Foi inaugurada, no dia 27 de setembro, a Casa da Memória de São Carlos, implantada por intermédio do Programa de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Paisagístico da usina. Cerca de oitenta pessoas participaram do ato. Além de restaurar e adequar o prédio que deu espaço ao projeto, a Foz do Chapecó Energia construiu um anexo com salas para estudo, pesquisa e leitura.

"A Casa da Memória simboliza a materialização do sonho de termos, em São Carlos, um aparelho cultural voltado à pesquisa, conservação e comunicação das histórias dos municípios oestinos que foram se constituindo à margem do rio Uruguai", comenta o Diretor da Casa da Memória, Alecssandro Scalcon. "Considero também que ela funcionará como agente catalisador capaz de unir os municípios da área de influência da usina, por intermédio de ações educativas relacionadas à preservação do patrimônio histórico e cultural destes povos", completa.

A Casa da Memória possui um vasto acervo fotográfico e videográfico. São mais de 25 mil fotografias e quase 200 entrevistas gravadas com moradores da região atingida pela hidrelétrica. O material foi produzido tanto pela Foz do Chapecó Energia, por intermédio de suas empresas contratadas, como pela Prefeitura Municipal. Abriga ainda mais de 2 mil objetos que retratam a história de São Carlos e seus municípios vizinhos e que antes pertenciam ao extinto Museu Histórico Municipal.

Algumas atividades estão programadas ainda para este ano de 2012. Entre elas, está uma mostra de cinema infantil, que deve ocorrer na primeira quinzena de dezembro, e atividades pertencentes ao Programa de Educação Patrimonial, com alunos da rede municipal de ensino. Outra Casa da Memória foi construída no município de Nonoai, no Rio Grande do Sul, e deve ser inaugurada neste mês de outubro. A Foz do Chapecó Energia também instalou ou recuperou cinco museus na região atingida pela usina. Eles estão localizados nos municípios gaúchos de Alpestre, Rio dos Índios e Erval Grande, e nos municípios catarinenses de Águas de Chapecó e Caxambu do Sul.

Fonte: Foz do Chapecó Energia