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CIRCUITO CULTURAL BANCO DO BRASIL E FUNDAçãO CATARINENSE DE CULTURA PROMOVEM

Mostra "O ator por trás da câmera"

LOCAL: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina - MIS/SC

Sala Multimídia - Centro Integrado de Cultura (CIC) - Florianópolis

24 a 30 de novembro de 2008

ENTRADA GRATUITA

O que leva um ator a tornar-se diretor? Em que medida o estilo de grandes diretores com quem esses atores trabalharam influi no resultado final de seu trabalho como diretor?

Com a mostra "O ator por trás da câmera" o CCBB traz ao público cinéfilo a oportunidade de debater o tema por intermédio da comparação entre os filmes dirigidos por atores e os filmes dos diretores que certamente os inspiraram.

Na busca por um estilo próprio, autoral, à influência de seus mestres, esses atores-diretores têm hoje uma produção que poderá ser revista sob esse olhar, permitindo ao espectador avaliar também questões técnicas e estéticas desses filmes.

Centro Cultural Banco do Brasil

O objetivo da mostra O Ator Por Trás da Câmera é permitir a comparação entre os filmes dirigidos por atores que resolveram se transformar em diretores e a obra de diretores que os influenciaram. Assim, pretendemos observar a influência que diretores tiveram no trabalho do ator que se tornou diretor, avaliar as características do trabalho de um ator na direção, bem como tentar entender o que leva um ator a tornar-se diretor.

Uma regra muito freqüente que se observa é que o diretor que já foi ator sempre busca roteiros que privilegiam o trabalho do ator. Não se trata de legislar em causa própria (até porque, muitas vezes, o ator-diretor prefere não atuar no filme que dirige), mas sim uma espécie de hábito de procurar roteiros nos quais o profissional possa desempenhar bem o seu trabalho.

O fato é que a maioria dos atores que dirigem chegou ali trilhando um caminho diametralmente oposto ao dos diretores tradicionais, que quase sempre estudaram em escolas de cinema. Os atores em geral aprenderam seu ofício na prática, observando o diretor em ação, sentindo na própria carne os efeitos dessa direção, e vivenciando o dia-a-dia da produção cinematográfica. é, portanto, uma formação diferente.

Por exemplo, Paulo Betti. Em Cafundó, sua estréia na direção, apresenta influência de Sérgio Resende, com quem trabalhou em Lamarca, presente na mostra, e Mauá, o Imperador e o Rei. Seu protagonista, João Camargo, um escravo que luta para construir uma igreja e enfrenta o preconceito ao se envolver com uma mulher branca, lembra em muito a obsessão com que Mauá luta para construir seu império, ou a determinação com que Lamarca enfrenta o exército e a ditadura militar. O fato de trabalhar com um personagem histórico e a grandiosidade com que encena um filme de época também podem, em muito, ser creditados à influência de Sérgio Resende. Novamente aqui o trabalho do ator principal, Lázaro Ramos, é fundamental para a condução da trama.

Em resumo, ao reunir filmes que foram dirigidos por atores, pretendemos avaliar como age o ator quando assume também a função de diretor, seja a partir das influências que recebe, seja a partir de suas preferências na escolha de roteiros, no uso das câmeras (luz e enquadramentos), na escolha dos atores, etc. Há diferenças entre um diretor de carreira e um ator que resolve dirigir. Esta mostra pretende iniciar uma discussão mais ampla sobre essa questão.

Marcelo Lyra

Curador

PROGRAMAçãO CIRCUITO CULTURAL BANCO DO BRASIL

O ator por trás da câmera

Florianópolis:
24/11 - segunda-feira:
17h - Cidade Oculta (Chico Botelho/80min)
18h30 - Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (Carla Camurati/101min)
20h30 - Infiel (Liv Ullmann/150min)

25/11 - terça-feira:
17h - Sonata de Outono (Ingmar Bergman/92min)
18h30 - Lamarca (Sergio Rezende/129min)
20h40 - O Pagamento Final (Brian de Palma/144min)

26/11 - quarta-feira:
17h - Cidade Oculta (Chico Botelho/80min)
18h30 - A Promessa (Sean Penn/123min)
20h40 - Menina de Ouro (Clint Eastwood/137min)

27/11 - quinta-feira:
17h - Sonata de Outono (Ingmar Bergman/92min)
18h30 - Lamarca (Sergio Rezende/129min)
20h40 - Cafundó (Paulo Betti/98min)


28/11 - sexta-feira:
17h - Cafundó (Paulo Betti/98min)
19h - A Promessa (Sean Penn/123min)
21h10 - O Pagamento Final (Brian de Palma/144min)

29/11 - sábado:
17h - Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (Carla Camurati/101min)
19h - Sonata de Outono (Ingmar Bergman/92min)
20h40 - Infiel (Liv Ullmann/150min)

30/11 - domingo:
15h - Três Homens em Conflito (Sergio Leone/179min)
18h30 - Menina de Ouro (Clint Eastwood/137min)

LOCAL: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina - MIS/SC

Sala Multimídia

SINOPSES DOS FILMES

Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (35mm, 1995, 101 min, Livre)
direção Carla Camurati.
Com Marieta Severo, Marco Nanini, Norton Nascimento, Marcos Palmeira.
Comédia que satiriza a vinda da família Real ao Brasil, mostrando D. João VI como um glutão e Carlota Joaquina como uma insaciável devoradora de homens. Um dos primeiros filmes da Retomada, impressiona pela habilidade com que dribla o baixo orçamento para criar um visual de época.

