Os alunos da rede municipal de ensino de São João do Itaperiú, no Norte de Santa Catarina, iniciaram o ciclo de visitas a museus das cidades vizinhas, dentro do projeto Eu faço meu Museu. O projeto, idealizado pelo gerente de cultura Joél Rocha, tem como objetivo fazer com que os alunos tenham a oportunidade de entrar em contato direto com a cultura e a história das cidades visitadas.

Com apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação e Cultura, Eu faço meu museu dara às crianças a chance de aprender mais sobre os museus, sua história, criação e sua formação, além de poderem ter contato com peças que muitas vezes fazem partem de seu convívio e não são preservadas. O projeto abrange todos os alunos da rede municipal permitindo que as crianças que não têm acesso a espaços culturais possam desfrutar da arte e do conhecimento existentes no museu, que também é um espaço de educação.

Após a visita, trabalhos serão realizados em sala de aula, fazendo com que as crianças resgatem de seu meio de convívio peças, objetos que serão catalogados e expostos para o conhecimento de todos; dando o pontapé inicial para a a criação de um museu na cidade.

A escola Maria Gasino de Borba, iniciou o ciclo de visitas aos museus de Jaraguá do Sul. Com uma programação cheia, o passeio começou no Museu Emilio da Silva, que tem o propósito de difundir a história da cidade por meio de testemunhos materiais e do acervo fotográfico. Cada sala mostra a presença e a vida dos imigrantes e dos colonizadores em Jaraguá do Sul.

A segunda visita foi ao Museu WEG, que conta a história da empresa WEG, mostra a cultura de Jaraguá do Sul, e as maravilhas da ciência e da tecnologia reunidas num só lugar.

Após o almoço as crianças conheceram a Estação Ferroviária, Mercado Municipal e Fundação cultural, onde visitaram o Museu da Paz com seu acervo de material bélico, como indumentárias e armamentos, cenário artístico e cronológico, painéis ilustrativos, simbologias e outros objetos. Lá, as crianças puderam refletir sobre qual o seu papel de cidadão para a construção de uma cultura de paz.

Fonte: Prefeitura Municipal de São João do Itaperiú