O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) reabre seu salão expositivo na próxima segunda-feira, dia 25, com a exposição inédita “Sou Catarina”. A mostra seguirá até 25 de fevereiro de 2025 e, através da arte, pretende contar a história de Catarina de Alexandria, que dá nome ao estado.
Por meio de peças inéditas criadas por artistas convidados, obras do acervo do MASC, poemas, livros, objetos sagrados e músicas, os visitantes terão a oportunidade de viajar pelo mundo de Catarina e aprender a história desta princesa egípcia, reconhecida por sua beleza, inteligência e coragem – uma jovem capaz de morrer por seus princípios e por sua fé.
A data escolhida para reabertura do salão do espaço, 25 de novembro, é dia de Santa Catarina de Alexandria. O evento está marcado para as 19h, e contará com apresentação do Octeto de Cordas da Camerata Florianópolis. O MASC é administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e está localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.
Durante os três meses de duração acontecerão diversos eventos, tais como pintura ao vivo (live performance), conversa com artista, conversa com curadoras, palestras, mediações com grupos, visitas guiadas, ações educativas e apresentações musicais. A direção geral é de Ana Paula Weschenfelder e a curadoria de Luciane Garcez e Paula Gargioni. Uma das idealizadoras é a vice-governadora (governadora em exercício), Marilisa Boehm. "É muito gratificante ver um museu tão importante para a cultura de Santa Catarina recebendo uma exposição sobre a padroeira do estado. Além da justa homenagem, encanta os olhares de quem aprecia a arte", comenta. "O MASC tem uma trajetória de 75 anos. Por isso, entendemos que esta é uma mostra grandiosa para celebrar este momento de reabertura do espaço", completa a presidente da FCC, Maria Teresinha Debatin.
Para quem tiver interesse, está aberto o calendário para agendamento de mediações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .
Serviço:
Reabertura do Museu de Arte de Santa Catarina - Abertura da exposição Sou Catarina
Data: 25/11/2024, às 19h
Visitação: até 25/02/2025, deterça a domingo, das 10h às 21h
local: MASC, localizado no CIC (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis)
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita.
No dia 27 de novembro, às 16h, o Auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina recebe o lançamento do livro "Naufragados - O Regresso", de Patrícia Carpes. A entrada é gratuita
O livro ilustra uma aventura, na qual trilheiros regressam à praia de Naufragados 11 anos após sua primeira expedição e se aventuram em uma missão submarina no Cemitério dos Navios. Durante o lançamento, Luciano Xavier, coordenador editorial da obra e poeta, irá fazer uma declamação
Sobre a autora
Patrícia Carpes, nascida em Florianópolis, ama a Ilha, bem como seu folclore e sua cultura. Utiliza-se desses elementos culturais arraigados nos bairros de Florianópolis e os traduz em seus livros. Autora do livro "Naufragados", ela sentiu a necessidade de escrever, de dar seguimento ao título e assim criou a série "Naufragados".
Neste feriado do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, alguns espaços culturais administrados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) terão alteração nos horários de funcionamento. Confira o que abre e o que fecha:
Centro Integrado de Cultura (CIC): aberto normalmente, das 10h às 21h.
Endereço: Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis
Contato: (48) 3664-2555
Biblioteca de Arte & Cultura do CIC: estará fechada.
Endereço: no Centro Integrado de Cultura (CIC) – Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica – Florianópolis
Contato: (48) 3664-2555
Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa: fechado.
:: Consulte a programação do espaço
Endereço: Praça XV de Novembro, 227 - Centro - Florianópolis
Contato: (48) 3665-6363
Biblioteca Pública de Santa Catarina: fechada na data, porém conta com diversas atividades no Mês da Consciência Negra.
Endereço: Rua Tenente Silveira, 343 - Centro - Florianópolis
Contato: (48) 3665-6422
Casa da Alfândega - Galeria do Artesanato: fechada.
Endereço: R. Conselheiro Mafra, 141, Centro - Florianópolis
Museu Etnográfico Casa dos Açores (Biguaçu): fechado.
Endereço: BR-101, km 189 - Balneário São Miguel - Biguaçu
Contato: (48) 3665-6195
Casa de Campo do Governador Hercílio Luz: fechada.
Endereço: Rua Paulo Sell, 428 - Taquaras - Rancho Queimado
Contato: (48) 3275-1453
Teatro Ademir Rosa (TAR): terá o espetáculo de Paul Cabannes.
Endereço: Localizado no Centro Integrado de Cultura - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica - Florianópolis.
Contato: (48) 3664-2628
Cinema do CIC - Sala Gilberto Gerlach - Documentários "Guitarras da Serra Blues Way Beatles Tour" e "Workshop de Guitarra com Dudu Pimentel
Endereço: Localizado no Centro Integrado de Cultura - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica - Florianópolis.
Contato: (48) 3664-2628
Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC): espaço expositivo aberto normalmente das 10h às 21h.
:: Consulte a programação
Endereço: no Centro Integrado de Cultura (CIC) – Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica – Florianópolis
Contato: (48) 3664-2650
* O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) e os Teatros Álvaro de Carvalho e Pedro Ivo, em Florianópolis; e o Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, estão temporariamente fechados para visitação do público. O MASC reabre no dia 25/11/2024.
Confira o programa Miscuta desta segunda, 18 de novembro, com mais informações sobre agenda da semana nos espaços administrados pela FCC e trilha sonora de Alcione.
Em comemoração ao mês da Consciência Negra e ao aniversário do poeta Cruz e Sousa (24 de novembro), será realizada a exposição de poesias intitulada “Cartas Poéticas para Artistas Negros Catarinenses”. A mostra, em cartaz na Biblioteca de Arte & Cultura, no Centro Integrado de Cultura (CIC), segue até o próximo dia 22, com entrada gratuita.
A atividade reúne nove poetas da Grande Florianópolis e um de Itajaí, que apresentarão suas poesias em homenagem a artistas negros catarinenses. A exposição tem como objetivos promover a poesia nos espaços públicos literários, valorizar a identidade afro-brasileira, a luta contra o racismo, a troca de experiências entre os poetas que escrevem sobre esta temática e celebrar a vida e obra de artistas negros que ajudam a construir a história da cultura de Santa Catarina.
Serviço:
Local: Biblioteca de Arte e Cultura do CIC - Av. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis.
Data: 18/11 a 22/11
Horário: 13h às 19h
Produção e Curadoria: Maximiliano Rosa e Cristine Cabral
Classificação indicativa: 14 anos