Cidade Oculta (35mm, 1986, 80 min, 16 anos )
direção Chico Botelho.
Com Carla Camurati, Arrigo Barnabé, Cláudio Mamberti e Chiquinho Brandão.
Drama policial paulistano, da fase conhecida como "néon realismo", que mostra a vida noturna da cidade, em meio a policiais corruptos, mulheres misteriosas e assassinatos.

Cafundó (35mm, 2005, 98 min, 14 anos)
direção de Paulo Betti e Clóvis Bueno.
Com Lázaro Ramos, Leona Cavalli, Leandro Firmino e Renato Consorte.
Estréia na direção do ator Betti, conta a história lendária de João Camargo, um ex-escravo que, no final do século 19, acredita ter visões divinas e resolve construir uma igreja. Ao mesmo tempo, envolve-se com uma mulher branca. Enfrenta assim o preconceito da sociedade da época.

Lamarca (35mm, 1994, 129 min, 12 anos)
direção Sérgio Resende.
Drama histórico. Durante a ditadura militar, um capitão torna-se simpatizante da guerrilha e resolve desertar, levando consigo muitas armas. Por sua experiência em táticas de combate, acaba se tornando um importante líder na ação das guerrilhas. Sua captura pelo exército passa a ser considerada uma questão de honra.

Menina de Ouro (Million Dollar Baby, 35mm, 2004, 132 min, 12 anos)
direção de Clint Eastwood.
Com Hilary Swank, Clint Eastwood e Morgan Freeman.
Ao lado de Os Imperdoáveis, este é um dos melhores filmes de Eastwood. Jovem garçonete acalenta o sonho de ser boxeadora. Para tanto, enfrenta o machismo dominante no esporte e convence um renomado treinador a trabalhar com ela.

Três Homens em Conflito (The God, the Bad and the Ugly, DVD, 1966, 163 min, 14 anos)
direção de Sergio Leone.
Com Clint Eastwood, Eli Wallach e Lee Van Cleef.
Durante a Guerra Civil Americana, Eastwood e Wallach vivem de dar golpes em xerifes, pegando as recompensas pela captura do segundo e libertando-o em seguida, até que descobrem o segredo de um tesouro escondido. Ele saem para tentar encontrá-lo, mas um perigoso pistoleiro (Cleef) descobre o segredo e vai atrás deles.

A Promessa (The Pledge, 35mm, 2001, 123 min)
direção de Sean Penn.
Com Jack Nicholson, Benicio Del Toro, Patricia Clarkson e Sam Shepard.
Nicholson é um policial aposentado, que investiga a morte de uma criança de sete anos por um serial killer. Ele promete à mãe que irá pegar o assassino e isso acaba se tornando uma obsessão. Aos poucos, seus métodos pouco ortodoxos acabam por assustar outras pessoas envolvidas na busca.

Pagamento Final (Carlito"s Way, DVD, 1993, 144 min, 18 anos)
direção de Brian de Palma.
Com Al Pacino e Sean Penn.
Pacino faz um líder do tráfico que, ao sair da prisão, resolve levar uma vida honesta. Defendido por um advogado corrupto (Penn), acaba envolvido por várias pendências do passado e sofre para se livrar do mundo do crime.

Sonata de Outono - (Höstsonaten, 1978, 99 minutos, direção de Ingmar Bergman)
O grande desempenho das atrizes Ingrid Bergman e Liv Ullmann dá ainda mais força a esse que é um dos dramas mais fortes do diretor sueco. Uma pianista famosa visita a filha tímida e reprimida no interior da Noruega. O encontro das duas é tenso, marcado por lembranças do passado e revela uma filha repleta de rancor e ressentimentos, por conta do abandono da mãe, mais dedicada ao trabalho que à família.

Infiel - (Trolösa, 2005, 150 minutos, direção de Liv Ullmann)
A atriz Liv Ullmann estréia como diretora com a história do relacionamento entre um músico e uma atriz. Ele é destroçado quando descobre que ela manteve um caso durante sua viagem. Ex-mulher e atriz de vários filmes do sueco Ingmar Bergman, Ullmann assimilou muito do estilo do ex-marido (sem deixar de ter personalidade), realizando um drama intimista, onde questiona as relações humanas com forte verniz psicológico.