O Programa de Qualificação de Museus para o Turismo, está sendo implantado por meio do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), tem como diretriz aumentar a atratividade dos museus frente ao público em geral, integrando-os ao circuito turístico cultural de modo a fortalecer essa modalidade de turismo no país.

Trata-se do resultado de um esforço maior de integração interministerial entre os Ministérios do Turismo e da Cultura no sentido de atender as demandas relativas ao desenvolvimento e consolidação de regiões turísticas e do segmento de turismo cultural.

O Programa, nesse sentido, representa um passo fundamental para a consolidação dessa estratégia conjunta de promover o segmento do turismo cultural brasileiro, uma vez que os museus apresentam uma série de características que potencializam o efeito da inclusão do tema da cultura sobre o turismo. Isso porque os museus:

- são espaços de excelência de representação da diversidade cultural de um povo e/ou de uma localidade;
- são espaços sociais que trabalham com o poder da memória em diálogo com a sociedade e cujo foco se dá na difusão do conhecimento e na promoção da reflexão;
- despertam o interesse do turista sobre a diversidade cultural;
- transformam o turista de expectador e testemunha dos acontecimentos, fatos, curiosidades que compuseram e compõem a história;
- sensibilizam o turista para o respeito ao patrimônio cultural bem como para a noção de pertencimento da comunidade ao espaço onde ela está inserida; e, finalmente;
- aproximam o turista da comunidade.

Reconhece-se, portanto, o potencial dos museus como um forte atrativo turístico; aos gestores públicos e privados fica o desafio de transformar esse potencial em realidade. Os representantes do Ministério do Turismo e do IBRAM para enfrentar este importante desafio, lançaram em agosto de 2008, o Programa de Qualificação de Museus para o Turismo:

Objetivo:
Estruturar os museus localizados nos municípios relacionados aos destinos indutores do desenvolvimento regional, definidos pelo Plano Nacional do Turismo 2007-2010, com foco nas cidades-sede da Copa 2014, de forma a torná-los um atrativo aos visitantes e valorizados como equipamento cultural pela comunidade local.

Objetivos Específicos:
- Ampliar o número de visitantes dos museus, observada a capacidade de visitação.
- Apoiar a renovação ou inovação das técnicas expositivas utilizadas pelos museus.
- Disponibilizar oficinas de capacitação para os profissionais dos museus e guias de turismo na área de hospitalidade ao turista.
- Disseminar a importância dos museus como espaços de excelência na troca de experiência, e de observação da cultura local - história, tradições e avanços tecnológicos, entre outros. Incrementar o potencial turístico dos museus, por meio de consultoria nas áreas de museologia e museografia, visando preservar a identidade, sua missão e o melhor desempenho na comunidade em que se encontra inserido.
- Promover o diálogo entre os profissionais dos museus e do turismo para que, de forma conjunta, possam gerir as respectivas atividades, sem provocar qualquer impacto negativo sobre o patrimônio ou à comunidade.
- Integrar os museus aos roteiros de Turismo Cultural, contribuindo para fortalecer esse segmento no país.
- Apoiar na elaboração e produção do material de divulgação dos museus contemplados nos destinos indutores a serem trabalhados pelo programa.

Público-Alvo:
Profissionais de turismo, de museus e turistas.

É também intenção do Programa apoiar financeiramente projetos, por meio de edital, que visem dotar os museus de infra-estrutura adequada para o melhor atendimento ao turista; promover Oficinas sobre o tema ‘Museus e Turismo” para os profissionais das áreas; além divulgar o potencial turístico dos museus brasileiros, por meio da elaboração e distribuição de materiais trilíngüe.

Maiores informações: Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus
SBN, Quadra 2 - Bloco "H" - Ed. Central Brasília - 2º andar.
CEP 70040-904 - Brasília-DF / Tel: 61 3414 6278. E-mail: