No dia 7 de março, a escritora Fernanda Ortiz Machado lança o livro Dois Olhares Sobre Joinville, acompanhado de uma exposição com o mesmo nome, com a curadoria de Miriam Aparecida da Rocha. O evento é aberto ao público e será realizado no Museu de Arte de Joinville, a partir das 19h30. A exposição vai até o dia 30 de abril.

A exposição reúne 16 obras dos artistas joinvilenses Ademar César e Amandos Sell – com os quais Fernanda estabeleceu diversos diálogos que resultaram no livro -, com fotografias de Daniel Machado, retratando o desenvolver do projeto.

Segundo a curadora, o livro de Fernanda Ortiz Machado é dedicado à simplicidade filosófica do dia a dia, onde dois artistas desempenham seu papel social colocando nas telas suas visões da cidade na qual nasceram e decidiram viver. “Dois Olhares Sobre Joinville pretende revelar a cidade do coração destes dois poetas. Vai nos Fazer Suspirar. Vai nos levar a desvelar o que parece desconhecido, com tudo o que vemos todos os dias ou que está guardado dentro do nosso ser. Basta apenas que desaceleremos o compasso das horas e olhemos,” explica Fernanda.

Disseminação da arte

O livro, contemplado com apoio da Prefeitura de Joinville, através do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) 2015, é resultado de encontros da autora com dois artistas joinvilenses – Ademar César e Amandos Sell – com o objetivo de ser ferramenta na disseminação da arte, além de apresentar o trabalho dos dois artistas.

Dentro deste propósito, Fernanda e os artistas desenvolveram oficinas de arte para professores das escolas públicas municipais, nas quais foram trocadas experiências com ênfase na importância da arte como elemento transformador da sociedade.

Com estas oficinas, foram alcançados também alunos e pais, envolvendo toda a comunidade em uma experiência artística de produzir arte, conhecer um artista, ter contato com as obras de arte e mostrar que todos podem fazer arte, assim ser um artista.

No lançamento, serão vendidos exemplares do livro no valor de R$ 30 e a autora e os artistas plásticos estarão disponíveis para autógrafos

Exposição itinerante

Depois do dia 5 de maio, a exposição será itinerante pelas escolas municipais Fritz Benkendorf, Paul Harris e Edgar Monteiro Castanheira. O público terá contato não apenas com as paisagens rurais e urbanas, mas com olhares que atravessam as fronteiras do tempo e narram a história de uma Joinville de outrora povoada por campos e flores, casinhas enxaimel, até chegar a transformação para urbanização e seus prédios. Ora retrata um olhar calmo, ora agitado com o compasso dos anos que se passaram.

A autora

Formada em Design de Moda pela Universidade da Região de Joinville, Univille, Fernanda fez cursos de especialização em história da Arte e deste então navega pelo mundo das histórias de grandes artistas. Atualmente, trabalha com projetos de pesquisas documental relacionadas à disseminação da arte.

O quê: Lançamento do Livro Dois Olhares Sobre Joinville + Exposição
Onde: Museu de Arte de Joinville – MAJ