FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

No dia 1º de agosto, às 15h, o Sesc em Rio do Sul abre a exposição “Pedaços”, da artista Noeli de Souza. A mostra ilustra a história africana através de pedaços de pano, tirados do lixo recortados e transformados em arte. Sabe-se que os egípcios transformavam os pedaços dos vestidos de Cleópatra em roupas para seu uso, de lá para cá essa arte ganhou o mundo e se transformou em patchwork tendo na Europa o seu ápice. Nesta exposição, Noeli procura resgatar um pouco dessa história, colocando a África como uma das precursoras da técnica.
 
A mostra fica aberta para visitação até 30 de agosto no Sesc. A programação traz também oficinas gratuitas de construção de bonecas Abayomi, com a artista, nos dias 6 e 13 de agosto, das 15h às 17h, na Unidade. As inscrições podem ser realizadas na central Relacionamento com Clientes na Unidade.
 
Noeli é gaúcha, de Carazinho (RS), delegada Nacional da Promoção da Igualdade Racial, militante do movimento negro nacional, militante do movimento Quilombo Raça e Classe. Reside atualmente em Rio do Sul desenvolvendo movimentos de consciência negra na cidade.
 
Sobre Oficinas de construção de bonecas Abayomi:
Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.
 

Fonte: Sesc Blog