O Instituto de Genealogia de Santa Catarina (Ingesc) promove o I Colóquio Catarinense de Genealogia nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2013, no auditório Luiz Carlos Schmidt de Carvalho - Ministério Público de Santa Catarina (Rua Bocaiúva, 1750 - Centro Executivo Casa do Barão), em Florianópolis, com o tema: Memória Familiar – Como Pesquisar, Organizar e Publicar. A programação do colóquio inclui, entre outras atividades, a realização de palestras e mesas redondas na sexta e sábado, e no domingo de manhã atividade externa no Centro Histórico de Florianópolis.

Programação:

Dia 13 de setembro (sexta-feira):
18h: Recepção e Credenciamento dos participantes (entrega de credenciais)
19h: Cerimonial - Solenidade de Abertura
19h30min: Comunicado: A Questão do acesso à informação contida nos Acervos Públicos – Apresentação Fernando Cesar Gomes Machado, com a participação de um membro do Ministério Público de Santa Catarina.
20h: Comunicado: Sobre a "Coleção Memória Familiar" com o lançamento do primeiro livro da coleção: O Voo das Curucacas: Estudo Genealógico de Famílias Serranas de Santa Catarina - Apresentação Fernando Cesar Gomes Machado, Ismênia Ribeiro Schneider e Daniela Ribeiro Schneider.
20h30min: Coquetel de abertura com lançamento de livro.
21h30min: Encerramento

Dia 14 de setembro (sábado):
8h: Início dos Trabalhos
8h30min: Como Pesquisar
Sobrenomes e prenomes entre luso-brasileiros em Santa Catarina.
Apresentação: Sergio Luiz Ferreira Doutor em História pela UFSC(2006), mestrado em História pela UFSC(1994) e graduado em Filosofia pela Escola Superior de Estudos Sociais - Fundação Educacional de Brusque (1991).
9h45min: Como Pesquisar
Projeto Genealogia nas Escolas.
Apresentação: Regina Cascão - Presidente do CBG e Fernando Cesar Gomes Machado - Presidente do INGESC
10h30min: Intervalo para Café
Lançamento de Livros Infantis e apresentação de livros dos associados.
11h: Como Pesquisar
Fontes alternativas: Os Jornais
Apresentação: Diego de Leão Pufal, Genealogista e servidor publico do TJSC.
12h: Intervalo para Almoço
13h30min: Apresentação Cultural - Vídeo MEMÓRIAS DE JORGE LACERDA (Brasil, 2008, 30 min)
Documentário sobre o avô do realizador, Jorge Lacerda (1914-1958), governador de Santa Catarina entre 1956 até sua morte em um acidente aéreo. O projeto começou com a descoberta e a recuperação de filmes de 35 mm, produzido pela Herbert Richers, na década de 50. Direção: Roberto Lacerda Westrupp Roteiro: Fernando Bons Fotografia: : Marx Vamerlatti Música: Ricardo Fuji Montagem: Victor Acosta Elenco: Roberto Lacerda Westrupp (narração) Classificação indicativa: Livre
14h: Como Pesquisar
Introdução a Paleografia
Apresentação: Membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ( Igreja dos Mórmons).
15h30min: Como Organizar
Conservação de Acervo Pessoal – Suporte Papel
Apresentação: GILIARD DE SOUZA. Acadêmico em Filosofia e Museologia e Conservador de Bens Culturais.
16h30min: Intervalo para Café
17h: Como Organizar e Publicar
Mesa Redonda: Uma Visão Organizada da Publicação Genealogia
Apresentação 1: Regina Cascão - Presidente do Colégio Brasileiro de Genealogia - CBG
Apresentação 2: Orivalda Lima Silva – Formada em Direito, Historiadora e Chefe do Museu do Tribunal de Justiça de Santa Catarina- TJSC
19h: Considerações Finais e Agradecimentos / Pausa para Fotos.
20h: Encerramento – Noite Livre

Dia 15 de setembro (domingo):
9h: Abertura dos trabalhos em frente a Catedral Metropolitana - Praça XV
9h20min até 12h: Passeio pelo Centro Histórico de Florianópolis - Buscando a Memória Arquitetônica
Com a participação da Professora Eliane Veras da Veiga
Formada em arquitetura e urbanista, é professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisul. Atuou de 1982 a 1996, no Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), onde gerenciou o Projeto Renovar de Reabilitação da Arquitetura Histórica de Florianópolis. Desde 1996 trabalha na Fundação Cultural de Florianópolis - Franklin Cascaes, onde foi Coordenadoria de Patrimônio Cultural, gerenciou a Casa da Memória e desenvolve pesquisas, notadamente na área da história oral. A pesquisadora, sócia efetiva do IHGSC, é mestra em História Regional (1990), tendo dissertado sobre as modificações da paisagem do centro de Florianópolis ao longo dos últimos séculos. É autora de diversos livros.

Inscrições: preencha a ficha de inscrição, uma para cada participante, no site do INGESC. Envie a ficha de inscrição para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., junto com o comprovante do deposito (R$ 70 não-associados do INGESC; R$ 50 associados INGESC e R$ 30 estudantes).
Mais informações: http://www.ingesc.org.br/publicos/convite-ii-ccg

Fonte: Instituto de Genealogia de Santa Catarina