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Como parte da programação comemorativa de seus 75 anos de criação, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) recebe no dia 26 de fevereiro, às 18h, o evento exclusivo "Le Mouvement Phases: l’amitié au cœur d’un réseau" ("O Movimento Phases: a amizade no coração de uma rede"). Com entrada gratuita e aberta à participação de todo o público, em especial de artistas, curadores, poetas, historiadores, professores, estudantes e acadêmicos de áreas afins, o encontro contará com a presença de Pierre Boulay e Gilles Petitclerc, herdeiros dos arquivos de Édouard e Simone Jaguer (Anne Éthuin), co-fundadores do Mouvement Phases, assim como do tradutor porta-voz publicitário Roberto de Farias.
 
WhatsApp Image 2024 02 22 at 18.42.47O Movimento Phases, iniciado na década de 1950, na França, pelo poeta e crítico Édouard Jaguer e sua esposa Anne Éthuin, artista colagista, desempenhou um papel crucial no cenário artístico mundial, especialmente na Europa e na América Latina. Desde 1953, o Mouvement Phases tem sido o ponto de convergência de artistas, poetas e escritores europeus e latino-americanos. Sua influência se estendeu além do surrealismo, marcando uma nova era. Os arquivos deste movimento estarão agora acessíveis ao público no site www.mouvementphases.fr que será lançado em Paris, em abril de 2024.
 
A administradora do MASC, Ana Paula Weschenfelder fará a introdução do encontro, destacando a conexão entre o Mouvement Phases e a internacionalização dos artistas brasileiros. Em seguida, Pierre Boulay e Gilles Petitclerc proferirão uma conferência sobre o assunto. O objetivo das discussões é oferecer uma perspectiva única sobre o papel do Mouvement Phases no contexto brasileiro e seu impacto duradouro na cena artística internacional.
 
 
Programa do evento

1. Introdução por Ana Paula Weschenfelder: “Nossos Artistas, de Santa Catarina para o Mundo”.
2. Conferência de abertura: Introdução ao Movimento Phases e suas relações internacionais por Pierre Boulay e Gilles Petitclerc.
3. Diálogo entre os participantes e a organizadora sobre o Mouvement Phases.
4. Tempo para Perguntas e Respostas
 
Sobre o Movimento
 
WhatsApp Image 2024 02 22 at 18.43.11Foi em Paris, em 1953, que Édouard e Simone Jaguer co-fundaram o movimento e a revista Phases. Por mais de 50 anos, eles lideraram esse movimento com ramificações internacionais. O Surrealismo, o Cobra e a Abstração Lírica encontram em Phases um espaço de divulgação livre de todas as restrições.
 
Édouard e Simone Jaguer desenvolvem uma rede cuja magnitude ainda surpreende hoje. Em contato com pintores, escritores e poetas dos cinco continentes, contribuem para documentar e ilustrar a história da arte na segunda metade do século XX.
 
Ardentes defensores da modernidade, organizaram mais de duzentas exposições na França e pelo mundo. Publicaram uma revista de vanguarda significativa e contribuíram para a descoberta e reconhecimento de escritores, pintores e poetas - com reputação internacional hoje.
 
Em 1964, organizaram no Brasil uma exposição Phases, apresentada no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e na Universidade de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Jef Golyscheff, Flavio Schiro, Bin Kondo e Sara Avila de Oliveira estão entre esses pintores brasileiros que contribuíram para torná-los conhecidos na Europa.
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Pierre Boulay e Gilles Petitclerc, herdeiros de Édouard e Simone Jaguer, publicaram durante 16 anos a revista La tortue-lièvre em Montreal e dirigiram a única galeria dedicada exclusivamente ao Mouvement Phases. Atualmente, trabalham com Roberto de Farias na construção de um site que tornará acessíveis os arquivos de Édouard e Simone Jaguer, revelando, ao mesmo tempo, a rica contribuição de todos os membros de Phases dos cinco continentes.
 
Phases não teria sido o que foi sem a contribuição de centenas de escritores, pintores e poetas que se uniram. É importante, hoje, devolver-lhes a parte da luz que lhes é devida. É para isso que Pierre Boulay e Gilles Petitclerc se dedicam.
 
