A exposição histórica do Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner é resultado da requalificação do museu, processo iniciado em 2013 pela mantenedora da instituição, Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. O Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner criado em 1933, localizado no Seminário Sagrado Coração de Jesus em Corupá/SC é um dos mais antigos em funcionamento no estado. Atualmente dirigido pelo P. Nilson Helmann conta com uma média de 400 visitantes por mês e possui um acervo de animais taxidermizados, arte sacra, minerais, miniaturas, coleção de moedas e cédulas, somando 9.445 objetos.

A primeira fase da requalificação deu origem à exposição histórica que contempla quatro módulos com os seguintes temas: história da Congregação e do seu fundador P. Dehon, da construção do seminário, da formação da Escola Apostólica Sagrado Coração de Jesus e do Recanto de Paz; além da coleção dos taxidermizados já expostos. Para esta etapa, a coordenadora do museu, Roseli Siewert, contou com uma equipe de profissionais da área sendo o projeto coordenado pela museóloga Prof. Doutora Rosana Nascimento.

Juntamente com a abertura da exposição foi lançado o curso de extensão em Museologia, que terá a duração de quatro meses no primeiro semestre de 2014 e será ministrado por professores com mestrado e doutorado na área. O curso ocorrerá quinzenalmente com o número de 35 vagas no espaço do Seminário de Corupá. Na abertura do curso, dia 20 de fevereiro de 2014, será proferida uma palestra com o tema Estatuto de Museus: Plano Museológico.

Serviço:
O quê: Exposição histórica
Onde: Museu Irmão Luiz Godofredo Gartne – Seminário de Corupá – Rua Pe. Gabriel Lux, 900, Bairro Seminário - Corupá/SC

Fonte: Museu Ir. Luiz Godofredo Gartner