Edson Busch Machado é o convidado da 24ª edição do projeto GeraçõeS MASC - Museu em Movimento que ocorrerá no dia 20 de julho, às 17h , no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC). Edson apresentará a palestra Quem tem Medo da Cultura?, com entrada gratuita.

Como o roteiro de um filme Neo-Realista, Edson Busch Machado conta episódios de um homem ligado à cultura dentro do contexto do Estado de Santa Catarina e até do país e do exterior a partir dos anos 1970 quando inicia sua movimentada trajetória. Dividida em tópicos – O Artista Irrequieto, O Curador Independente, O Gestor Atuante e Controverso, O Comunicador do Mimeógrafo ao Fanzine, O Professor Aloprado, O Articulador e Provocador, O Viajante Curioso e a Paradiplomacia como Missão – a explanação contextualiza sua geração nos movimentos artísticos e é ilustrada com desenhos e pinturas de sua autoria, fotografias e recortes de jornais e revistas da época.

O título da palestra – Quem tem Medo da Cultura ? – é um bem humorado e provocador trocadilho metafórico das confissões violentas na peça escrita pelo dramaturgo Edward Albee – Quem tem Medo de Virgínia Woolf ? – e da alegre, mas perversa, música do desenho animado de Walt Disney – Quem tem Medo do Lobo Mau?. Machado propõe esse pendular debate no âmbito da cultura.

Sobre o palestrante

Artista representado no acervo do MASC, Edson Busch Machado nasceu em Joinville (SC), é bacharel em Comunicações Sociais pela Universidade Federal do Paraná, frequentou a Escola de Música e Belas Artes do Paraná e tem pós-graduação em Educação Fundamentada na Arte, em Curitiba. Fez cursos e seminários nas áreas de Cinema, Televisão, Desenho Animado, Jornalismo, Fotografia, Relações Públicas, Psicologia, Marketing, Museologia, Turismo, Patrimônio Histórico, Literatura, Música, Artes Visuais, Investimento Cultural e Economia Criativa.

Proferiu palestras e coordenou debates. Professor de História da Arte, Educação Artística, Desenho, Pintura, Comunicações, Publicidade e Propaganda é também animador cultural e foi presidente da Aaplaj, membro da Acap e Aplasc. É sócio-fundador do Clube de Cinema, Cine Foto Clube e Conselhos Municipais de Cultura de Joinville e de Florianópolis, do conselho da Escola Bolshoi no Brasil, do Instituto Festival de Dança, vice-presidente do Harmonia-Lyra.

Foi presidente do Conselho Estadual de Cultura, membro do Conselho Estadual de Turismo, e vice-presidente regional do Conecta Nacional. Membro de comissões de seleção e premiação, organizador de salões de arte contemporânea. Crítico de arte manteve durante anos a coluna Artes Visuais na imprensa. Artista plástico atuando no movimento cultural do país e exterior desde 1970 recebendo 20 prêmios.

Realizou mais de 300 exposições em todo o Brasil e Alemanha, Itália, Bélgica, França, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coréia do Sul, México, Argentina, Uruguai, Peru e Holanda. Autor de monumentos públicos em bronze e em madeira. Pintor, desenhista, ilustrador, escultor e curador.

Primeiro diretor do Museu de Arte de Joinville, diretor do Museu de Arte de Santa Catarina, diretor do Centro Integrado de Cultura, superintendente cultural e em outra gestão presidente da Fundação Catarinense de Cultura, chefe do setor de exposições da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, coordenador do Sistema Estadual de Museus do Paraná, presidente da Fundação Cultural de Joinville,
fundador e presidente do Instituto Festival de Dança.

Atualmente é diretor de Cultura e Cooperação Internacional no Governo do Estado de Santa Catarina e vice-presidente do Instituto Internacional Juarez Machado.

O quê: Quem tem Medo da Cultura? - Gerações MASC - Museu em Movimento
Palestrante: Edson Busch Machado
Quando: 20/07/2017, às 17h
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)