O 26º Gerações MASC - Museu em Movimento terá a conversa Topus Conexus Matrizes com a artista visual Doraci Girrulat, no dia 22 de setembro, às 17h, no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A entrada é gratuita.

Doraci falará sobre sua procedência e suas flutuaçoes geográficas. Introduzirá os seus pressupostos estéticos fundados desde suas experiências de infância e exporará como eles foram definidos através de estudos e contatos com artistas na década de 1970, época em que deu início sistemático a sua produçao artística.

A artista esclarecerá, ainda, quais são seus eixos temáticos e de expressoes matéricas, como também, seus mídias ocasionais e/ou de preferência. Apresentará seus principais projetos e os fatos com que os norteiam. Seu segundo grande projeto que culminou na individual “Sagraçao da Primavera”, em 1988, também será tema da conversa.

Sobre a artista

Doraci Girrulat é artista visual, natural de Rio do Sul (SC). Em 1968, ingressou no Curso de Graduaçao em Filosofia da UFSC e, após transferir-se para São Paulo em 1969, gradua-se em Artes Plásticas pela FAAP em 1978. Ingressou no mestrado de Teoria da Arte na USACH (1981-1982) e, entre 1995 e 1997, cursou o mestrado em Semiótica na PUC/SP.

Entre suas influências estão Joseph Beuys, Duchamp, a poesia concreta, o neoconcretismo brasileiro, a contemporanização modernista “Minimal Art”, “Arte Processo”, “Arte Conceitual”, “Hipermídia”.

Doraci é pioneira da Heliogravura no Brasil. Realizou inúmeras exposiçoes coletivas no Brasil (MIS-SP, MASP, Pinacoteca de SP, MoCHA-New York e Massachussets University, MHN-Chile, Paris, Mediathèque Jean Cocteau, Massy–France, MASC, MAJ) e outras dentro e fora de Santa Catarina; algumas individuais (MAC-Chile, MASC (2), ACAP (2) e MAJ) formam seu curriculo especificamente na produçao artística.

É aposentada pelo Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde lecionou. Participou de Conselhos de Galerias e Museus, foi Diretora de Arte (ACAP- 85-88), Coordenadora de Atividades Culturais (Embaixada do Brasil, Chile), 81-84 (livro em prelo pela editora do Itamarati como Diretora do CEB-CL); e ministrou palestras e conferências em Seminários, Congressos, Museus e outros. Possui mençao honrosa em Salao Nacional, prêmios diversos, comendas e medalhas Mérito Cultural pelo Estado de Santa Catarina e Academia Catarinense de Letras e Artes.

O quê: Topus Conexus Matrizes - Gerações MASC - Museu em Movimento
Artista participante: Doraci Girrulat
Quando: 22/09/2017, às 17h.
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC