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Os artistas catarinenses Raquel Stolf, Júlia Amaral, Aline Dias e Roberto Moreira Júnior entregaram para o acervo do Museu de Arte de Santa Catarina(MASC) suas obras de arte contemporânea.

A solenidade aconteceu na quinta-feira(22), 16 h, no gabinete da presidente da Fundação Catarinense de Cultura(FCC) Anita Pires.

Os quatro artistas contemporâneos estão entre os vencedores do projeto Marcantonio Villaça, promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) em 2009, do qual um dos requisitos do edital salienta que os vencedores tem que doar uma obra para algum museu de relevância e, como o MASC foi parceiro dos quatro neste edital, foi o escolhido. "A política de formação das coleções é um processo continuado, complexo e de responsabilidade, que deve refletir os valores e expectativas da sociedade", salienta Lygia Neves, administradora do MASC.

As obras, de grande porte, têm o perfil da coleção de arte do MASC, de valorizar a arte produzida em Santa Catarina por artistas com formação contemporânea com projeção nacional.

Após o encontro, fizeram visita à reserva técnica do museu, onde estão guardadas as obras.

O acervo atual conta com 1776 obras.

Segundo Lygia, editais como este possibilitam que os museus enriqueçam seus acervos.

O MASC foi criado em 1949 especializado com acervo de arte moderna e, a partir de 1993, passou a contemplar também a arte contemporânea.

Em 2011, o museu fará com estes artistas exposições, palestras e seminários.

A Fundação Catarinense de Cultura(FCC), através do MIS(Museu da Imagem e do Som) divulga na lista final dos projetos contemplados no Edital Catarinense de Cinema/Edição 2009.

Para download, disponível nesta matéria, segue a lista dos proponentes selecionados, divulgada em 26/04.

Dia 26 de abril, o MIS divulgou a lista dos proponentes selecionados, do qual o vencedor já estava definido, sendo que os demais projetos da lista eram suplentes, ou seja, caso o vencedor/ou vencedores(dependendo da categoria) não apresentasse os documentos necessários, os suplentes ficariam com a vaga em questão.

O edital é realizado desde 2001 e nesta edição recebeu nova denominação, cujo nome anterior era Prêmio Cinemateca Catarinense/Fundação Catarinense de Cultura, que contou com organização conjunta entre a FCC, a diretoria da Cinemateca Catarinense e membros da comunidade cinematográfica do Estado, com a supervisão da comissão criada para este edital, a Comissão de Organização e Acompanhamento do Edital (COA).

"é mais um estímulo, uma merecida parceria em prol da produção cinematográfica catarinense, que cresceu muito nos últimos anos", afirma O presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Antônio Ubiratan de Alencastro.

PROJETOS SELECIONADOS DO EDITAIL CATARINENSE DE CINEMA / EDIçãO 2009

RESULTADO FINAL

Categoria Longa-Metragem

Nome do Projeto

01

Rendas No Ar - Vagaluzes Produções de Filmes Ltda

Categoria DOCUMENTáRIO MéDIA-METRAGEM

NOME DO PROJETO

01

A Boca de Odi - Uma obra de Odi Fraga - José Rafael Mamigonian

02

Família no Papel - Fernanda Friedrich

03

Sonicidades - Daniel longo Marés

CATEGORIA CURTA-METRAGEM

Nome do Projeto

01

Desencanto - Marco Aurélio Stroisch

02

O Relojoeiro - Diego Canarin

03

O Samba Daqui - Melina Ribeiro Curi

04

Quinta Coluna - Carlos Daniel Heichel

05

I.Mundo - Rodrigo Poeta

CATEGORIA VíDEO

Nome do Projeto

01

Pegadas Salgadas - Luciano Burin

02

O Homem Dublado - Renato A. Turnes

03

Cárcere Privado - Oscar R. Junior

04

Caminhos de Valda - Marlon Aseff

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE PROJETO

CINEMATOGRáFICO DE CURTA-METRAGEM

Nome do Projeto

01

Pictograma - Rhaissa M. Pinto

02

O Poeta de Cordel - Ilka M. Goldschmidt

03

Um Dia de Encontro Marcado - Bruno C. Lorenzzoni

04

Táxi Caranga - João F. Lucas

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE PROJETO

CINEMATOGRáFICO DE LONGA-METRAGEM

Nome do Projeto

01

Formiga de Asas - Valdemir klamt

02

Hanna Dos Sapos - Everson J. Faganello

OS JURADOS

Sabina Reggiani Anzuategui

Formada em cinema e vídeo pelo ctr-eca-usp. Doutorado em andamento em Ciências da Comunicação - Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Mestrado em Ciências da Comunicação - Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Professora da disciplina "Técnicas de Roteirização I" (roteiro para cinema e televisão) da Faculdade Casper Líbero, FCSCL, Brasil. Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/4230271209602280

Miguel Henrique Borges

Piauiense de nascimento e criado no Maranhão, Miguel Borges estabeleceu-se no Rio de Janeiro a partir de 1955. Trabalhou como jornalista no Jornal do Commercio e na Tribuna da Imprensa, ligando-se ao grupo do Cinema Novo, ainda nos seus primórdios.

Estreou como diretor no episódio "Zé da Cachorra", que fez parte do histórico filme coletivo "Cinco Vezes Favela", produzido pelo Centro Popular de Cultura da UNE em 1962. Dirigiu mais oito longas e vários curtas, passando por vários temas: do policial social "Perpétuo contra o Esquadrão da Morte" ao drama da vida real "O Caso Cláudia", da comédia erótica "As Escandalosas" ao filme de cangaço "Maria Bonita".

Em 1974 fundou a Miguel Borges Produções Cinematográficas, para a qual dirigiu e produziu seu sétimo longa, "O último Malandro" (1974), e ainda produziu "A Cartomante" (1974) e "Fogo Morto" (1976), ambos com direção de Marcos Farias. Em 1982, produziu "Tensão no Rio", de Gustavo Dahl.

Também escreveu roteiros para outros cineastas: "Tati, a Garota" (1973) para Bruno Barreto, "A Noiva da Cidade" (1978) para Alex Vianny, "A Batalha dos Guararapes" (1978) para Paulo Thiago, "As Tranças de Maria" (2003) para Pedro Carlos Rovai. Montou os filmes "Emboscada" (1971) e "Fogo Morto" (1976). Participou como ator em "Boca de Ouro" (1963), de Nelson Pereira dos Santos.

Entre 1979 e 1980 foi nomeado presidente do Concine. Durante o governo Collor (1990-1992), foi Secretário-adjunto de Cultura da Presidência da República, dividindo com o titular Ipojuca Pontes a responsabilidade pelo desmanche dos organismos de apoio à Cultura, que só seriam reconstituídos no governo seguinte.

Em 1997, mudou-se para São Lourenço (Minas Gerais), onde reside até hoje.

Odir Ramos da Costa

Nasceu em 03 de abril de 1936, em Rio Bonito, RJ. Além da peça premiada, agora, ele é autor de Sonho de uma noite de velório que recebeu o Prêmio do Serviço Nacional de Teatro (1975) e foi publicado pelo MINC; de A Araponga (ou Comitê de Vila Maria) que foi encenado e recebeu Menção honrosa do Serviço Nacional de Teatro (1976); No tempo do Corta-jaca (1977); é duro, irmão (1980); Mate com limão e cicuta (2004); Auto de Natal (1982/1984); além de outras obras publicadas e premiadas. Possui, ainda, atuações como roteirista e ator de cinema. Foi Diretor do Teatro Armando Gonzaga, do Teatro Artur Azevedo, do Teatro Faria Lima e do Projeto Fim de Tarde, todos da FUNARJ. Desde 2007, é Curador do Ponto de Cultura Centro Popular de Conspiração Gargarullo, em Miguel Pereira, RJ.

Daniela Fernandes

Pós Graduação - MBA em Gestão Cultural - Centro Universitário - UNA - BH. Formada em Comunicação Social com habilitação em Produção Editorial - Faculdades Promove - BH.

Atualmente é Presidente da Associação Curta Minas/ABD-MG, Diretora de Comunicação da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas - ABD Nacional, Diretora (licenciada) do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros - CNC. Participou das seguintes Comissões: Microprojetos Mais Cultura e Pontos de Cultura, ambos do Governo de Estado de Minas Gerais, Edital Estadual 2009. é oficineira do projeto Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura, responsável por monitorar os Cines de Minas Gerais - edital de 2009. Foi Coordenadora da Mostra Curta Minas 10 anos, Produtora Editorial no Projeto Curta o Acervo - Pesquisa e Memória do Audiovisual Mineiro de Curtas e Documentários no Estado de Minas Gerais. Trabalhou como Pesquisadora na Fundação João Pinheiro, na pesquisa de análise da Cadeia Produtiva do Audiovisual. Coordenou a 27ª Jornada Nacional dos Cineclubes Brasileiros, ocorrida em novembro de 2008 em Belo Horizonte. Foi responsável pela Comunicação Nacional do projeto DOCTV IV - 2008 pela ABD Nacional.

Afonso Carlos Lisbôa Gallindo

Afonso Gallindo é natural do Rio de Janeiro e residiu a maior parte de sua vida no Pará, para onde veio em 1977. Em 1998 retornou ao Rio e teve formação técnica em comunicação com habilitação em públicidade, na escola Técnica de Comunicação (ETEC - RJ). Na ocasião, trabalhou como asssitente de produção das companhias "Vacilou, Dançou" de Carlota Portela e "Nós da Dança" de Regina Sauer, ambas do Rio de Janeiro. Foi assistente administrativo do Teatro Ziembinski e Coordenador de Oficinas de Sapateado e Interpretação no mesmo espaço. Também foi produtor da VI Mostra de Dança, organizada pela RIOARTE no Teatro João Caetano (RJ).

Rececentemente produziu e dirigiu o vídeo-documentário de 13" (treze minutos) "Vamos Danças Carimbó?" que tem como objetivo apoiar a campanha pelo registro do Carimbó como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Edital Catarinense de Cinema/Edição 2009

Acontece em maio e junho em São Paulo o evento "O poder da cultura", que visa debater a economia da cultura e economia criativa para o desenvolvimento.

O PODER DA CULTURA
O mapa do poder da gestão cultural

Aos Sábados de 9h às 13h e 14h às 17h
08, 22 de Maio; e 19 de Junho e; 3 de Julho

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Com o objetivo de apresentar novos paradigmas conceituais relacionados às políticas culturais, identificar e fomentar um ambiente democrático de discussão e construção dessas políticas,
explorar os cenários nacional e internacional e propor aplicabilidade a esse arsenal de
conhecimento ao mercado, O Poder da Cultura habilita profissionais a:

:: pensar novas agendas políticas e oportunidades de mercado para lidar com os desafios do mundo contemporâneo.
:: desvendar a cultura como ponto de partida, como meio de construção de uma economia sustentável e como eixo central dos novos paradigmas de desenvolvimento.
:: articular setores governamentais, sociedade e mercado para atuarem em torno dessas potencialidades.

O curso facilita a interação entre as diversas experiências e o desenvolvimento de uma rede de agentes preparados e dispostos a pensar e atuar com base em novas possibilidades, mais complexas, lúcidas, livres e condizentes com a real situação do humano em seu ambiente cultural.

O programa inclui:
:: aulas teóricas e discussões de casos
:: material didático exclusivo
:: textos e referências bibliográficas
:: interface web para discussão dos tem as apresentados em aula
:: ambiente de troca de experiências
:: certificado de conclusão

Coordenador:
Leonardo Brant

Pesquisador de políticas culturais e presidente da Brant Associados, consultoria estratégica para empreendimentos socioculturais. Criou e edita Cultura e Mercado, o mais influente site de políticas culturais do Brasil. Autor do livro O Poder da Cultura (editora Peirópolis, 2009), entre outros. Conferencista internacional e coordenador de cursos de formação na área cultural, Leonardo fundou o Instituto Pensarte (Brasil) e Divercult (Espanha). Documentarista e diretor de Ctrl-V :: VideoControl sobre a indústria e as políticas para o audiovisual.
Programa:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::1 - A idéia de cultura
Dia 08/05 das 9h às 13h
- Origens e evolução da "cultura"
- Cultura no processo civilizatório
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
2 - Política cultural
Dia 08/05 das 14h às 17h
- O que é? Para que serve?
- áreas de abrangência e modelos de atuação
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
3 - Globalização e culturas locais
Dia 22/05 das 9h às 13h
- Da exceção à diversidade cultural
- Cultura na arena global:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::4 - Políticas culturais no Brasil
Dia 22/05 das 14h às 17h
- História das políticas culturais no Brasil
- Do império a Lula:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::5 - MecenatoDia 19/06 das 9h às 13h - O público e o privado no investimento cultural no Brasil
- Modelos de investimento: do marketing à cidadania corporativa:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::6 - Mercado cultural
Dia 19/06 das 14h às 17h
- A economia da cultura e a cultura da economia
- Visões e oportunidades para o mercado que mais cresce no mundo:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::7 - Redes socioculturais Dia 03/07 das das 9h as 13h - O que são, como funcionam?
- Como anda a sua presença na rede? :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::8 - Convergência Digital
Dia 03/07 das das 14h as 17h
- Telas e redes na sociedade contemporânea
- Cultura da Convergência

Inscrição
R$ 590,00 - Desconto de 10% para inscrições até dia 14 de Abril

Mais informações e inscrições 11-3817-8708 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O coquetel de encerramento da Casa Cor realizado na noite do dia 27/04 foi marcado pela entrega da sala Lindolf Bell para o CIC(Centro Integrado de Cultura), onde aconteceu a mostra de decoração que valorizou a cultura catarinense.

