FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

De 30 de maio a 4 de junho, Porto Alegre (RS) recebe a sétima edição do Fórum Nacional de Museus. O evento é realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus e tem inscrições abertas até 26 de maio pelo formulário disponível on-line.
 
Três conferências internacionais, nove painéis, com 27 convidados nacionais e estrangeiros, oito minicursos, apresentação de 39 trabalhos de pesquisa, além de grupos de trabalho, reuniões paralelas, atividades culturais e feira temática compõem a programação do 7º Fórum Nacional de Museus.
 
Os conferencistas convidados são François Mairesse, professor de Museologia da Sorbonne (França) e Presidente do Comitê Internacional para a Museologia (Icofom/Icom); Alan Trampe Torrejón, subdiretor Nacional de Museus do Governo do Chile; e Jill Cousins, diretora executiva da rede Europeana – que integra coleções digitais de 180 instituições de 27 países da Europa.
 
Já os painéis tratam de temas diversos como educação, criatividade, propriedade intelectual, comunicação e financiamento sob a perspectiva da área de museus. Para participar foram convidados representantes de museus de todas as regiões brasileiras, além de painelistas da Colômbia e Espanha.
 
Já os oito minicursos, com carga horária de 8h cada, tratam de temas de grande interesse dos profissionais da área de museus: inventário participativo, estudos de público, fomento e financiamento, cultura digital, plano museológico, marketing museal e documentação e acervos serão abordados por profissionais do Ibram e convidados.
 
As Comunicações Coordenadas, nas modalidades apresentação oral e pôsteres, são espaço de intercâmbio para apresentação de pesquisas acadêmicas e relatos de experiências, abrindo assim espaço para um debate de alto nível.
 
Os grupos de trabalho dentro do Fórum Nacional de Museus também são voltados para a discussão especializada de temas e questões da política de museus no Brasil, com o intuito de consolidar e fortalecer uma agenda em rede no setor museal.
 
Na programação ainda aparecem reuniões específicas – como as de Pontos de Memória e da Rede de Educadores de Museus – além de atividades culturais, como exposição de artesanato, lançamento de publicações e visitas a museus da capital gaúcha. Durante todo o evento haverá um espaço com estandes com produtos e relacionados à cadeia produtiva dos museus.
 
Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e no site oficial http://fnm.museus.gov.br.

Fonte: Ibram