FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Logo GOV SC 2019 Colorido

Na terça-feira (6), às 20h, o Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), será palco do 2º Encontro de Orquestras Juvenis. A ação é promovida pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e tem entrada gratuita, com ingressos disponíveis no site Sympla.

Iniciativa do programa de extensão Udesc Musical, coordenado pelo professor João Titton, no Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), o evento visa proporcionar aos projetos de formação de jovens músicos um momento de performance, compartilhamento de experiências e fomento na prática de orquestra, promovendo visibilidade a projetos de todo o Estado.

A segunda edição do encontro terá sete orquestras de Florianópolis, Biguaçu, Lages e Jaraguá do Sul (veja lista abaixo).

O espetáculo tem direção artística do professor João Titton, do Departamento de Música da Udesc Ceart, e é produzido pela Coordenadoria de Cultura (CCult), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), e pela Orquestra Acadêmica da Udesc.

A iniciativa tem apoio da Udesc Ceart, da Rádio Udesc FM, da Fundação Nacional de Artes (Funart), da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Orquestras participantes:

  • Orquestra Acadêmica da Udesc – Florianópolis
  • Orquestra e Coral da Escola de Música de Biguaçu – Biguaçu
  • Orquestra Escola de Florianópolis – Florianópolis
  • Orquestra Infanto Juvenil Uniplac – Lages
  • Orquestra Jovem da Scar – Jaraguá do Sul
  • Orquestra Novo Alvorecer – Vila Aparecida, Coqueiros, Florianópolis

A Camerata Florianópolis, por meio de convênio com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), lançou em outubro o projeto “Camerata – Educando com Música”, que tem por objetivo oportunizar o estudo de música para crianças de escolas públicas da Capital. E agora, as 60 crianças que participam das aulas junto aos seus professores, irão realizar seu primeiro recital no Teatro Ademir Rosa (CIC). A apresentação ocorre neste domingo (4), às 16h.

O recital dos participantes do projeto terá, além da apresentação da Camerata Encantada (orquestra do projeto), com músicas natalinas e infantis, apresentações de grupos de instrumentos – violino, viola, violoncelo, contrabaixo e violão –, e do Quinteto de Cordas formado por professores do projeto. Esta será a primeira vez, desde o início das aulas, que os estudantes se apresentarão.

Os interessados podem entrar em contato com a Camerata Florianópolis pelo (48) 3233-2324.

Para mais informações e retirar seus convites, basta se dirigir à sede da orquestra, na Rua Joe Collaço, 708 (Santa Mônica), Florianópolis.

 

O Cineclube da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis terá três sessões neste mês de dezembro, sempre aos sábados, às 16h. Os filmes têm entrada gratuita e são exibidos na telona do Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura, com apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e Fundação Catarinense de Cultura (FCC). 

Confira a programação:

Dia 3/12:

Poporopó (de Luis Antônio Igreja, ficção, Brasil, 2021, 80min.) Livre
Julieta é uma palhacinha adolescente que vive com sua família peculiar: um grupo circense nômade. A vida da garota muda drasticamente quando seus pais decidem deixar o circo e tentar a
sorte em uma cidade próxima. Vestindo sempre seus trajes típicos e usando uma linguagem universal que dispensa palavras, a família enfrenta, com humor e alegria, uma série de dificuldades durante a adaptação a essa nova vida.

Dia 10/12:

Sessão Curtas Nacionais Mostra 2022 (48 min) Livre

Aquarelado (e Elisa Guimarães, MG, animação, 2022, 3 min.)
“Aquarelado”, dirigido por Elisa Guimarães e produzido pela Espacial Filmes, faz parte do Projeto Clipes Aquarelados, do Grupo Maria Cutia de Teatro. É o último trabalho, de uma série de cinco músicas, lançado oficialmente na página do YouTube da companhia, no dia 23 de abril de 2022. O videoclipe brinca com a estética da aquarela ao trazer o universo infantil na perspectiva de uma criança brincando, desenhando e misturando as tintas. A técnica de animação varia entre cut-out e tradicional.

Tatá e os amigos do cerrado (de Julio Quinan e Ricardo Gonçalves, GO, animação, 2020, 8 min.)
“Tatá e os amigos do Cerrado” é uma série de animação composta por pequenas histórias protagonizadas por animais do Cerrado brasileiro. O conteúdo, apresentado de forma lúdica e de fácil compreensão, tem o objetivo de despertar nas crianças uma consciência ambiental e de sustentabilidade.

