Como resultado de encontros realizados durante a 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (ICOM), o Ibram oficializou durante esta semana dois importantes acordos de cooperação internacional com entidades dos Estados Unidos e da Dinamarca. Na terça-feira (13), o presidente do Ibram, Angelo Oswaldo, assinou em conjunto com o presidente da Aliança Americana de Museus (AAM), Ford Bell, memorando de entendimento voltado à cooperação entre as duas organizações.
A parceria com a entidade norte-americana, sediada em Washington, objetiva criar oportunidades conjuntas de treinamento de pessoal; compartilhamento de padrões de excelência; e intercâmbio para disseminação e transferência de conhecimento sobre práticas museais.
Fonte: Ibram
A Fundação Instituto Latino-Americano de Museus e Parques (ILAM) oferece o curso Máster de Estudo e Gestão de Arte Contemporânea. O programa de formação tem como objetivo oferecer uma base teórica sólida e ferramentas necessárias para o desenvolvimento e a criação de iniciativas voltadas ao tratamento e gestão da arte contemporânea sob múltiplos enfoques.
O curso é a distância e se inicia em outubro. Mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Fonte: UFSC
A exposição Âmago; um Você foi aberta oficialmente na noite de 13 de agosto na Unesc, em Criciúma. O acervo do artista Ramonn Vieitez, de Recife (PE), ficará no Espaço Cultural (hall do Bloco Administrativo) até o dia 14 de setembro, das 9h às 22h. Escolas e pessoas interessadas em agendar visitas mediadas podem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (48) 3431-2622.
A abertura contou com a presença de alunos do curso de Artes Visuais entre outros interessados pela arte. A coordenadora do Setor Arte e Cultura, Amalhene Reddig, destacou a importância dos acadêmicos acompanharem exposições para que possam amarrar diálogos a partir da produção de artistas. Ela destacou que esta é a exposição de número 99, durante os 13 anos de trabalhos realizados no Espaço Cultural Unesc "Toque de Arte".
“Uma universidade é um lugar de ensino, pesquisa e extensão e nisso está incluso a cultura. Aprender a olhar, aprender a sentir, isso é importante demais. Então talvez essa seja uma das principais contribuições que uma universidade comunitária possa oferecer para a comunidade”, comentou a diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back.
Na ocasião foi assinado o protocolo de doação de uma das obras para o Acervo Artístico Cultural Unesc.
Sobre o artista
Ramonn Vieitez é um artista plástico, graduado em Design de Moda e especialista em Patrimônio Histórico. Seus trabalhos são inspirados por fantasias, amor e ódio, violência, sobrenatural e especialmente sobre a figura masculina. Seus trabalhos têm como características uma notória paixão pelo figurativo aliado a uma explosão de cores.
Ele trabalha com bidimensionais, especialmente pintura, trazendo o imaginário delicado de um jovem aliado à violência do urbano, acreditando na identificação da obra com o contemporâneo.
Fonte: http://www.unesc.net/portal/blog/ver/114/23778
Fonte: Unesc
O Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro Integrado de Cultura, na Capital, abre o segundo semestre de 2013 com um recorte de seu acervo retratado pela mostra “Gravar: técnica e expressão”, de 14 de agosto a 29 de setembro. Sob o olhar curatorial de Onor Filomeno e Carlos Roberto de Oliveira (Bebeto), a mostra traz 111 obras de 111 artistas. “Ela tem caráter didático, pois trará diferentes técnicas de gravura”, revela a administradora do Masc, Lygia Roussenq Neves.
Durante a exposição também haverá oficina gratuita. “O aprendizado da gravura, invariavelmente, dá-se em ambientes coletivos: as oficinas, com suas prensas, equipamentos e instrumentos, que normalmente são compartilhados”, justifica Onor Filomeno. “A Oficina de Gravuras existe no Centro Integrado de Cultura desde a sua criação, em 1981, com muita procura e aceitação”, conta Carlos Roberto de Oliveira, o Bebeto, que ministra a oficina.
O acervo do Masc possui atualmente cerca de 1,8 mil obras de artistas nacionais e internacionais.
O que dizem os curadores
Onor Filomeno - Nomes significativos da arte brasileira estão impressos nos papéis em nosso acervo, assinando e numerando em cada prova, em seu processo individual, manual e alquímico de impressão e reprodução. Procuramos dar um caráter didático à mostra, buscando ressaltar as diferentes técnicas e expressões, ligadas apenas por um fio condutor: o ato de gravar. Nesta mostra montaremos uma pequena oficina, para que a fruição também possa de dar em forma coletiva, em torno de uma prensa e seus materiais.
Carlos Roberto de Oliveira - Chamamos de gravura o múltiplo de uma imagem, reproduzida a partir de uma matriz, ou seja, reprodução numerada e assinada uma a uma, compondo desta forma uma edição restrita. Um carimbo pode ser a matriz de uma gravura, grosso modo, mas quando este carimbo é fruto de elaboração e manipulação minuciosa de um artista, temos um original - urna matriz - de onde surgirão as imagens que levarão um título, uma assinatura, a data e a numeração que a identifiquem dentro da produção desse artista.
Técnicas de Gravuras
Xilogravura
Do grego xilos (madeira), é a técnica que se origina de um trabalho de incisão manual feito diretamente sobre uma matriz de madeira. Utilizando instrumentos de corte apropriados (goiva, facas, formões e buris), a matéria é retirada do suporte, deixando visível um contorno de altos e baixos relevos.
Litografia
Do grego Lithos (pedra) e graféin (grafia, escrita), é um tipo de gravura. Essa técnica de gravura envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária), com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo. Ao contrário de outras técnicas de gravura, a Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acumulo de gordura sobre a superfície da matriz, e não através das fendas e sulcos na matriz como ocorre na xilogravura e na gravura em metal. Seu primeiro nome foi manuscritos e desenhos originais.
Gravura em Metal
É a técnica que utiliza tanto os métodos diretos como indiretos para incorporar à matriz (em geral) de cobre, latão (ou zinco) uma imagem com características nitidamente peculiares a esse processo de gravura. Nos chamados métodos, a mão e instrumentos atuam sulcando a superfície. Nos métodos indiretos, além dos instrumentos (atuam sulcando) são utilizados intermediários, tais como, mordentes mais seu tempo de atuação, ceras, vernizes, redutores.
Monotipia
A monotipia é uma técnica de impressão muito simples. A impressão obtida é única quando a pintura é feita diretamente sobre a superfície lisa e, após, transferida para o papel ou tecido, permitindo também que se crie mais de uma impressão. Para que isso seja possível, utiliza-se um desenho como gabarito, o qual é colocado sob a placa de impressão. Nesse caso deve ser transparente. As partes a serem impressas são cobertas com tinta e transferidas para o papel ou tecido.
Serviço:
O quê: Exposição Gravar: técnica e expressão
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC
Quando: de 14 de agosto a 29 de setembro de 2013
Visitação: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min. Domingos e feriados, das 10h às 19h30min.
Oficina de gravura: todas as terças e quintas-feiras, das 14h às 19h, enquanto durar a exposição
Vagas limitadas (13 participantes)
Inscrições: (48) 3953-2312/3953-2314
Informações sobre a exposição: (48) 3953-2319
Visitas mediadas devem ser agendadas com antecedência junto ao Masc
Entrada gratuita
::: Confira também a agenda do Masc para o segundo semestre de 2013
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC