A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promove nos dias 24, 25 e 26 de outubro em Chapecó o 3º Fórum Estadual de Museus de Santa Catarina. O evento, de abrangência estadual, é a instância máxima deliberativa e com função norteadora para as ações da FCC no que tange ao campo museal no Estado.

A terceira edição do Fórum tem por objetivo estabelecer estratégias de ação da Política Estadual de Museus de forma aberta e democrática, com a participação da sociedade civil de todas as regiões do Estado de Santa Catarina, além do debate sobre temas pertinentes à área.

Na programação do evento (veja mais detalhes no arquivo ao lado) estão previstos conferências, mesas redondas sobre os seis eixos da Política Estadual de Museus, grupos de discussão regionais, eleição dos membros do Comitê Gestor do SEM/SC, Encontro Catarinense dos Estudantes de Museologia e a Plenária do 3º Fórum Estadual de Museus.

O público do evento será dividido em sete grupos de discussão, de acordo com sua região museológica (Oeste, Meio-Oeste, Serra, Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte). Estes grupos farão um diagnóstico dos museus estaduais, com base nos eixos de diretrizes da Política Estadual de Museus. Na oportunidade serão identificadas as potencialidades e os principais problemas vivenciados pelo setor museológico catarinense, bem como propostas de ação para as políticas públicas.

Os resultados dos grupos serão sistematizados na Plenária do Fórum Estadual de Museus e permitirá a Fundação Catarinense de Cultura formular uma proposta de estruturação das ações do Sistema Estadual de Museus e um Plano de Ação para os próximos quatro anos no que tange o campo museal.

Inscrições

As inscrições para participação no 3º Fórum Estadual de Museus são gratuitas e abertas a todos. Para efetuar sua inscrição, faça o download do formulário na barra lateral desta materia e envie para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 20 de outubro.

Histórico

Desde a criação da Política Nacional de Museus (2003) e da Política Estadual de Museus de Santa Catarina (2004), por meio de esforços conjuntos de diversos profissionais da área museal, o Sistema Estadual de Museus do Estado de Santa Catarina (SEM/SC) vem construindo uma política pública para museus no estado, objetivando a organização do setor e a profissionalização no que concernem as singularidades e a diversidade das práticas e dos discursos sociais.

Políticas públicas são eixos norteadores para investimentos e ações públicas dentro de um determinado espaço de tempo. Os museus no Brasil estão num período de construção desses parâmetros de trabalho e planejamento e o Estado de Santa Catarina encontra-se no processo de revisão e adequação desses parâmetros direcionados à área museológica.

O quê: 3º Fórum Estadual de Museus de Santa Catarina
Tema: Gestão Cultural e Compromisso Social
Quando: de 24 a 26 de outubro de 2011
Onde: Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês - Rua Assis Brasil 20-D - Centro – Chapecó