No dia 21 de novembro, às 20h30, a sala multimídia do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) recebe a exibição do curta-metragem "A Linha". A entrada é gratuita, com ingressos disponíveis no site Sympla.
A projeção do filme tem o objetivo de compartilhar o resultado desse trabalho de equipe com amigos, familiares, a comunidade atuante em produção na cidade de Florianópolis e o público em geral, para mostrar as possibilidades de realização de projetos em formato de narrativa dramática (filmes, vídeos, series) na cidade.
A Diretora/ Roteirista/ Produtora Yara Caubet é natural de Florianópolis, e desterrada há mais de 25 anos, tendo morado em Toulouse, Nova Iorque e atualmente em Londres. Passando uma temporada prolongada em Florianópolis, reuniu uma equipe de profissionais da mais alta capacidade criativa, todos atuantes na cidade, para produzir seu primeiro curta. Uma história cheia de nuances, relevante, atual, contada através de um diálogo interessante e profundo, gestos, olhares, silêncios e uma sutileza visual poética.
Sinopse
Sentindo-se insegura em uma relação recente, Madalena faz um teste de gravidez escondida do parceiro. Quando Tiago a surpreende com o teste em andamento, Madalena se defende e eles percebem que é o momento de discutir a relação.
A Banda Parafuso Silvestre fará um show acústico para celebrar o lançamento do single "Desastres naturais". O evento será no dia 27 de novembro, às 20h30, na sala multimídia do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), no Centro Integrado de Cultura (CIC), com entrada gratuita e tradução em Libras.
“Desastres naturais” tem letra e música de Jean Mafra, cantor, compositor e DJ que, além do seu trabalho solo, foi vocalista da Samambaia Sound Club nos anos 2000 e de projetos como Bonde Vertigem e A Tensão Plena. O principal desafio desse single, de acordo com o guitarrista Julio Victor, foi adaptar a canção para que Taro Löcherbach cantasse ao lado de Mafra. Passada a surpresa de escutar uma voz diferente, ainda que conhecida, sob o nome Parafuso Silvestre, o arranjo feito pela banda transformou “Desastres naturais” em algo seu.
Autor da música, Jean Mafra afirma que “Desastres naturais” reflete alguém com o coração dilacerado que colocou as vísceras na canção. O artista escreveu a melodia de voz e a letra em 2021, sem a pretensão de mostrar para alguém. Quando Taro Löcherbach tomou conhecimento da composição, avisou o parceiro de que a faixa seria gravada pela banda. O contato foi retomado neste ano, quando a Parafuso Silvestre começou a trabalhar no seu estúdio.
Serviço:
O quê: Show acústico Parafuso Silvestre
Quando: 27/11/2024, às 20h30.
Onde: Sala Multimídia do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita
A Sala Multimídia do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe no dia 7 de novembro, às 20h, a premiére do filme "Legado", do Coletivo Simplesmente Skate. A entrada é gratuita.
"Legado" foi produzido nos últimos quatro anos, gravado em cidades como Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Brasília, Montevidéo (URU), Buenos Aires (ARG), entre outras. O filme apresenta nomes como Patrick Vidal, Dwayne Fagundes, Maurício Carvalho, Carlos Iqui, Gutiele Rodrigues, Rebeca Meireles, Gustavo Malagoli, Talles Silva, Felipe Munhoz, Fábio Cristiano, William Oliveira e Kadu Cavaler, valorizando todo o Legado que o skate carrega da cultura de rua.
O Coletivo Simplesmente Skate surgiu em 2006, com um grupo amigos que estavam dispostos a eternizar um video de skate, totalmente independente, trazendo à cena diversos talentos que na maioria das vezes não tinham muita visibilidade. Essa união foi aumentando e, aos poucos, o coletivo foi se fortalecendo em diversas regiões do Brasil, sempre trazendo nomes de peso pro cenário, eternizando em vídeo partes memoráveis.
Ao longo dos últimos 18 anos foram lançadas cinco edições, além de uma mixtape comemorativa dos 10 anos do projeto. JP Romero é quem está na linha de frente das captações de imagens, edições do vídeo, produção executiva e logísticas para realizar as premiéres.
