FCC FacebookTwitterYoutube

Logo GOV SC 2019 Colorido

As inscrições para a edição 2021 do Edital Lei Aldir Blanc SC se encerraram nesta segunda-feira (25) superando as expectativas da Fundação Catarinense de Cultura (FCC): foram 2530 propostas culturais enviadas nas modalidades Experimentação Artística; Apresentação ou Evento Cultural; Oficina Cultural; e Licenciamento de Conteúdo Cultural para Difusão Online. O Edital vai disponibilizar mais de R$ 27 milhões a trabalhadores da cultura, artistas, artífices, mestres, grupos, coletivos, empreendimentos econômicos solidários, instituições artísticas culturais e pontos de cultura com comprovada atuação em sua respectiva área artística e cultural.

Agora, as propostas passarão pela etapa de admissibilidade, de caráter eliminatório, que compreende triagem com o objetivo de verificar se o proponente cumpriu com todas as exigências previstas para inscrição neste Edital. O resultado deve ser divulgado no dia 1º de novembro de 2021.

O Edital completo e seus anexos estão disponíveis na plataforma de inscrições. Informações, dúvidas e/ou esclarecimentos devem ser enviados exclusivamente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com horário de atendimento das 8h às 12h e 13h às 17h nos dias úteis.

A Galeria do Artesanato, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) na Praça XV de novembro, em Florianópolis, estará extraordinariamente aberta no próximo domingo (31), das 10h às 17h. O funcionamento ocorrerá para possibilitar aos participantes da Feira de Cascaes, evento realizado pela prefeitura de Florianópolis, conhecerem e adquirirem peças do artesanato catarinense disponíveis no espaço.

Mais informações sobre a Feira de Cascaes e a programação completa podem se encontradas no site da Fundação Franklin Cascaes

Os ganhadores do Concurso Literário do Bicentenário de Anita Garibaldi serão premiados nesta quarta-feira, 27, no Centro Integrado de Cultura (CIC), na capital. Serão contemplados os estudantes que escreveram os melhores textos e seus professores orientadores. Além de uma viagem de estudos que passa por Florianópolis, Tubarão e Laguna, os vencedores também ganharão um leitor de livros digitais e terão seus textos publicados em um e-book.

O concurso foi promovido pela Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) - espaço cultural administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) - em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED) e apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IGHSC) e da Academia Catarinense de Letras (ACL). O objetivo foi unir o incentivo à leitura e à escrita com a valorização da memória de Anita Garibaldi em seu bicentenário de nascimento.

Confira a lista de premiados:

Categoria A (1º ano do Ensino Médio):

- 1º Lugar:
Bruno Kauan Cividini
EEB Maria Madalena de Moura Ferro - Jupiá
Professor orientador: Robson Santana

- 2º Lugar:
Thalia Frozza Albuquerque
EEB São Miguel - São Miguel do Oeste
Professor orientador: Janete Palú

- 3º Lugar:
Letícia Dagostim Fernandes.
EEB João Dagostim - Criciúma
Professor orientador: Patrícia Torres Teixeira Sazan

Categoria B (2º ano do Ensino Médio):

- 1º Lugar:
Nicole Ribas Ribeiro
EEB Galeazzo Paganelli - Vargem Bonita
Professor orientador: Marluza Aparecida Dias da Silva Muller

- 2º Lugar:
Lara Camilo Vieira
EEB Saul Ulyssea - Laguna
Professor orientador: Joabe Correa Teodoro

- 3º Lugar:
Giovana Barbosa da Silva
EEB Manoel Pereira de Medeiros - Urupema
Professor orientador: Jamaiana de Lourdes Souza Guedes

Categoria C (3º ano do Ensino Médio):

- 1º Lugar:
Patrícia de Souza Florzino
EEB Domingos Barbosa Cabral - Pescaria Brava
Professor orientador: Fernanda Defrein Almeida

- 2º Lugar:
Isabela Machado Mayer
EEB Henrique Fontes - Tubarão
Professor orientador: Scheila Maurício

- 3º Lugar:
Letícia Ramos da Costa
EEB Manoel Pereira de Medeiros - Urupema
Professor orientador: Jamaiana de Lourdes Souza Guedes

Em Florianópolis, o grupo visitará o Centro Integrado de Cultura (CIC), passando pelo Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) e Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) e Teatro Ademir Rosa (TAR). Também conhecerão a BPSC e o Museu Histórico de Santa Catarina / Palácio Cruz e Sousa, onde está em cartaz a Mostra 200 anos de Anita Garibaldi: Vida, Coragem e Paixão, entre outros espaços culturais. Depois, os vencedores seguem para Laguna e Tubarão onde farão uma imersão na história de Anita Garibaldi.

A realização do concurso veio acompanhada de um programa de capacitação de professores da Rede Estadual de Ensino, que incluiu quatro webinares reunindo diversos pesquisadores e especialistas no tema.

:: Clique aqui para ver os vídeos da capacitação dos professores

Ano de Anita

Todas essas ações integram o Ano Comemorativo do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi, instituído por meio de decreto. Desde 2019, a FCC vem trabalhando na organização de atividades para 2021 junto à Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi. Tal Comissão foi instituída por meio da Portaria FCC nº 39/2019, e tem o objetivo de promover e difundir a história da heroína catarinense.

O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como Secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas. O calendário internacional das comemorações, onde estão inseridas ações de todos os entes que compõem o grupo, vem sendo organizado pelo Instituto CulturAnita, de Laguna; e, na Itália, pelos parceiros Museu e Biblioteca Renzi, Instituto Garibaldi Da Vinci e Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos.

O presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Edinho Lemos, recebeu a visita da primeira-dama de Santa Catarina, Késia Martins da Silva, na tarde desta segunda-feira (25), no Centro Integrado de Cultura (CIC). O encontro teve como pauta os editais de incentivo à cultura, bem como possíveis parcerias entre a FCC e a Rede Laço de Voluntariado, uma plataforma virtual do Estado, sem fins lucrativos, destinada a conectar voluntários dispostos a ajudar e entidades públicas e privadas.

Após a reunião, eles visitaram as dependências do CIC e a Escolinha de Arte, que acaba de retomar as atividades presenciais.

Sobre a Escolinha de Arte

A Escolinha de Arte oferece atividades arte-educativas para crianças de 5 a 12 anos, que frequentam o espaço uma vez por semana, nos períodos matutino e vespertino. Aos alunos são oportunizadas experiências artísticas e estéticas de forma integrada nas linguagens de Artes Visuais e Teatro, sempre à procura do exercício criativo, do estímulo ao imaginário e à capacidade crítica. 

Desde 2012, as atividades são realizadas no CIC, junto à comunidade, por meio de sorteio público das vagas. 

O Miscuta desta segunda-feira, 25 de outubro, tem a participação da cantora e compositora Joana Castanheira.

Mantenha o distanciamento, a higiene, use máscara e cuide-se!

Fique bem e acompanhe o Miscuta!