarina". Tecnologias utilizadas em ambos restauros serão abordadas de maneira simplificada para conhecimento dos presentes.
O historiador Hugo Adriano Daniel, autor do livro “Campeche: um lugar no sul da ilha”, terá uma breve participação compartilhando a história e a importância da escultura de Santa Catarina para a comunidade do Campeche.
Sobre o palestrante do Atecor:
Thiago Guimarães Costa. Bacharel, mestre e doutor em química de materiais pela UFSC e pela Universidade de Lisboa. Possui pós - doutorado em química aplicada ao patrimônio cultural. Responsável pelo laboratório de materiais do Atecor/FCC. Possui dezenas de publicações em periódicos internacionais na área de química e patrimônio cultural. Atualmente está focado no desenvolvimento de novos materiais para serem aplicados em trabalhos de restauro de obras de arte.
Entre os dias 12 de fevereiro e 6 de março, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) promoverá uma série de eventos relacionados à temática da exposição "Sou Catarina", aberta à visitação até o dia 23 de março. Serão palestras, conversas com as curadoras e artistas e uma nova edição da visita guiada com as curadoras. As atividades têm entrada gratuita e não é necessário realizar inscrições prévias.
Programação:
12/2 (quarta-feira), às 19h30: Palestra sobre Iconografia “O ícone: um olhar para além do nosso universo”, com participação de Padre Luiz Chang.
14/2 (sexta-feira), às 14h: Conversa com Curadoras e Artistas - Com participação de Cris Almeida, Elke Hülse, Norma Bonilla, Patricia Di Loreto e Sara Ramos.
18/2 (terça-feira), às 14h: Palestra com Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) da FCC sobre "Processo de Restauração das Obras: Ponte Hercílio Luz e Santa Catarina - técnicas e materiais" - Com participação de Thiago Guimarães Costa.
20/2 (quinta-feira), às 16h: Conversa com Curadoras e Artistas - Com participação de Albertina Prates, Clara Fernandes, Giovana Nucci, Ilca Barcelos e Ingrid Thaler.
26/2 (quarta-feira), às 19h30: Visita guiada com as curadoras da exposição, Luciane Garcez e Paula Gargioni.
6/3 (quinta-feira), às 16h: Palestra “O Culto a Santa Catarina de Alexandria”, com participação do antropólogo e medievalista Prof. João Lupi (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC).
Sobre a exposição
A exposição "Sou Catarina" conta a história de Catarina de Alexandria, que dá nome ao estado, por meio de peças inéditas criadas por artistas convidados, obras do acervo do MASC, poemas, livros, objetos sagrados e músicas. Os visitantes têm a oportunidade de viajar pelo mundo de Catarina e aprender a história desta princesa egípcia, reconhecida por sua beleza, inteligência e coragem – uma jovem capaz de morrer por seus princípios e por sua fé.
Foi prorrogada até o dia 23 de março a exposição “Sou Catarina”, em cartaz no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC). A mostra, que tem entrada gratuita, conta a história de Catarina de Alexandria, que dá nome ao estado, através da arte. No espaço expositivo, visitantes poderão conferir obras do acervo do MASC, poemas, livros, objetos sagrados e músicas.
Agendamentos
O MASC, por meio do seu Núcleo de Ação Educativa (NAE), realiza gratuitamente o atendimento a escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior, Educação Especial, Associações, ONGs, grupos de professores, grupos de profissionais de outras instituições e/ou grupos de amigos, por meio de visitas mediadas à exposição.
Para o agendamento de visitas mediadas com grupos de 10 a 30 pessoas, é necessário entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A duração da visita mediada à exposição "Sou Catarina" é de uma hora a uma hora e trinta minutos, dependendo da faixa etária, do nível de escolaridade e dos objetivos do grupo.
Dias e horários disponíveis para agendamento de grupos:
Terça-feira: das 13h às 19h;
Quarta-feira: das 10h às 12h e das 13h às 19h;
Quinta-feira: das 13h às 19h;
Sexta-feira: das 10h às 12h e das 13h às 19h.
Serviço:
Exposição Sou Catarina
Visitação: até 23/03/2025, de terça a domingo, das 10h às 21h
Local: MASC, localizado no CIC (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis)
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita.
O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), promoverá na próxima terça-feira, 28 de janeiro, às 13h30, uma visita guiada com as curadoras da exposição "Sou Catarina". É uma oportunidade imperdível de apreciar a exposição, que marca a reabertura do Museu, com a condução de Luciane Garcez e Paula Gargioni. A participação é gratuita e não é necessário agendamento prévio.
Sobre a exposição
A mostra, que segue aberta até 25 de fevereiro de 2025, pretende contar a história de Catarina de Alexandria, que dá nome ao estado. Por meio de peças inéditas criadas por artistas convidados, obras do acervo do MASC, poemas, livros, objetos sagrados e músicas, os visitantes terão a oportunidade de viajar pelo mundo de Catarina e aprender a história desta princesa egípcia, reconhecida por sua beleza, inteligência e coragem – uma jovem capaz de morrer por seus princípios e por sua fé.
A direção geral é de Ana Paula Weschenfelder e a curadoria de Luciane Garcez e Paula Gargioni.