FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Durante mais de 60 anos, a invisibilidade de um fato histórico no Meio-Oeste de Santa Catarina ficou na obscuridade, e a partir do ano de 1974, quando foi criado o Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado este fato histórico começa a ter um tímido mas importante reconhecimento que durante os anos subsequentes vai tomando proporções maiores. Assim é a história do Contestado.

Em Caçador, é possível conferir de perto o que representou a mais importante e significativa manifestação popular que é considerada o maior acontecimento civil da história catarinense: a Guerra do Contestado, que durante os anos 1912 a 1916 ocasionou a morte de cerca de 10 mil pessoas.

Depois de 100 anos, o Museu do Contestado leva todas as informações com muitos detalhes sobre esta guerra através de um belo acervo, iniciando também pela arquitetura de sua construção. Uma réplica ampliada da antiga estação de Rio Caçador (1910). Esta réplica toda em madeira foi inaugurada em 1986, com 460m², tem dois pisos.

Ao lado do museu, na sua plataforma, a maior peça do acervo ferroviário, uma locomotiva Mogul “Maria Fumaça”, fabricação 1908, com dois vagões, um de passageiro e outro pagador, acervo da ferrovia do contestado inaugurada em 1910.

Em seu interior, o Museu oferece uma grande diversidade de coleções iniciando uma visita pela cultura indígena, contendo mais de 200 peças. Em seguida, outra coleção denominada Ferrovia do Contestado, que conta com informações e peças da construção e funcionamento da estrada de ferro na região do Contestado.

Outro acervo muito interessante é a sala Povoamento e Colonização, com informações e peças de uso do cotidiano, dos fazeres dos primeiros habitantes do município. E por fim, a sala Guerra do Contestado, onde os visitantes têm a oportunidade de conhecer, com detalhes, o que representou este acontecimento com muitas informações sobre a guerra.

O Museu do Contestado ainda oferece em seu piso superior a sala de atividades temporárias e educativas, onde o público pode assistir a filmes e documentários sobre o tema “Contestado”. A visita ao museu se estende também ao seu entorno, onde existem monumentos referentes ao Contestado.

Funcionamento do Museu

De terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.  
Sábados e domingos, das 14h  às 18h.  

Contato: (49) 3567-1582  
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  
Site: museudocontestado.com.br 

* Os textos e fotos enviados para o Museu em Destaque são de inteira responsabilidade das instituições divulgadas