Falar de Phases é falar da parte de luz que cabe a cada um de seus participantes. O encontro de 26 de fevereiro deverá ser a oportunidade de lembrar a importância de cada participante na aventura de Phases. Pierre Boulay e Gilles Petitclerc proferirão no Museu de Arte de Santa Catarina uma conferência com o título: "O movimento Phases: a amizade no coração de uma rede".
 
 Serviço:
 
O quê: Encontro "O Movimento Phases: a amizade no coração de uma rede"
Quando: 26/02/2024, às 18h.
Local: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis
Entrada gratuita, sem necessidade de inscrições prévias

O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), espaço cultural administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), conquistou o primeiro lugar, em âmbito nacional, no Edital Modernização de Museus de 2023 do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), sendo contemplado para o repasse de R$ 500 mil. O edital selecionou projetos voltados à modernização de instituições museológicas no Brasil, sendo oito projetos com repasses de R$ 250 mil e dois projetos com R$ 500 mil. O MASC foi o único museu contemplado no estado.

"Além disso, receberá a contrapartida de R$ 100 mil da FCC, totalizando, assim, R$ 600 mil para a execução de projetos a partir deste semestre", informa o presidente da entidade, Rafael Nogueira. A previsão é de 24 meses para a conclusão das cinco iniciativas propostas.

Esses recursos viabilizarão projetos que beneficiarão o público em geral, artistas, curadores, pesquisadores e estudantes, uma vez que incluem a restauração das obras externas do museu (o que inclui a peça O Equilibrista, de Paulo Siqueira), a revitalização e a acessibilidade dos jardins do MASC, a modernização do Núcleo de Pesquisa e Documentação (NPD), a aquisição de materiais expositivos diferentes e a elaboração do Plano Museológico.

Conforme a administradora do espaço cultural, Ana Paula Weschenfelder, em 2023, como o MASC estava temporariamente sem exposições, a equipe teve a possibilidade de focar os esforços em projetos e melhorias internas. "Promovemos reuniões com profissionais externos da área, avaliamos documentos e processos antigos do museu e as condições dos espaços, elaborando, assim, o diagnóstico organizacional do museu. No decorrer do ano, planejamos e efetivamos diversas atividades. Quando soubemos do edital, selecionamos as ações que já estavam em andamento, inscrevemos e fomos vencedores”, comemora Ana Paula. “Nossa Gestão é Colaborativa e a equipe do museu é efetivamente ouvida e participa da tomada de decisões. Além de retomarmos as exposições, em 2024 colheremos os frutos de diversas sementes plantadas no ano passado”, comenta a administradora.

A última semana foi dedicada a atividades de aperfeiçoamento técnico para a equipe do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC). Na segunda-feira (24), houve treinamento de prevenção e combate a incêndios com profissionais do 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC/Florianópolis).

O treinamento ministrado pelo tenente Franco Bressan e pelo soldado Thiago Thiesen teve como tópicos a prevenção de acidentes e orientações para casos de emergência, uso de extintores, sinalização adequada para rotas e saídas de fuga, entre outros cuidados preventivos. Durante o treinamento, os profissionais do CBMSC também conheceram as instalações do MASC.

Visita técnica

Continuando uma série de visitas técnicas a outros espaços culturais de Santa Catarina, a equipe do MASC foi, nesta quarta-feira (26), ao Museu de Florianópolis – Prefeito Sérgio Grando, localizado na Praça XV de Novembro, Centro. As discussões sobre o uso de tecnologia no museu, história de Florianópolis, núcleo educativo, estrutura e funcionamento do museu nortearam a visita. Profissionais do Museu de Florianópolis mediaram o encontro, que foi seguido por um momento de conversas e troca de experiências com a museóloga Cristina Maria Nora.

O Museu de Florianópolis – Prefeito Sérgio Grando é fruto da parceria público-privada entre Prefeitura Municipal de Florianópolis e o Serviço Social do Comércio (Sesc-SC). Oficialmente inaugurado em 2021, o museu foi criado a partir do restauro da obra da antiga Casa de Câmara e Cadeia, idealizado para ser objeto de estudo e reflexão sobre o território de Florianópolis, sempre de forma interativa.

Atividades contínuas 

O aperfeiçoamento técnico da equipe acontece diariamente. Embora o espaço expositivo esteja temporariamente fechado, devido aos danos estruturais que sofreu em decorrência das fortes chuvas de novembro e dezembro de 2022, a equipe do MASC segue atuante. Visitas técnicas, treinamentos, oficinas e a limpeza e manutenção das obras pertencentes ao acervo permanente da instituição, estão entre as atividades ininterruptas do corpo técnico.

