O I Simpósio de Patrimônio Cultural de Santa Catarina - “Patrimônio Cultural: Saberes e Fazeres Partilhados” tem como objetivo reunir professores, estudantes, pesquisadores, gestores culturais, dentre outros profissionais de diversas áreas do conhecimento, para apresentar, debater, mapear e divulgar pesquisas, experiências institucionais, práticas de preservação e políticas públicas acerca do Patrimônio Cultural de Santa Catarina. O evento ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro de 2013, em diversos espaços culturais de Florianópolis.

O evento terá duas conferências para as quais serão convidados profissionais com larga experiência no campo do Patrimônio Cultural, duas mesas redondas (compostas por relatos de experiências de projetos e atividades relativas ao Patrimônio Cultural desenvolvidos por universidades, instituições culturais e órgãos públicos municipais, estaduais ou federais em Santa Catarina) e cinco sessões temáticas de comunicação nas quais será possível a inscrição de trabalhos.

As sessões estarão organizadas em torno das seguintes temáticas: Patrimônio, Instituições e Processos de Patrimonialização; Patrimônio, Acervos e Políticas de Preservação; Patrimônio e Processos de Musealização; Patrimônio e Educação em espaços escolares e não escolares; Patrimônio, espaço urbano e processos de gentrificação. O evento terá ainda sessão de lançamento de livros e uma plenária final, com o relato dos coordenadores dos GTS, fazendo um balanço das apresentações de trabalho e encaminhamentos.

Programação:

Dia 21 de novembro:

Das 8h às 9h: Credenciamento
9h: Abertura
Das 9h30min às 12h: Conferência de Abertura (Professora Doutora Márcia Chuva - UniRio)
Das 12h às 14h: Intervalo
Das 14h às 17h: Mesa redonda 1 - Experiências de Políticas e Gestão de Espaços de Memória
Participantes: Sueli Maria Vanzuita Petry (Arquivo Histórico José Ferreira da Silva - Blumenau/SC); Miriam Carbonera (Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina); Fernanda Ben (Museu Histórico de Pinhalzinho).
Coordenação: Professora Elison Antonio Paim (UFSC)
17h30min: Lançamento de livros
Das 18h30min às 21h: Mesa redonda 2 - Políticas e Ações de Difusão do Patrimônio Cultural
Participantes: Liliane Janine Nizzola (superintendente do Iphan/SC); Andrea Marques Dal Grande (diretora de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura); Marco Antônio Figueiredo Ballester Junior (museólogo da Fundação Genésio Miranda Lins - Itajaí/SC).

Dia 22 de novembro:

Das 8h às 12h: Sessões temáticas de comunicação (simultâneas)
Das 12h às 14h: Intervalo
Das 14h às 17h: Sessões temáticas de comunicação (simultâneas)
Das 17h às 17h30min: Intervalo
Das 17h30min às 19h: Plenária de discussão dos encaminhamentos / resultados das discussões
Das 19h às 21h30min: Conferência de encerramento (Professora Doutora Silvana Rubino - Unicamp)

Sessões temáticas:

1 - Patrimônio, Instituições e Processos de Patrimonialização
Coordenação: Janice Gonçalves (professora do curso de História da Udesc)

2 - Patrimônio, Acervos e Políticas de Preservação
Coordenação: Letícia Borges Nedel (professora dos cursos de História e Museologia da UFSC)
Thainá Castro Costa Figueiredo Lopes (doutoranda pela UFJF e professora do curso de graduação em Museologia da UFSC)

3 - Patrimônio e Processos de Musealização
Coordenação: Maurício Rafael (museólogo da Fundação Catarinense de Cultura)
Viviane Wermelinger (museóloga do Museu de Arquelogia e Etnologia da UFSC)

4 - Patrimônio e Educação em espaços escolares e não escolares
Coordenação: Andréa Ferreira Delgado (professora do departamento de Metodologia de Ensino da UFSC)
Maria Teresa dos Santos Cunha (professora do curso de História da Udesc)

5 - Patrimônio, espaço urbano e processos de gentrificação
Coordenação: Maria de Fátima Guimarães (professora da Universidade São Francisco)

Locais de realização:

Conferências e Mesas Redondas: Auditório da Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Simpósios Temáticos:
Auditório da Casa de Memória
Auditório do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa
Auditório do Badesc
Auditório da Academia Catarinense de Letras

Cronograma:

De 09/09 a 09/10/2013: Período de inscrições de trabalhos (resumos).
De 09/10 a 20/10/2013: Seleção dos trabalhos (a partir dos resumos).
21/10/2013: Divulgação dos trabalhos selecionados.
20/11/2013: Data-limite para envio do texto completo.
De 09/09 a 20/11/2013: Período de inscrições de ouvintes.

Inscrições:

As inscrições podem ser feitas em uma das duas modalidades: ouvintes ou apresentadores de trabalho. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do preenchimento de formulário eletrônico. No caso de apresentadores de trabalho, cada proponente deverá escolher apenas uma sessão temática de comunicação e apresentar apenas uma proposta de trabalho.

Comissão Organizadora:

Profa Mônica Martins da Silva- Pameduc/UFSC e GT Patrimônio Cultural (ANPUH-Seção SC)
Prof. Elison Antônio Paim- Pameduc/UFSC e GT Patrimônio Cultural (ANPUH-Seção SC)
Profa Janice Gonçalves - LabPac/UDESC e GT Patrimônio Cultural (ANPUH-Seção SC)
Arquiteta Melina Valença Marcondes (Fundação Catarinense de Cultura)

Fonte: ANPUH - Seção SC