O Tum Festival chega em 2024 a sua 7ª edição com uma programação comprometida em levar a Florianópolis grandes nomes da indústria da música, artistas consagrados e músicos independentes que se inscreveram no edital de chamamento. Idealizado por Ivanna Tolotti, o TUM será realizado entre os dias 2 e 9 de novembro, e tem o propósito de fomentar o ecossistema musical e as redes criativas.
O evento tem como diferencial a sua conferência que reúne importantes players do mercado musical brasileiro e internacional com o objetivo de capacitar, promover e dar visibilidade para a música catarinense e brasileira, criando oportunidades e pontes como um facilitador de conexões e geração de negócios. Nesta edição, o festival será realizado no Boulevard 14/32 (Floripa Airport), no Centro Integrado de Cultura (CIC) e no Centro Histórico de Florianópolis.
Programação no CIC:
Quinta-feira - dia 07.11
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS/SC)
14h30- Abertura Oficial do Tum Festival
15h- Oficina de Relações Governamentais para o Setor Cultural Capacitação voltada para profissionais e gestores do setor cultural compreenderem e navegarem pelas dinâmicas do processo legislativo e da
estrutura governamental, além de elaborarem estratégias eficazes para o engajamento com autoridades e influenciarem positivamente o processo orçamentário, visando o fortalecimento e sustentabilidade de projetos culturais.
16h30 - Oficina Conhecendo a PNAB - Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura
18h - Sustentabilidade na Economia da Cultura: As Estratégias e Ações de Festivais e Feiras
Local: Sala Multimídia-MIS
TUM Lab Apresenta Papo de Artista
O TUM FESTIVAL é uma jornada única que transcende o convencional, sendo mais do que apenas um evento musical. No epicentro desse ecossistema dinâmico, emerge o TUM LAB, em sua primeira edição, para integrar esse projeto inovador destinado a capacitar e inspirar artistas e bandas. Juntos, esses movimentos formam uma sinergia poderosa que redefine a experiência e o cenário musical. Sob a coordenação de Max Viana e Ivanna Tolotti, o TUM LAB estará no epicentro do evento, reunindo profissionais da indústria da música como Torcuato Mariano, Fabiana Lian, Thiago Piccoli, Marcelo Fruet, Carlos Badia, Barral Lima, Geovani
Bento e o próprio Max Viana. Os artistas inscritos para participarem do evento serão orientados por esses mentores que os ajudarão a nortear suas carreiras.
14h30 — Boas Vindas Tum Lab Papo de Artista com Max Viana
15h — Workshop de Aceleração Artística
Ministrante: Geovane Bento
16h30 — Workshop DNA
Ministrante: Torcuato Mariano
18h30 — Networking: A Importância das Feiras e Festivais na Construção de Carreiras Musicais
Ministrante: Barral Lima
Sexta-feira - dia 08.11
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS/SC)
14h30 - Territórios: Construção do Coletivo e Movimentos Culturais
Convidados: Flávio Testa(Festival Magnólia-SC), Negra Jaque (Galpão Cultural- RS),
Flávio Delli (Festival Mova- DF), Fabiana Lian (On Stage Lab-SP) e Melina Delfino
(Ministério de Cultura de Santa Fé- Argentina)
Mediação: Pena Schimidt (SP)
16h - Inteligência Artificial: prós e contras no âmbito da Comunicação e Imprensa
Convidados: Lígia Gastaldi (SC), Juarez Fonseca (RS), Leonardo Lichote (RJ), Marcos Espíndola (SC), Marta Schmidt (RS) e Roger Lerina(RS)
Mediação: Val Becker (Rádio Graviola- RJ)
Local: Sala Multimídia- MIS
Tum Lab Apresenta Papo de Artista:
14h — Palestra: Booking e Agenciamento Artístico
Nesta palestra desvendamos os processos para criar, gerenciar e executar o trabalho de booking no território brasileiro. Ferramentas, formatos, desafios, experiências, dicas e práticas desta função essenciais para a carreira artística. Ministrante: Thiago Piccolli
15h — Caindo na Estrada
Ministrante: Fabiana Lian
16h30 — Produção Musical: seu produto é competitivo?
Ministrante: Marcelo Fruet
18h — Papo com Pena
RODADA DE NEGÓCIOS
Sábado - 09.11
10h - Local: Sala Lindolf Bell
A rodada de negócios vai colocar frente a frente empreendedores musicais, artistas e bandas nacionais e internacionais com mais de 20 representantes de estados brasileiros e da Argentina, diretores de festivais, programadores culturais, casas de shows, produtoras, feiras e fundações de música que estarão presentes no evento. Esses profissionais “compradores”, irão atender os inscritos em reuniões de 10 minutos, onde o artista/banda deve preparar um “pitching”, com uma apresentação ao vivo e demonstrar qual ou em quais formatos pode fazer turnê, falar sobre o seu projeto, histórico da trajetória, audiência, com apresentação compacta direcionada para o negócio e venda do projeto e do show. A rodada de negócios é uma grande oportunidade de conexões reais, construção de rede colaborativa, geração de negócios e networking com grandes profissionais do mercado da indústria da música nacional e internacional.
Edital de seleção aberto, inscreva-se já no site www.tumfestival.com.br
Participantes da Conferência
Alex Pizzetti - Colher de Chá, do Festival Bradamundo (SC)
Alexandre Pesserl - Doutor em Direito (PR)
Barral Lima - UN Music / Marte Festival (MG)
Carlos Badia - Bento Jazz (RS)
Chris Fuscaldo - Garota FM Books (RJ)
Daniel Silva - Portal Rifferama (SC)
Dayse Hansa - Festival Bocadim (DF)
Dre Ferreira - LEP Music Brasil (RJ)
Eli Moura - Festival Convida (DF)
Flavio Delli - Cantor e compositor (DF)
Fernando Souza - Casa da Música (Porto, Portugal)
Flavio Testa - Festival Magnólia (SC)
Geovane Bento - Estrategista Fonográfico (RJ)
JoA Azria - Green Go Agency (França)
Juarez Fonseca - Jornalista (RS)
Juliana Waterkemper - Colher de Chá, do Festival Bradamundo (SC)
Kika Simone - Festival Sonora (RS)
Leonardo Lichote - Jornalista (RJ)
Lucas Lucchesi - Cientista Político (DF)
Marcelo Fruet - Produtor Musical (RS)
Marta Schmitt - FM Cultura (RS)
Max Viana - Universo Spanta / FIB Bahia (RJ)
Melina Delfino - Ministério de Cultura (Santa Fé, Argentina)
Ana Laura - Festival Magnólia (SC)
Pena Schmidt - Lista das Listas (SP)
Fabiana Batistella - SIM São Paulo (SP)
Fabiana Lian - On Stage Lab (SP)
Negra Jaque - Galpão Cultural (RS)
Paulo Almeida - Mais e Melhores (RJ)
Roger Lerina - Jornalista (RS)
Torcuato Mariano - The Voice Brasil (RJ)
Val Becker - Rádio Graviola (RJ)
William Mendonça Noites Brasileiras / Ecléticos (CE)
Ligia Gastaldi - Jornalista NSC (SC)
Marcos Espíndola - Jornalista ND (SC)
Alexandre Gouveia Martins - Escritório Estadual MINC (SC)
Priscila Appella- Escritório Estadual MINC (SC)
Lorena Storani- Abramus (SC)
Showcases:
Banda Ãnama (SC)
Chico Bernardes (SP)
Cores de Aidê (SC)
Fuz Aka (SP)
Giovanna Moraes (SP)
Jalile (RS)
Negra Jaque (RS)
SAMO (SC)
Rawi (PA)
Trabalhadores Espaciais Manuais (RS)
Serviço
TUM FESTIVAL - Tudo Pulsa! Pelo Futuro da Música, Pelo Futuro da Vida!
