A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), convida os profissionais atuantes em museus, gestores culturais e estudantes para participarem do segundo módulo do Programa de Capacitação Museológica. Esta etapa contará com a oficina de Documentação Museológica/Gestão de Acervos. As inscrições estão abertas para todas as regiões(formulário no fim desta matéria).  Nos próximos meses, a capacitação será oferecida nas demais regiões do Estado (Meio-Oeste / Serra, Oeste, Vale do Itajaí e Norte).

O objetivo é oferecer orientação técnica básica para implantação e/ou aperfeiçoamento de ações de gerenciamento de acervos dos museus, por meio da documentação, bem como a dinâmica da informação no Museu, importância da documentação museológica, preservação e gestão do acervo por meio da documentação, princípios éticos e legislação vigente sobre a gestão de acervos museológicos.

A oficina será ministrada pelo historiador e museólogo Marco Antônio Figueiredo Ballester Jr. A carga horária é de 16 horas/aula, e serão oferecidas 40 vagas gratuitas.

Inscrições: Copie o formulário abaixo no corpo do e-mail e envie para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Calendário e realização:

Florianópolis
Data: 26 e 27 de junho de 2012
Horário: 8h30min às 17h30min
Local: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica.

Criciúma
Data: 28 e 29 de junho de 2012
Horário: 8h30min às 17h30min
Local: Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
Endereço: Av. Universitária, 1105 – Bloco P – Universitário.

Joinville
Data: 31 de julho e 1º de agosto de 2012
Horário: 8h30min às 17h30min
Local: Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) Joinville - Rua Nove de Março, 817 - Centro.

Blumenau
Data: 02 e 03 de agosto de 2012
Horário: 8h30min às 17h30min
Local: Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) Blumenau - Rua Braz Wanka, 238 - Bairro Vila Nova.

Maravilha
Data: 28 e 29 de agosto de 2012
Horário: 8h30min às 17h30min
Local: Escola E. B. Deonubem Baldissera - Av. Presidente Kennedy, 334 - Centro.

Campos Novos
Data: 30 e 31 de agosto de 2012
Horário: 8h30min às 17h30min
Local: Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) - Rua Coronel Farrapo, 1119 - Centro.

Formulário de inscrição: Programa de Capacitação Museológica

Nome:
Instituição:
Função:
Endereço completo:
CEP:
Município:
UF:
Fone:
Recebe os informativos do SEM/SC?
Local desejado para participação:

Para procedimentos práticos da oficina de Documentação Museológica e Gestão de Acervos, solicitamos que os participantes tragam os seguintes materiais:

a) Objeto de pequeno porte de uso pessoal;
b) Lápis 6b;
c) Borracha (cor branca);
d) Régua (mínimo 30 cm);
e) Caneta esferográfica cores vermelha(1) e verde(1).

Importante: inscritos que faltarem às oficinas, sem justificativa, estarão impedidos de participar do próximo módulo do Programa de Capacitação Museológica.

Saiba mais sobre o programa de Capacitação Museológica clicando aqui.

Mais informações:
Telefone: (48) 3953-2374 | 3953-2375

Realização:
Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC).