FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

No mês da 22ª Semana Nacional de Museus, o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) promove uma nova edição do ciclo de discussões "Conversando Sobre Museu". O encontro ocorrerá no dia 7 de maio, das 14h às 16h30, no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), em Florianópolis, e terá como tema "O arquivo no MASC, possibilidades para se pensar diferentes instituições museológicas". As inscrições são gratuitas estão abertas neste link.  

Esta edição do encontro terá parceria do Núcleo de Ação Educativa do Museu de Arte de Santa Catarina (NAE/MASC) e ocorrerá em formato de mesa-redonda, presencialmente, com duração de 2h30. O evento terá a participação da Dra. Suely Lima de Assis Pinto (Universidade Federal de Goiás) e da Dra. Maria Helena Rosa Barbosa (Museu de Arte de Santa Catarina), que fará a mediação.

O ciclo de discussão “Conversando sobre Museu” é uma ação do SEM/SC, que consiste na realização de encontros com o intuito de refletir sobre temas diversos de interesse do campo museológico catarinense, assim como discutir novas perspectivas e diferentes concepções de trabalho para o setor. Os encontros, em formato de mesa-redonda, são realizados em diferentes regiões de Santa Catarina, de forma gratuita, compreendidos entre palestras e debates entre os participantes. 

Sobre as participantes

Dra. Suely Lima de Assis Pinto: Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (1984), mestre em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação - Universidade Federal de Goiás (2003) e doutora em História pela Faculdade de História - Universidade Federal de Goiás (2011). Na universidade se dedicou à pesquisa em arte e educação, arte contemporânea, gênero, processos educacionais e poéticas visuais. Sua tese de doutorado é sobre o MASC e resultou na publicação do livro “Arquivo, museu, contemporâneo: a fabricação do conceito de arte”. No campo da produção poética, é gravadora e papeleira. Desenvolve pesquisas com fibras naturais oriundas do cerrado e sua possibilidade como papel para gravura. Essas fibras, tramas no papel, se constituíram parte integrante de seu processo de criação. Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Goiás - campus Jataí e artista plástica.

Dra. Maria Helena Rosa Barbosa (mediadora): Doutora em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestra em Artes Visuais, na linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), Centro de Artes (CEART), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em Educação Artística pela UDESC, é professora, arte-educadora e curadora. Tem ampla experiência na área de Artes, com ênfase no ensino da arte em educação formal e não formal, especialmente em ações educativas e culturais em museus e mediação em exposições com diferentes públicos. Professora na Fundação Catarinense de Cultura (FCC), no exercício da função de arte-educadora no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), desde 2003, também ministra palestras, cursos e oficinas de educação em museus, assim como produz materiais educativos e curadorias de exposições com obras do acervo do MASC. Foi membra fundadora e coordenadora da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM-SC), de abril de 2010 a abril de 2015.

Serviço:

O quê: Conversando Sobre Museu - "O arquivo no MASC, possibilidades para se pensar diferentes instituições museológicas"
Quando: 7 de maio de 2024, das 14h às 16h30
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC
Inscrições gratuitas no link disponível aqui  

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) da Diretoria de Patrimônio Cultural, voltará a oferecer oficinas do Programa de Capacitação Museológica em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), por meio da Coordenação de Preservação e Segurança (COPRES) do Departamento de Processos Museais (DPMUS). Para o retorno das atividades, foi escolhido como tema: "Gestão de Riscos para Acervos Musealizados".

:: Inscreva-se: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfawuG-U3FibKaB4e1sFeNKhe8d9GS2PfqbVXxB2TPn4rY1pQ/viewform INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Serão oferecidas 40 vagas para profissionais de museus das sete regiões museológicas do Estado, preferencialmente de instituições que possuem vínculo com o SEM/SC, além de estudantes e pesquisadores. A oficina terá carga horária total de 16 horas, e será ministrada presencialmente nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro de 2023, no Museu Histórico de Santa Catarina, em Florianópolis.

O objetivo da iniciativa é subsidiar e orientar os museus sobre o planejamento interno para ações de preservação e segurança.A oficina será ministrada pela museóloga Taís Valente dos Santos, coordenadora de Preservação e Segurança do Ibram.

O que é o Programa de Capacitação Museológica?

O Programa deriva das oficinas oferecidas pelo SEM/SC ao longo de suas três décadas de atuação, reformulado em 2011, prevendo na época sete temas e cronograma relacionados com os eixos programáticos da Política Estadual de Museus. O programa é um importante componente da Política Estadual de Museus, no eixo Formação e Capacitação, esteve em funcionamento neste formato até 2014, oferecendo capacitação aos profissionais, estudantes e pesquisadores do campo de museus de Santa Catarina em suas sete Regiões Museológicas. Foi retomado em 2018, em parceria com o Ibram, na ocasião, com duas oficinas de Plano Museológico.

Serviço:
O quê: Oficina de Gestão de Riscos para Acervos Musealizados - Programa de Capacitação Museológica
Quando: 30 de agosto, das 14h às 18; 31 de agosto, das 8h às 12h e das 14h às 18h; e 1º de setembro, das 8h às 12h.
Local: Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa – Praça XV de Novembro – Centro, Florianópolis.
Para se inscrever clique aqui INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Mais informações pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) está com licitação aberta para contratação de empresa especializada na prestação de serviços de treinamento e capacitação para o projeto "Conversando sobre Museu". A entrega das propostas deve ser feita das 14h do dia 21 de junho de 2023 até as 13h15 do dia 3 de julho de 2023.

