O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), no Rio Grande do Sul, realiza, de 24 a 26 de setembro, o II Congresso Internacional de História Regional, que neste ano tem como tema as Relações Estado-Sociedade na América Latina. Integram o evento mostra de banners, simpósios temáticos, oficinas, lançamentos de livros e conferências, com a participação de pesquisadores de diferentes estados brasileiros e do exterior que são referência nas temáticas. Entre os simpósios programados para esta edição do evento está o de História, Memória e Patrimônio Cultural na América Latina, que será coordenado por Elison Antonio Paim (UFSC) e Maria de Fátima Guimarães (USF).

As inscrições já estão abertas para quem tem interesse em participar como comunicador, expositor de banner ou ouvinte. Para mais detalhes, acesse o site www.upf.br/historiaregional

Veja a programação:

Das 9h às 12h - Credenciamento (IFCH); Mostra de Banners.
Das 14h às 17h30min - Credenciamento (IFCH); Simpósios Temáticos; Mostra de Banners; Oficina: 1. Repensando identidade nacional: novas metodologias para os estudos de imigrantes e etnicidades no Brasil - Jeffrey Lesser - Emory University (EUA)
19h30min - Credenciamento (IFCH)
Conferência: "Identidades Nacionais nos Brasis Regionais" Jeffrey Lesser - Emory University (EUA).

Das 9h às 12h - Credenciamento
(IFCH) Simpósios Temáticos- Oficina: 2. Antropologia das técnicas e tecnologia lítica - Emílio Fogaça (UFS)
Das 14h às 17h30min - Credenciamento (IFCH)
18h - Lançamento de Livros IFCH.
19h - Conferência: "La historiografía regional y sus problemas:una oportunidad para pensar críticamente la investigación y la enseñanza de la historia" - Dení Trejo Barajas - Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo (México).

Das 9h às 12h - Simpósios Temáticos
Oficina: 2. Antropologia das técnicas e tecnologia lítica - Emílio Fogaça (UFS)
Das 14h às 17h30min - Simpósios Temáticos; Oficina: 2. Antropologia das técnicas e tecnologia lítica - Emílio Fogaça (UFS) e Mostra de Banners
19h30min - Conferência: "Temas y Problemas en Historia Regional: la historicidad de los espacios que complejizan las historias macros" - Maria Rosa Carbonari - Universidad Nacional de Río Cuarto (Argentina)

Simpósios temáticos (inscrições até 10 de agosto)
1. Arte, imaginários e cidades na América Latina
Coords.: Cláudia Mariza Brandão (UFPEL) e Gerson Luís Trombetta (UPF)
2. Cultura Material, Arqueologia e Artes
Coords.: Emílio Fogaça (UFS) e Jacqueline Ahlert (UPF)
3. História e imprensa na formação da América Latina
Coords.: Álvaro Antonio Klafke (UPF) e Carla Renata Antunes de Souza Gomes (FTSG)
4. Migrações, Movimentos Sociais e Oralidade
Coords.: Gerson Wasen Fraga (UFFS) e Thaís Janaina Wenczenovicz (UERGS)
5. Esquerdas revolucionárias, terrorismo de Estado e transição democrática no Cone Sul
Coords.: Claudia Fernanda Touris (UBA/UNLu/Argentina) e Jessie Jane Vieira de Sousa (UFRJ)
6. Discursos e praticas sociais relacionadas ao patrimônio e ao imaginário religioso na América Latina.
Coords.: Patricia A. Fogelman (UBA/Argentina) e Marta Rosa Borin (UFSM)
7. A territorialização do poder: formas políticas e institucionais na América Latina nos séculos XVIII e XIX
Coords.: Andrea Reguera (UNCPBA/Argentina) e Adriano Comissoli (UPF)
8. Memória, Justiça e Poder
Coords.: Luiza Horn Iotti (UCS) e Ironita P. Machado (UPF)
9. História social da agricultura: perspectivas e abordagens
Coords.: Ironita P. Machado (UPF) e Marcio Antônio Both da Silva (UNIOESTE)
10. A discussão ambiental em diferentes perspectivas
Coords.: Eunice Sueli Nodari (UFSC) e Lise Fernanda Sedrez (UFRJ)
11. História social da escravidão colonial e dos afro-descendentes
Coords.: Adelmir Fiabani (UNIPAMPA) e Mário Maestri (UPF)
12. História da Historiografia e Região
Coords.: Eduardo Henrique Barbosa de Vasconcelos (UEG) e Diego Omar da Silveira (UEA)
13. História da formação dos Estados nacionais da bacia do Rio da Prata
Coords.: Diego Buffa (UNC/Argentina) e Mário Maestri (UPF)
14. A história do Rio Grande do Sul nos séculos XIX e XX no contexto da região platina
Coords.: Maria Medianeira Padoin (UFSM) e Eloisa Helena Capovilla da Luz Ramos (UNISINOS)
15. Literatura e História: diálogos, interfaces, possibilidades
Coords.: Daniel Luciano Gevehr (ISEI) e Luciane Maria Wagner Raupp (FACCAT)
16. Fontes visuais e impressas na construção historiográfica
Coords.: Heloisa Jochims Reichel (UFRGS/UNISINOS) e Marlise Regina Meyrer (UPF)
17. Imigração e colonização na América Latina
Coords.: Rosane Marcia Neumann (UPF) e Marcos Antonio Witt (UNISINOS)
18. História, Memória e Patrimônio Cultural na América Latina
Coords.: Elison Antonio Paim (UFSC) e Maria de Fátima Guimarães (USF)
19. Movimentos Sociais, Territorialidades e Políticas Públicas
Coords.: Jonas José Seminotti (IFSUL) e João Carlos Tedesco (UPF)
20. Condições de trabalho, culturas operárias, dominação social e resistências de trabalhadores nas Américas
Coords.: Rodolfo Porrini Beracochea (UdelaR/Uruguai) e Tiago Bernardon de Oliveira( UEPB)
21. Governação Democrática e Poder Local
Coords.: Carlos Teixeira (UAN/Angola) e Janaína Rigo Santin (UPF)
22. Erudições políticas na formação dos Estados Latino Americanos: séculos XIX e XX
Coords.: Patrícia C.M.Martins (UNESP) e Gizele Zanotto (UPF)

Oficinas (inscrições a partir de 01 de agosto)
1. Repensando identidade nacional: Novas metodologias para os estudos de imigrantes e etnicidades no Brasil - Jeffrey Lesser - Emory University (EUA) - 24 de setembro, 14h, carga horária de 4 horas, 40 vagas.
2. Antropologia das técnicas e tecnologia lítica - Emílio Fogaça (UFS) - 25 e 26 de setembro, das 8h30min às 12h e das 14h às 17h30min, carga horária de 16 horas, 25 vagas.

Fonte: Assessoria de Imprensa UPF