Estão abertas as inscrições para as oficinas de Laboratório de Percepção e Oficina da Palavra, ambas ministradas pelo professor Jayro Schmidt, no Centro Integrado de Cultura. As atividades ocorrem de maneira presencial e são gratuitas. São oferecidas 25 vagas por turma e, se houver mais interessados do que vagas, ocorrerá sorteio.
Confira os detalhes:
- Oficina da palavra
Conteúdo: Estímulo da criatividade através da escrita; Literatura
Público-alvo: geral
Horário: terças-feiras, das 14h às 16h
Vagas: 25
Endereço: Sala 02 das Oficinas de Artes do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Início: 26 de abril
As inscrições deverão ser realizadas por meio do link abaixo, que ficará disponível até as 18h do dia 18.04. O sorteio será realizado no dia 19, às 15h, na sala 02 das Oficinas de Arte. Os sorteados poderão conferir a lista no dia 20 de abril, a partir das 18h, no site da FCC.
Inscrições: https://forms.gle/N28dBtL1zuJboLvh8
- Laboratório de Percepção
Conteúdo: Relação da Arte com a Filosofia, Mística e Ciência
Público alvo: geral
Horário: Quintas-feiras, das 14h às 16h
Vagas: 25
Endereço: Sala 02 das Oficinas de Artes do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Início: 28 de abril
As inscrições deverão ser realizadas por meio do link abaixo, que ficará disponível até as 18h do dia 18.04. O sorteio será realizado no dia 20, às 15h, na sala 02 das Oficinas de Arte.
Os sorteados poderão conferir a listagem no dia 20 de abril, a partir das 18h, no site da FCC.
Inscrições: https://forms.gle/FTb8kecmHcA5b3Gn9
Três clássicos e um filme catarinense fazem parte da programação desta semana no Cineclube Cinema Unisul. As sessões têm o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e ocorrem de quinta-feira a domingo, às 20h, com entrada gratuita no Cinema Gilberto Gerlach, localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC).
Confira a programação:
14/04 (quinta-feira) - 20h:
King Kong (1933)
Direção: Ernest B. Schoedsack, Merian C. Cooper
Duração: 1h 40 min
Sinopse: Em Nova York um famoso diretor de cinema não consegue uma atriz para sua próxima produção, pois ninguém quer ir filmar em um lugar não revelado. Assim ele começa a vagar pelas ruas até que encontra uma jovem pobre, mas muito bonita, a quem imediatamente dá emprego. A equipe viaja e vai parar em uma ilha desconhecida, na qual os nativos oferecem "noivas" para Kong, um gigantesco macaco. Após muitos perigos a equipe de filmagens conseguem capturar o macaco, pois pretendem levá-lo para Nova York para ser exibido. Paralelamente o símio se apaixona pela atriz.
Classificação Indicativa: 14 anos
15/04 (sexta-feira) - 20h:
O Mágico de Oz (1939)
Direção: Victor Fleming, King Vidor, George Cukor
Duração: 1h 41 min
Sinopse: Dorothy e seu cachorro Totó são levados para a terra mágica de Oz quando um ciclone passa pela fazenda de seus avós no Kansas. Eles viajam em direção à Cidade Esmeralda para encontrar o Mago Oz e no caminho encontram um Espantalho, que precisa de um cérebro, um Homem de Lata sem um coração e um Leão Covarde que quer coragem. O mago pede ao grupo que tragam a vassoura da Bruxa Malvada do Oeste a fim de ganharem sua ajuda.
Classificação Indicativa: Livre
16/04 (sábado) - 20h:
Eu Só Queria Voltar Pra Casa (2021)
Direção: Bruno Rengel
Duração: 13min
Sinopse: Marina descobre que pode ver fantasmas quando conhece Léo, que a leva para caminhar pela cidade enquanto conversam sobre o mundo dos espíritos.
Classificação Indicativa: Livre
17/04 (domingo) - 20h:
Mary Poppins (1964)
Direção: Robert Stevenson
Duração: 2h 19 min
Sinopse: Na Londres de 1910, um banqueiro rígido e severo com os filhos escreve um anúncio no jornal em busca de uma governanta. Trazida pelo vento em um guarda-chuva voador, uma babá com poderes mágicos aparece para transformar a triste rotina da família.
Classificação Indicativa: Livre
No dia 20 de abril, às 19h, o Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe o lançamento da série documental "Gentil Memória - Histórias que o povo conta". A iniciativa faz parte da programação paralela da mostra Gentil Memória, aberta à visitação no Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), e contará com roda de conversa na ocasião da estreia.
