A Univille promove, no dia 4 de outubro, às 19h, a palestra Os Desafios do Pensar e do Fazer Museus na Contemporaneidade, no Anfiteatro I da instituição. A palestra será ministrada pelo professor Vincenzo Padiglione, da Università di Roma “Sapienza” - Università di Perugia.
O Museu Almiro Theobaldo Muller, também está em clima de festa comemorando a 35ª Oktoberfest de Itapiranga. Esse ano o destaque da exposição é a gaita que animou a primeira Oktoberfest, realizada na comunidade da linha Presidente Becker no ano de 1978, na propriedade de Hermannscholz. Também estará exposta uma galeria de fotos das soberanas desde o ano de 1989 até o ano de 2012. Paralelo á isso um palete com cervejas artesanais e copos usados em algumas edições da tão comemorada festa alemã.
Para esclarecer dúvidas de servidores estaduais e proponentes, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) realizará a segunda etapa de cursos sobre o Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (Sigef) e o Sistema Estadual de Incentivo ao Turismo, Esporte e Cultura (Seitec). Entre os dias 1 e 10 de outubro, o treinamento será realizado em cinco municípios da região Oeste: Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste, Itapiranga, Chapecó e Quilombo.
Segundo a diretora do Seitec, Bruna Volpato, serão esclarecidos os novos procedimentos a serem seguidos para a inscrição de projetos no Funturismo, Fundesporte e Funcultural. Também serão apresentados critérios de análise, tramitação e legislação que regula os fundos. “É de extrema importância que os funcionários das SDRs participem de todo o treinamento para que possam dar as orientações corretas aos proponentes”, ressaltou.
Para fazer a inscrição, os interessados devem procurar as respectivas Secretarias de Desenvolvimento Regional.
Programação:
01/10 – Dionísio Cerqueira
02/10 – São Miguel do Oeste
03/10 – Itapiranga
08/10 – Chapecó
09/10 – Quilombo
Capacitações para os sistemas Seitec e Sigef serão realizadas também em Ibirama, Ituporanga, Canoinhas, Caçador, Joaçaba, Joinville, Araranguá, Criciúma, Itajaí e Florianópolis. Os locais e datas dos próximos cursos ainda estão sendo definidos pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e serão divulgados em breve.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte
Fonte: Museu da Madeira
O I Simpósio de Patrimônio Cultural de Santa Catarina - “Patrimônio Cultural: Saberes e Fazeres Partilhados” tem como objetivo reunir professores, estudantes, pesquisadores, gestores culturais, dentre outros profissionais de diversas áreas do conhecimento, para apresentar, debater, mapear e divulgar pesquisas, experiências institucionais, práticas de preservação e políticas públicas acerca do Patrimônio Cultural de Santa Catarina. O evento ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro de 2013, em diversos espaços culturais de Florianópolis.
O evento terá duas conferências para as quais serão convidados profissionais com larga experiência no campo do Patrimônio Cultural, duas mesas redondas (compostas por relatos de experiências de projetos e atividades relativas ao Patrimônio Cultural desenvolvidos por universidades, instituições culturais e órgãos públicos municipais, estaduais ou federais em Santa Catarina) e cinco sessões temáticas de comunicação nas quais será possível a inscrição de trabalhos.
As sessões estarão organizadas em torno das seguintes temáticas: Patrimônio, Instituições e Processos de Patrimonialização; Patrimônio, Acervos e Políticas de Preservação; Patrimônio e Processos de Musealização; Patrimônio e Educação em espaços escolares e não escolares; Patrimônio, espaço urbano e processos de gentrificação. O evento terá ainda sessão de lançamento de livros e uma plenária final, com o relato dos coordenadores dos GTS, fazendo um balanço das apresentações de trabalho e encaminhamentos.
Programação:
Dia 21 de novembro:
Das 8h às 9h: Credenciamento
9h: Abertura
Das 9h30min às 12h: Conferência de Abertura (Professora Doutora Márcia Chuva - UniRio)
Das 12h às 14h: Intervalo
Das 14h às 17h: Mesa redonda 1 - Experiências de Políticas e Gestão de Espaços de Memória
Participantes: Sueli Maria Vanzuita Petry (Arquivo Histórico José Ferreira da Silva - Blumenau/SC); Miriam Carbonera (Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina); Fernanda Ben (Museu Histórico de Pinhalzinho).
Coordenação: Professora Elison Antonio Paim (UFSC)
17h30min: Lançamento de livros
Das 18h30min às 21h: Mesa redonda 2 - Políticas e Ações de Difusão do Patrimônio Cultural
Participantes: Liliane Janine Nizzola (superintendente do Iphan/SC); Andrea Marques Dal Grande (diretora de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura); Marco Antônio Figueiredo Ballester Junior (museólogo da Fundação Genésio Miranda Lins - Itajaí/SC).
Dia 22 de novembro:
Das 8h às 12h: Sessões temáticas de comunicação (simultâneas)
Das 12h às 14h: Intervalo
Das 14h às 17h: Sessões temáticas de comunicação (simultâneas)
Das 17h às 17h30min: Intervalo
Das 17h30min às 19h: Plenária de discussão dos encaminhamentos / resultados das discussões
Das 19h às 21h30min: Conferência de encerramento (Professora Doutora Silvana Rubino - Unicamp)
Locais de realização:
Conferências e Mesas Redondas: Auditório da Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Simpósios Temáticos:
Auditório da Casa de Memória
Auditório do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa
Auditório do Badesc
Auditório da Academia Catarinense de Letras
Cronograma:
De 09/09 a 09/10/2013: Período de inscrições de trabalhos (resumos).
De 09/10 a 20/10/2013: Seleção dos trabalhos (a partir dos resumos).
21/10/2013: Divulgação dos trabalhos selecionados.
20/11/2013: Data-limite para envio do texto completo.
De 09/09 a 20/11/2013: Período de inscrições de ouvintes.
Inscrições:
As inscrições podem ser feitas em uma das duas modalidades: ouvintes ou apresentadores de trabalho. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do preenchimento de formulário eletrônico. No caso de apresentadores de trabalho, cada proponente deverá escolher apenas uma sessão temática de comunicação e apresentar apenas uma proposta de trabalho.
Informações: no site do evento ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Comissão Organizadora:
Profa Mônica Martins da Silva- Pameduc/UFSC e GT Patrimônio Cultural (ANPUH-Seção SC)
Prof. Elison Antônio Paim- Pameduc/UFSC e GT Patrimônio Cultural (ANPUH-Seção SC)
Profa Janice Gonçalves - LabPac/UDESC e GT Patrimônio Cultural (ANPUH-Seção SC)
Arquiteta Melina Valença Marcondes (Fundação Catarinense de Cultura)
Fonte: ANPUH - Seção SC