A unidade do Sesc em Concórdia iniciou no último dia 16/07 o projeto Pretexto 2016, da área de Cultura, com uma oficina mediada pelo artista catarinense Carlos Franzoi, importante personalidade no cenário artístico brasileiro. Os artistas visuais de Concórdia que se inscreveram neste projeto terão oportunidade de participar de uma formação continuada e gratuita nos meses de julho, agosto e setembro com Franzoi. A proposta da oficina é explorar as rupturas da arte na contemporaneidade, bem como, inserir os artistas locais em um circuito de discussão sobre arte.

O projeto prevê além desta formação, a produção individual de obras por cada artista participante, atendido separadamente pelo assessor, que auxilia na ampliação do objeto de pesquisa de cada um. Posteriormente, há uma organização das obras produzidas e criação de um conceito que reflete a discussão proposta no Pretexto 2016, resultando em uma exposição coletiva com obras dos artistas participantes e curadoria de Carlos Franzoi. Esta exposição será montada na Galeria Municipal de Artes e ficará aberta para visitação gratuita durante o mês de outubro.

Os artistas locais que estão participando do projeto são: Sionara Carteri Astolfi, Teresa Hobi, Renata Gaertner, Viviam Mello, Eliane Alberti, Artêmio Filho, Ane Soares, Simone Talin, Rafael Zago, Beti Telles e Wesley Ziliotto.

Conheça o assessor:
Carlos Alberto Franzoi nasceu em Taió (SC), em 1969. Formou-se em educação artística na Universidade da Região de Joinville (Univille), em 1991. Entre as mostras individuais que realizou, destaca-se a da Fundação Cultural de Criciúma, 1998. Em suas obras, utiliza roupas velhas, as quais modifica, causando estranheza nesses objetos cotidianos. Entre as exposições coletivas de que participou, destaca-se 40 Anos do Museu de Arte de Santa Catarina, Florianópolis, 1989; e Artists Stamps International Mail Art Exhibition, Lebamon, Estados Unidos, e Havana, Cuba, 1995. Vive em Joinville, onde leciona nos cursos de design e história da Univille.
(Citado por Itaú Cultural – http://www.itaucultural.org.br/)
Colaboração: Damara Savoldi, técnica de Cultura do Sesc em Concórdia

Fonte: Sesc Blog