Começou nesta segunda-feira (15) o 41º Festival de Dança de Joinville, reconhecido como o maior festival de dança do mundo em número de participantes pelo Guinness Book. Neste ano, entre os mais de 170 grupos aprovados para a programação competitiva, há 25 grupos de Santa Catarina. A 41ª edição do evento iniciou com apresentação do Balé do Teatro Colón, da Argentina, que encantou a plateia com o espetáculo A Bela Adormecida.

O Festival conta com apoio financeiro do Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O presidente do órgão, Rafael Nogueira, esteve presente na Noite de Abertura, que foi  acompanhada por mais de 4 mil pessoas no Centreventos Cau Hansen.

Além das noites especiais, o palco do Centreventos recebe a Mostra Competitiva, com grupos de 14 estados e também do Paraguai. Os bailarinos competem nas categorias júnior e sênior, em apresentações de solo, duo e conjunto em oito diferentes gêneros: Balé Clássico de Repertório, Balé Neoclássico, Dança Contemporânea, Danças Urbanas, Jazz, Danças Populares Brasileiras, Danças Populares Internacionais e Sapateado.

A programação competitiva ainda inclui o Festival 40+, dedicado a bailarinos com mais de 40 anos; o Festival Meia Ponta, que premia os pequenos bailarinos de 10 a 12 anos; e o Festival da Sapatilha, com premiações diárias em oito diferentes gêneros.

A agenda do Festival de Dança conta com apresentações gratuitas em Palcos Abertos em Joinville, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul, programação didática com cursos, workshops, masterclasses e oficinas, além de atrações que valorizam a inclusão e os diferentes gêneros da dança.

Santa Catarina no Festival de Dança de Joinville:

25 grupos nas principais programações competitivas

49 coreografias nas principais programações competitivas

Mostra Competitiva:

14 grupos participantes

22 coreografias

Festival Meia Ponta:

7 grupos participantes

11 coreografias

Festival 40+:

12 grupos participantes

16 coreografias

* O quê: 41º Festival de Dança de Joinville

* Quando: 15 a 27 de julho de 2024

* Onde: Complexo Centreventos Cau Hansen, localizado na avenida José Vieira, 315, América, Joinville; e palcos espalhados por Joinville e região

* Mais informações: https://festivaldedancadejoinville.com.br

Os ingressos para as noites especiais e a programação competitiva do Festival de Dança de Joinville, que vai de 15 a 27 de julho, estão disponíveis online, no site Ticket Center (https://www.eticketcenter.com.br/).

** Com informações da Assessoria de Imprensa do Festival Foto: @alvimphotographer