A série "Gentil Memória - Histórias que o Povo Conta" preserva a memória oral do Sul de Santa Catarina. Entre os anos de 1940 e 1990, o fotógrafo Gentil Reynaldo se dedicou a documentar em fotografias o cotidiano, as pessoas e as paisagens da região de Jaguaruna, no Sul do estado. Desde os retratos de família aos acontecimentos da civilização, a veracidade palpável daquilo que o município viveu e a comunidade participou no passado.
O projeto cumpre a nobre função de enriquecer as narrativas sobre o passado, a influência disso no presente e no futuro da comunidade. “A série é mais uma iniciativa do projeto para difundir as fotografias. Afinal, somos um canal entre a população, o patrimônio e o imaginário coletivo", revela o diretor do Gentil Memória, Guilherme Reynaldo.
No hoje, temos o relato oral da população, principalmente dos idosos, a partir do que lembram ao ver as imagens do acervo de Gentil. Trata-se da memória viva, transmitida de geração em geração, registrada em audiovisual pela primeira vez, na série documental. A iniciativa é do projeto Gentil Memória, que preserva o acervo de mais de 80 mil fotografias de Gentil Reynaldo.
Serviço:
O quê: Roda de conversa e lançamento da série “Gentil Memória - Histórias que o Povo Conta”
Onde: Cinema Gilberto Gerlach - Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC
Quando: 20/04/2021 (quarta-feira), às 19h
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita - com distribuição de ingressos uma hora antes do evento
Nesta quarta-feira, 13, inicia a circulação de espetáculos do Programa de Integração e Descentralização da Cultura, com a peça A Farsa do Advogado Pathelin. As apresentações terão entrada franca e serão realizadas em municípios da região Sul e Vale do Itajaí, começando por Içara.
O Programa de Integração e Descentralização da Cultura é uma iniciativa da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) que prevê a realização espetáculos gratuitos à população, com o intuito de proporcionar a circulação da cultura catarinense e integra o Programa SC Mais Cultura, lançado pelo Governo do Estado. Por meio desta ação, 36 grupos foram contratados para realizar, cada um, 10 apresentações.
A peça teatral A Farsa do Advogado Pathelin, apresentada pelo grupo Teatro Sim... Por Que Não?!!!, de Florianópolis é indicada para todas as idades e estreou em maio de 1996. Nesses 26 anos, foram mais de mais de apresentações nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Maranhão e Santa Catarina.
Sinopse: O advogado sem causa Pathelin decide, para agradar sua mulher Guilhermina, trazer, sem pagar, um corte de tecido. Através de bajulações e promessas, engana um comerciante. Porém, seus planos fracassam quando, durante uma sessão no tribunal reencontra o comerciante.
A Farsa do Advogado Pathelin é uma obra do gênero farsa, escrita em torno de 1.460 e seu autor é desconhecido. A discussão sobre ética que o texto propõe continua atual nos dias de hoje. O mérito desta farsa é eminente: ela é verdadeiramente sem igual pelo jorro da verve cômica, pela leveza do diálogo, pela habilidade da intriga, pelo salto das situações, pela verdade às vezes dura e pouca perceptível dos caracteres. Mas esta comédia da astúcia - enganador e enganado - parece bem celebrar sem reservas o triunfo do dolo (erro intencional) e do embuste, da patifaria: raramente se representou com tal vigor uma humanidade dominada em busca do lucro ilegítimo e desnudada de ilusões idealistas.
Confira o cronograma de apresentações da peça A Farsa do Advogado Pathelin:
IÇARA
13/04 – 19h30 – Auditório Osvaldo Duarte – Paço Municipal
JACINTO MACHADO
14/04 – 18h30 – Centro de Convivência da 3ª Idade
BALN.GAIVOTA
16/04 – 10h – Auditório da Escola Municipal Darcy Ribeiro
SIDERÓPOLIS
16/04 – 19h – Centro de Eventos São Luis Oreone JAGUARUNA – 17/04 – 20h – Salão Paroquial da Matriz N. Sra. das Dores
BENEDITO NOVO
20/04 – 19h – Centro de Eventos de Benedito Novo
RIO DOS CEDROS
21/04 – 19h – Auditório da EEB. Prof. Giovani Trentini
APIÚNA
22/04 – 19h – Centro de Eventos de Apiúna
ASCURRA
23/04 – 20h30 – Teatro do Colégio São Paulo
RODEIO
24/04 – 19h – Centro Cultural Ivanir Alberto Scoz.
