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Santa Catarina ganhou, de uma só vez, mais de uma centena de novos imóveis tombados. Todos integram o projeto Roteiros Nacionais de Imigração, fruto de parceria entre a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e o Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (Iphan), e que tem como objetivo preservar conjuntos de propriedades e bens culturais representativos dos diferentes imigrantes estabelecidos em solo catarinense. A reunião que oficializou os tombamentos foi realizada em dezembro, no Rio de Janeiro, e teve a participação do secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, da presidente da FCC, Elisabete Anderle, do presidente nacional do Iphan, Luiz Fernando Almeida, e de membros do Conselho Estadual de Cultura e do Conselho Consultivo do Iphan.

"Os tombamentos são apenas uma parte do grande leque de ações de preservação e valorização do patrimônio dos imigrantes em Santa Catarina", ressalta Elisabete, lembrando que existe um termo de cooperação técnica que envolve, além da FCC e do Iphan, também os ministérios de Cultura, de Turismo, de Desenvolvimento Agrário, e no nível estadual, a Santur, Epagri, Sebrae/SC e 16 prefeituras municipais. Para se integrarem no projeto, os municípios se responsabilizaram pela adequação da legislação municipal de preservação do patrimônio e ordenamento territorial, pelo fortalecimento das áreas rurais, pela criação de Centros de Recepção e Venda de Produtos Tradicionais, pela disponibilização de técnicos e pela criação de um fundo municipal de preservação.

Nesse primeiro momento, foram tombados 110 imóveis, distribuídos nos municípios de Ascurra, Blumenau, Indaial, Itaiópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Orleans, Pomerode, São Bento do Sul, Timbó, Urussanga, Vargem e Vidal Ramos. Deste total, 51 foram tombados pelo Governo estadual, e 59 pelo federal. Entre eles estão a Casa Fleith, na Estrada do Pico, em Joinville, a Casa Polaski, no Alto Paraguaçu, em Itaiópolis, a propriedade da Família Bez Fontana, em Rio Américo Baixo, Urussanga, a Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Warnow, Indaial, a Propriedade Bauer, em Vila Itoupava, Blumenau, as Casas Comerciais Haut e Weege, em Testo Alto, Pomerode, e o Sítio Tribess, uma pequena propriedade rural localizada no interior do bairro Wunderwald, em Pomerode, onde o projeto Roteiros Nacionais de Imigração foi lançado, em agosto.

A previsão é de que até meados do próximo ano mais de mil imóveis sejam tombados, nas esferas municipal, estadual e federal. "Os tombamentos são um reconhecimento da representatividade cultural dessas etnias", afirma a diretora de Patrimônio da Fundação Catarinense de Cultura, Simone Harger.

O Iphan, a FCC e as prefeituras envolvidas vinham trabalhando há mais de vinte anos nesse projeto, identificando espaços e tradições remanescentes da peregrinação italiana, alemã, polonesa e ucraniana. Desde a década de 1980, foram realizados estudos, inventários e ações de preservação. A experiência pioneira,que teve início em Santa Catarina, agora também será realizada em outros Estados brasileiros.

A Fundação Cultural de Blumenau abre, no dia 10 de dezembro, as exposições Caminho Inverso, de Clóvis Truppel, no MAB; Ser, fazer e ter, de Felipe Lobe, na Galeria Municipal de Arte; mostra Identidades, dos artistas da Bluap, na Sala Especial do MAB; cartazes do Cinearte, com curadoria de Herbert Holetz, na Galeria do Papel e a exposição Fotoelétrica, de Alexandre Venera e Charles Steuck, na Sala Elke Hering.

As mostras estarão abertas à visitação pública de segunda a sexta, das 8h às 12 h e das 13h30 às 17h30; Nos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16 h. A entrada é gratuita e a visitação vai até fevereiro de 2009.