Destaque também para o novo jardim na praça Max Hablitzel, em frente ao CIC.

Expositores, patrocinadores, autoridades, imprensa, funcionários da FCC e convidados prestigiaram o encontro, onde foi apresentada a primeira parte dos resultados da mostra para o centro cultural catarinense, que contempla também o novo jardim.

A novas sala ocupa uma área maior e com mais luminosidade, segundo a AsBEA(Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura-SC), responsável pelo projeto do espaço, aonde aconteceu, durante os 37 dias da Casa Cor, a mostra Destaques das Bienais, uma exposição de trabalhos que marcaram as bienais internacionais de São Paulo e Buenos Aires.

"O intuito foi assegurar uma exposição de arquitetura a cada semestre no CIC", salienta o arquiteto André Schmidt, vice-presidente da associação, do qual o presidente, o também arquiteto Giovani Bonetti, foi o responsável pela obra da sala de 338,49 metros.

Anita Pires, presidente da Fundação Catarinense de Cultura, salienta que a parceria foi positiva para o centro cultural, onde funciona a sede da fundação. "Arquitetura é cultura e temos orgulho desta parceria. Ganhamos a nova sala, o jardim e todo este fluxo de pessoas que visitaram o evento", diz.

Mais de 22 mil pessoas visitaram a mostra. Lucas Petrelli, diretor-executivo do evento, salienta que a edição de 2011 será na antiga sede do jornal O Estado, no norte da Ilha.

O Tourfilm Brazil, Festival Internacional de Filmes de Turismo, membro oficial do Cifft - Committee International des Festivals du Film Touristique, que será realizado em Florianópolis, de 06 a 08 de maio, recebeu 252 inscrições, sendo 72 delas provenientes da Europa, América Latina e Estados Unidos. Países como a índia, Kênia, Jordânia, Moçambique, Tanzânia, Camboja, Birmânia e Uganda também participam do evento que mostrará as mais belas imagens turísticas do mundo.

O festival, exclusivo para a área da América Latina e Caribe, premiará os melhores filmes de turismo do mundo, em 12 categorias diferentes e outras três categorias especiais. As inscrições foram encerradas no dia 15 de abril e o resultado com o nome dos vencedores será divulgado no final do evento. O público poderá conhecer esses filmes em Florianópolis.

Um júri internacional, presidido pelo cineasta francês Georges Pessis, e formado por profissionais de renome de países como áustria, Alemanha, Portugal, Uruguai e Suíça julgará e escolherá os melhores filmes. Participam deste júri, representando o Brasil, Chico Faganello e Cláudio Magnavita. As categorias mais concorridas são as de destinos turísticos (125 filmes inscritos), pessoas e culturas (45 filmes), turismo de aventura (22) e natureza e ecologia (19). A categoria de animação/3D teve sete filmes inscritos, o que indica que a produção audiovisual segmentada para o turismo está ganhando maior espaço com o uso da tecnologia aplicada à produção cinematográfica.

Em uma cerimônia de gala, os vencedores serão premiados com estatuetas - araras de ouro, prata e bronze, e o vencedor do festival - ganhador do Grand Prix Brasil, receberá a Arara vermelha, estando automaticamente selecionado para concorrer ao Grand Prix do Cifft, em Viena, na áustria, em novembro de 2010, ao prêmio de "melhor filme de turismo do mundo". A premiação, além de reconhecer o talento dos diretores e a qualidade dos filmes, é uma oportunidade de divulgação de conteúdo turístico no âmbito internacional.

Os filmes podem ser apresentados em outros festivais membros do Cifft, divulgando destinos, culturas, pessoas e atrações turísticas. Para o Brasil, além da promoção turística internacional, o festival representa uma oportunidade de intercâmbio na área de publicidade e propaganda e de produção audiovisual. Serão recebidos cerca de 50 convidados internacionais, que participarão de um workshop técnico, debatendo temas pertinentes à produção audiovisual, cinema e turismo. Toda programação do festival é aberta ao público de forma gratuita, sendo necessário um credenciamento prévio pelo site www.tourfilmbrazil.com.

O evento é realizado pelo ICEL - Instituto Catarinense da Educação e do Lazer com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Turismo e Funturismo.