De 21 a 23 de março, ocorre em Florianópolis a Maratona Cultural 2025. O Museu Histórico de Santa Catarina faz parte da programação do evento e, por isso, estará com horário estendido no sábado, até 17h30, e abrirá no domingo, das 10h às 17h30, sempre com a última admissão às 17h.
Confira a programação da Maratona no Museu Histórico de Santa Catarina (sujeita a alterações):
Das 10h às 17h30: Exposição "Federalismo - A revolução que abalou Santa Catarina"
Das 10h às 17h30: Exposição "Dom Pedro II - 200 anos"
Classificação indicativa: livre
Das 10h às 17h30: Exposição "Federalismo - A revolução que abalou Santa Catarina"
Das 10h às 17h30: Exposição "Dom Pedro II - 200 anos"
10h: Visita guiada ao Palácio Cruz e Sousa - Do Império a Florianópolis: 200 anos de história - Com Guia Manezinho (Florianópolis/SC) - 35 vagas
Das 15h às 16h: Quiz Imperial - A história de Dom Pedro II com perguntas e respostas mediadas pelo curador Roberto Michetti Moreira e Carol Duenha - 12 vagas
Classificação indicativa: livre
Das 9h às 10h30: Yoga no Museu, por Renan Vivas Zanotto
Respiração, ásanas (técnicas corporais) e técnicas de concentração. Todos devem levar o seu próprio tapete
Das 10h às 12h: Benzer é uma bênção - Ritual de bençãos com Camila Gomes, benzedores e benzedeiras (Florianópolis/SC)
Das 10h às 17h30: Exposição "Federalismo - A revolução que abalou Santa Catarina"
Das 10h às 17h30: Exposição "Dom Pedro II - 200 anos"
Classificação indicativa: livre
O livro sobre o acervo numismático do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), localizado no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis está disponível para download. Para acessar, basta clicar no link abaixo:
A publicação foi organizada por Beatriz Goudard, Eugênio Pelegrin, Luana Wedekin, Marcia Escorteganha e Sandra Makoviecky.
Sobre a obra
No dicionário, o termo “numismática” é utilizado para descrever o estudo das medalhas e das moedas. Trata-se de uma ciência antiga, cujo termo deriva do latim “numisma — que significa moeda —, mas que segue
mais atual do que nunca. Prova disso é que o numero de colecionadores e de estudiosos não para de crescer no Brasil e no mundo.
A publicação resultante é fruto do esforço colaborativo entre áreas e instituições e reflete o compromisso em promover a cultura e preservar parte da história de Santa Catarina.
O Museu Histórico de Santa Catarina disponibiliza em seu site o catálogo da exposição "Federalismo - A revolução que abalou Santa Catarina". O material é rico em textos e fotos, que contextualizam a exposição que está aberta à visitação até novembro de 2025 no Museu localizado no Palácio Cruz e Sousa.
:: Faça o download do catálogo
Sobre a exposição
A exposição se utiliza de mapas, documento, fotos, maquetes, quadros a óleo, armas de época, entre outros materiais, para contar a história do fato ocorrido há 130 anos, que transformou Santa Catarina e tornou a então pacata cidade de Desterro capital da provisória República dos Estados Unidos do Brasil. O Palácio Cruz e Sousa, no qual o Museu está situado, fez parte deste momento histórico, quando era ainda Palácio do Governo, servindo de sede do governo provisório durante sete meses (de outubro de 1893 a abril de 1894). A curadoria é da museóloga Lúcia Valente, baseada na pesquisa histórica de Jeff Franco e Marli Cristina Scomazzon. Visitação gratuita por um ano, sempre de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; e aos sábados, das 10h às 13h30. O Museu não abre às segundas e aos domingos.
Na próxima quarta-feira,12, será lançado um livro sobre o acervo numismático do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), localizado no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis. O evento será realizado às 18h e haverá distribuição gratuita de 80 exemplares.
A publicação foi organizada por Beatriz Goudard, Eugênio Pelegrin, Luana Wedekin, Marcia Escorteganha e Sandra Makoviecky.
Sobre a obra
No dicionário, o termo “numismática” é utilizado para descrever o estudo das medalhas e das moedas. Trata-se de uma ciência antiga, cujo termo deriva do latim “numisma — que significa moeda —, mas que segue
mais atual do que nunca. Prova disso é que o numero de colecionadores e de estudiosos não para de crescer no Brasil e no mundo.
Poderíamos dizer que a numismática é a ciência que estuda as moedas e medalhas, seu valor histórico, artístico e monetário. À numismática, no entanto, vai muito além da coleção de moedas, cédulas e medalhas.
Um numismata e, na verdade, um estudioso voraz da economia, da história, da geografia e de muitos outros aspectos relacionados a cada item de seu acervo. Imergir na numismática significa, na prática, abrir-se a um novo e profundo tipo de conhecimento sobre o mundo — como ele foie como ele é.
A publicação resultante é fruto do esforço colaborativo entre áreas e instituições e reflete o compromisso em promover a cultura e preservar parte da história de Santa Catarina.
O acervo numismático do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) foi organizado para disponibilizar ao publico o acesso ao material existente, e visa promover o desenvolvimento cultural vinculado à preocupação continua com a função social e a preservação do patrimônio cultural. O conjunto de acervos apresentados na publicação desenha uma trajetória política, cultural e histórica que está salvaguardada no museu, um legado significativo que concretiza testemunhos e peculiaridades do nosso patrimônio.
O livro estará disponível também em:
RESEARCHGATE - https://www.researchgate.net/
ACADEMIA - https://www.academia.edu/
O Museu Histórico de Santa Catarina no Palácio Cruz e Sousa prorrogou até 29 de março a Exposição D. Pedro II - 200 anos. A mostra ficará em cartaz no auditório do espaço cultural.
O objetivo da exposição é despertar a consciência e fazer com que o visitante conheça um pouco mais sobre a trajetória do imperador Dom Pedo II, seja por meio de itens que buscam rememorar os principais momentos de seu reinado e também de sua vida. Conforme o curador da exposição, Roberto Michetti Moreira, a iniciativa marca a abertura das celebrações do bicentenário do nascimento de D. Pedro II, comemorado em 2025.
A mostra conta com itens itens do acervo pessoal do curador que reúne documentos, gravuras, jornais, livros, curiosidades, memorabilias, entre outras peças.
Dom Pedro II foi imperador do Brasil, governando de 1841 a 1889. Sua vida e reinado são marcados por diversos feitos históricos:
Vida e Reinado
1. Nascimento: 2 de dezembro de 1825, Rio de Janeiro.
2. Ascensão ao trono: 23 de julho de 1841, aos 15 anos.
3. Reinado: 1841-1889 (48 anos).
4. Morte: 5 de dezembro de 1891, Paris.
Serviço:
Exposição D. Pedro II - 200 anos
Local: Palácio Cruz e Sousa - Praça XV de Novembro, 227 Centro, Florianópolis
Visitação: até 29 de março de 2025 - De terça a sexta, das 10h às 17h30; Sábados, das 10h às 13h30
Entrada gratuita.