O acordeonista (de Guilherme Dimov e Marcelo Pitel, SP, animação, 2022, 2 min.)
Um músico de rua vaga pela cidade à procura de um espaço para exibir sua arte, mas encontra dificuldades, pois o espaço urbano começa a ser disputado pelo som de caixas amplificadoras cada vez mais potentes.

Palmilha (de Anderson Lima, MG, ficção, 2018, 10 min.)
Após descobrir um furo no seu tênis, Gabi desiste de participar de uma partida de futebol. Mas Camile vai fazer de tudo para conseguir uma palmilha para o calçado da amiga.

Tom-Tom dente de leão (de Ariédhine Carvalho, SP, animação, 2021, 3 min.)
Tom-tom é uma menina de nove anos de idade, negra e de cabelos crespos, que quer ter os cabelos lisos como os de sua boneca. Quando esse desejo a frustra, Tom-Tom surpreende-se com a força e a leveza de sua própria beleza.

Lucy solta os bichos (de Sergio Martinelli e Billy Fernandes, SP, animação, 2022, 12 min.)
Lucy é uma menina de nove anos, vegetariana, que vive em um orfanato sonhando em um dia ser adotada. Ela tem o incrível dom de entender e falar com a natureza e com os animais, e nem mesmo os insetos escapam das suas conversas. 

Coelhitos e Gambazitas (de Thomas Larson, SP, animação, 2022, 10 min.)
Pelo ponto de vista do irmão mais velho, a história tem como pano de fundo o segundo casamento do pai e a formação de uma nova família com a madrasta e sua filhinha bebê. A convivência e os conflitos da relação familiar têm como foco principal a relação entre as crianças e os aparelhos eletrônicos, principalmente porque o irmão mais velho mistura a realidade concreta com a fantasia dos ambientes dos jogos.

Dia 17/12: 

Kubo e as cordas mágicas (de Travis Knight, animação, EUA, 2016, 101 min.)
Classificação indicativa: 8 anos

Kubo vive uma normal e tranquila vida em uma pequena vila no Japão com sua mãe. Até que um  espírito vingativo do passado muda completamente sua vida, ao fazer com que todos os tipos de
deuses e monstros o persigam. Agora, para sobreviver, Kubo terá de encontrar uma armadura mágica que foi usada pelo seu falecido pai, um lendário guerreiro samurai.

O Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) recebe neste domingo (4), às 19h, mais uma edição da Audição Nelson Musical. A apresentação será também uma comemoração de 40 anos do evento.

A Audição da Nelson Musical é um evento para todas as idades, com temática eclética e apresentações desde musicalização infantil a diversas formações de bandas.

Ingressos à venda no site Sympla
Classificação indicativa: livre

A exposição “Parece que algo acontece”, desenvolvida pela Valônia-Bruxelas Internacional, está em cartaz na Biblioteca Pública de Santa Catarina até 10 de janeiro de 2023. A mostra apresenta uma seleção de histórias em quadrinhos de autores da parte da Bélgica que falam francês, publicada por editores alternativos . As histórias em quadrinhos, ou “Gibis”, são expressões artísticas importantes para a cultura francófona.

A Bélgica é o berço de alguns dos autores responsáveis pelos grandes momentos da chamada Nona Arte. Foi lá que Hergé criou As Aventuras de Tintin, que Franquin desenhou as de Spirou e de Fantasio e Peyo criou os pequenos personagens azuis, os Smurfs. "Se a partir dos anos 1940 podemos distinguir a Escola de Bruxelas (dos autores da linha clara) da Escola de Marcinelle (dos adeptos do estilo atômico), é possível dizer que as HQs se desenvolveram entre a Valônia e a capital do país", definem os organizadores. A exposição é uma realização da Biblioteca Pública de SC, em conjunto com o cônsul honorário da Bélgica em Florianópolis, Jeroen Servaes. 

Serviço:
 
Exposição de Quadrinhos “Parece que algo acontece”
Visitação: de 1º de dezembro de 2022 a 10 de janeiro de 2023
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h; aos sábados pela manhã, das 8h às 11h45.
Local:  Biblioteca Pública Estadual de SC (Rua Tenente Silveira,343 – Centro Florianópolis-SC)
Entrada gratuita.