FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Representantes do segmento brasileiro de Arqueologia estiveram reunidos na tarde desta terça-feira, 10 de agosto, com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, procurando estabelecer parceria com o ministério para a inserção da área nas políticas públicas de Cultura.

Solicitaram, também, apoio para aumentar a visibilidade da profissão no cenário nacional.Entre as principais reivindicações do grupo consta o fortalecimento e a ampliação do escopo da Arqueologia no Plano Nacional de Cultura (PNC), além da inclusão da área em instâncias de planejamento e estratégias governamentais tais como o Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas - PAC Cidades Históricas.

Pediram, ainda, apoio para o lançamento de edital de divulgação do conhecimento sobre o patrimônio arqueológico, além de um lugar para a Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) e na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), entre outras coisas.

O ministro Juca Ferreira reconheceu a importância deste segmento profissional na gestão do patrimônio cultural, principalmente, em ações preventivas de preservação dos bens públicos. Comprometeu-se em viabilizar a elaboração de projetos que incluam o setor nas políticas de Cultura.

Dos itens apresentados pelos arqueólogos, o ministro manifestou especial interesse pela criação de um museu nacional de Arqueologia, em Brasília, e na realização de um mapeamento de todos os sítios arqueológicos do país.

Participaram da reunião o presidente da Sociedade de Arqueologia Brasileira, Eduardo Neves; o representante do Instituto de Arqueologia Brasileiro, Ademar Dias; a representante da Fundação Oswaldo Cruz, Sheila de Souza; além de representantes de departamentos de Arqueologia de várias universidades brasileiras, entre outros presentes.

Os assessores especiais do ministro da Cultura, Fred Maia e Armando Almeida, que companharam a audiência, e também as representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC), Maria Clara Migliacio e Maria Lúcia Pardi, ficaram responsáveis por futuros contatos com a categoria, no atendimento da pauta de reivindicações