FCC FacebookTwitterYoutube

Logo GOV SC 2019 Colorido

No mês em que comemora seus 30 anos de instituição, o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) divulga o relatório Impacto da Pandemia de Covid-19 nas Instituições Museológicas Catarinenses. Elaborada com dados colhidos entre maio de 2020 e abril de 2021, a publicação traz informações sobre 109 museus do estado, que responderam ao formulário enviado pela coordenação do Sistema.

:: Confira a publicação

A pesquisa é inédita em âmbito estadual e traz dados relacionados aos museus e seus trabalhadores, como número de profissionais diagnosticados com Covid-19, percentual de demissões no período, impacto financeiro nas instituições, redução de público visitante, aumento da participação nas redes sociais, entre outros. O objetivo do SEM com a pesquisa é compreender como a pandemia afetou o setor e, a partir daí, desenvolver estratégias e ações para mitigar alguns dos problemas diagnosticados.

Entre as ações já implementadas neste sentido está a a Oficina de Plano Museológico do Programa de Capacitação Museológica, realizada em junho numa parceria entre o SEM/SC e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em formato virtual, a capacitação alcançou 20 instituições museológicas de 19 municípios catarinenses, além de cinco cidades de outros estados.

A coordenação do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), vinculada à Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), lança a segunda edição do Relatório do Cadastro Catarinense de Museus - 2021. Os dados foram coletados durante a campanha de cadastramento das instituições museológicas do estado, realizada pela coordenação do SEM/SC de 1º de janeiro de 2018 a 31 de outubro de 2020.

A intenção é que as informações coletadas a partir deste relatório contribuam para a análise e reflexão sobre a importância das instituições museológicas na nossa sociedade e na criação de políticas públicas necessárias para fomentá-las.

A coordenação do SEM/SC agradece às 166 Instituições participantes e demais envolvidos com esta publicação.

:: Confira o 2º Relatório do Cadastro Catarinense de Museus 

 

A Coordenação do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) está lançando uma nova edição da pesquisa sobre o impacto da pandemia nas instituições museológicas catarinenses. O formulário estará disponível para ser respondido até 14 de junho pelas mais de 200 instituições aderidas ao SEM/SC, divididas em sete regiões museológicas pelo estado. O objetivo é identificar os impactos causados pela pandemia de Covid-19 nos últimos 14 meses.

As informações são basilares para se pensar a criação de políticas públicas de apoio às instituições. Em 2020, houve o lançamento de um relatório cujos dados foram obtidos a partir de pesquisa realizada, na época, com 79 instituições museológicas que apresentaram dados essenciais sobre o funcionamento durante a pandemia (confira aqui a publicação do ano passado).

A reedição da pesquisa aprofundará o diagnóstico e trará informações atualizadas sobre as instituições catarinenses durante o período pandêmico. Para isso, SEM/SC solicita às instituições museológicas que mantenham seus e-mails atualizados junto à coordenação do Sistema e que verifiquem suas caixas de entrada e spam a fim de colaborarem com a pesquisa.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O Sistema Estadual de Museus (SEM/SC) atualizou o guia com recomendações de segurança para abertura de instituições museológicas.

O material visa colaborar na disseminação de boas práticas aos profissionais e gestores de instituições museológicas catarinenses, no sentido de evitar a contaminação por coronavírus nestes espaços.

As liberações de reabertura dos museus levam em conta as Avaliações do Risco Potencial para a Covid-19 em todo o estado.

Clique no link abaixo para ler as instruções:

::  Atualização: Medidas para reabertura de museus em SC (2021) 

:: Portaria SES nº 1001 de 23 de dezembro de 2020

O Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) produziu uma cartilha com recomendações para proteção dos acervos, dos profissionais e do público durante a pandemia da Covid-19, voltada a instituições museológicas. O material segue as orientações do International Council of Museums (ICOM) Brasil, a partir das determinações emitidas pelas autoridades sanitárias do país.

::  Cartilha de recomendações - Covid19

A iniciativa parte da necessidade de medidas de proteção dos profissionais e público de museus, buscando estratégias para garantir as atividades de preservação de seus acervos. Entre os pontos abordados, estão recomendações quanto ao afastamento de profissionais que estejam em grupos de risco; à organização de escalas ou plantões; ao uso de equipamentos de proteção individual; além de outros tópicos pertinentes à atual situação.