Caminho Inverso

A fase atual de Clóvis Truppel continua dentro de sua linguagem figurativa. Neste trabalho, coincidentemente, algumas das obras são chamadas de geografia fracto-facial, imagens desconstruídas, que em sua essência ainda contém na imagética os traços que identificam sua origem, ou seja, o rosto da pessoa retratada. é uma exposição onde permanecem seus traços um pouco alheios à estética comum; pessoas que estão ligadas direta ou indiretamente à sua trajetória são retratadas principalmente por seu apelo estético-figurativo, importância na vida particular do artista e ou em suas áreas de atuação. Estas obras, todas de beleza singular, foram todas criadas virtualmente com os recursos da moderna tecnologia, computadores, mesa digitalizadora, softwares de manipulação de imagens, filtros e outros recursos gráficos e que são materializadas por Clóvis Truppel com toda a beleza pictórica proporcionada por estes recursos.

Ser, ter e fazer

Iniciando sua carreira em 2001, o artista plástico Felipe Lobe adquiriu o gosto pela pintura de seu antepassado, o expressionista alemão Frederico Guilherme Lobe. As obras de Felipe ampliam conceitos que exploram o expressionismo de forma inovadora. Destacam-se nos mais variados formatos visuais, sempre explorando novas técnicas e materiais diferentes, criando uma própria identidade em suas obras. Desenvolveu ao longo desses anos diversos trabalhos e projetos, com destaque para o Clube da Arte Felipe Lobe, a obra premiada Na Cadeira, no Salão do Jovem Artista da RBS 2008, a Mostra Catarinense de Arte Indaial 2008, Pretexto Sesc 2008, em Blumenau, entre outros.

Identidades

A exposição coletiva da Bluap, realizada na Sala Especial do MAB, tem como proposta ampliar as reflexões sobre "Identidades". Formas de identidades pessoais e coletivas que apesar de serem muitas vezes contraditórias, acabam se cruzando, podendo até se completar. Participam da mostra vinte e nove artistas associados, explorando possibilidades de compreensão das representações das obras apresentadas.

Exposição Fotoelétrica

Alexandre Venera e Charles Steuck ocupam a Sala Elke Hering da Fundação Cultural de Blumenau com a mostra Fotoelétrica, onde podem ser conferidos trabalhos de pesquisa e experimentações impulsionados e conduzidos na eletricidade. Venera desde 2000 vem produzindo uma série de trabalhos em multimídia. Charles explora novos suportes para a fotografia.

O Jornal "ô Catarina!" agora está disponível na internet, aqui mesmo no site da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Basta procurar no link "Downloads" , na coluna à esquerda. Estão disponibilizadas as edições número 64, que tem como matéria de capa o cinema catarinense, e número 65, com um material especial sobre o centenário de nascimento de Martinho de Haro.

Produzido pela FCC, "ô Catarina!" voltou a ser impresso em setembro de 2007, depois de quase dois anos fora de circulação. Criado na década de 1990 com o objetivo de difundir a cultura do Estado, o jornal estava há quase dois anos fora de circulação. "Estamos reabrindo um importante espaço para mostrar o que fazem e pensam os representantes dos diversos segmentos culturais de Santa Catarina", afirma a presidente da FCC, Elisabete Anderle.

Com tiragem de dez mil exemplares, o jornal será distribuído em todas as regiões do Estado. Serão encaminhados exemplares para bibliotecas públicas municipais, museus, escolas públicas estaduais e fundações culturais. O jornal, gratuito, também estará disponível em todas as casas vinculadas à FCC. Sugestões, informações e solicitações de exemplares impressos podem ser encaminhadas para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O Museu Victor Meirelles, em parceria com o Museo Nacional del Prado (Madrid, Espanha) e o Museo Thyssen-Bornemisza (Madrid, Espanha), irá promover, de 15 a 18 de dezembro a "Semana de Conservação de Bens Culturais". Composta por um conjunto de oficinas teóricas gratuitas, objetiva oferecer oportunidades de reflexão e de formação sobre a preservação e a conservação do patrimônio cultural numa perspectiva contemporânea. A Semana será realizada das 14h às 18h e terá a participação de autoridades em conservação e restauração da Espanha e do Brasil, com atuações destacadas e trabalhos reconhecidamente importantes.

A Semana é voltada para conservadores, restauradores, museólogos, estudantes de artes visuais, museologia, professores, educadores, artistas e ao público em geral interessado em artes, conservação e preservação do patrimônio cultural. Os certificados serão emitidos apenas para os inscritos que obtiverem 100% de freqüência nas oficinas. As inscrições vão até o dia 9 dezembro. A oficina é gratuita. Para se inscrever, os interessados devem encaminhar o pedido de inscrição, com os dados abaixo, para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Nome completo:

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E-mail:

Formação:

área de atuação profissional:

Instituição:

Por que tem interesse em participar desta oficina?

é membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?

PROGRAMAçãO

15 de dezembro de 2008, das 14h às 18h

Oficina: Os métodos científicos aplicados a análises e estudos de bens culturais

Ministrante: Maria Dolores Gayo Garcia

Sobre a ministrante: licenciada em Ciências Químicas com especialização em Química Orgânica pela Universidade Complutense de Madrid. Vinculada desde 1985 ao Ministério da Cultura da Espanha trabalhou no Museu Nacional de Ciência e Tecnologia, no Instituto do Patrimônio Histórico Espanhol e desde 2004 é responsável pelo Laboratório de Análises do Departamento de Restauração do Museo Nacional del Prado. Especializada em técnicas de análises para o estudo de bens culturais como microscopia óptica, microscopia eletrônica (espectrometria por dispersão de energias de raios X e fluorescência de RX, cromatografia de gases), espectrometria de massas, cromatografia em capa fina, cromatografia líquida de alta resolução. Realizou cursos sobre diferentes materiais relacionados com a conservação e a restauração de bens culturais. Participou de congressos com diversos trabalhos, como A zurita identificada nas pinturas murais nos afrescos de Goya. é autora de diversas publicações sobre técnicas de análises aplicadas aos estudos de bens culturais, como Análises químicas das obras de Goya da Fundação Lázaro Galdiano de Madri.

Dia 16 de dezembro de 2008, das 14h às 18h

Oficina: Microclimas para obras bidimensionais

Ministrante: Franciza Toledo

Sobre a ministrante: Arquiteta/conservadora, graduada em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco com especialização em Conservação de Pinturas e Esculturas pelo Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (CECOR/EBA/UFMG), PhD em Conservação e Museologia, pelo Institute of Archaeology, University of London, onde desenvolveu tese sobre controle ambiental para museus. é referência na área por sua pesquisa sobre estratégias de conservação de acervos em museus quentes e úmidos bem como de sistemas alternativos de controle ambiental em condições tropicais. Através da Conservare, desenvolve projetos, artigos para importantes publicações nacionais e internacionais, participação em congressos, seminários e simpósios assim como a consultoria à projetos para diversas instituições públicas e privadas no Brasil e no Exterior.

Dia 17 de dezembro de 2008, das 14h às 18h

Oficina: O Departamento de Restauração do Museu Nacional Thyssen-Bornemisza: Novas tecnologias aplicadas a conservação, transporte de obras de arte, limpeza de pinturas e exposições temporárias

Ministrante: Ubaldo Sedano Espín.

Sobre o ministrante: graduado pela Escola Superior de Conservação e Restauração Madrid, Espanha, mestre em conservação preventiva e exposições pela UCM Faculdade de BBAA (Barcelona), é especialista em segurança de museus e edifícios de patrimônio histórico. Atuou como coordenador e professor nos Cursos de Mestrado em Museologia da Universidad de Valladolid (Fundación Carolina), do Centro de Estudios Universitários, CEU e Universidad de Granada; Do Curso de Mestrado em Conservação Preventiva (UCM) na Faculdade de Belas Artes. Foi também professor e coordenador do curso de Novas Tecnologias para conservação e transporte de obras de arte em Madri e Novas Tecnologias Aplicadas a Restauração e Conservação de Suportes Têxteis, na Faculdade de BBAA (Barcelona), entre outros. Realizou atividades como docente em Universidades da Espanha e em convênios em diferentes países como Equador, Peru e Argentina, para a formação de especialistas em diferentes campos da conservação. é autor de diversas publicações entre elas "Apuntes sobre La Restauración de las Meninas", em 1986 e "Peter Paul Rubens: Restauration Treatment of two Master Paintings Tecnical Estudy (1609-1623)", em 2005. Participou de congressos com diversos trabalhos na Europa e América Latina. Atualmente é Diretor do Departamento de Restauração do Museo Nacional Thyssen-Bornemisza do Ministério da Cultura da Espanha.

