Aconteceu na última terça-feira (26), no Museu Victor Meirelles (Florianópolis), a Assembléia Estadual relativa a Pré-Conferência Setorial de Museus e Memória, que reuniu diversos representantes da classe museológica de Santa Catarina, na esfera pública e privada, oriundos de diversos munícipios do Estado. O evento foi realizado graças a uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC).

Foi um momento de discussão, reflexão e mobilização desses representates que debateram propostas a serem apresentadas na plenárias setorial sobre museus a ser realizada nos dias 26, 27 e 28/02/2010, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, cujo tema central será: Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento. Esta etapa faz parte do processo de preparação e definição dos representantes que participarão, de 10 a 14/03/2010, da II Conferência Nacional de Cultura (II CNC), em Brasília/DF.

Na oportunidade foram eleitos os três delegados e suplentes que representarão o Estado na Pré-Conferência, no mês de fevereiro, e discutido os dois primeiros dos cinco Eixos Temáticos que serão abordados na II CNC, com intenção de inserir propostas que favoreçam os museus em cada um desses eixos.

Eixos Temáticos

• Eixo I. Produção Simbólica e Diversidade Cultural (produção de arte e de bens simbólicos, promoção de diálogos interculturais, formação no campo da cultura e democratização da informação); DISCUTIDO
  • Eixo II. Cultura, Cidade e Cidadania (cidade como espaço de produção, intervenção e trocas culturais, garantia de direitos e acesso a bens culturais); DISCUTIDO
  • Eixo III. Cultura e Desenvolvimento Sustentável (a importância estratégica da cultura no processo de desenvolvimento);
  • Eixo IV. Cultura e Economia Criativa (economia criativa como estratégia de desenvolvimento);
  • Eixo V. Gestão e Institucionalidade da Cultura (fortalecimento da ação do Estado e da participação social no campo da cultura).
  • Os outros três eixos restantes serão discutidos num próximo encontro com data a ser definida.

Delegados e suplentes eleitos:

Para representar a classe museológica catarinense na Pré-Conferência Setoral de Museus, foram eleitos, pelos presentes na reunião,  os seguintes profissionais:

1. Delegados:
  • Elizabete Tamanini (Fundação Cultural de Joinville);
  • Fernando Bopré (Museu Victor Meirelles - Florianópolis);
  • Maurício da Silva Selau (Centro Universitário Barriga Verde - Orleans).
  • 2. Supelentes:
  • Christiane Maria Castellen (Museu Histórico de Santa Catarina - Florianópolis);
  • Maria Helena Rosa Barbosa (Museu de Arte de Santa Catarina - Florianópolis);
  • Robson Rodrigo Pereira da Fonseca (Fundação Genésio de Miranda Lins - Itajaí).
  • Sobre as Pré-Conferências Setoriais:

A realização das pré-conferências - estão obedecendo três fases de realização: mobilização; assembleias setoriais ou seleção de critérios; e plenária presencial ou vistual - que é de responsabilidade das secretarias e órgãos vinculados ao MinC e abrangerão as seguintes áreas técnicos-artísticos e de patrimônio: dança, circo, teatro, música, artes visuais, livro e leitura, culturas afro-brasileiras, culturas dos povos indígenas, culturas populares, audiovisual, arte digital, arquivos, museus, patrimônio material, patrimônio imaterial, arquitetura, moda, design e artesanato. Cada uma das áreas apresentará suas propostas na II CNC.

Download:

Visualize a ata da Assembléia Estadual realizada dia 26/01/2010 (clique aqui).

Saiba mais:
    Acesse o site do Conselho Nacional de Política Cultural (www.cultura.gov.br/cnpc) e o Blogo da Conferência Nacional de Cultura (http://blogs.cultura.gov.br/cnc), ou envie um e-mail para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..