Nesta quarta-feira, 13, inicia a circulação de espetáculos do Programa de Integração e Descentralização da Cultura, com a peça A Farsa do Advogado Pathelin. As apresentações terão entrada franca e serão realizadas em municípios da região Sul e Vale do Itajaí, começando por Içara.

O Programa de Integração e Descentralização da Cultura é uma iniciativa da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) que prevê a realização espetáculos gratuitos à população, com o intuito de proporcionar a circulação da cultura catarinense e integra o Programa SC Mais Cultura, lançado pelo Governo do Estado. Por meio desta ação, 36 grupos foram contratados para realizar, cada um, 10 apresentações.

A peça teatral A Farsa do Advogado Pathelin, apresentada pelo grupo Teatro Sim... Por Que Não?!!!, de Florianópolis é indicada para todas as idades e estreou em maio de 1996. Nesses 26 anos, foram mais de mais de apresentações nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Maranhão e Santa Catarina.

Sinopse: O advogado sem causa Pathelin decide, para agradar sua mulher Guilhermina, trazer, sem pagar, um corte de tecido. Através de bajulações e promessas, engana um comerciante. Porém, seus planos fracassam quando, durante uma sessão no tribunal reencontra o comerciante.

A Farsa do Advogado Pathelin é uma obra do gênero farsa, escrita em torno de 1.460 e seu autor é desconhecido. A discussão sobre ética que o texto propõe continua atual nos dias de hoje. O mérito desta farsa é eminente: ela é verdadeiramente sem igual pelo jorro da verve cômica, pela leveza do diálogo, pela habilidade da intriga, pelo salto das situações, pela verdade às vezes dura e pouca perceptível dos caracteres. Mas esta comédia da astúcia - enganador e enganado - parece bem celebrar sem reservas o triunfo do dolo (erro intencional) e do embuste, da patifaria: raramente se representou com tal vigor uma humanidade dominada em busca do lucro ilegítimo e desnudada de ilusões idealistas.

Confira o cronograma de apresentações da peça A Farsa do Advogado Pathelin:

IÇARA
13/04 – 19h30 – Auditório Osvaldo Duarte – Paço Municipal
JACINTO MACHADO
14/04 – 18h30 – Centro de Convivência da 3ª Idade
BALN.GAIVOTA
16/04 – 10h – Auditório da Escola Municipal Darcy Ribeiro
SIDERÓPOLIS
16/04 – 19h – Centro de Eventos São Luis Oreone JAGUARUNA – 17/04 – 20h – Salão Paroquial da Matriz N. Sra. das Dores

BENEDITO NOVO
20/04 – 19h – Centro de Eventos de Benedito Novo
RIO DOS CEDROS
21/04 – 19h – Auditório da EEB. Prof. Giovani Trentini
APIÚNA
22/04 – 19h – Centro de Eventos de Apiúna
ASCURRA
23/04 – 20h30 – Teatro do Colégio São Paulo
RODEIO
24/04 – 19h – Centro Cultural Ivanir Alberto Scoz.

:: Saiba mais sobre o IDC