Dia 18 de dezembro de 2008, das 14h às 18h

Oficina: O Departamento de Restauração do Museu Nacional do Prado: Tratamentos de diferentes suportes modernos e antigos de pintura sobre tela ou madeira, escultura e papel

Ministrante: Pilar Sedano

Sobre a ministrante: Diplomada pela Escola Superior de Restauração, Madrid, Espanha. Durante 15 anos realizou, no ICRBC, trabalhos de conservação e dirigiu projetos de restauração, como os tratamentos das obras de Berruguete, Juan Juanes, Zurbarán, Morales, entre outros. De 1990 até 2003 foi Diretora do Departamento de Conservação-Restauração do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, na Espanha, onde foi responsável pela implantação do Departamento. Realizou tratamentos de conservação e restauração em obras de artistas como Dalí, Picasso, Miró, Millares, Tapies, entre outros. é vice-presidente do ICOM - Grupo Espanhol, participando de inúmeros congressos nacionais e internacionais. Atuou como professora no mestrado de Museologia na Universidade Católica de Portugal (2005) e na organização do curso sobre tratamento de Suportes no Museu Nacional de Belas Artes de Havana (Cuba), em 2006, e em diversas outras instituições. Possui vários trabalhos publicados, artigos em catálogos de exposições e artigo sobre conservação preventiva em revistas. Realizou, ainda, diversos projetos de investigação como o estudo analítico, radiográfico e refletográfico dos materiais presentes na obra "Dalí Jovem" em colaboração com a Fundación Gala-Salvador Dalí, de Figueres, da obra de Oscar Dominguez, entre outros estudos sobre a deterioração biológica nas obras contemporâneas em colaboração com o Instituto de Patrimônio Histórico Espanhol. Desde 2003 é Diretora do Departamento de Restauração do Museo Nacional del Prado do Ministério da Cultura da Espanha.

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) entregou no dia 23 de novembro de 2007, no Teatro álvaro de Carvalho (TAC), no Centro de Florianópolis, a edição de 2007 da Medalha de Mérito Cultural "Cruz e Sousa". Dez nomes, escolhidos pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC), receberam a honraria neste ano. Foram eles Arthur Moreira Lima, Bila Maria Manganelli Coimbra, Ingo Hering (in memoriam), Lauro Junckes, Marina Mosimann, Neyde Coelho, Osmar Pisani (in memoriam), Raul Sartori, Sérgio da Costa Ramos, e ainda, como entidade, o Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (Funcine).

Criado em 1994, o prêmio é conferido anualmente aos autores de obras literárias, artísticas, educacionais ou científicas relativas ao Estado de Santa Catarina e reconhecidas como de real valor, ou a quem tenha contribuído por outros meios e de modo eficaz para o enriquecimento ou a defesa do patrimônio artístico e cultural catarinense. Entre os agraciados em anos anteriores, estão personalidades como Sylvio Back, Rodrigo de Haro e Salim Miguel.

Com formato oval, a Medalha de Mérito Cultural "Cruz e Sousa" possui uma esfinge do patrono em dourado, montada sobre cruz de malta, esmaltada nas cores vermelha e verde, tendo no verso sua denominação em relevo, sendo acompanhada por uma roseta. Os homenageados também recebem um diploma, assinado pelo governador Luiz Henrique da Silveira, pelo secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, e pela presidente da FCC, Elisabete Anderle. "Todos os homenageados colaboraram, cada um a sua maneira, para fortalecer ainda mais a cultura catarinense", afirma Elisabete.

O QUê: Entrega da Medalha de Mérito Cultural "Cruz e Sousa"

QUANDO: sexta-feira, 23 de novembro de 2007, às 11 horas

ONDE: Teatro álvaro de Carvalho (TAC), Rua Marechal Guilherme, 26, Centro, Florianópolis, fone: (48) 3028-8070.

QUANTO: gratuito