As obras do acervo do MASC estão disponíveis para visitação virtual no site masc.sc.gov.br, no item Acervo Virtual do menu lateral.

Estão disponíveis, no canal de vídeos da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no YouTube, os vídeos dos três encontros realizados neste ano dentro do programa Homem Plural, que celebrou os 100 anos de Harry Laus. A iniciativa do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) em parceria com Museu da Imagem e do Som (MIS), Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ocorreu nos dias 7 de dezembro de 20222 e 12, 19 e 26 de abril de 2023, na Sala Lindolf Bell 1, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

:: ACESSE A PLAYLIST DO MASC E ASSISTA AOS VÍDEOS

O público poderá conferir as três edições realizadas em 2023. No vídeo gravado em 12 de abril, o tema da conversa foi "Vida e Obra - Um Breve Perfil Biográfico" e os convidados foram Beto Laus, César Laus e Ildefonso Bayer Reichmann (Alemão Bayer). No vídeo de 19 de abril, a temática era "Laus na Gestão do Museu de Arte de Joinville (MAJ) e no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC)", com a participação de Maria Teresa Collares, sucessora de Laus na administração do Masc; Onor Filomeno, ex-diretor das Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC); e Loro – Lourival Pinheiro de Lima, artista visual. Já no dia 26 de abril, o tema foi "Literatura e Crítica de Arte" e os convidados, Sandra Makowiecky, presidente da Associação Brasileira de Crítica de Arte (ABCA); e Joca Wolff, professor de literatura na UFSC, que faz uma abordagem do Laus como escritor.

Com objetivo de trocar experiências sobre administração, planejamento e organização, a equipe do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) realizou, nesta quarta-feira (14), uma visita técnica ao Instituto Collaço Paulo, localizado no bairro Coqueiros, em Florianópolis. A ação foi a primeira de uma série de atividades que visam ao aperfeiçoamento técnico da equipe do Museu.

A visita e as discussões foram mediadas pela museóloga Cristina Maria Nora e por Joana Amarante, coordenadora do Núcleo Educativo, ambas da equipe técnica do Instituto Collaço Paulo. Na ocasião, a equipe do MASC ainda discutiu sobre acessibilidade para pessoas com deficiência, curadoria, estrutura e funcionamento do espaço cultural, divulgação de exposições e ações socioeducativas.

Para a administradora do MASC, Ana Paula Weschenfelder, a visita foi enriquecedora, com toda a equipe atenta à questão educativa, à montagem e aos detalhes curatoriais, além da observação da área administrativa com a finalidade de conhecerem como o Instituto é organizado. “Pedi que a equipe observasse desde a recepção, a iluminação, o espaço educativo, as estratégias de divulgação, a estrutura física do prédio e até mesmo a decoração da área administrativa – tudo para nos inspirarmos e, principalmente, numa autoanálise, percebermos no que precisamos melhorar e o que estamos executando com êxito”, afirma. "A equipe gostou bastante, fomos muito bem recebidos. Inclusive foi um reencontro entre profissionais que se conheceram anos atrás dentro do próprio MASC", completa Ana Paula.

Fundado em 2022, o Instituto Collaço Paulo é um centro de arte e educação, sem fins lucrativos, que tem como missão promover a arte por meio de exposições e oferecer à comunidade programas socioeducativos. Associado à história artística e cultural de Florianópolis, o Instituto recebe duas exposições por ano, sempre com entrada franca.

MASC em ação

Mesmo com o espaço expositivo do MASC temporariamente fechado, devido aos danos estruturais que sofreu em decorrência das fortes chuvas de novembro e dezembro de 2022, a equipe técnica do Museu segue trabalhando. A limpeza e manutenção das obras pertencentes ao acervo permanente da instituição, o planejamento do setor educativo para ações externas no próximo semestre, a reorganização do espaço administrativo do Museu e o aperfeiçoamento técnico da equipe estão entre as atividades realizadas diariamente pelo corpo técnico.

As obras do acervo do MASC estão disponíveis para visitação virtual no site masc.sc.gov.br, no item Acervo Virtual do menu lateral.