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A Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM/SC) divulgou três propostas para contribuição com o Programa Nacional de Educação Museal (PNEM). Desde a sua criação, em 2010, a rede tem realizado ações em parceria com instituições museológicas, espaços culturais e profissionais da Educação e dos Museus. A mais recente atividade - a mesa-redonda Museu e Educação: diálogos para a construção do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM) - foi realizada em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM-SC).

A REM/SC tem refletido sobre a importância da aproximação e do diálogo entre os profissionais de museus e da educação, sendo que, durante o ano de 2012, realizou somente encontros de relatos de experiências de profissionais da educação formal e não formal e dos museus. Esses encontros contaram com a participação de professores falando sobre suas experiências com estudantes, de diferentes níveis de ensino, em visitas aos espaços museais, assim como professores universitários relatando experiências de disciplinas e/ou cursos ministrados por eles/as que abordam questões teóricas e práticas sobre a educação em museus, assim como pesquisas neste campo específico e educadores de museus apresentando algumas ações educativas desenvolvidas nas instituições em que atuam.

A título de contribuição, as propostas da equipe gestora da REM/SC para o eixo Redes e Parcerias são:

- Incentivar, por meio da criação de editais, iniciativas de parcerias entre museus e instituições de ensino superior, principalmente com cursos de licenciatura, que tenham como objetivo a formação e/ou atualização de profissionais da educação formal e não formal sobre as especificidades da educação em museus e destes espaços como lugares de fruição, de diálogo, de troca de saberes sistematizados e não sistematizados e de apropriação e construção de conhecimento;
- Fomentar redes de educadores em museus, por meio de editais que contemplem a realização de palestras, cursos, intercâmbios e publicações em parceria com as instituições de ensino formal públicas e privadas - educação básica e superior -, assim como com instituições de educação não formal;
- Incentivar a constituição de fóruns entre as pastas - áreas da educação e da cultura - para a aproximação, o diálogo, o reconhecimento e a promoção de políticas públicas de ações e parcerias entre os órgãos e instituições nas três esferas dos poderes públicos, a fim de promover a democratização, o acesso e a inclusão sociocultural das instituições educacionais aos museus e ao patrimônio cultural. 

Fonte: REM/SC