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Manuscritos, metal, craft, paina de embiruçu, seda, gesso, madeira, amor e papel. O resultado desses materiais: leveza, verticalidade e flutuação. Depois de passar pelas cidades de Blumenau, Criciúma, Chapecó, Itajaí e Jaraguá do Sul, a mostra Epifânicas, de Clara Fernandes, chega à capital Florianópolis, completando a circulação por Santa Catarina. A abertura da exposição, com performance e conversa com a artista, ocorre no dia 5 de novembro, às 11h, no Museu da Escola Catarinense, e segue até o dia 5 de dezembro. 
 
São nove obras denominadas Plano, Livro, Manto, Derramados, Vestal, Enfrentados, Chalavar, Morfose e Madona. “A exposição pode ter diversas maneiras de fruição para as pessoas: a diversidade de materiais, a maneira inusitada de conceber as instalações e as inúmeras possibilidades de reflexão e entendimento das obras. O nome Epifânicas foi uma escolha da curadora Rosângela Cherem para um conjunto de obras inéditas que estavam sendo produzidas no atelier desde 2013. Nesta curadoria, ela soube captar a essência mais significativa dentro de uma variedade de obras em construção e enxergar a substância acima da matéria”, explica a artista Clara Fernandes.
 
O início da produção ocorreu em março de 2013, enquanto Clara estudava e observava o ambiente da Praça da Sé, em São Paulo. “Nessa ocasião, planejava levar uma performance que já havia realizado três vezes no estado de Santa Catarina, mas os elementos encontrados na pesquisa de campo tomaram espaço maior, criando uma nova proposição performática, envolvendo os elementos simbólicos e reais que circulam naquele espaço”, complementa Clara.
 
Para a curadora da mostra, Rosângela Cherem, as instalações podem instigar à reflexão. “Proveniente de um conjunto de leituras e reelaborações sobre textos bíblicos e de mitologia, a artista referencia metaforicamente a presença de deuses e santos, musas e anjos. Assim, nos leva a refletir que, para além das necessidades fisiológicas e de consumo, afetivas, emocionais e estéticas, uma parte que não é corpo e nem mente, e que podemos chamar de espírito, demanda uma dimensão que se lança para além de nós mesmos, associada ao enigma do instante e ao fascínio pela eternidade”, diz.
 
Uma das atrações da exposição será a instalação ‘sala do anjo’, com as obras Vestal e Enfrentados. “Ela é densa de sentidos e contém o âmago da mostra, com elementos criados para a performance. O “Livro” também é interessante, pois contém aproximadamente noventa croquis realizados para a performance entre 2013 e 2014”, afirma Clara. A mostra Epifânicas é um projeto premiado pelo Edital Elisabete Anderle 2014 e conta com apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura e Funcultural. Acompanhe as notícias e as novidades pelo www.clarafernandes.com
 
Sobre a artista
 
Clara Fernandes nasceu em São Paulo, em 1955. Estudou na Faculdade de Psicologia da PUC/SP e na Escola de Comunicações e Artes da USP. Vive e trabalha em Florianópolis, Santa Catarina, desde 1983.
 
Participa, desde 1985, de mostras coletivas e individuais em diversos estados brasileiros e também no exterior. Principais exposições coletivas: VIII Salão Catarinense De Novos Artistas, no Museu de Arte de Santa Catarina, em Florianópolis/SC (1987); II Encontro Latino Americano Mini Têxteis, em Montevideo, no Uruguai (1991); A View Of Brazilian Textile Art no Museu de Roterdã, em Copenhagen, na Dinamarca (1995); Convergence 96 na Wenz Gallery, em Portland, no Oregon/USA, XV Artistas Brasileiros no Museu de Arte Moderna, em São Paulo/SP, A View Of Brazilian Textile Art, que foi exibida no Museu do Traje, na cidade de Lisboa em Portugal, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre/RS e no Museu de Arte de Santa Catarina, em Florianópolis/ SC (1996); Perspectiva Das Artes Plásticas Em Santa Catarina no Memorial da América Latina, Galeria Marta Traba, em São Paulo/SP (2003).
 
Entre suas exposições individuais destacam-se as principais: Terral, intervenção no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis/SC (1989); Iluminuras, no Museu de Arte de Santa Catarina, em Florianópolis/SC, e no Museu de Arte de Joinville, em Joinville/SC (1997); Vazante, no Museu de Arte de Santa Catarina, em Florianópolis/SC (2001); Cartas ao Mar, no Memorial Meyer Filho, em Florianópolis/SC (2010); Lume, na Fundação Cultural Badesc, no Museu Histórico de Santa Catarina, no Teatro Álvaro de Carvalho, no Teatro da UFSC e no Espaço 1 Udesc, todos espaços em Florianópolis/SC (2009); Amorphobia, no Museu Victor Meirelles em Florianópolis/SC (2012); Cartas ao Mar, no Museu de Arte de Santa Catarina em Florianópolis/SC (2013); Epifânicas na Fundação Cultural Badesc em Florianópolis/SC (2015). Entre os prêmios mais importantes que a artista recebeu destacam-se (2014) Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, com o projeto Epifânicas.
 
 
SERVIÇO:
Abertura da exposição Epifânicas, performance e conversa com a artista Clara Fernandes
5 de novembro, às 11h 
No Museu da Escola Catarinense (Rua Saldanha Marinho, 196, Centro, Florianópolis) 
Entrada franca
 

Fonte: Nane Pereira - Comunicação e Arte

 
A  Jornada da Associação Brasileira de Críticos de Arte - ABCA promovendo, juntamente com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a Jornada da ABCA - 2016. O encontro será realizado em Florianópolis como um evento da vice-presidência da Regional Sul, articulando instituições dos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, mas aberto a participantes interessados de qualquer lugar do país. O evento se realizará no dia 3 de novembro de 2016, envolvendo críticos, artistas, gestores, estudantes e demais interessados, no Museu da Escola Catarinense. 
 
