O Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) começou a usar pigmentos contendo grafeno para o preparo de tintas utilizadas na restauração de pinturas. O material faz com que as tintas durem mais tempo nas obras que passam por intervenção do Ateliê.

"O grafeno é constituído de camadas finas de carbono e apresenta propriedades importantes para utilização em tintas como atividade antioxidante, resistência térmica, proteção UV e atividade antibacteriana", explica o químico e pesquisador do Atecor, Thiago Guimarães Costa, que recentemente desenvolveu uma metodologia para obtenção de pigmentos contendo grafeno.

O objetivo da iniciativa, realizada em parceria com o Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é retardar a degradação de aglutinantes derivados de óleos e auxiliar na aglutinação. Estes pigmentos foram patenteados pela FCC e pela UFSC e estão agora disponíveis para o Atecor realizar os trabalhos de restauro de pinturas.

Neste sábado, 24 de agosto, as práticas e os saberes tradicionais associados aos engenhos de farinha de Santa Catarina, enraizados no cotidiano de diversas comunidades que vivem no litoral e encostas da Serra, terão o reconhecimento formal como patrimônio imaterial de Santa Catarina, por meio do ato de certificação, em cerimônia conduzida pela Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A ação será realizada durante o evento da 24.ª Farinhada do Divino, que ocorrerá no Engenho dos Andrade, em Santo Antônio de Lisboa (Florianópolis), que é um dos locais tradicionais que integram o reconhecimento formalizado pela FCC.

A origem desta tradição remete ao modo de vida tradicional dos descendentes de imigrantes de origem açoriana que povoaram o litoral catarinense em pequenas propriedades rurais a partir de 1748 e estabeleceram a produção de farinha de mandioca como a sua principal atividade econômica. Também praticados por imigrantes de outras origens, a exemplo dos descendentes de imigrantes alemães, bem como pela população africana legalmente escravizada no Brasil até 1888, constitui-se, assim, um patrimônio cultural de ampla difusão e importância histórica no Estado de Santa Catarina e presente até os dias atuais.

A Sociedade Musical União dos Artistas (SMUA), de Laguna, foi reconhecida pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) como patrimônio imaterial cultural de Santa Catarina. A entrega do certificado foi realizada nesta segunda-feira, 29, no Cine Teatro Mussi na cidade de Laguna, em uma cerimônia.

A banda é uma das três mais antigas em atividade no país e a mais antiga em Santa Catarina. Realizou a formação de dezenas de jovens e crianças como musicistas. A partir do registro, a centenária banda (fundada há 164 anos) ocupa no livro das formas de expressão, sob o registro de número um.

A solenidade de entrega foi brindada com a apresentação dos jovens músicos da União dos Artistas e contou com a presença de autoridades municipais, estaduais, representantes da cultura local e comunidade. Participaram da cerimônia a diretora de arte da FCC, Bruna Xavier, representando o presidente Rafael Nogueira, o historiador Rodrigo Rosa, representando a diretora de patrimônio cultural, Leila Pereira, e a historiadora Lisandra Barbosa Macedo, técnica responsável pela condução do processo de registro.

Nesta sexta-feira, 14, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) lança uma plataforma para Cadastro de Registro de Eventos, Grupos e Pesquisas das Culturas Tradicionais de Santa Catarina. A ideia é oferecer uma ferramenta para cadastro, tanto de grupos, como de eventos e apresentações e de pesquisas. Além disso, a proposta é dar visibilidade ao calendário dessas atividades, que ficará disponível ao público em geral.

A cerimônia contará com a presença de grupos alemães e italianos, uma vez que, atualmente, a FCC realiza atividades no âmbito da Comissão do Programa de Comemoração do Bicentenário da Imigração Germânica e da Comissão do Programa de Comemoração da Imigração Italiana no estado. Porém, a plataforma estará disponível a todos os grupos tradicionais de Santa Catarina. Também estarão presentes autoridades, representantes consulares e interessados em preservação da história, da memória e da formação do estado.

O evento iniciará às 18h e será realizado na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Na programação, estão previstas apresentações do Coral Deutscher Chor, de Florianópolis, do Coral da Associação Cultural Colibri, de Rio dos Cedros e do Grupo Vocal Pommernsänger.

Duas imagens microscópicas captadas pelo Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor), da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), são finalistas do NanoArtography. A competição internacional seleciona imagens científicas que combinam nanociência e arte.

As imagens finalistas retratam o produto de oxidação de uma peça de aço-carbono e foram captadas pelo microscópio eletrônico de varredura do Atecor com aumento de 1000x. Elas foram obtidas durante o estudo de produtos de degradação de metais utilizados em bens culturais. Este tipo de trabalho, desenvolvido pelo Atecor, é feito com o objetivo de ajudar na preservação de obras de arte contemporânea.

Para ganhar o prêmio, as imagens ficam disponíveis para o público em geral na página da NanoArtography no Instagram. Aquelas que tiverem maior número de curtidas levam o prêmio do público. Os links diretos das imagens são este e este

O resultado será divulgado ainda no mês de novembro.

Atecor foto 2

Subcategorias