A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) montou no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, um posto de coleta de donativos para as vítimas das chuvas em Santa Catarina. Segundo o Departamento Estadual de Defesa Civil do Estado, as principais necessidades são de alimentos, água e produtos de higiene pessoal. Também há necessidade de material de primeiros socorros, como gaze, anti-séptico e paracetamol.
Doações em dinheiro também podem ser feitas. A Defesa Civil está com três contas disponíveis para doação: no Banco do Brasil - Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7; Besc - Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0; Bradesco S/A - 237 Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1. O nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil, com CNPJ - 04.426.883/0001-57.
Concluindo o Ano Ibero-americano dos Museus, representantes de sete países
Ibero-americanos se reunirão no Museu Histórico, no Rio de Janeiro, entre os
dias 01 e 04 de dezembro de 2008, para debater e compartilhar experiências
sobre a produção de informação e de conhecimento para a gestão dos museus. O
Encontro propõe discutir a criação de um Observatório Ibero-americano de
Museus e Centros Culturais (OIMCC).
Estão estruturadas três mesas redondas. Elas pretendem promover a reflexão
sobre a democracia cultural, a construção de indicadores, a relação entre
produção e circulação do conhecimento e seu impacto nas decisões políticas e
de políticas públicas, bem como sobre os processos sociais de apropriação
dos museus. Tais questões norteiam a prática profissional, a produção de
informação e de conhecimento, e a gestão na área da cultura, em particular,
dos museus.
Além das mesas, diversas experiências de produção e de divulgação da
informação e do conhecimento no campo da cultura serão intercambiadas em
cinco painéis previstos. Haverá, ainda, uma reunião de trabalho que visa
estruturar a proposta de construção coletiva do Observatório Ibero-americano
de Museus e Centros culturais, que será apresentada na plenária final.
é esperado que o evento identifique a natureza , a regularidade e as
instituições responsáveis pela oferta e pelo uso de informação e de dados
sobre os museus e sua relação com a sociedade, nestes países; explicite e
confrontar as questões (preocupações, marcos conceituais) que norteiam a
produção de dados e informações sobre museus; discuta a contribuição e os
limites das opções metodológicas e conceituais em curso nas experiências
identificadas; proponha, discuta e defina os objetivos e as ações
necessárias para a criação de um Observatório Ibero-americano de Museus e
Centros Culturais; e proponha um programa de trabalho para implementar a
formação do OIMCC.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Observatório de
Museus e Centros Culturais (OMCC), www.fiocruz.br/omcc , pelo link notícias,
onde também estão presentes outras informações sobre o Encontro. A
programação também está disponível na página do Sistema Brasileiro de
Museus: www.museus.gov.br.
O evento I Encontro Ibero-americano Observatório de Museus e Centros
Culturais, proposto pelo Observatório de Museus e Centros Culturais (OMCC),
é uma realização do Departamento de Museus e Centros Culturais do IPHAN em
parceria com a Fundação Oswaldo Cruz de Brasília.
O Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) é uma entidade vinculada à Fundação Catarinense de Cultura (FCC), criado em 18 de março de 1949 com o nome de Museu de Arte Moderna de Florianópolis (MAMF). Desde então, é o órgão oficial na área das artes visuais, instalado, hoje, no prédio do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, a Capital do Estado.
A trajetória de origem e desenvolvimento do Masc coincide com um momento de efervescência e dinamismo cultural, que marcou a década de 1940 no Brasil, quando foram criadas instituições de referência como o Museu de Arte de São Paulo (Masp), em 1947, e o Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, em 1948.
O Círculo de Arte Moderna (CAM), mais tarde conhecido por Grupo Sul, constituiu-se num antecedente histórico marcante para o então MAMF, ao trazer para a Florianópolis, em 1948, a "Exposição de Arte Contemporânea", juntamente com a presença de seu idealizador, o escritor carioca Marques Rebelo. Foi a partir dessa mostra, acompanhada de palestras sobre arte contemporânea proferidas pelo escritor, que nasceu o embrião do atual Masc.