Este evento difere de um evento de porte acadêmico, em que se sobressaem as comunicações. A tônica é privilegiar uma troca de ideias entre críticos de arte e gestores, evidenciando suas interfaces, buscando propiciar uma maior aproximação entre teoria e prática artística. No fundo, podemos pensar em  também na crítica de arte, seus espaços, trânsitos e narrativas. 
 
O tema central, da jornada versará sobre Gestores e Críticos: Interfaces. A meta é enfatizar as articulações do circuito de arte, entendendo o espaço de pensar a obra, colocá-la em interlocução, reconhecendo nela seu valor cultural e de mercado. Por certo, estes são temas atuais, de extrema complexidade e importância para a crítica de arte, que atua nesses processos e espaços.
   
A ABCA reúne profissionais que atuam na área da Crítica de Arte no Brasil. Promove e divulga a produção de seus associados, incentivando a pesquisa e a reflexão sobre artes visuais.  Entre as ações que vem desenvolvendo para alcançar seus objetivos, promovem  seminários regionais, nacionais e internacionais, através da participação em ações e realizações culturais de utilidade social e cultural que visam despertar e intensificar o interesse do público pela arte.
 
PROGRAMAÇÃO:
 
MANHÃ
8.00 horas – Abertura  – Sandra Makowiecky - ABCA SC – Vice Presidente Regional Sul e Maria Amélia Bulhoes- Presidente da ABCA 
8.30 – 9.30 – Palestra – Fernando Cocchiarale 
Coordenação:  Claudia Fazzolari -  Vice Presidente ABCA
9.30- 10.00 – Debates 
10.00- 10.30 - Coffe break 
10.30 – 12.00 – Mesa 1
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MESA 1 - Circuito e mercado, distâncias e proximidades.            
 Coordenação  ABCA SC –Sandra Ramalho e Luana Maribele Wedekin – ABCA-SC 
Convidados: 15 minutos por apresentação- 
MON – Museu Oscar Niemeyer - Juliana Vellozo Almeida Vosnika
MARGS_ Museu de Arte do Rio Grande do Sul  - Paulo C. Amaral
MVM- Museu Victor Meirelles – Lourdes Rosseto 
MASC_ Museu de Arte de Santa Catarina – Mary Garcia 
11.30 – 12.00 – debates. 
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TARDE 
14.00- 15.00 – Palestra  – Agnaldo Farias
Coordenação:   Maria Amélia Bulhões – Presidente ABCA
15.00 -15.30 – debates 
15.30 – 16.00- Coffe break
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MESA 2– Circuito e mercado, distâncias e proximidades. 
Coordenação ABCA SC – Néri Pedroso e Rosangela Miranda Cherem - PPGAV- UDESC
Convidados: 15 minutos por apresentação – 
Bienal de Curitiba – Luiz Ernesto Meyer Pereira 
Bienal do Mercosul – Justo Werlang 
BADESC – Eneléo Alcides
ILHS - Instituto Luiz Henrique Schwanke - Maria Regina Schwanke Schroeder 
 
17.00 – 17.30 – debates
17.30- 18.00- Encerramento 
 
Inscrições e mais informações:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
O valor da inscrição é de 25,00 reais e de 15,00 reais para estudantes. 
 

Clique na imagem para mais informações

 

Fonte: Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo

Será realizada no dia 31 de outubro, das 14h às 15h30, a quinta edição do Seminário Interno de Museologia e Interdisciplinaridade do Museu Histórico de Santa Catarina, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis. A participação é gratuita e aberta ao público.
 
Nesta edição, a acadêmica em Museologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Patricia de Carvalho Fontana apresentará os trabalhos desenvolvidos em seu primeiro ano de estágio no Museu, por meio do programa Novos Valores (2015/2017). Sob a supervisão do museólogo Renilton Assis e orientação técnica da conservadora e restauradora Márcia Regina Escorteganha, a acadêmica atuou junto ao Núcleo de Conservação e Restauro na conservação preventiva do acervo do MHSC.
 
 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

 O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) abriu na última segunda-feira (10) Chamamento Público destinado à seleção de profissionais para atuar na gestão de políticas públicas direcionadas à Preservação e Segurança dos bens culturais musealizados brasileiros.
 
São dois cargos comissionados, que integram o Departamento de Processos Museais (DPMUS) do Ibram: coordenador de Preservação e Segurança e chefe da Divisão de Preservação e Segurança, ambos para atuação na sede do órgão, em Brasília (DF). A seleção será feita através de análise de currículo, de caráter classificatório e eliminatório, e entrevista oral, de caráter eliminatório.
 
Poderão concorrer aos cargos servidores públicos federais especializados em preservação e/ou conservação, sendo exigido que tenham conhecimento das políticas públicas do setor museológico e da área de atuação do DPMUS. Também será exigida experiência comprovada em gestão envolvendo atividades de relacionamento com organizações de governo ou entidades da sociedade em geral.
 
Os interessados poderão se candidatar das 14h desta segunda-feira (10) até as 18h do próximo dia 22, devendo comunicar seu interesse através de formulário contido em anexo do edital. O documento deve ser enviado, dentro do prazo mencionado, para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., acompanhado de currículo e documentação que comprove a experiência do candidato. Confira a íntegra do edital.

Fonte: Ibram

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