FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Estão abertas seis vagas para o Grupo de Pesquisa e Trabalho (GPeT) do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC). Podem participar nesta seleção estudantes e recém-formados nas áreas de Artes Visuais, Administração, Museologia e Cinema. Para se inscrever, basta enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O GPeT do MASC foi pensado como um Programa para o Desenvolvimento de Carreiras, composto por uma equipe de alunos de graduação/mestrado e profissionais recém-formados em áreas como Artes Visuais, Museologia, Conservação e Restauração, Jornalismo, História e Design Gráfico. No GPeT, os participantes têm a oportunidade de pensar em possibilidades de carreira e colocar em prática assuntos teóricos trabalhados nos encontros, enquanto auxiliam o MASC na resolução de problemas reais.

O programa tem duração de 6 meses, com carga horária de 4h/semana. Os encontros ocorrem às quartas-feiras, das 9h30 às 12h30, no MASC. Há ainda ações realizadas remotamente, a combinar. A participação é voluntária, não havendo remuneração.

Os encontros são conduzidos por Ana Paula Weschenfelder, idealizadora e coordenadora do programa. Os encontros contam com a apresentação de conteúdo teórico-participativo, seguido por atividade prática do tema do dia. Os assuntos envolvem benchmarking; brainstorming; rotina de museu; elaboração de projetos culturais; aplicação e análise de dados de pesquisas; análise de dados comparativos entre museus de arte do Brasil; organização de exposições; visita a museus, ateliês de artistas e acervos de colecionadores, redação de artigo para revista; investigação para solução de problemas na documentação do acervo do museu; conversas com pessoas-referências em diferentes áreas de atuação; dentre outros.

No momento, os participantes estão organizando uma importante exposição de arte. Na próxima semana, receberão dois convidados especiais: a curadora internacional Regina Nobrez Tartaglia, que irá compartilhar sua experiência em seu campo de atuação; e o médico psiquiatra Marcos de Noronha, que irá abordar o tema "arte e saúde mental", com o qual possui reconhecida e efetiva experiência há anos.