A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) organizou em junho de 2010, durante a o 2º Fórum Estadual de Museus realizado na cidade de Joinville, a eleição para o novos  integrantes do Comitê Gestor do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina - SEM/SC, biênio 2010/ 2012.

Integrantes do Comitê Gestor do SEM/SC - 05.08.2010 - Florianópolis/SC
Foto: Márcio Henrique Martins

Formado por equipe de profissionais ligados à área museológica catarinense, sua função está vinculada à criação do Sistema Estadual de Museus – SEM/SC. A Lei 4163, de 29 de março de 2006, destaca a sua finalidade de propor diretrizes e ações para a área museológica, bem como apoiar e acompanhar o desenvolvimento do setor museológico brasileiro.

A mesma Lei salienta ainda que o Comitê Gestor "poderá instituir Grupos Temáticos, de caráter permanente ou temporário, destinados ao estudo e elaboração de propostas sobre temas específicos, que serão submetidos à sua composição plenária, definindo-se, no ato da criação do grupo, seus objetivos específicos, sua composição e prazo para conclusão dos trabalhos, podendo, inclusive, convidar para participar desses grupos representantes de órgãos e entidades públicos e privados, bem como dos Poderes Legislativo e Judiciário”.

São dez representantes, dos quais sete foram eleitos. Os outros três representantes – da Fundação Catarinense de Cultura, do Núcleo de Estudos Museológicos/UFSC e do Conselho Regional de Museologia – foram indicados pelos dirigentes das referidas instituições.

Confira a atual formação do Comitê Gestor do SEM/SC – gestão 2010/2012.

1. Indicação da Fundação Catarinense de Cultura - FCC (Coordenação do Comitê Gestor)
Titular: Marli Fávero
Suplente: Karla Fonseca

2. Indicação do Núcleo de Estudos Museológicos – NEMU/UFSC (Florianópolis/SC)