Datas: de 2 a 9 de novembro de 2024
Locais:
Boulevard 14/32 - Floripa Airport (Rod. Acesso ao Aeroporto, 6.200 - Carianos, Florianópolis - SC)
CIC - Centro Integrado de Cultura (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC)
Bugio Bar - Centro Histórico de Florianópolis (Rua Victor Meirelles, 112 - Centro - Florianópolis - SC)
Shows: Fernanda Abreu (2/11), Suraras do Tapajós e João Bosco (3/11)
Local: Boulevard 14/32 - Floripa Airport (Rod. Acesso ao Aeroporto, 6.200 - Carianos, Florianópolis - SC)
Horário: a partir das 17h
Entrada gratuita
Shows: Amaro Freitas e Zé Manoel (7/11), Beto Guedes (8/11) e Otto (9/11)
Local: CIC - Centro Integrado de Cultura
Horário: 20h30
Ingressos: a partir de R$45,00 - disponíveis para compra no site da Blueticket (www.blueticket.com.br)
Conferência: de 7 a 9 de novembro
Local: CIC - Centro Integrado de Cultura
Programação completa no site do TUM Festival
Entrada gratuita mediante inscrição prévia:
https://tumfestival.com.br/conferencia/inscricao/
A exposição fotográfica “Pesca Essa: Herança e Identidade Cultural da Escola da Costa da Lagoa” chegará no dia 12 de novembro ao Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), no Centro Integrado de Cultura (CIC). A mostra é uma parceria do projeto de extensão Jornalismo e Ação Comunitária (JAC), do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a Escola Básica Municipal da Costa da Lagoa. A visitação é gratuita e segue aberta até o dia 20 de novembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
De acordo com as professoras responsáveis pelo JAC, Melina Ayres e Isabel Colucci, a intenção da proposta é tornar conhecido em toda cidade um lugar construído de forma comunitária e que representa uma força cultural: a EBM Costa da Lagoa. A exposição traz registros da construção da escola e das transformações do espaço nos dias atuais, assim como dos elementos culturais da região que ainda preservam traços açorianos.
A EBM Costa da Lagoa foi fundada em 1968, em uma comunidade tradicional de Florianópolis, localizada na porção norte da Lagoa da Conceição. No local, que é acessível apenas por barco ou trilha, vivem aproximadamente 1.200 pessoas. “Várias gerações de moradores passaram pela escola que foi construída pela própria comunidade, em um terreno doado por uma família da Costa”, explicam as professoras da UFSC.
O trabalho de seleção e montagem das fotos foi realizado junto com as crianças da escola, que participaram de todo o processo. Além das fotografias e dos tradicionais bonecos do Boi de Mamão, durante a mostra será exibido o documentário “Vem Cá Meu Boi! A Costa da Lagoa e seu Boi de Mamão”, realizado pelos alunos da EBM Costa da Lagoa com apoio do JAC.
A cerimônia de recepção do público será realizada no dia 13 de novembro, às 13h. Neste dia, as crianças da escola estarão presentes e participarão de mesa redonda para discutir a produção do documentário.
A exposição conta com o apoio da UFSC, da Prefeitura Municipal de Florianópolis e do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (APUFSC).
Sobre o documentário
“Vem Cá Meu Boi! A Costa da Lagoa e seu Boi de Mamão” foi realizado pelas turmas de terceiro e quarto anos do Ensino Fundamental, orientadas pela professora de Tecnologia Educacional Nali Pedroso, em conjunto com o JAC/UFSC. Trata-se de um vídeo documentário de 20 minutos sobre a cultura do boi de mamão da Costa da Lagoa.
De forma a estimular o protagonismo infantil e a priorizar a voz das crianças durante todo o processo, partiu delas a escolha do formato de documentário, o tema, a seleção de fontes, assim como a roteirização,condução das entrevistas e o manejo dos equipamentos.
“Um dos papéis do jornalismo comunitário é resgatar e divulgar a memória social”, relata Isabel Colucci. Além dela, o JAC é coordenado pela professora Melina Ayres, fundadora do projeto, e, ao longo da parceria com a EBM da Costa da Lagoa, contou também com a participação da professora Janaíne Kronbauer.
Serviço:
O quê: Exposição "Pesca Essa: Herança e Identidade Cultural da Escola da Costa da Lagoa”
Local: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Visitação: de 12 a 20 de novembro de 2024. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Cerimônia de recepção do público com as crianças: 13 de novembro, 13h.
Entrada gratuita