Daquela época para este começo de século XXI, o Masc reuniu e disponibilizou ao público um diversificado e expressivo acervo de 1.775 obras de artistas nacionais e estrangeiros, com destaque também aos artistas catarinenses. Nas últimas décadas, o museu continua expandindo sua missão de socializar arte, cultura, prazer estético e conhecimento à comunidade, a visitantes e a turistas, por meio de exposições de curta duração do acervo, Salão Nacional Victor Meirelles, mostras temporárias, biblioteca, programas de visitação mediada, publicações e assessoria técnica.
O trabalho do Masc materializa-se por intermédio dos Núcleos de Arte-Educação, Conservação e Acervo, exposições e montagem, pesquisa, documentação e biblioteca, além das áreas de direção e administração. Conta também com o apoio dos serviços do Atelier de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) e da Associação Amigos do Museu de Arte de Santa Catarina (AAMASC).
A atual gestão do Museu teve como principal desafio desenvolver e implementar o Plano Museológico do Masc, de acordo com o novo Estatuto de Museus (Lei nº 11.904, de 14/01/2009). A equipe diretiva e técnica tem participado ativamente de um processo de qualificação e aperfeiçoamento, visando a dotar a instituição de um planejamento estratégico voltado cada vez mais para o papel contemporâneo e de vanguarda que cabe aos museus: o de serem um processo vivo a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento; de estarem comprometidos com a gestão democrática e participativa; e constituírem-se em unidades de investigação, pesquisa, interpretação, mapeamento, documentação e preservação cultural.
A partir desta concepção filosófica e conceitual, o museu será um fórum permanente para o debate e a reflexão, contribuindo para a comunicação e a exposição dos testemunhos do homem e da natureza, com o objetivo de propiciar a ampliação das possibilidades de construção identitária e a percepção crítica acerca da realidade cultural. Museu ideia com novas áreas de respiro. Nesse contexto, recebe particular relevância o significado das iniciativas do Masc no campo da Ação Educativa, uma função crescentemente essencial nas ações dos museus. Por isto, até 2014, quando o Plano Museológico do Masc deverá estar concluído, o Museu manterá seu foco também na criação de comissões consultivas e curatoriais para políticas de acervo e a realização de exposições de longa duração, temporárias, de visitantes e itinerantes, utilizando seu espaço e suas atividades educativas para o fomento da interdisciplinaridade, da reflexão e da fruição sensível, inteligente e interativa da visualidade e das artes contemporâneas.
Lygia Helena Roussenq Neves
Administradora do Museu de Arte de Santa Catarina / Masc - dezembro de 2010
Fonte: http://www.masc.sc.gov.br/
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O Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan) lançou, no dia 18 de dezembro, três editais públicos: o Mais Museus, o Modernização de Museus e o Prêmio Darcy Ribeiro. |
O Projeto Victor Meirelles: Memória e Documentação é a primeira iniciativa do gênero dedicada ao artista e propõe a catalogação da obra completa de Victor Meirelles no Brasil e no exterior, bem como de documentos a ele relacionados. O projeto, patrocinado pela Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, dedica-se ao mapeamento e coleta de informações referentes ao artista e sua obra, tanto em acervos institucionais como em coleções particulares.
O Banco de Dados e Imagens foi desenvolvido para atender a diferentes níveis de pesquisa e apresenta várias opções de busca. Além de imagens e informações sobre todos os registros, o BDI disponibilizará uma sessão de destaques, onde será possível acessar textos críticos produzidos por pesquisadores especializados. Com esse projeto, pretende-se iniciar uma nova fase de estudos e pesquisa sobre Victor Meirelles, democratizando as informações sobre o artista por meio da catalogação e disponibilização online dos dados. A partir do dia 4 de dezembro já será possível acessar o BDI por meio do site da instituição www.museuvictormeirelles.org.br. No lançamento, no dia 4 às 18h, será apresentada uma breve trajetória do processo de pesquisa e desenvolvimento do BDI, bem como algumas de suas interfaces de busca e resultados.