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A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) esteve presente no Colóquio A Pensar a Diáspora, promovido pelo Governo Regional dos Açores. O evento contou com um grupo de palestrantes convidados do Canadá, Estados Unidos, Bermudas, Uruguai e Brasil. 

Na palestra apresentada pela diretora de Patrimônio Cultural da FCC, Lélia Pereira Nunes, foi abordado o tema "A Açorianidade em Santa Catarina é Patrimônio Cultural". 

Com o evento, realizado em Ponta Delgada, o Governo dos Açores pretende reforçar os laços entre as comunidades açorianas espalhadas pelo mundo e a sua terra natal, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, a colaboração e o desenvolvimento de soluções conjuntas que fortaleçam a identidade açoriana e favoreçam o progresso das diversas comunidades envolvidas.

Os açorianos chegaram à Ilha de Santa Catarina no século XVIII. Entre os principais motivos, a imigração foi incentivada pelo governo português para povoar e proteger o território contra invasões estrangeiras. Na cultura, na gastronomia e nos hábitos de vida do litoral catarinense, é possível identificar diversas tradições herdadas dos colonizadores.

No próximo dia 22, sábado, a Casa de Campo do Governador Hercílio Luz terá evento especial em homenagem às mulheres. A atividade é gratuita e será realizada no jardim da casa de Campo Hercílio Luz, com música, brincadeiras, café colonial, palestras, massagens e diversos cuidados com a mulher.

O evento Café no Jardim será realizado a partir das 14h e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Rancho Queimado. Espera-se cerca de 250 mulheres e pede-se que usem roupas cor-de-rosa na ocasião. 

 
 

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da coordenação do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) da Diretoria de Patrimônio Cultural (DPAC), disponibiliza gratuitamente a versão digital da nova edição do Guia de Museus de Santa Catarina . Esta é a quarta versão da publicação, cujas edições anteriores datam de 2001, 2008 e 2014.

"Quis o bom destino que eu esteja à frente da Fundação Catarinense de Cultura para lançar esta nova edição que conta com a colaboração de 201 instituições museológicas. Isso significa que mais de cem municípios de Santa Catarina são diretamente responsáveis pelas informações desta nobre edição. A cada um, nossos agradecimentos e nosso respeito pelos conteúdos apresentados", destaca a presidente da FCC, Maria Teresinha Debatin, no prefácio da publicação. "Nossos agradecimentos se estendem a todos que colaboraram com dados, fatos e registros fotográficos, bem como a todos que responderam positivamente ao chamado e se comprometeram com o resultado. À equipe da FCC, dinâmica, determinada e firme na busca, que garantiu a qualidade e a confiabilidade do conteúdo disponibilizado neste novo guia, nosso aplauso e gratidão", completa a gestora.

O Guia de Museus de Santa Catarina é um livro que apresenta os museus do estado, contendo informações como endereço, dias e horários de visitação, e-mails e telefones de contato, redes sociais, entre outras. No total, 201 instituições de 113 municípios distribuídos pelas sete regiões museológicas catarinenses estão presentes na publicação. As informações sobre horários e dias de funcionamento dos museus estão sujeitas a alterações, conforme a necessidade dessas instituições.

A publicação está disponível gratuitamente em sua versão digital, clicando aqui . A versão física tem previsão de lançamento para 2025.

As práticas socioculturais associadas à produção tradicional do recheio alemão feito em São Pedro de Alcântara receberão no próximo domingo, dia 22 de setembro, às 11h30, o certificado de Patrimônio Imaterial do Estado de Santa Catarina, conferido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A cerimônia de entrega ocorrerá durante a Oktobertanz, no município localizado na Grande Florianópolis, logo após o desfile histórico e cultural da festa.

A solicitação de registro do recheio alemão como Patrimônio Imaterial foi encaminhado à FCC pela Prefeitura Municipal de São Pedro de Alcântara, por meio da Casa da Cultura e Turismo, há três anos. A iguaria, feita com miúdos e temperos, normalmente é introduzida como recheios de carnes de frangos. O alimento é bastante popular, sendo um dos principais pratos servidos nas festas comunitárias e nas reuniões familiares, cujo preparo torna-se principal foco da memória afetiva e de sociabilidade para descendentes e comunidades de imigrantes alemães.

O recheio alemão começou a ser produzido a partir das primeiras gerações de imigrantes na região de São Pedro de Alcântara, ainda por volta de 1829. A cidade é identificada como a colônia de origem alemã mais antiga de Santa Catarina. Como o frango era comumente criado pelos imigrantes alemães, tornava-se uma opção mais viável economicamente e de simples criação.

Há registros históricos que se referem ao recheio de galinha, ou recheio alemão, com provável origem no termo alemão “Gefildene Hinhele” (galinhas recheadas). Ainda de acordo com estes registros, há receitas semelhantes encontradas na Alemanha e na Áustria.

 

O Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) começou a usar pigmentos contendo grafeno para o preparo de tintas utilizadas na restauração de pinturas. O material faz com que as tintas durem mais tempo nas obras que passam por intervenção do Ateliê.

"O grafeno é constituído de camadas finas de carbono e apresenta propriedades importantes para utilização em tintas como atividade antioxidante, resistência térmica, proteção UV e atividade antibacteriana", explica o químico e pesquisador do Atecor, Thiago Guimarães Costa, que recentemente desenvolveu uma metodologia para obtenção de pigmentos contendo grafeno.

O objetivo da iniciativa, realizada em parceria com o Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é retardar a degradação de aglutinantes derivados de óleos e auxiliar na aglutinação. Estes pigmentos foram patenteados pela FCC e pela UFSC e estão agora disponíveis para o Atecor realizar os trabalhos de restauro de pinturas.

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