O edital e seus anexos estão disponíveis no site www.portaldecompras.sc.gov.br, com o Pregão Eletrônico nº 0141/2023. Informações sobre o edital serão prestadas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou no seguinte endereço: Rodovia SC 401 Km 5, nº 4600, Bloco II, CEP 88032-000, Bairro Saco Grande II, Florianópolis/SC, em dias úteis.

O ciclo de discussão “Conversando sobre Museu” é uma ação do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) que consiste na realização de encontros com o intuito de refletir sobre temas diversos de interesse do campo museológico catarinense, assim como discutir novas perspectivas e diferentes concepções de trabalho para o setor. Os encontros, em formato de mesa redonda, são realizados em diferentes regiões de Santa Catarina, de forma gratuita, compreendidos entre palestras e debates entre os participantes.

A cada ano é escolhido um tema, dentro do campo do conhecimento da Museologia, para ser desenvolvido dentro do ciclo de palestras. São convidados profissionais com conhecimento na temática a ser discutida com o público presente.

O Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) divulga a terceira e última publicação do “Relatório do Impacto da Pandemia de COVID-19 nas Instituições Museológicas Catarinenses”, com a continuidade de coleta de dados iniciada durante a crise sanitária. Desta vez, a pesquisa obteve 101 respostas que totalizaram 45,3% de participação das 223 instituições museológicas que atualmente fazem parte da rede do SEM/SC.

:: Confira a publicação na íntegra

O relatório tem o objetivo de compreender como a pandemia afetou o setor museológico catarinense e, a partir daí, desenvolver estratégias e ações para mitigar alguns dos problemas diagnosticados. Uma delas ja foi realizada no mês de agosto, quando o SEM/SC promoveu oficina de "Plano Museológico", por meio do Programa de Capacitação Museológica. Em formato virtual, a iniciativa teve parceria do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e contou com a participação de 89 pessoas de 42 instituições catarinenses e 10 instituições de outros estados.

 

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), vinculado à Diretoria de Patrimônio Cultural,
volta a oferecer oficinas do Programa de Capacitação Museológica em 2022. A iniciativa é resultado de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram),
por meio da Coordenação de Acervo Museológico (Camus) do Departamento de Processos Museais (DPMUS). As inscrições para a oficina cujo tema é Plano Museológico: planejamento estratégico para os museus já tem inscrições abertas no link abaixo.

:: Para se inscrever clique aqui

Esta nova edição das oficinas terá como temática central o Plano Museológico, importante instrumento de gestão integrada para instituições museológicas, previsto pela Lei Nº 11.904/09 e Decreto Nº 8.124/13. As vagas para participantes serão ilimitadas e voltadas a profissionais de museus das sete regiões museológicas de Santa Catarina, com preferência a instituições que possuam vínculo com o SEM/SC, além de estudantes e pesquisadores de museus. As oficinas terão carga horária total de 16 horas, e serão ministradas virtualmente pelos profissionais do Ibram de 2 a 5 de agosto de 2022.


O que é o Programa de Capacitação Museológica

O Programa deriva das oficinas oferecidas pelo SEM/SC ao longo de suas três décadas de atuação. Foi reformulado em 2011, prevendo, na época, sete temas e
cronograma relacionados com os eixos programáticos da Política Estadual de Museus. Importante componente desta Política, no eixo Formação e Capacitação,
esteve em funcionamento neste formato até 2014, oferecendo capacitação aos profissionais, estudantes e pesquisadores do campo de museus de Santa Catarina
em suas sete regiões museológicas. Foi retomado em 2018, em parceria com o Ibram, na ocasião, com duas oficinas de Plano Museológico.

Ementa:
Legislação Museológica (Lei 11.904/09 e Decreto 8.124/13); Planejamento Estratégico e Gestão de Museus; Elaboração do Plano Museológico: planejamento conceitual, elaboração de programas e a abordagem transversal de temas estruturantes para a construção dos projetos; Monitoramento e Revisão do Plano Museológico.

Ministrantes

Cinthia Oliveira: graduada e mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB), técnica em Assuntos Culturais do Ibram, atuando principalmente na
elaboração e gestão de políticas públicas nos temas memória social, educação museal e expografia.
 
Eneida Quadros Queiroz: graduada e mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), técnica em Assuntos Culturais do Ibram, com
experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: reformas urbanas, sanitarismo, justiça
sanitária e cidadania.
 
Newton Fabiano: graduado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio). Técnico em Assuntos Culturais do Ibram, chefe da
Divisão de Normatização, com atuação nas áreas de gestão de políticas culturais, montagem de exposições e educação museal.
 
Ricardo Rosa: graduado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio), possui especialização em História da Cultura e da Arte
pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É servidor público federal, desde 2006, atuando como Técnico em Assuntos Culturais - Museologia no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e, posteriormente, no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Atualmente, ocupa o cargo de Coordenador de Acervo Museológico, do Departamento de Processos Museais (DPMUS).

Taís Valente dos Santos: bacharel em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui especialização em Arte e Patrimônio Cultural pela Faculdade São Bento da Bahia. É servidora do Instituto Brasileiro de Museus desde 2010, onde atua como Técnica em Assuntos Culturais - Museologia. Atualmente está lotada na Coordenação de Acervos Museológico (Camus).

Inscrições 
A oficina será realizada de 2 a 5 de agosto de 2022
Horário: 10h às 12h e 14h às 16h
Para se inscrever clique aqui
Inscrições até 31/07/2022
Duvidas entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.