A Camerata Florianópolis, com regência do maestro Jeferson Della Rocca, apresenta nesta quarta-feira (13), às 20h30, seu Concerto de Páscoa, pela Paz no Mundo, no palco do Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Interpretará a obra "Stabat Mater" de Pergolesi, composta para a celebração da Páscoa e um arranjo para cordas do quarto movimento da Sinfonia No 9 de Beethoven, "Ode à Alegria”, que simboliza a união entre os povos.
O concerto terá a participação especial da soprano Masami Ganev, da mezzo soprano Débora Almeida, do tenor Gustavo Fernandes e do barítono Fernando de Carli. O objetivo do repertório é refletir a esperança da orquestra pela paz no mundo em que vivemos, desde a reflexão trazida no texto do Stabat Mater de Pergolesi da mãe que chorava por seu filho ao pé da cruz, assim como choram hoje as mães dos jovens, alguns ainda adolescentes, que são enviados à guerra sem ter a perspectiva de que voltarão vivos, ou se estes farão outras mães de também jovens chorarem por seus filhos mortos, até a mensagem que nos traz os ideais de liberdade, paz e solidariedade contida na Ode à Alegria, poema de Schiller, incorporado por Beethoven a sua Sinfonia No 9 (Coral), texto que expressa uma visão idealista da raça humana como irmandade, uma visão que tanto este como Beethoven partilhavam.
Sobre as obras
Uma das obras-primas da música sacra, o Stabat Mater de Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736), foi escrito nas últimas semanas da vida do compositor italiano, antes da sua morte prematura aos 26 anos de idade. Prestes a ser vencido pela tuberculose, o compositor retirou-se para um mosteiro franciscano em Pozzuoli, onde escreveria também um "Salve Regina". A obra foi composta para a Confraternità dei Cavalieri de San Luigi di Palazzo, que já havia encomendado um outro Stabat Mater ao compositor Alessandro Scarlatti. Obra em doze partes, sobre um poema medieval do séc. XIII atribuído ao franciscano Jacopone da Todi, o Stabat Mater de Pergolesi medita sobre o sofrimento da mãe de Jesus durante a crucificação.
Seus primeiros versos são: Stabat mater dolorosa, juxta Crucem lacrimosa, dum pendebat Filius. (Estava a mãe dolorosa ao pé da cruz, lacrimosa, da qual pendia seu filho.)
A obra fez grande sucesso desde que foi composta, apesar das críticas de que fora escrita em estilo galante e operístico.Uma resposta definitiva a essas críticas consiste no fato de o próprio Bach ter escrito uma cantata com a melodia do Stabat Mater, compondo uma versão em alemão dessa obra – Tilge, Höchster, meine Sünden, BWV 1083 –, que certamente era desconhecida dos críticos da época.
O significado de Stabat Mater vai, com certeza, muito além de questões menores de forma e estilo. Temos aqui um retrato comovente, profundamente humano, do sofrimento de uma mãe diante da agonia de seu filho.
A Sinfonia n.° 9 em ré menor, op. 125, Coral, é a última sinfonia composta por Ludwig van Beethoven Finalizada em 1824, é uma das obras mais conhecidas do repertório ocidental, considerada tanto ícone quanto predecessora da música romântica, e uma das grandes obras-primas do compositor.
A nona sinfonia de Beethoven incorpora parte do poema An die Freude ("À Alegria"), uma ode escrita por Friedrich Schiller, com o texto cantado por solistas e um coro em seu último movimento. Foi o primeiro exemplo de um compositor importante que tenha utilizado a voz humana com o mesmo destaque que a dos instrumentos numa sinfonia, criando, assim, uma obra de grande alcance, que deu o tom para a forma sinfônica que viria a ser adotada pelos compositores românticos.
A sinfonia n.° 9 tem um papel cultural de extrema relevância no mundo atual. Em especial, a música do último movimento, chamado informalmente de "Ode à Alegria", foi rearranjada por Herbert von Karajan para se tornar o hino da União Europeia. Foi apresentada pela primeira vez em 7 de maio de 1824, em Viena, na Áustria. O regente foi Michael Umlauf, diretor musical do teatro, e Beethoven — dissuadido da regência pelo estágio avançado de sua surdez — teve direito a um lugar especial no palco, junto ao maestro.
No concerto será apresentado um arranjo para cordas e quarteto vocal do quarto movimento desta obra.
Os ingressos estão à venda no site Blueticket e sede da Camerata Florianópolis. Todos os protocolos de saúde serão rigorosamente seguidos.
Local de vendas: https://site.blueticket.com.
Atenção: será exigido comprovante de vacinação contra Covid-19